Covid: Petrolina registra mais dois óbitos na terça-feira

Petrolina registrou, na terça-feira (2), mais 117 novos casos de covid-19 e dois novos óbitos. O boletim de ontem apenas foi divulgado no início da tarde de hoje (3) e apresenta, ao todo, 16.815 infectados, 14.270 recuperados e agora, 205 mortes.

As vítimas fatais são dois homens. Eles tinham 49 anos, com comorbidades e cujo óbito aconteceu na segunda-feira (1°). O outro paciente é um idoso de 82 anos, sem histórico de doenças e que morreu no final de semana. Já os casos positivos são de 45 pessoas do sexo masculino e 72 do feminino. Os positivados têm entre quatro e 82 anos.

Ocupação dos leitos

Na terça-feira Petrolina atingiu 77,27% da ocupação dos leitos de UTI. Isso significa dizer que, dos 44 disponíveis, 34 estão com pacientes: 21 internados são de Petrolina e 13 de outras cidades da região.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

  • Casos investigados: 1.151 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados um é preto, seis pardos, um amarelo, quatro brancos e dois não declararam a raça;
  • Casos descartados: Até agora, 69.914 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 2.340 casos ativos do novo coronavírus.

Novas medidas de restrição para conter covid-19 em Pernambuco começam a valer nesta quarta-feira

 

Por causa do aumento de casos de covid 19, o governo de Pernambuco determinou a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado, além disso aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. As medidas de restrição entram em vigor nesta quarta-feira (3) e são válidas até o dia 17 de março. Saiba, abaixo, tudo o que é considerado serviço essencial no Estado.

LEIA MAIS

Vacinação contra Covid-19 em Pernambuco é reforçada com mais 102 mil doses

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco foi reforçada com mais 102 mil doses da vacina da Sinovac/Butantan. Os novos imunizantes que chegaram nesta quarta-feira (03.03), ao Aeroporto Internacional dos Guararapes às 02h, possibilitarão avançar na proteção dos trabalhadores de saúde e da população de idosos entre 80 e 84 anos. Com isso, sobe para 743.560 o quantitativo de doses já repassadas pelo Ministério da Saúde (MS) para Pernambuco. 
 
“Com a chegada desse novo lote e a distribuição rápida das vacinas para todas as regiões do Estado, continuamos consolidando a vacinação dos grupos prioritários. Pernambuco tem dado o exemplo, com um sistema que permite que as doses cheguem com agilidade aos municípios, para o atendimento à população”, destacou o governador Paulo Câmara. 
LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro estuda alternativas para comprar vacina contra a Covid-19 para Juazeiro

O secretário de saúde de Juazeiro, Fernando Costa,  está cumprindo agenda em Salvador onde buscou informações junto ao Governo do Estado para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Segundo o assessor especial da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Cássio Garcia, o governo optou pela compra de vacinas através  do consórcio dos Estados da região nordeste, para aumentar o poder de compra. Muitas reuniões já foram realizadas entre os governadores da região que aguardam a liberação das vacinas pela Anvisa e a capacidade de produção dos fornecedores.

LEIA MAIS

TRE-PE suspende todo atendimento presencial no Estado. Objetivo é proteger vidas

As atividades presenciais da Justiça Eleitoral pernambucana estão suspensas, mas todos os serviços poderão ser realizados remotamente

Devido ao aumento de casos de covid-19 no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu que todas as atividades no âmbito da Justiça Eleitoral de Pernambuco, inclusive nos cartórios eleitorais, serão realizadas exclusivamente de modo remoto. Todo o atendimento presencial nos 122 cartórios eleitorais do Estado, centrais e postos da Justiça Eleitoral está suspenso.

A decisão se justifica pela necessidade de preservação da saúde e da vida de eleitores, servidores e colaboradores desta Justiça Especializada. O Tribunal entende que o momento exige todas as medidas para se preservar a saúde das pessoas.

No entanto, o Tribunal esclarece que o eleitor que necessite de algum dos serviços prestados pelo TRE-PE não será prejudicado. O cidadão poderá receber atendimento remoto clicando em https://www.tre-pe.jus.br/eleitor/atendimento-remoto/atendimento-remoto, sendo possível nesta área requerer a primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, entre outros serviços.

Para sanar dúvidas o eleitor poderá entrar em contato com a Ouvidoria do TRE, com a assistente virtual Julia, com o disque-eleitor ou com os cartórios eleitorais, que funcionarão com um servidor na modalidade presencial. Verifique as opções de canais de atendimento do TRE-PE clicando aqui (https://www.tre-pe.jus.br/o-tre/fale-conosco).

Câmara aprova MP que autoriza crédito de R$ 2,5 bi para adesão do Brasil a consórcio de vacinas

Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (2) a Medida Provisória 1004/20, que abre crédito extraordinário de R$ 2,5 bilhões para a participação do Brasil no consórcio internacional de vacinas Covax Facility, conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades. A matéria perde a vigência à meia-noite desta quarta-feira (3) e deve ser votada ainda pelo Senado.

A estimativa é de que, até o fim do primeiro semestre, o Brasil receba 10,6 milhões de doses de vacinas por meio do consórcio. A adesão do País ao Covax Facility foi viabilizada pela Lei 14.121/21, derivada da MP 1003/20, sancionada com vetos hoje.

