
Profissionais que trabalham na assistência social de Juazeiro participaram, nesta terça-feira (16), de uma formação para escuta especializada no atendimento a crianças vítimas de violência sexual. O evento integra a 13ª Semana do Bebê.

Profissionais que trabalham na assistência social de Juazeiro participaram, nesta terça-feira (16), de uma formação para escuta especializada no atendimento a crianças vítimas de violência sexual. O evento integra a 13ª Semana do Bebê.

Governadora destacou a importância do programa (Foto: Mirva Carvalho/SECOM)
Raquel Lyra (PSDB) visitou Arcoverde na tarde de segunda-feira (15), para lançar a Planificação da Assistência à Saúde (PAS). O “Planifica PE” tem o objetivo de oferecer à população mais acesso ao atendimento em saúde, priorizando a saúde às mulheres de Pernambuco.
“Todo o trabalho que tem sido feito é para conseguir organizar nossa rede de saúde e garantir atendimento descentralizado para a população. É necessário pactuar esses investimentos com os municípios e otimizar os processos para que as pessoas possam ser bem atendidas próximas às suas casas. Essa é uma etapa importante que está sendo lançada. Espero, nos próximos passos, poder levar a iniciativa para as regiões do São Francisco, da Região Metropolitana, Zona da Mata, e os Agrestes de Pernambuco também“, disse a governadora.

(Foto: Ascom/PMP)
Diante da ameaça da falta de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS) comunicou nesta segunda-feira (15) que assinou um contrato para aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina utilizadas no tratamento de pacientes com diabetes.

Foto: Ascom PMP
O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), anunciou nesta segunda-feira (15), a realização de cirurgias eletivas na cidade. O mutirão visa diminuir a fila de espera. Para desenvolver essa ação a Prefeitura estima investir R$ 6 milhões.
O recurso será destinado a convênios com hospitais e clínica privadas. Na lista dos procedimentos estão cirurgias gerais, pediátricas, urológicas, ginecológicas, como também a retomada das cirurgias para pacientes que apresentam, lábio leporino e fenda palatina. Também estão previstos exames e consultas especializadas.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro divulgou neste domingo (14) o cronograma de atendimento da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico para esta semana. O serviço começará às 8h, de 15 a 19 de maio.
Os pacientes devem levar RG, CPF ou Cartão SUS para serem atendidos. Confira a seguir o cronograma desta semana:

O Ministério da Saúde recomendou, a partir de segunda-feira (15), a vacinação da gripe para qualquer pessoa a partir dos seis meses de vida. A nova estratégia busca ampliar a cobertura contra a influenza. No balanço da pasta, passado o Dia D, aproximadamente 21 milhões de brasileiros já se vacinou, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgaçāo.
12 de maio é o Dia Nacional da Enfermagem e hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que garante mais de R$ 7 bilhões para o pagamento do piso nacional da categoria. A medida está publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O projeto de lei foi aprovado no final de abril, durante a sessão conjunta do Congresso Nacional. A lei que estabeleceu o piso foi sancionada em 5 de agosto do ano passado. No entanto, na época a medida foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até que fossem feitos cálculos sobre o financiamento da medida.
Com o novo piso, enfermeiros devem receber pelo menos R$ 4.750 por mês; já técnicos de enfermagem, R$ 3.325; e auxiliares de enfermagem e parteiras, R$ 2.375.

A sala de vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Mocó estará aberta neste sábado (13), em Petrolina. A iniciativa visa garantir atendimento à população na UBS Amélia Granja, para ampliar a cobertura vacinal de crianças, jovens e adultos.
O atendimento acontecerá das 8h às 12h. Serão ofertadas todas as vacinas que constam no calendário vacinal nacional. Para se proteger, basta apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.
O cartão de vacina dos moradores do Residencial Brisa da Serra, em Juazeiro, será atualizado através de uma ação que acontecerá neste sábado (13), das 8h às 13h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do João Paulo II. O objetivo da ação é imunizar as pessoas que não conseguem acesso à vacina durante a semana.
Na ação serão ofertadas todas as vacinas de rotina para crianças e adultos, incluindo a vacina da Influenza. Para tomar a vacina é preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e o Cartão de vacina.

