Pernambuco confirma primeira morte por doença meningocócica em 2023; vítima é criança de 4 anos

Pernambuco confirmou a primeira morte por doença meningocócica em 2023. A vítima foi um menino de 4 anos que morava no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A criança morreu no dia 16 de abril deste ano, mas a causa da morte foi divulgada pelo governo do estado na sexta (2).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o menino, que não teve o nome divulgado, recebeu duas doses da vacina meningocócica conjugada C. Em 2022, ninguém morreu por causa dessa doença em Pernambuco, mas o estado registrou dois óbitos em 2021.

Ainda segundo a SES, foram notificados 15 casos da doença meningocócica em 2023, dos quais:
* Nove foram confirmados;
* Quatro estão em investigação;
* Dois foram descartados.

“No mesmo período em 2022, foram notificados nove casos, sendo seis deles confirmados e três descartados. Em todo o ano de 2022, foram notificados 20 casos de doença meningocócica, desses 13 foram confirmados; e sete, descartados”, diz a SES.

G1 Pernambuco

Unidade Móvel de Petrolina começa cronograma de junho por Simpatia

Junho começa nesta quinta-feira e a Secretaria de Saúde de Petrolina já tem definido o cronograma de atendimento da Unidade Móvel. O veículo percorrerá a zona rural, ofertando serviços aos usuários cujas localidades são descobertas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os atendimentos começam às 8h. Basta que o paciente apresente um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF. Confira a seguir o cronograma de junho, que começará por Simpatia:

LEIA MAIS

Mais um paciente é diagnosticado com superfungo em Pernambuco

Mais um paciente, em Pernambuco, foi diagnosticado com Candida auris, um superfungo resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares. Por isso, esse superfungo é um dos que mais ameaçam a saúde pública no mundo.

A confirmação foi divulgada, na tarde desta segunda-feira (29), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Segundo a pasta, esse caso foi confirmado laboratorialmente.

Com isso, sobe para quatro o número de pacientes com o superfungo Candida auris, em Pernambuco, este ano.

LEIA MAIS

Pernambuco monta força-tarefa para evitar que superfungo se espalhe nos hospitais

Para reforçar a investigação, as ações de prevenção e controle da disseminação do superfungo Candida auris, Pernambuco cria, nesta quinta-feira (25), uma força-tarefa de enfrentamento ao surto.

O comitê técnico conta com a participação de gestores da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), além de representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e da Sociedade Pernambucana de Infectologia.

LEIA MAIS

SEDESDH promove ação voltada à saúde da mulher de Petrolina

A última semana de maio foi marcada por uma ação da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) de Petrolina, voltada para o público feminino. O ‘Saúde da Mulher: pelo bem-estar físico e mental’ ocorreu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM) e foi destinado às usuárias dos serviços sociais.

LEIA MAIS

Pernambuco recebe recursos federais para diminuir fila das cirurgias eletivas

Pernambuco está entre os estados beneficiados com recursos do Ministério da Saúde, para realização de cirurgias que visam diminuir a lista de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Nacional de Redução de Filas foi lançado em fevereiro deste ano, mas os repasses foram liberados a partir de março.

LEIA MAIS

Petrolina: Secretaria de Saúde reforça importância em manter a caderneta de vacinação atualizada

Um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento das vacinas. Ao nascer, a criança já sai da maternidade com duas, a BCG e a de Hepatite B. Todos os imunizantes tem o objetivo de fortalecer o sistema imunológico fazendo com que ele crie defesas e anticorpos especiais contra uma série de doenças.

A Prefeitura de Petrolina segue reforçando ao longo dos anos, a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e criando várias estratégias para imunizar toda a população.

De segunda a sexta-feira as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural estão abertas e disponibilizam, de forma contínua, todos os imunizantes indicados no calendário básico do Ministério da Saúde. Além disso, várias estratégias operacionais e de logísticas são desenvolvidas para ampliar a oferta dessas vacinas e, consequentemente, atingir os objetivos desejáveis, como a abertura de Unidade de Saúde aos sábados, busca ativa vacinal das unidades educacionais, vacinação em áreas descobertas, entre outras.  

LEIA MAIS

Bebê de gestante que aguardava no Dom Malan nasce saudável

(Foto: Arquivo)

O Hospital Dom Malan confirmou a nossa redação, através de sua assessoria, que o bebê da gestante Andressa Kailane Lima nasceu com saúde nesta quinta-feira (25). Ainda de acordo com a unidade, o protocolo aconteceu dentro da normalidade.

Segundo familiares, a jovem estava no hospital desde a última terça-feira (23) e vinha sentindo muita dor, e, por isso, resolveram gravar um vídeo pedindo alguma providência. De acordo com o hospital, a nova mamãe e o bebê estão bem de saúde.

Gestante aguarda há três dias para ter bebê no Hospital Dom Malan, em Petrolina

Uma gestante, de apenas 20 anos, está em estado de desespero após aguardar há três dias no Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE), para ter bebê. Segundo familiares, a jovem está sentindo muita dor, mas, ainda assim, os médicos estão tentando induzir o parto normal.

Em um vídeo gravado por uma prima de Andressa Kailane Lima, é possível ver a gestante gemendo da intensidade das dores. Segundo ela, a gestante está desde terça-feira (23) sentindo contrações, mas não dilata.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga o cronograma da Unidade Móvel Odontológica desta semana

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da unidade móvel de atendimento odontológico para o período de 22 a 25 de maio. Serão realizados, por dia, 15 atendimentos na unidade móvel. É preciso que os pacientes levem RG, CPF ou Cartão SUS. Os atendimentos iniciam às 8h. Confira programação:

22/05 – Segunda-feira: – CSU (Centro Social Urbano), Rodovia Lomanto Junior- Castelo Branco, em frente a UBS; Demanda livre.

23/05 – Terça-feira: NH4 em frente a UBS; Demanda livre.

24/05 – Quarta-feira: Residencial Mairi. Em frente a UBS, demanda livre.

25/05 – Quinta-feira: Praça da Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), centro. Pacientes agendados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Texto: Iana Lima – Ascom Sesau .

Secretaria de Saúde leva vacina contra a gripe para Casa Geriátrica em Petrolina

Na manhã desta quarta-feira (17), as equipes de vacinação da Secretaria de Saúde realizaram a imunização contra a gripe nos idosos que residem na Casa Geriátrica de Petrolina. Cerca de 60 idosos foram contemplados, além dos colaboradores que trabalham na unidade.

Para a idosa Aurenir de Souza, essa vacina é muito importante para se proteger das doenças. “A gripe maltrata muito a gente, com tosse e às vezes até falta de ar. Nossa saúde é tudo pra gente, então eu prefiro me prevenir através da vacinação, vamos todos se vacinar“, destaca.

LEIA MAIS

Juazeiro recebe Feira “Saúde Mais Perto” do Governo da Bahia nesta semana

Começa nesta quinta-feira (18) a Feira “Saúde Mais Perto”, promovida pelo Governo da Bahia em Juazeiro. Até sábado (20) os moradores da região Norte terão acesso a serviços de saúde e cidadania, sempre a partir das 8h, na Orla II da cidade.

O atendimento ocorrerá em espaço aberto, mas com estrutura para realização de consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento, além de consultas odontológicas, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, imunização e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.

LEIA MAIS