OMS determina fim do estado de emergência sanitária da Covid-19

No Brasil, doença provocou mais de 700 mil mortes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira (5), o fim do estado de emergência sanitária da Covid-19. No Brasil, a doença foi responsável por mais de 700 mil mortes. A pandemia teve início no primeiro trimestre de 2020 e, no mundo, resultou em mais de seis milhões de óbitos.

“É, portanto, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Apesar do avanço, a OMS  lembra que a covid-19 não acabou.

Saúde lança campanha nacional de combate a dengue, zika e chikungunya

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (4), a campanha nacional de combate a dengue, zika e chikungunya. A ação foi pensada para combater as arboviroses, que tiveram alta no começo deste ano e são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Alda Cruz, o Brasil registra epidemias sucessivas de dengue com intervalos cada vez mais curtos entre os surtos.

LEIA MAIS

Atendimento odontológico para gestantes de Petrolina é ampliado

Mulheres grávidas vão poder se consultar nos turnos da manhã e da tarde (Foto: Divulgação)

O atendimento odontológico para gestantes, que ocorre no Centro de Referência da Mulher (CRM), em Petrolina, foi ampliado para assegurar acesso de todas as mulheres aos serviços. A partir de agora as grávidas podem se consultar a partir das 7h (manhã) e a partir das 13h (tarde).

LEIA MAIS

Petrolina: confira o cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica no mês de maio

A Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira (1º), o cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica no mês de maio. Ao todo, 21 comunidades da zona rural do município serão contempladas.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo da iniciativa é facilitar o acesso aos serviços de saúde bucal para os moradores que residem nas áreas mais distantes da cidade. Os atendimentos acontecerão sempre a partir das 8h.

Confira o cronograma

LEIA MAIS

Hipertensão Arterial: Cardiologista da UPAE Petrolina fala sobre cuidados

No dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A doença que mais causa mortes no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2019, cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos têm pressão alta. Para quem tem mais de 60 anos e menos de 65 a proporção chega a 47% e atinge pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos.

Em alusão à data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) faz um alerta justamente sobre os perigos relacionados à doença. Para começar, é preciso entender os fatores que levam à hipertensão: sobrepeso, sedentarismo, tabagismo e o consumo excessivo de sal.

Então, para prevenir é bem simples: “adote um estilo de vida mais saudável desde a infância até a terceira idade; pratique exercícios físicos; faça exames regularmente e tenha uma alimentação balanceada“, orienta o coordenador médico e cardiologista do serviço, José Roberto Coelho.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 14 casos de Covid-19 em novo boletim

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) atualizou nesta segunda-feira (24) os dados da Covid-19 na cidade.

Os números apresentados no boletim de hoje são referentes a semana de 16 a 22 de abril.

Nesse intervalo Juazeiro registrou 14 novos casos da doença. Agora há 30.311 casos confirmados, dos quais 29.772 já estão recuperados e 509 mortes. Os casos ativos subiram para 30.

A taxa de ocupação de leitos na rede PEBA é de 50%, com 10 leitos ainda disponíveis.

Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse neste sábado (22) que Brasil e Portugal vão firmar acordo para preparação conjunta para futuras epidemias e urgências em saúde. A ministra faz parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita de Estado a Portugal.

“Tanto Brasil quanto Portugal compartilham uma visão comum que é a resiliência dos sistemas de saúde que precisam ser fortalecidos para enfrentar esse tipo de adversidade, que, naturalmente, não esperamos que se configure com a gravidade da pandemia de covid-19, mas também com a capacidade de autonomia na produção de vacinas, de medicamentos e outros insumos para a saúde”, disse Nísia.
A ministra destacou que os dois países têm como cooperar para o fortalecimento dos seus sistemas universais de saúde. “São dois países com sistemas universais, abertos, há muito o que compartilhar de experiências”.
Segundo Nísia, também é possível avançar na mobilidade e no intercâmbio de profissionais de saúde dos dois países. “Comentei sobre o Programa Mais Médicos no Brasil e a possibilidade de aprender com as experiências da promoção da saúde em Portugal. Há uma análise da dificuldade de Portugal de fixação de profissionais de saúde no país. Então, também é um campo em que poderemos avançar muito”.
A titular da pasta também destacou a assinatura do memorando de entendimento para cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Saúde, da Economia e do Mar de Portugal.
Diário de Pernambuco

Confira o cronograma da Unidade Móvel Odontológica da Prefeitura de Juazeiro de 24 a 27 de abril

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da unidade móvel de atendimento odontológico para o período de 24 a 27 de abril.

