Semana de aniversário da UPAE Petrolina tem início com apresentação dos serviços para os usuários

A semana de aniversário dos 10 anos da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) teve início oficialmente nesta segunda-feira (24) com a Sala de Espera. A supervisora do serviço social, Nazaré Cunha, fez a abertura apresentando a Unidade, que é a única de Pernambuco a contar com uma UPA e UPAE, falou sobre os fluxos de cada serviço, formas de acesso e perfis gerais da urgência, emergência e ambulatório.

Já a enfermeira Paloma Almeida, gerente da Bioimagem, que é setor de exames e diagnósticos da UPAE, tirou dúvidas sobre marcação, importância da atualização do cadastro, interconsulta, tipos de consultas, exames e cirurgias ofertados. “Muita gente não conhece de fato a Unidade, mesmo pacientes que já são nossos ou passaram por aqui. Então, é um momento bem oportuno para a gente reforçar o nosso perfil de atendimento. São 10 anos de serviços prestados com excelência à população da macrorregião de Petrolina e VIII Regional de Saúde, que precisa ser reconhecido e valorizado”, destaca Nazaré.

Ao final da apresentação, as profissionais falaram sobre os números que a UPA/UPAE acumulam em 10 anos: mais de 840 atendimentos de urgência e emergência, 50 mil atendimentos odontológicos, 5 milhões de procedimentos, 490 mil consultas eletivas, 100 mil consultas com a equipe multiprofissional, 50 mil cirurgias e 1,2 milhão de exames.

A semana de aniversário da UPAE Petrolina segue até o dia 29, data oficial de inauguração da UPAE Dr. Alírio Brandão, e a programação ainda conta com Dia de Ação Social, Culto Ecumênico, Bolo comemorativo e programação interna voltada para os funcionários.

Perfil de Serviços

Vale lembrar que a UPAE Petrolina é a única de Pernambuco com o perfil de Urgência, Emergência e Atenção Especializada. São duas unidades em uma, com serviços e fluxos diferentes para atender a população de Petrolina e da VIII Regional de Saúde (VIII Geres). A Unidade, inclusive, é a única referência em Pronto Atendimento Adulto Clínico 24h do município e oferta, dentro do SUS, tratamentos com tecnologia de ponta, como é o caso da Escleroterapia para o tratamento de varizes. O serviço também colabora significativamente para diminuir a demanda reprimida por exames e cirurgias de pequeno e médio porte para os 7 municípios de referência e ajuda a reduzir a fila de espera por consultas em 17 especialidades médicas.

Ascom/UPAE

Deixe um comentário