(Foto Internet)
A governadora Raquel Lyra (PSDB) promoveu uma mudança no Hospital Regional de Salgueiro (PE). Maria Gilcia de Sá foi dispensada da função de gestora da unidade nesta terça-feira (9). Em seu lugar assume Allain Charles Cabral.
A mudança no comando foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça, através do Decreto n° 54.679/2023, que também é assinado pela secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Após mais de três anos registrando os dados da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) divulgou nesta segunda-feira (8) o último boletim sobre a doença. Os dados são referentes aos testes realizados na semana compreendida entre 30 de abril e 6 de maio.
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem investindo em capacitações e treinamentos para todos os profissionais da rede. Dessa vez, o Núcleo de Educação e Urgências (NEU) está realizando uma capacitação sobre o ‘Suporte Básico de Vida’ com os condutores, socorristas e técnicos de enfermagem do SAMU.
As aulas iniciaram nessa sexta-feira (5), os profissionais tiveram como foco da capacitação as medidas e procedimentos técnicos que podem garantir as condições de vida das vítimas, desta forma, aumentando as chances de sobrevivência. Essas atividades tem o objetivo de atualizar os profissionais da área da saúde quanto as novas técnicas e estudos, trazendo mais segurança no atendimento. As capacitações seguem até sexta-feira (12).
“Através de atualizações de protocolos, troca de experiências, estudos de casos, aulas teóricas e simulações realísticas, buscamos revalidar o conhecimento e esclarecer sobre as possíveis dificuldades. Seguindo as orientações do prefeito Simão Durando buscamos qualificar, cada vez mais, os nossos colaboradores” destaca o secretário de Saúde, João Luis.
Texto: Jhulyenne Souza – Ascom Secretaria de Saúde
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da unidade móvel de atendimento odontológico para o período de 8 a 11 de maio. São realizados, por dia, 15 atendimentos na unidade móvel. É preciso que os pacientes levem RG, CPF ou Cartão SUS. Os atendimentos iniciam às 8h.
Confira programação:
-Na segunda-feira (8) a unidade móvel vai realizar atendimento em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Palmares atendendo por livre demanda;
-Na terça-feira (9), a unidade móvel fará atendimento por livre demanda em frente ao Centro Comunitário da Rua G do Residencial Brisa da Serra;
-Na quarta-feira (10) a unidade odontológica fará atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social agendadas pelo Centro POP;
-Na quinta-feira (11) os atendimentos na unidade móvel serão em frente à UBS do bairro Palmares atendendo pacientes agendados pela unidade em uma ação em comemoração ao Dia das Mães.
Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ
A vacinação teve papel determinante para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional da covid-19, afirmam especialistas ouvidos pela Agência Brasil.
Para eles, com o encerramento do período mais crítico provocado pela doença, a imunização precisa ser mantida e ampliada, chegando a grupos ainda pouco protegidos pelos imunizantes, como as crianças.
Integrante do comitê estratégico de especialistas em vacinação da OMS, a professora da Universidade Federal de Goiás Cristiana Toscano acompanhou de perto o desenvolvimento e a utilização das vacinas contra a covid-19. Com o fim da emergência sanitária, a infectologista considera que, além de lembrar que a doença não vai desaparecer, é preciso reforçar que a vacinação continua tendo importância.
“Estamos em uma situação que está mudando para o que chamamos de rotina, mas a gente vai continuar vendo a circulação e a ocorrência da doença. A gente vai continuar precisando manter a vacinação em dia, principalmente nos grupos de maior risco”, afirma ela.
A infectologista, que também é membro da Sociedade Brasileira de Imunizações, destaca que, por conta das vacinas, não se espera mais tantas mudanças do cenário de transmissão do vírus e da doença, o que possibilitou o fim da emergência sanitária, na sexta-feira (5). Mesmo assim, a circulação da variante Ômicron e suas subvariantes torna as doses de reforço indispensáveis.
“Com a variante Ômicron e suas subvariantes derivadas, a gente precisa de três doses, pelo menos, para ter a proteção contra a doença grave e morte. E, nos grupos de maior risco, a gente precisa de reforços periódicos, conforme as orientações específicas para cada grupo”, afirma ela.
“Sim, é uma boa notícia. Sim, é importante a gente aprender o que a gente tem aprendido com essa experiência, e muito importante que a gente avance em relação ao aumento das coberturas vacinais, não só de covid, mas de outras doenças preveníveis por vacinas, e nos preparemos para outras emergências sanitárias de saúde pública no mundo todo”.
