Covid: CGU afirma ter encontrado registro de vacina em nome de Bolsonaro

(Foto: Reprodução/ Twitter)

A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou na sexta-feira (17) que há um registro de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a Covid-19. Entretanto, o órgão investiga a possibilidade de os dados terem sido manipulados para que constasse a imunização dele contra o novo coronavírus.

Segundo as informações da CGU, Bolsonaro teria recebido o imunizante da Janssen em 19 de julho de 2021. A CGU acionou o Ministério da Saúde para verificar se a informação é verdadeira ou falsa.

LEIA MAIS

Nutricionista dá dicas para foliões se alimentarem bem durante o carnaval

Foram dois anos sem poder pular o carnaval os são franciscanos estão com energia acumulada para voltar às ruas e acompanhar os bloquinhos e marchinhas. Mas para curtir a folia momesca sem problemas, ter uma alimentação equilibrada é fundamental.

A nutricionista Maria Freitas elaborou dicas para os foliões. “Ao final de um dia de carnaval, pode beber gelado com folhas de hortelã ou com suco de limão. O limão é bem-vindo em todas as bebidas nesse período, por ser rico em vitamina C, um antioxidante que ajuda a combater os males causados pela folia. Outras fontes de vitamina C são a laranja, acerola, kiwi, manga e tomate”, explica.

Para quem exagerou na bebida, a indicação é se alimentar de alimentos leves. “Além do descanso, é necessário também se alimentar com bastante frutas e legumes, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes eliminados no suor”, ressalta Maria.

Equipes de Atenção Primária de Juazeiro recebem capacitação sobre atendimento de saúde mental

Nesta semana equipes de saúde que integram a rede de Atenção Primária de Juazeiro (BA) participaram de uma formação para atendimento de saúde mental. A capacitação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maringá.

A formação foi realizada pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e contou com a participação de servidores que atuam como médico, enfermeiro, dentista, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e agente de portaria.

“Essa formação nos ajudou a como atender os usuários que necessitam de um direcionamento de saúde mental. Nele pudemos conhecer todo o fluxo para este tipo de atendimento da rede pública de saúde de Juazeiro”, destacou o dentista e coordenador da UBS Maringá, Rodrigo Reis.

Juazeiro não registra novos casos de Covid nesta sexta-feira

O boletim desta sexta-feira (17) não registra novos casos e nem novas mortes em decorrência da Covid-19 em Juazeiro (BA). Desta forma, o município soma 30.201 casos confirmados, 29.687 recuperados e 507 mortes.

Juazeiro registra ainda sete casos ativos da Covid. Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI, a rede municipal permanece com todos os 10 leitos disponíveis (0% de ocupação).

E na rede PEBA, a taxa de ocupação é de 20%, com 24 leitos disponíveis aos pacientes da cidade.

Sesau reforça equipe da UPA de Juazeiro durante feriado de carnaval

Entre este sábado (18) e a próxima terça-feira (21), a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) vai ser reforçada, para garantir um melhor atendimento à população durante o feriado, visando um possível aumento na demanda da UPA.

“Geralmente, em feriados extensos, a procura por atendimento no Pronto Atendimento aumenta significativamente. Adotamos essa estratégia de equipes reforçadas no Carnaval de Juazeiro e foi muito exitosa”, destacou o superintendente de Atenção Especializada da Sesau, Eduardo Rafael de Sousa Neto.

O novo secretário de Saúde, Allan Jones, lembra que a população deve aproveitar o carnaval com cuidados. “Estamos aumentando a quantidade de profissionais na UPA municipal para que nossas equipes consigam trabalhar também com mais tranquilidade. Mas pedimos que as pessoas brinquem com segurança“, disse.

Prefeitura de Petrolina oferece vacinação nesse final de semana

A Prefeitura de Petrolina vem montando várias estratégias para ampliar os serviços da atenção básica para a população. Por isso, nesse sábado (18), a Secretaria de Saúde irá abrir a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr Gaudêncio José do Nascimento, localizado no bairro Jardim Amazonas, para que a população possa atualizar a caderneta de vacinação.

A sala de vacina será aberta para ofertar todos os imunizantes que compõe o calendário básico vacinal, o atendimento será das 8h às 12h. Para se vacinar, basta comparecer a UBS com um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Dia ‘D’ de vacinação acontece nesta quarta em escolas municipais de Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, segue buscando estratégias para ampliar atualização da carteira de vacina das crianças e adolescentes da cidade. Por isso, nessa quarta-feira (15), será realizado o Dia ‘D’ de vacinação nas escolas municipais.

Nesse primeiro momento, foram selecionadas 10 escolas que ficam em áreas vulneráveis e possuem um grande público a ser atingido pela ação. As equipes da Secretaria de Saúde irão levar todas as vacinas disponíveis pela rede SUS.

Serão contempladas as escolas municipais: João Nunes, no Km 25; Maria Clara Machado, N8; Osório Leonidas de Siqueira, no N5; Luiz Rodrigues, no bairro Santa Luzia; Professora Laurita Coelho Leda Ferreira, na Vila Marcela; Professor Nicolau Boscardin, no Henrique Leite; Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva, no João De Deus; Professor José Joaquim, no José e Maria; Professor Walter Gil, no Mandacarú; e Santa Terezinha, no Dom Avelar.

LEIA MAIS

Juazeiro registra apenas um caso de Covid

A Secretaria de Saúde (Sesau) atualizou os dados da Covid-19 em Juazeiro (BA). E nesta segunda-feira (13), apenas um caso positivo foi confirmado.

A cidade soma 30.198 casos positivos, 29.686 recuperados e há ainda 507 mortes. Atualmente há cinco casos ativos da doença no município baiano.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação na rede municipal permanece zerada, ou seja, todos os 10 leitos estão disponíveis. Já na rede PEBA, a taxa de ocupação ficou em 20%, havendo 24 leitos vagos.

Covid: pela 1ª Brasil não registra mortes em 24h

O Brasil não registrou mortes por covid nas últimas 24 horas. Esta é a primeira vez que isso acontece no país, desde o início da pandemia, em 2020. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados na noite de domingo (12).

Segundo o Conass, no período de 24 horas foram registrados 298 novos casos de Covid-19. A média móvel dos últimos sete dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários da doença.

O país soma, desde 2020, 36.932.830 casos da doença, com 697.674 óbitos. As taxas de incidência e de mortalidade, referentes a casa 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de Covid-19 e 332 óbitos.

Com mais de 100% de ocupação, HU Univasf prioriza atendimentos de politrauma

(Foto: Ascom)

A notícia de que o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está superlotado – e precisou interromper o atendimento a novos pacientes – deixou a comunidade apreensiva, já que a unidade é referência na rede PEBA.

Contudo, segundo o chefe da unidade, Lúcio Diniz essa situação não é novidade. “Isso já aconteceu várias vezes, é rotineiro estar com essa super lotação, uma vez que nós somos referência para traumas em 53 cidades em Pernambuco e Bahia“, afirmou em entrevista à TV Grande Rio nesta segunda-feira (13).

LEIA MAIS

Bancada Feminina de Petrolina pede Mutirão de Saúde da Mulher em março

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Petrolina está solicitando da Prefeitura de Petrolina a realização de um Mutirão de Saúde. A reivindicação é de autoria de Maria Elena de Alencar (MDB) e Samara da Visão (PSD).

A reivindicação está em pauta na sessão desta terça-feira (14), apresentada através da Indicação n° 0141/2023, à Secretaria de Saúde de Petrolina. As vereadoras cobram a oferta de serviços como hemograma completo, exame pélvico e das mamas, papanicolau, ultrassonografia transvaginal, eletrocardiograma, densitometria óssea e exame da tireoide.

Em crise financeira, Hospital de Câncer de Pernambuco pede ajuda para evitar suspensão de atividades médicas

Profissionais de saúde continuam a oferecer atendimento à população no Hospital de Câncer de Pernambuco. (Foto: Jailton Jr./JC Imagem)

Aos 77 anos, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro, área central do Recife, passa por mais um momento de crise. Agora, sem pagar o percentual de 20% de incentivo aos médicos cirurgiões (que deveria ser acrescido ao salário), a instituição trabalha para evitar que esses profissionais de saúde interrompam as atividades no dia 8 de março.

Uma situação bem parecida foi vivenciada pelo HCP também em 2007. Naquele ano, médicos e enfermeiros do hospital entraram em greve por melhores condições de trabalho e pagamento de quatro meses de salários. Eles chegaram a se reunir com o então governador Eduardo Campos para fazer reivindicações.

O apelo agora se repete para evitar que médicos façam greve a partir do próximo mês. A nova superintendência pede ajuda para salvar o Hospital de Câncer de Pernambuco, que acumula uma dívida com médicos de R$ 12 milhões, em valores não corrigidos. Além disso, a instituição não conseguiu pagar o salário do mês de janeiro ainda aos funcionários.

LEIA MAIS

Prefeitura recolhe pneus para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika  e chikungunha. Nesta sexta-feira (10), as equipes de Agentes de Endemias estiveram no bairro Jardim Amazonas e recolheram pneus que estavam aglomerados em borracharias do bairro.

Essa ação foi iniciada mês passado, e até agora já foram recolhidos mais de 2.500 pneus, todos tiveram como destino o aterro sanitário da cidade. Esse trabalho está sendo realizado em bairros com resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) alto, ou seja, com índice acima de 1%.

LEIA MAIS

Anvisa proíbe venda de pomadas capilares após casos de intoxicação ocular

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu de forma cautelar a comercialização das pomadas capilares. A decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (9) leva em conta os recentes casos de intoxicação ocular registrados em Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

MPPE discute casos de intoxicação ocular provocadas por pomadas capilares

A medida da Anvisa é provisória e ficará em vigência até que sejam realizados testes, análises e outras providências possíveis para concluir a investigação sobre caso de intoxicações. A Agência recomenda ao consumidor que já adquiriu esse produto, que não faça uso dele por enquanto.

LEIA MAIS

MPPE discute casos de intoxicação ocular provocadas por pomadas capilares

Foto: MPPE/Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convocou uma reunião para esta quinta-feira (9), com objetivo de discutir os casos de intoxicação ocular provocados por pomadas capilares. O encontro contou com a presença de agências de vigilância da Região Metropolitana do Recife (RMR) e de órgãos de defesa do consumidor.

Segundo os representantes das agências presentes, é difícil uma fiscalização mais ampla do uso dos produtos devido ao segmento da beleza ser muito grande em Pernambuco. São mais de 32 mil salões de beleza no estado, fora os informais e há ainda os clientes que compram produtos por conta própria na internet.

LEIA MAIS