São realizados, por dia, 15 atendimentos na unidade móvel. É preciso que os pacientes levem RG, CPF ou Cartão SUS. Os atendimentos iniciam às 8h. Confira programação:

– Na segunda-feira (24), a unidade móvel realizará atendimento por livre demanda na frente da Unidade Básica de Saúde Jardim Flórida;

LEIA MAIS

Por conta de reforma, atendimentos na UBS da Vila Eduardo estão suspensos a partir desta quinta-feira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Eduardo, em Petrolina, passará por reformas e estará fechada ao público a partir desta quinta-feira (20). Por conta da manutenção no local, os atendimentos serão deslocados a outras UBSs.

A expectativa que é na primeira semana de junho a manutenção seja concluída, informa a Secretaria de Saúde de Petrolina. Nesse período, o atendimento ocorrerá da seguinte forma:

LEIA MAIS

Estado e município discutem oferta de serviços da UPAE Petrolina

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu uma reunião para discutir as ações e oferta de serviços na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE). O encontro foi realizado na terça-feira (18).

A reunião contou com a presença dos secretários de Saúde dos sete município da regional, da Geres e da secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, além da coordenadora geral da UPAE, Elizangela Torre.

Na pauta, estratégias para diminuir o absenteísmo, reavaliação da oferta de especialidades, matriciamento com a atenção básica, capacitações, e protocolos de indicação de exames.

Após a reunião, ficou definido que os temas serão alinhados mensalmente entre os entes participantes.

Juazeiro tem 16 novos casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro atualizou nesta segunda-feira (17) os dados da Covid-19. Desde a semana passada a Prefeitura tem divulgado os boletins de forma semanal. Portanto, os números de hoje são referentes ao período compreendido entre 9 a 15 de abril.

A cidade tem 16 novos casos de Covid. Agora são 30.297 casos positivos, dos quais 29.769 estão recuperados e há ainda 509 mortes. Juazeiro possui no momento 19 casos ativos.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA está em 50%, com 10 leitos disponíveis a possíveis pacientes da doença.

Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece sobre a entrega do Kit Glaucoma

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a entrega de colírios para os pacientes que têm glaucoma e que estavam cadastrados para fazerem a retirada dos medicamentos está suspensa a partir deste mês de abril na Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). O motivo foi a rescisão do contrato entre a empresa que fornecia o kit oftalmológico com o Governo do Estado da Bahia, responsável pela oferta da medicação para o tratamento do glaucoma.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade, a informação já vem sendo repassada aos pacientes que buscam a Sesau para a entrega do kit. “Quando fomos realizar a retirada dos colírios do mês de março, recebemos apenas parte dos kits e a informação do distrato entre a antiga empresa que fornecia a medicação ao Governo do Estado da Bahia. Estamos no aguardo da contratação do estado com a nova empresa que irá fornecer o medicamento”, destacou Lorena Andrade. A Sesau realiza apenas a entrega dos medicamentos aos pacientes.

A superintendente explica ainda que na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) em que estavam secretários de Saúde de vários municípios do Norte do estado foi explicitado que o trâmite burocrático para a contratação da nova empresa deve durar até 90 dias. “A pactuação realizada na CIR vai ser encaminhada à Comissão Intergestores Bipartite e posteriormente segue para os trâmites burocráticos. Enquanto não finaliza este trâmite, os pacientes vão precisar aguardar até que a nova empresa e o Governo do Estado da Bahia reestabeleçam o fornecimento do kit para tratamento do glaucoma”, disse Lorena Andrade.

 

Texto: Amanda Franco- Ascom Sesau PMJ

Bairro Argemiro é contemplado com projeto ‘Social até Você’ da Prefeitura de Juazeiro

O sábado (15) foi marcado por mais uma edição do projeto ‘Social até Você’, promovido pela Prefeitura de Juazeiro. A comunidade contemplada foi o Argemiro e durante toda manhã a população teve acesso a serviços gratuitos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

LEIA MAIS

Juazeiro: confira o cronograma da Unidade de Atendimento Odontológico para esta semana

(Foto: Ascom PMP)

Os atendimentos na Unidade Móvel de Atendimento Odontológico de Juazeiro para esta semana começam na segunda-feira (17) e conforme o cronograma divulgado pela Prefeitura, terminará em 20/04, véspera do feriado de Tiradentes.

Os atendimentos começam às 8h. É necessário apresentar RG, CPF ou Cartão SUS. Por dia serão 15 atendimentos. A programação da Secretaria de Saúde é a seguinte:

LEIA MAIS