Prefeitura de Petrolina reforça importância do aleitamento materno

A primeira semana de agosto é dedicada à amamentação. A data foi instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de incentivar a luta pelo aleitamento materno e reduzir a mortalidade infantil. Assim, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vai ofertar nessa quinta-feira (3) uma ação no Centro de Parto Normal, das 10h às 11h.

O tema debatido será “Desmistificando dúvidas sobre o Aleitamento Materno”, a ação acontece em parceria com os alunos de nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE).

LEIA MAIS

UPAE Petrolina implanta metodologia Huddle na Emergência

Com o objetivo de aprimorar a cultura de segurança, aumentar a eficiência, a qualidade do compartilhamento das informações e a definição de responsabilidades entre a equipe, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está implementando a metodologia Huddle em sua Emergência.

A expressão “Huddle” significa, literalmente, “aglomerado”. No esporte, representa o momento em que a equipe se reúne para formular estratégias, motivar ou celebrar. Na área da saúde, não é diferente. O Huddle consiste em uma breve reunião, de 10 a 15 minutos, realizada diariamente para gerenciar a qualidade do serviço e a segurança do paciente, incluindo uma revisão dos processos padronizados.

LEIA MAIS

Ação disponibiliza testes rápidos gratuitos para diagnóstico de hepatites, sífilis e HIV

A Secretaria de Saúde de Petrolina vai realizar uma ação neste sábado (29) com foco no combate às hepatites virais. Equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estarão na Praça do Bambuzinho, das 8h às 12h, disponibilizando de forma gratuita, testes rápidos para diagnostico das Hepatites B, C, Sífilis e HIV.

LEIA MAIS

Secretarias municipais e estaduais de Saúde terão recursos ampliados

O Ministério da Saúde vai ampliar o valor pago ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), passando dos atuais R$ 7,2 milhões para R$ 10 milhões. O anúncio foi feito na quinta-feira (27), durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o valor estava sem atualização desde 2017.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina intensifica ações de combate às Hepatites Virais

Para comemorar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vai realizar uma ação com foco em orientações preventivas. Além disso, vão ser ofertados de forma gratuita testes rápidos para diagnostico das Hepatites B, C, Sífilis e HIV.

As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estarão na Praça do Bambuzinho, nesse sábado (29), das 8h às 12h. Para realizar o teste, basta comparecer ao local com documento de identificação com foto e o cartão do SUS, o teste é feito de forma rápida e com total sigilo e descrição. O resultado sai com cerca de 30 minutos.

LEIA MAIS

Prefeitura e ONG ofertam atendimentos neuromusculares em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Doenças Neuromusculares de Pernambuco (DONEM) para disponibilizar atendimentos e procedimentos médicos especializados para crianças com doenças neuromusculares e/ou doenças raras na cidade. A Associação também vai oferecer treinamento e informação sobre os cuidados que esses grupos precisam receber.

Na sexta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Amália Granja, bairro Vila Mocó, acontecerão os atendimentos para as mais de 30 crianças com encaminhamento para a especialidade, além das consultas com fisioterapias e testes genéticos para investigação e um diagnóstico conclusivo. No sábado (29), será a vez dos profissionais de saúde passarem por uma capacitação, onde serão discutidos vários assuntos relacionados aos cuidados e protocolos atualizados em doenças neuromusculares.  Essa ação vai acontecer no auditório da UNINASSAU.

LEIA MAIS

Integrantes do Laboratório de Exercício Clínico da Univasf participam do 28º Congresso Europeu de Ciências do Esporte

O grupo de estudo Laboratório de Exercício Clínico (Labec) do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou do 28º Congresso Europeu de Ciências do Esporte, que aconteceu nos dias 4 e 7 de julho em Paris, na França. No evento, seis integrantes do Labec apresentaram trabalhos sobre os resultados do projeto “Exercícios físicos na prevenção de quedas para pessoas idosas”, em desenvolvimento na Univasf desde 2018.

Apresentaram trabalhos no Congresso os coordenadores do Labec Mariana Ferreira de Souza e Bruno Remígio, professores do colegiado de educação física (Cefis), os estudantes do PPGEF Igor Rafael de Andrade Campos, Mateus Santos Silva e Milena Lucilla Lácio Tomaz e a egressa do mestrado, atualmente doutoranda da Universidade de Pernambuco (UPE), Dayane Tays Silva.