A MP foi aprovada com o parecer favorável do relator, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). “O crédito extraordinário é necessário para assegurar o acesso do Brasil a mais vacinas contra a Covid-19”, justificou.

LEIA MAIS

Juazeiro solicita aumento de leitos de UTI ao Governo do Estado

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta terça-feira (2) em Salvador, o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, conversou com a secretária estadual interina da Saúde, Tereza Paim e se reuniu com o assessor especial da  Secretária de Saúde (Sesab), Cássio Garcia.

Fernando Costa apresentou ao assessor especial as demandas de leitos de UTI do município, considerando a média diária da taxa de ocupação de 80% da rede de pactuação PEBA (Pernambuco e Bahia).

LEIA MAIS

Juazeiro: 96% dos leitos para pacientes com Covid-19 estão ocupados

Juazeiro registrou 76 novos casos da Covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (2).

O informativo mostra que 9.444 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 7.225 já estão recuperados. Os casos descartados somam 19.307. São 2.052 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Em Brasília, Paulo Câmara visita fábrica da Sputnik V e tenta comprar vacinas para Pernambuco

Paulo Câmara em Brasília nesta terça-feira (02).

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara esteve nesta terça-feira (02) em Brasília onde visitou a fábrica da União Química, onde é produzida a vacina Sputnik V, da Rússia. Ao lado de outros governadores, Paulo Câmara conheceu as instalações e participou de reunião com o CEO da União Química, Fernando Marques, e o diretor de Negócios Internacionais da empresa, Rogério Rosso, além do embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

A intenção dos governadores é negociar com a fábrica a compra direta da vacina, caso o governo federal não tenha condições de atender os Estados na distribuição do imunizante. De acordo com o governador, a documentação da Sputnik V foi entregue à Anvisa e, havendo autorização, o Brasil já deve ter, a partir do mês de abril, a fabricação desse imunizante.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais dois óbitos por covid-19 na segunda-feira

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, no fim da noite de segunda-feira (1°), registra mais dois óbitos por covid-19. O município agora soma 203 vítimas fatais desde o início da pandemia, em 2020. A secretaria não forneceu mais informações sobre os pacientes.

LEIA TAMBÉM

Petrolina integrará consórcio de municípios para compra de vacinas contra covid-19

Também foram confirmados mais 123 novos casos da doença. Dessa forma, Petrolina totaliza 16.698 infectados. Desse total, 14.135 já estão recuperados. Há ainda 1.246 em investigação. No boletim divulgado no site da Prefeitura não constam os dados sobre ocupação dos leitos de UTI.

 

Petrolina integrará consórcio de municípios para compra de vacinas contra covid-19

Prefeitos de mais de 300 municípios do Brasil participaram de uma reunião virtual, nesta segunda-feira (1), para formalizar a criação de um consórcio para aquisição de vacinas contra a covid-19. Petrolina integrará o grupo formado por cidades com população acima de 80 mil moradores.

O consórcio é liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Desde semana passada, a entidade vem articulando os municípios e negociando com laboratórios para acertar a compra de doses para acelerar a imunização nas cinco regiões do Brasil.

LEIA MAIS

Brasil tem a 2ª feira com mais mortes por Covid em 9 meses

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Brasil registrou nesta segunda-feira 778 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no País a 255.720, informou o Ministério da Saúde. Trata-se da segunda-feira mais mortal em pouco mais de nove meses – a única marca mais alta desde o início da pandemia, às segundas-feiras, foi em 25 de maio, quando atingiu 807 óbitos.

Assim como aos domingos, os números de casos e óbitos informados pelo governo federal costumam ser mais baixos às segundas, em função do represamento de testes nos finais de semana. Na semana passada, o Brasil teve mais de 60 mil casos e 1.300 mortes em todos os dias entre terça-feira e sábado.

LEIA MAIS

A cada três pessoas intubadas no Brasil com Covid-19, duas morreram

Dois a cada três brasileiros que são intubados com Covid-19 vêm a óbito. É o que aponta o levantamento “UTIs Brasileiras”, realizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira em parceria com a empresa Epimed, que analisou as internações de 98 mil pessoas desde o dia 1º de março de 2020.

Segundo o Uol, quase metade (46,3%) dos pacientes internados precisaram de ventilação mecânica. Desses, 66,3% morreram. Enquanto isso, pessoas que não precisam da intubação têm taxa de 9% de mortalidade.

O procedimento só é realizado em pacientes que desenvolvem a forma mais grave da infecção pelo coronavírus, quando o pulmão já está tão comprometido que causa debilidade respiratória severa.

LEIA MAIS

Petrolina: Trabalhadores de saúde da fase amarela continuarão a ser vacinados nesta terça-feira

Funcionários da Saúde de Petrolina, que são considerados da fase amarela, continuarão a ser vacinados a partir desta terça-feira (2). A aplicação da primeira dose para esse público acontecerá das 8h30 às 17h, sem intervalo para almoço, até a próxima quinta-feira (4). Os trabalhadores devem se deslocar até o Campus Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, localizado na Av. José de Sá Maniçoba.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 32 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro registrou 32 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira (1).

O informativo mostra que 9.368 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 7.211 já estão recuperados. Os casos descartados somam 19.279. São 1.983 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS