Prefeitura de Petrolina divulga cronograma de vacinação para idosos acima de 68 anos

Após iniciar o plano de aceleração da vacinação em Petrolina, imunizando mais de cinco mil idosos nos últimos quatro dias, a prefeitura divulga nesta segunda-feira (22) mais um cronograma para a aplicação da primeira dose. Desta vez, serão beneficiados os idosos acima de 68 anos. A expectativa é que mais de quatro mil pessoas sejam vacinadas até a próxima sexta-feira (26).

Nesta terça (23), as doses serão aplicadas no público de 71 anos ou mais. No dia seguinte, a vacinação em Petrolina avança para os idosos com 70 anos em diante. Já na quinta (25), serão pessoas acima dos 69 anos, e, finalizando, na sexta-feira (26), com a faixa etária acima de 68 anos. As equipes de saúde atenderão em sete polos de 8h às 17h: no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; Igeprev, no Centro; Escola Prof. José Joaquim, no José e Maria; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do João de Deus; Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; no Serviço Social da Indústria (SESI); e no SESC, no Centro.

LEIA MAIS

Juazeiro chega a 190 mortes causadas pela Covid-19 e as UTI´s estão todas ocupadas

(Foto: Arquivo)

Dois homens, um de 81 e outro de 74 anos, ambos com histórico de outras doenças são as novas vítimas fatais da Covid-19 em Juazeiro. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na noite desta segunda-feira (22), O mais velho morreu em nu hospital privado de Petrolina, enquanto o outro homem faleceu no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Agora já são 190 vidas perdidas no município desde o início da pandemia em março do ano passado. O boletim também trouxe o registro de 89 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. 10.853 pessoas já foram infectadas em Juazeiro. Desse total, 9.838 já estão recuperados. Juazeiro tem 825 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Vacinação contra Covid-19 em Idosos com idade a partir de 68 anos será via ‘drive thru’, em Juazeiro

Idosos com 68 anos ou mais devem se dirigir nesta terça-feira (23), em seus veículos, para a Orla II de Juazeiro para tomar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

O atendimento será das 9h ao meio-dia e é obrigatório levar o cartão de vacina, o CPF ou cartão do SUS do idoso e o comprovante de residência.

LEIA MAIS

Covid-19: acompanhe o calendário de vacinação para idosos acima de 68 anos divulgado pela prefeitura de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Secretaria de Saúde de Petrolina divulgou nesta sexta-feira (22), o calendário de vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 68 anos. Devem ser vacinadas 4 mil pessoas desse público alvo até a próxima sexta-feira, dia 26 de março.

Confira as datas e idades:

  • Terça-feira (23) – serão vacinados idosos com idade de 71 anos ou mais;
  • Quarta-feira (24) – vacinação em idosos com 70 anos em diante;
  • Quinta-feira (25) – aplicação das doses em pessoas acima dos 69 anos;
  • Sexta-feira (26) – será a vez de idosos com idade acima de 68 anos.
LEIA MAIS

Falta de medicamentos para pacientes intubados prejudica tratamento da Covid-19 em Juazeiro

Não bastasse as filas por uma vaga nos leitos avançados, a falta do chamado “Kit Intubação” está prejudicando o tratamento de pessoas que estão internadas em UTI´s de Juazeiro e respirando com ajuda de aparelhos.

Em conversa com o Blog Waldiney Passos, o jovem Israel Sampaio externou o sofrimento pelo qual a família está passando neste momento de pandemia porque o pai dele, Ednilson Sampaio dos Santos, de 46 anos é uma das vítimas da Covid-19 que está passando por esse problema.

LEIA MAIS

Covid-19: prefeitura de Lagoa Grande começa a vacinar idosos com idade a partir de 70 anos

A Secretaria de Saúde do Município de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, realiza drive thru nesta quarta-feira (24) para vacinar idosos com idade a partir de 70 anos da idade. Esse público será atendido das 8h às 12h, no PSF 04, na Avenida Central, do distrito de Vermelhos.

Na quinta-feira, 25 de março, o drive thru será realizado das 8h às 12h, no PSF 05, localizado em Jutaí. Na sexta-feira (26), a vacinação em drive thru será das 8h as 12h, no PSF 01, localizado na Rua Chile, no centro de Lagoa Grande.

As autoridades recomendam que é preciso fazer uso de máscara e é preciso levar CPF ou cartão do SUS e também um comprovante de residência.

Após salto em vacinação, Prefeitura de Petrolina traça planejamento para imunizar pessoas na faixa dos 67 anos

(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

A vacinação dos idosos segue a todo vapor em Petrolina. De quarta-feira (17) até o final de semana a cidade registrou um salto e contabiliza mais de cinco mil idosos com mais de 72 anos imunizados. No balanço da Prefeitura, o município já aplicou 25.690 doses, tendo o melhor índice entre os 169 do interior de Pernambuco.

Após avançar no grupo de 70, a meta é proteger os idosos na faixa dos 67 anos. E hoje (22) o prefeito Miguel Coelho (MDB) tem uma reunião na secretaria de Saúde para definir o calendário. “As equipes da Secretaria de Saúde fizeram um grande e necessário esforço nos últimos dias para que a vacina chegasse a mais idosos, que são nosso público prioritário junto com os trabalhadores da saúde. Queremos avançar mais neste mês e reduzir a faixa etária para 67, caso cheguem vacinas suficientes“, explicou Miguel.

Os idosos podem agendar a vacinação através da plataforma digital e assim, evitar filas. “Petrolina tem feito um trabalho exemplar desde o começo da pandemia, tendo a menor mortalidade por coronavírus no Nordeste. Agora, nosso objetivo principal é vacinar o mais rápido possível, pois isso significa salvar vidas“, finaliza o prefeito.

Covid: Petrolina registra mais dois óbitos; ocupação de leitos está acima de 97%

Petrolina registrou mais 18 casos de covid-19 no domingo (21) e dois novos óbitos. Atualmente a taxa de ocupação dos leitos é de 97,2%. Em números totais a cidade soma 18.510 infectados, 16.488 recuperados e 240 mortes.

Novos casos

Os casos confirmados ontem são de sete pessoas do sexo masculino e 11 do feminino. Os novos pacientes têm entre 18 e 80 anos. Já as mortes são de duas mulheres. Elas tinham 21 (com histórico de comorbidades) e 40 anos (sem histórico de comorbidades). Ambas estavam internadas na rede particular e morreram no sábado (20).

Ocupação dos leitos

Petrolina tem 97,2% dos leitos de UTI ocupados. Isso quer dizer que, das 72 vagas, 70 estão ocupados. São 54 pacientes de Petrolina e 16 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.979 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados um é preto, 15 pardos e dois brancos;
  • Casos descartados: Até agora, 75.949 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.782 casos ativos do novo coronavírus.

Governo de Pernambuco abre 383 leitos de terapia intensiva em 20 dias

Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste domingo (21.03), o governador Paulo Câmara destacou o esforço logístico e sanitário realizado pelo Governo do Estado para abrir leitos de terapia intensiva durante a pandemia. Ao longo dos últimos 20 dias de março, foram criados 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão.

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

Mesmo com todo o empenho da gestão para ampliar a rede de leitos para pacientes da Covid-19, Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou

Covid-19: “A cada dia, a propagação do vírus se torna mais rápida”, alerta secretário de Saúde de Pernambuco

Aos 49 anos, o médico cardiologista André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco, não tem dúvidas de que o enfrentamento à pandemia de covid-19 é a grande missão que enfrenta enquanto gestor público. “Certamente é um dos maiores desafios da minha vida. tem sido um período de total dedicação e de trabalho ininterrupto. É, de fato, muito duro conviver com um cenário prolongado e tão adverso”, destaca Longo, que semanalmente faz alertas enfáticos e duros para ter adesão da população ao leque necessário de medidas  restritivas.

Assim como os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, ao lado dos pacientes, o secretário também sente o peso de mais uma explosão de casos de covid-19 em Pernambuco. “O alívio para suportar toda esta difícil situação vem do apoio irrestrito da minha família e também do meu compromisso enquanto gestor público de trabalhar pela saúde, e pela vida de todos. A nossa luta diária tem sido para salvar o máximo de vidas possível. Estamos abrindo leitos numa velocidade nunca antes vista na história da saúde pública de Pernambuco.” Ele acrescenta que, se contarmos apenas o início deste mês de março, foram mais de 300 novas vagas de terapia intensiva (UTI) abertas. “Isso corresponde a mais de cinco vezes a capacidade instalada de terapia intensiva do Hospital da Restauração, que é a maior unidade de urgência e emergência do Norte e Nordeste. Mas esse grande esforço não tem sido suficiente. Nosso sistema de saúde está cada vez mais pressionado. A cada dia, a propagação do vírus se torna mais rápida”, lamenta Longo.

LEIA MAIS

Ouricuri registra mortes por falta de UTI, Rede PEBA está com com 44 pacientes à espera de uma Unidade de Terapia Intensiva

Aumenta a preocupação das autoridades sanitárias com a situação de colapso no sistema de saúde de nossa região. Com a capacidade de ocupação de leitos de UTI oscilando entre 90% e 100%, o risco de pessoas irem a óbito é iminente.

Na cidade de Ouricuri, por exemplo, duas pessoas faleceram com quadro grave da covid-19 a espera de leito de UTI.

LEIA MAIS

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI diminui de 100 para 88% em Juazeiro depois de 7 dias

(Foto: Ascom/PMJ)

Enquanto Petrolina encontra-se com todos os leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 ocupados, Juazeiro diminuiu esse percentual de 100 para 88% depois de 7 dias de ocupação total. Isso significa que somente em hospitais da cidade baiana, 3 leitos voltaram a ficar livres para receber novos pacientes.

Por outro lado, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde neste domingo (21) aponta, que 3 óbitos foram registrados no município nas últimas 24 horas.

LEIA MAIS

Brasil recebe neste domingo mais de 1 milhão de doses de vacinas do consórcio global Covax Facility

A primeira remessa de vacinas do Covax Facility para o Brasil chega em solo brasileiro neste domingo (21). Será mais de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, esperadas às 18h, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O Covac Facility é o consórcio global, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa impulsionar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas. No total, o acordo do Brasil prevê 42 milhões de doses.

Segundo o G1, desse total, 9,1 milhões são da vacina Oxford/ AstraZeneca que devem chegar ao Brasil entre março e abril. Neste primeiro lote, o país vai receber 1.022.400 doses do imunizante.

Governo de Pernambuco abre 383 leitos UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 em 20 dias 

(Foto: Heudes Regis/SEI)

46

Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste domingo (21), o governador Paulo Câmara destacou o trabalho de funcionários, que com muito esforço, abriram ao longo dos últimos 20 dias de março, 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão.

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

Mesmo com todo o empenho da gestão para ampliar a rede de leitos para pacientes da Covid-19, Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou.

Covid-19: taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 100% em Petrolina  

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação leitos de UTI deste sábado (20), atingiu 100%. Dos 72 leitos, todos estão ocupados. São 50 pacientes de Petrolina e 22 de outras cidades da região.

Não foram registrados novos casos de Covid-19. O número de pessoas infectadas continua sendo de 18.492. Também não houve alteração no número de pacientes recuperados. 16.488 pessoas estão curadas da doença, isso representa 89,2% do total.

LEIA MAIS