LEIA MAIS

Cientistas brasileiros conduziram uma pesquisa que aponta uma possível conexão entre o aumento dos casos de diabetes e o consumo de refrigerantes no Brasil

 

O estudo foi recentemente publicado na revista científica Public Health, do Reino Unido.

A pesquisa envolveu acadêmicos da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Eles analisaram informações de saúde de mais de 750 mil pessoas em todo o país durante o período de 2006 a 2020.

LEIA MAIS

Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (24), o registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a covid-19 da Pfizer.

O imunizante está indicado para a prevenção da covid-19 e pode ser utilizada por pessoas a partir de 5 anos de idade. A indicação é que o uso seja apenas como dose de reforço, ou seja, só pode ser aplicada em quem já se vacinou contra a doença, com aplicação pelo menos três meses após a última dose tomada.

A vacina já estava sendo utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) de forma emergencial. Antes do registro definitivo, o produto era usado como dose de reforço para o público acima de 12 anos de idade com comorbidades e para maiores de 18 anos.

LEIA MAIS

Semana de aniversário da UPAE Petrolina tem início com apresentação dos serviços para os usuários

A semana de aniversário dos 10 anos da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) teve início oficialmente nesta segunda-feira (24) com a Sala de Espera. A supervisora do serviço social, Nazaré Cunha, fez a abertura apresentando a Unidade, que é a única de Pernambuco a contar com uma UPA e UPAE, falou sobre os fluxos de cada serviço, formas de acesso e perfis gerais da urgência, emergência e ambulatório.

Já a enfermeira Paloma Almeida, gerente da Bioimagem, que é setor de exames e diagnósticos da UPAE, tirou dúvidas sobre marcação, importância da atualização do cadastro, interconsulta, tipos de consultas, exames e cirurgias ofertados. “Muita gente não conhece de fato a Unidade, mesmo pacientes que já são nossos ou passaram por aqui. Então, é um momento bem oportuno para a gente reforçar o nosso perfil de atendimento. São 10 anos de serviços prestados com excelência à população da macrorregião de Petrolina e VIII Regional de Saúde, que precisa ser reconhecido e valorizado”, destaca Nazaré.

Ao final da apresentação, as profissionais falaram sobre os números que a UPA/UPAE acumulam em 10 anos: mais de 840 atendimentos de urgência e emergência, 50 mil atendimentos odontológicos, 5 milhões de procedimentos, 490 mil consultas eletivas, 100 mil consultas com a equipe multiprofissional, 50 mil cirurgias e 1,2 milhão de exames.

A semana de aniversário da UPAE Petrolina segue até o dia 29, data oficial de inauguração da UPAE Dr. Alírio Brandão, e a programação ainda conta com Dia de Ação Social, Culto Ecumênico, Bolo comemorativo e programação interna voltada para os funcionários.

Perfil de Serviços

Vale lembrar que a UPAE Petrolina é a única de Pernambuco com o perfil de Urgência, Emergência e Atenção Especializada. São duas unidades em uma, com serviços e fluxos diferentes para atender a população de Petrolina e da VIII Regional de Saúde (VIII Geres). A Unidade, inclusive, é a única referência em Pronto Atendimento Adulto Clínico 24h do município e oferta, dentro do SUS, tratamentos com tecnologia de ponta, como é o caso da Escleroterapia para o tratamento de varizes. O serviço também colabora significativamente para diminuir a demanda reprimida por exames e cirurgias de pequeno e médio porte para os 7 municípios de referência e ajuda a reduzir a fila de espera por consultas em 17 especialidades médicas.

Ascom/UPAE

Consultório na Rua: Prefeitura de Juazeiro inicia mapeamento de locais onde o público do programa está localizado

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), Iniciou nos últimos dias o mapeamento dos locais onde se concentram as pessoas em situação de rua e que necessitam de assistência médica. A ação integra o cronograma de atividades do programa Consultório na Rua, mais uma ação pioneira da gestão Suzana Ramos, e que vai cadastrar indivíduos que se encontram em situação vulnerável e de rua. Durante todo o mês está sendo realizada uma busca ativa para avaliar os dias e locais de atendimento desse público.

A prefeita Suzana Ramos conheceu o programa na capital baiana, Salvador, no início da gestão e logo articulou para que fosse implantado no município. “Em uma das visitas em Salvador para ver o resultado de alguns programas de saúde e sociais, conheci o Consultório na Rua e logo me identifiquei. Voltei para a nossa cidade e solicitei a sua implantação pensando na dignidade dessas pessoas que estão totalmente vulneráveis. Nossa gestão tem cuidado das pessoas e não é só oferecer serviços de saúde, mas também acolher”, destacou Suzana.

