
O Ponto de Testagem da Covid-19 em Petrolina teve seu horário reduzido a partir desta quarta-feira (21) até a próxima segunda-feira (26). Segundo a Prefeitura, a mudança é temporária e ocorre por conta do baixo volume de demandas.

O Ponto de Testagem da Covid-19 em Petrolina teve seu horário reduzido a partir desta quarta-feira (21) até a próxima segunda-feira (26). Segundo a Prefeitura, a mudança é temporária e ocorre por conta do baixo volume de demandas.
O primeiro semestre de 2023 se tornou histórico para a Associação Petrolinense de Atletismo (APA). Com a recente conquista do bicampeonato do Brasileiro de Atletismo Paralímpico, no último final de semana, em São Paulo, a equipe do Sertão de Pernambuco completou a Tríplice Coroa, já que também havia vencido o Campeonato Brasileiro Sub-17 e Sub-20. O feito consolida a hegemonia do clube no segmento do paratletismo no Brasil.
“Este início de ano foi sensacional para nós. Essa Tríplice Coroa não é apenas um marco histórico para a APA, mas também uma prova de que estamos no caminho certo. Buscamos constantemente a excelência em todas as categorias, oferecendo suporte e estrutura necessários para que nossos atletas possam alcançar todo o seu potencial. Graças a Deus os resultados estão vindo e estamos muito felizes”, destacou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa à população que nos dias 19 e 20 de Junho realizará exames laboratoriais nas comunidades do interior. O Laboratório Itinerante estará nas comunidades de Pinhões, Lagoa do Boi e nos núcleos NH1, NH2 e CAJ com o objetivo de facilitar o acesso aos exames ao morador da zona rural diante da dificuldade com transporte e locomoção para esse serviço.
A prefeitura vem otimizando os serviços em saúde ao descentralizar alguns atendimentos e exames levando ações até as comunidades. através da Unidade Móvel de Odontológica (UMO), que semanalmente visita as comunidades, além do APS Itinerante – programa que leva consultas especializadas e realização de exames para as unidades básicas de saúde atendendo as demandas reprimidas de cada comunidade.
Ascom/Sesau

Carrapato estrela infectado por transmitir a doença
Os municípios de Jundiaí e Santa Isabel, no interior de São Paulo, registraram hoje (16), 11 casos suspeitos de febre maculosa. As prefeituras acreditam que alguns dos pacientes se contaminaram na festa realizada em Campinas, polo do surto.

(Foto: Ascom)
A Prefeitura de Petrolina confirmou a retomada dos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A situação foi normalizada após a Secretaria de Saúde conseguir reaver macas que estavam presas em hospitais da região e na UPA.
“No começo da tarde, os veículos começaram a sair da base para receber os equipamentos e assim darem continuidade na assistência de urgência e emergência 24horas na cidade”, reforçou a Secretaria de Saúde.

Vítimas estavam em festa realizada na fazenda
A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou hoje (14) mais um caso suspeito de febre maculosa e suspendeu eventos no local que é o polo da doença. A paciente é uma mulher de 38 anos, que esteve em um show realizado na Fazenda Santa Margarida, em 3 de junho. Ela começou a apresentar sintomas no dia 10.

Carrapato estrela infectado por transmitir a doença
A dentista que morreu de febre maculosa e outros dois casos suspeitos estiveram no mesmo lugar no interior de São Paulo. As vítimas participaram de um evento na Fazenda Santa Margarida, espaço dedicado a shows, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas.
Todas as três vítimas frequentaram o mesmo evento, no dia 27 de maio, e as três pessoas morreram no dia 8 de junho. Apesar da apreensão nacional, a febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa, mas sim por meio de um carrapato.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Carnaíba do Sertão, na zona rural de Juazeiro, será requalificada. O edital para execução da obra foi publicado no Diário Oficial do Município. O processo licitatório está agendado para 21 deste mês.
Do atual prédio, serão aproveitadas algumas paredes da estrutura hoje existente, segundo a Prefeitura. “Já entregamos ao nosso povo 12 UBSs totalmente requalificadas, além de outros equipamentos de saúde como a nova Policlínica, nova sede do Cerest, Caps AD totalmente requalificado e estamos ampliando a oferta dos serviços e atendimentos com programas como o APS Itinerante, Saúde em Movimento, Laboratório Itinerante e seguimos firmes buscando ainda mais ações que levem aos juazeirenses uma saúde de qualidade e acima de tudo humanizada“, afirmou a prefeita Suzana Ramos (PSDB).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do primeiro medicamento injetável contra o HIV no Brasil. O cabotegravir foi liberado no último dia 5 de junho, conforme publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) levará o Laboratório Itinerante para o bairro Jardim Primavera, as comunidades Capim Raiz/Lagoa do Salitre, Maniçoba II, Campos, Itamotinga A e B. A programação de atendimentos começa nesta segunda-feira (12) e seguirá até sexta-feira (16).

Nesta sexta-feira (9) celebra-se o Dia Nacional da Imunização e no balanço do Ministério da Saúde, até hoje, 43,3 milhões de brasileiros já tomaram a vacina contra a gripe. O maior grupo imunizado é o de idosos (16 milhões), na sequência vêm as crianças (seis milhões) e os profissionais de saúde (2,6 milhões).

Neste sábado (10), a Secretaria de Saúde (Sesau) promoverá a vacinação contra a gripe e Covid-19 nos supermercados Açaí e Atacadão de Juazeiro. A ação começará às 8h30 e seguirá até às 12h.
A população que deseja se imunizar deve apresentar RG, CPF ou Cartão SUS, além do cartão de vacina. “Fizemos essa parceria com os supermercados para facilitar ainda mais o acesso das pessoas às vacinas. É muito importante que a população mantenha o seu esquema vacinal em dia. A aplicação dos imunizantes segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS`s), seguindo o cronograma de cada unidade”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes.
O Estado de Pernambuco confirma a terceira morte por chicungunha em 2023. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a vítima é um homem de 64 anos, que era fumante e morava em Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife.
Ele faleceu, por complicações da infecção pelo vírus chicungunha, no dia 1º de abril, mas a confirmação só foi divulgada após o caso ter passado por investigação.
Atento à necessidade de melhorar o atendimento prestado aos pacientes de Petrolina que buscam atendimento oftalmológico, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou uma série de providências à Fundação Altino Ventura (FAV) e às Secretarias de Saúde de Petrolina e do Estado de Pernambuco.
O intuito da recomendação é cobrar melhorias no fluxo de atendimento aos pacientes petrolinenses que se deslocam até o Recife para serem atendidos pela FAV, a fim de evitar o não comparecimento desses pacientes às consultas.
Conforme a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, os pacientes de Petrolina são encaminhados pela primeira vez à FAV por meio da Secretaria de Saúde municipal. Porém, a marcação de novas consultas e exames é feita diretamente pela Fundação, o que gera problemas na continuidade dos tratamentos.
Mais uma etapa do Laboratório Itinerante será realizada nesta segunda-feira, 05. Desta vez, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau) vai levar a coleta de exames para as comunidades de Mandacarú I e II. A ação visa dar acesso ao cidadão da zona rural, que tem dificuldades com transporte e locomoção para esse serviço.
“Estamos consolidando mais um serviço que leva saúde para a população. A nossa gestão tem o compromisso não só de oferecer saúde de qualidade, mas levar esses serviços para locais onde as pessoas têm dificuldade de acesso”, enfatizou a Prefeita Suzana Ramos.
A Prefeitura de Juazeiro já implementou outros serviços itinerantes como a Unidade Móvel de Odontológica (UMO), que semanalmente está nas comunidades e o APS Itinerante, programa que está em sua 4ª edição e que leva consultas especializadas e a realização de exames para as unidades básicas de saúde atendendo as demandas reprimidas de cada comunidade.
As primeiras comunidades contempladas foram Jatobá e Conchas no dia 01 de junho, e Maniçoba, no dia 02. De acordo com a Sesau, serão beneficiadas cerca de 1.600 pessoas por mês.
Nos dias 06 e 09 de junho serão contemplados os Projetos NH3 e NH4, Juremal e Poções.
Texto: Iana Lima – Ascom Sesau