Ministério da Saúde compra insulina para abastecer SUS

(Foto: Ascom/PMP)

Diante da ameaça da falta de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS) comunicou nesta segunda-feira (15) que assinou um contrato para aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina utilizadas no tratamento de pacientes com diabetes.

O quantitativo, segundo a pasta, é suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes. Os itens devem ser entregues até 9 de julho. “O Ministério da Saúde mantém tratativas com o distribuidor para antecipação de parte do quantitativo”, informou o governo.

“A expectativa, a partir do diálogo constante com as secretarias estaduais de saúde e monitoramento intenso por parte do ministério em parceria com o Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde], é que seja possível manter o abastecimento igualitário na rede SUS até o início de junho a partir do remanejamento entre os entes federados. Além disso, o Ministério da Saúde vem ressarcindo os estados que possuem pauta vigente para aquisição direta do fármaco”, reforçou a pasta.

Deixe um comentário