“O Consultório na Rua é muito mais do que um programa de promoção à saúde. É uma maneira de oferecer dignidade a essas pessoas que estão em total vulnerabilidade. A gestão Suzana Ramos quer levar humanização, inclusão, conforto e segurança, a quem mais precisa” comentou o Secretário de Saúde, Allan Jones.

Atendimento

A Assistente Social Jussara Rêgo explica que essa etapa consiste em localizar e informar essas pessoas sobre o programa. “Nesse primeiro momento, a equipe está fazendo um mapeamento no centro da cidade, para identificar essa população em situação de rua, onde costumam dormir, se alimentar, e então faremos um diagnóstico dessa micro área, dos serviços disponíveis para que eles possam ser encaminhados”, explicou.

Em todas as abordagens, a equipe está realizando entrevistas com esse público para traçar um olhar sobre essas pessoas, como explica a psicóloga Poliana Cruz. “Essas pessoas trazem consigo vivências dolorosas, de muito sofrimento emocional. Essas vivências podem advir das próprias relações familiares e há uma ruptura desses vínculos. Muitas vezes em relação ao trabalho, com a ruptura de vínculos de emprego e renda, ou pelo uso abusivo de substâncias psicoativas. São pessoas que experimentam violência e violações dos seus direitos, que estão emocionalmente fragilizadas e o psicólogo na equipe vem fomentar essa promoção da saúde mental”, destacou.

 Equipe Multiprofissional

A equipe do Consultório de Rua é composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, redutor de danos e agente social, e técnico de enfermagem, além do motorista. O programa dispõe de um carro para deslocamento, transportando a equipe, e caso não seja possível fazer o atendimento e acompanhar o paciente na rua, o mesmo vai ser transportado para uma unidade de saúde mais próxima, para que sejam feitos os atendimentos necessários. O consultório vai funcionar durante 30 horas por semana.

Iana Lima/Ascom Sesau

Novo remédio para hepatite C poderá baixar custo do tratamento no SUS

O novo medicamento ravidasvir, utilizado em combinação com sofosbuvir, que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detém o registro, poderá reduzir em até 20% o custo do tratamento de hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hoje entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente. A estimativa é feita pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça.

Por intermédio de Farmanguinhos, a Fiocruz assinou nessa semana acordo de parceria para registro do ravidasvir na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A parceria técnica e científica foi firmada com a organização não governamental (ONG) Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.

À Agência Brasil, Jorge Mendonça detalhou que a farmacêutica egípcia Pharco fez testes, em conjunto com a DNDi, para mostrar a efetividade do ravidasvir, juntamente com o sofosbuvir, nas populações da Tailândia e da Malásia. Foi registrado percentual de cura, na média, de 97%. “Uma média bastante alta, comparada com padrões mais modernos utilizados para tratamento efetivo da hepatite C”. A hepatite C é uma inflamação do fígado provocada pelo vírus HCV que, quando crônica, pode levar à cirrose, à insuficiência hepática e ao câncer.

Etapas
Após a assinatura do acordo, Mendonça explicou que a próxima etapa será submeter o medicamento para aprovação na Anvisa. Em seguida, esperar o registro ser publicado pela Agência para, posteriormente, fornecê-lo ao Ministério da Saúde para tratamento da hepatite C, em conjunto com o sofosbuvir. Jorge Mendonça estima que esse é um processo longo, que deverá levar entre um ano a um ano e meio.

“Contudo, a gente entende que quanto mais ofertas para o tratamento da hepatite C estiverem disponíveis no SUS, a gente traz mais possibilidades para os médicos e mais possibilidades para os pacientes usarem medicamentos que são de primeira linha e que podem trazer mais conforto e mais adesão ao tratamento por parte desses pacientes”, manifestou o diretor de Farmanguinhos.

Além do sofosbuvir, Farmanguinhos já detém o registro do antiviral daclatasvir, o que reforça o papel do Instituto como apoiador do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Ceis) e promotor da independência nacional no tratamento da hepatite C. “Durante muito tempo, não havia muitas opções de tratamento eficazes para a hepatite C. Agora, porém, com os medicamentos desenvolvidos por Farmanguinhos, já há chances de cura”, diz Mendonça.,

“Hoje em dia, é um tratamento, em média, de 12 semanas, com taxa de cura efetiva acima de 95%”. O diretor analisou que com o registro do Ravidasvir, não haverá aumento da taxa de cura. “Mas a gente pode, no futuro, que é um dos objetivos da transferência do Ravidasvir também, reduzir o custo do tratamento para o SUS e, com isso, a chance de aumentar o acesso das populações atualmente não atendidas também se torna mais sustentável pelo SUS”.