Desde o início da vacinação contra a covid-19, 13,3 bilhões de doses de vacinas foram aplicadas em todo o mundo, segundo a OMS. No Brasil, mais de 514 milhões de doses foram aplicadas, segundo o Ministério da Saúde, e mais de 166 milhões de pessoas tomaram ao menos duas doses.
Crianças desprotegidas
A coordenadora do Observatório de Saúde da Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), Patrícia Boccolini, lembra que, apesar de as vacinas terem possibilitado o fim da emergência sanitária, muitas pessoas foram privadas do acesso a elas em todo o mundo. Entre essa população, estão as crianças que não foram levadas por seus responsáveis para serem vacinadas.
“Dados do próprio Observa Infância que a gente levantou mostram que a cobertura vacinal para crianças de 3 e 4 anos não chegou a 20%. A gente tem uma cobertura muito baixa para esse público. E, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2022, a gente teve 550 mortes de crianças por covid”.
Patrícia Boccolini destaca que é preciso continuar e intensificar o esforço para que as vacinas cheguem a todos os países e a toda parcela da população dentro de cada país, corrigindo as discrepâncias que existem atualmente.
“A gente tem que ter em mente que a mensagem do comitê é que os países continuem vacinando e continuem combatendo desinformação e fake news sobre vacinas, principalmente focados na covid-19. A gente vai conviver muito com o vírus. Não podemos deixar que as coberturas vacinais caiam e precisamos ampliar as coberturas vacinais das crianças menores de 5 anos”.
Vírus em evolução
Virologista responsável pelo sequenciamento da variante Gamma antes do momento mais crítico da pandemia no país, o pesquisador da Fiocruz Amazônia Felipe Naveca comemora o fim da emergência sanitária, que causou mais de 700 mil mortes no Brasil. Apesar de a notícia ser “um alento”, ele defende que o trabalho de vigilância genômica deve continuar.
“A gente precisa continuar monitorando pelo menos um percentual desses casos ao longo do tempo para que a gente veja se o vírus vai, em algum momento, evoluir de maneira que se torne uma ameaça. Mas, nesse momento, essa é uma informação muito boa, uma notícia muito boa”, afirma ele.
“A gente continua vendo o vírus evoluir, com diversas linhagens surgindo, às vezes, até com aumento do número de casos. Mas não estamos vendo um avanço significativo no aumento de casos graves”.
Agência Brasil
De autoria do senador Humberto Costa (PT), o projeto que torna permanente a política de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), aprovado pelo Congresso Nacional, será sancionado pelo presidente Lula, na próxima segunda-feira (8), e vai virar lei. A solenidade ocorrerá no Palácio do Planalto, às 11h, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do próprio senador.
Ministro da Saúde do primeiro governo Lula, iniciado em 2003, Humberto criou, um ano depois de assumir a pasta, o programa Brasil Sorridente para tentar mudar a realidade do país nessa área. Na época, 15 milhões de brasileiros tinham perdido todos os seus dentes, 75% deles eram idosos. Somente 42% da população tinham acesso regular a escova de dente e creme dental.
“Era um quadro terrível. A saúde bucal era totalmente negligenciada. Demos início a um programa revolucionário, à maior política de saúde bucal do planeta, que deu centralidade ao tema no SUS e em todo o país. Conseguimos mudar aquela triste realidade e a cultura da população. Hoje, cuidar dos dentes e da saúde bucal é algo muito valorizado”, afirma o senador, que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.
Até o fim do governo Dilma, em 2016, mais de 20 mil equipes de saúde bucal haviam sido instituídas no país, chegando a cerca de 4,3 mil municípios em todo o Brasil. Outros 1,5 mil Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) haviam sido criados pelas administrações do PT.
“Infelizmente, tudo foi paralisado e destruído por Temer e, especialmente, por Bolsonaro. Meu projeto, que Lula vai transformar em lei, pretende tornar sa úde bucal em política permanente do SUS, para que nenhum governo nefasto, como o dos anos anteriores, possa jamais acabar com essa área tão importante da saúde”, defendeu Humberto.
Com o Brasil sorridente, o SUS passou a ser o maior empregador do setor de odontologia do país. Para o senador, “saúde bucal não é só devolver saúde dentária. É, também, devolver autoestima, vontade de sorrir, de se olhar no espelho, de sentar à mesa para comer com amigos e familiares sem ter vergonha de si mesmo”, disse o senador.
Diário de Pernambuco