O principal objetivo do registro do Favidasvir é que a Fiocruz consiga contribuir para a sustentabilidade orçamentária desse programa de tratamento das hepatites virais pelo SUS, que é bastante custoso para o Ministério da Saúde, argumentou Jorge Mendonça.

Busca ativa

Segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado pelo Ministério da Saúde em junho de 2022, foram confirmados 718.651 casos de hepatites virais no Brasil registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no período de 2000 a 2021. Desse total, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 264.640 (36,8%) aos de hepatite B, 279.872 (38,9%) aos de hepatite C e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D.

Como se desconhecem os casos ocorridos durante a pandemia da covid-19, Jorge Mendonça disse que o próximo passo que os programas de hepatites virais do mundo vão dar é chamado de “busca ativa”. Ou seja, em vez de ficar esperando o paciente vir em busca de tratamento, serão feitas testagens em massa para tratar esses pacientes, já que a hepatite C, nos primeiros momentos e até nos primeiros anos da doença, não traz sintomas. A ideia é buscar esses indivíduos e tratar logo antes que a hepatite C fique crônica nele. “Isso é fundamental para efetividade do tratamento e para a saúde do paciente”, conclui Mendonça.

Agência Brasil

Secretaria de Saúde de Juazeiro terá atendimento normal nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que o expediente será normal nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina 2023.

O Decreto nº 626/2023 publicado na última quinta-feira (20), do Diário Oficial do Município (Doem), que estabeleceu horário especial para os servidores municipais de Juazeiro em dias de jogos, destaca que os serviços considerados essenciais estão excluídos da publicação, “cabendo ao titular da pasta a preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais afetos às suas respectivas áreas de competência”.

O Secretário de Saúde Allan Jones lembra que os serviços de saúde têm cronogramas específicos. “Estamos tratando de saúde, são exames, consultas, agendamentos, tratamentos nas unidades de saúde e por este motivo, os serviços de saúde não vão seguir o decreto”, reforçou.

A Sesau funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e fica localizada no prédio do Shopping Águas Center, Avenida Adolfo Viana. Os outros equipamentos de saúde continuarão funcionando em seus horários já definidos.

Iana Lima/Ascom Sesau

Para ampliação da oferta de vacinas, UBS’s de Petrolina funcionarão em horário estendido

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em Petrolina, a Secretaria de Saúde do município anunciou que nesta sexta-feira (21) haverá atendimento em horário estendido. A sala de vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, funcionará das 8h às 12h e das 14h às 19h.

No sábado (22), a UBS Lia Bezerra, no bairro José e Maria, funcionará das 8h às 12h para vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Quem quiser atualizar a caderneta de vacinação deve ir nas UBS’s e apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

G1 Petrolina

Multiplicadores: UPAE Petrolina participa de formação para implantação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), a convite da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), participou esta semana de uma formação de multiplicadores com o objetivo de implantar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais regionais do Estado de Pernambuco.

A capacitação foi ministrada pelo médico infectologista Vinícius Vilaney e pela equipe de IST, Aids e Hepatites Virais do Estado, e teve como objetivo principal o repasse das recomendações da PEP, que consiste na utilização de medicamentos para redução de risco em pessoas que estiveram em exposição ao HIV.

O evento foi realizado no auditório do Hotel Barramares, no bairro Piedade, no Recife, e reuniu profissionais da saúde interessados em contribuir para a disponibilidade dessa estratégia de prevenção na rede pública de saúde. Durante a formação, foram discutidos os aspectos fundamentais da PEP, incluindo sua indicação medicamentosa, preenchimento de fichas de notificação e o papel dos profissionais de saúde no processo de implementação.

“É de extrema importância o acesso a outras medidas de proteção, para redução do risco de infeção pelo HIV. As UPAs, nesse sentido, são essenciais para a disponibilidade dessa estratégia, juntamente ao governo do Estado. Então, ponto para todos”, disse em tom de agradecimento ao convite, o enfermeiro gerente do Núcleo de Epidemiologia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Wanderson Lima, que esteve representando a UPAE Petrolina no encontro.

Ascom