Estado presta assistência a pessoas que sofreram ferimentos graves em manifestação no Centro do Recife

O governador Paulo Câmara determinou, na manhã deste domingo (30.05), que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) acompanhe a assistência médica aos dois homens feridos no rosto durante a manifestação do último sábado, no Centro do Recife. Além disso, o governador acionou a Procuradoria Geral do Estado para, em conjunto com a SJDH, iniciar o processo de indenização aos atingidos.
 
“Assim como estamos acompanhando a investigação que está sendo realizada pela Corregedoria, também vamos seguir de perto a assistência às pessoas que resultaram feridas”, afirmou Paulo Câmara.
LEIA MAIS

Hospital Municipal de Remanso começa a se tornar realidade   

O Prefeito de Remanso, Marcos Palmeira (PC do B) e a Vice-Prefeita, Renata Rosal (PC do B), acompanhados de Secretários e Vereadores, receberam na manhã deste sábado o Deputado Federal Mario Negromonte Júnior (PP) que veio anunciar a destinação de um milhão e duzentos mil reais em emenda parlamentar para o início das obras do Hospital Municipal.

LEIA MAIS

Em dia de protestos contra governo, Bolsonaro reage nas redes sociais

Em dia de protestos contra seu governo, o presidente Jair Bolsonaro publicou neste sábado (29.mai.2021) em seu Instagram uma foto com uma camisa com as palavras “imorrível”, “imbroxável”, “incomível”. As manifestações contra o presidente foram registradas em 22 estados e no Distrito Federal.

A foto foi publicada no Instagram, Facebook e Twitter. Nesta última rede social, o presidente usou a seguinte legenda: “Temos um governo que acredita em Deus, deve lealdade ao seu povo e respeita os seus militares. Mais do que obrigação e dever, tenho certeza que vocês vão atuar dentro das quatro linhas da Constituição, se necessário for”.

Líder do PT na ALEPE e PSOL emitem nota e cobram Governo de Pernambuco sobre atuação da PM durante protesto no Recife

A líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Deputada Estadual Teresa Leitão, e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) emitem nota e cobram o Governo de Pernambuco sobre atuação da Polícia Militar de Pernambuco em manifestação no Recife.

De acordo com a Dep. Teresa Leitão, os protestos seguiam pacíficos quando foram interrompido pela PM. “Em Pernambuco, o ato pacífico que caminhou em fila indiana pelo trajeto tradicional da nossa luta, foi interrompido pela brutalidade gratuita da Polícia Militar”, disse em nota. 

O PSOL, também por meio de uma nota, afirmou que  a manifestação reivindicava alimentação e vacina para os brasileiros e foi recebida com truculência pela PM. “A manifestação pedia comida no prato e vacina no braço e foi recebida com balas de borracha e bombas de efeito moral”, destaca.

Confira as notas na íntegra

LEIA MAIS

Paulo Câmara faz pronunciamento após ação da PM durante protesto em Recife

O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, fez um pronunciamento, ainda na noite de sábado (29), após várias denúncias, nas redes sociais, sobre agressões à manifestantes praticadas pela Policia Militar durante protestos contra o Presidente Jair Bolsonaro.

Manifestantes ocupam Praça Maria Auxiliadora em Petrolina; O ato pede a saída do Presidente Jair Bolsonaro

O ato “Fora Bolsonaro, pela vida, pelo Brasil e o povo nas ruas”, que acontece em diversas cidades do país na manhã deste sábado (29). Aqui em Petrolina, de acordo com a Rádio Jornal, os manifestantes estão concentrados na Praça Maria Auxiliadora, no Centro da cidade.

A manifestação, organizada por sindicatos, movimentos sociais, organizações estudantis e lideranças partidárias, se posiciona à favor da vacinação em massa, à vida e ao emprego, e contra a política do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da pandemia da covid-19.

O protesto acontece de forma presencial e vai circular por algumas ruas do Centro da cidade. Segundo os organizadores, há orientações para que os presentes respeitem as medidas sanitárias de proteção à covid-19.

Ao menos 25 capitais e 85 cidades brasileiras confirmaram a realização de protestos contra o presidente Jair Bolsonaro.

Prestação de contas da Prefeitura de Juazeiro mostra situação econômica equilibrada e respeito à lei

A Prefeitura de Juazeiro fez a prestação de contas referente ao exercício financeiro do primeiro quadrimestre de 2021. A apresentação feita nesta sexta-feira (28), durante audiência pública realizada em sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores. A prestação obrigatória é baseada em cumprimento às leis complementares federais nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e nº 141/2012, que regulamentam os valores mínimos aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e municípios em ações e serviços públicos.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco garante fornecimento de oxigênio para municípios do interior

O governador Paulo Câmara anunciou, na noite desta sexta-feira (28.05), que o Governo do Estado vai montar uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife para normalizar o abastecimento de oxigênio nas unidades municipais que atendem pacientes com a Covid-19. Com o apoio, que será feito de forma emergencial até que os municípios regularizem seus contratos, o Estado vai fornecer 30 mil metros cúbicos de oxigênio para as redes municipais de saúde.
 
“Estamos encerrando um dia inteiro de reuniões para resolver o problema da falta de oxigênio nas unidades de saúde de algumas cidades do interior do estado. A partir da tarde deste sábado, vamos montar uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife, que irá disponibilizar 30 mil metros cúbicos de oxigênio, o suficiente para abastecer até 3 mil cilindros das redes municipais de saúde. Esse suporte emergencial será dado enquanto as prefeituras ajustam seus contratos e regularizam o fornecimento de seus serviços médicos. Ressalto que a Secretaria Estadual de Saúde não tem problemas de abastecimento de oxigênio nas 66 unidades que administra.”, informou o governador Paulo Câmara.
LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro apresenta prestação de contas da Saúde aos vereadores

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, apresentou ao Poder Legislativo, nesta sexta-feira (28),  a prestação de contas da pasta do primeiro quadrimestre de  2021.  De acordo com os dados, o município fez, em média, 40  mil exames laboratoriais, 500 ultrassonografias, 2.500 atendimentos de fisioterapia por mês.

Dos exames mais complexos, a média é de 160 ressonâncias por mês, considerando o período de janeiro a abril.  Na tomografia, a média é de 107 exames. Mais de 6.200 atendimentos especializados, entre consultas e exames, foram realizados no período.

LEIA MAIS

Covid: Bolsonaro volta a acionar STF para tentar barrar decretos estaduais

Pernambuco é um dos estados citados (Foto: Peu Ricardo/DP)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (27), questionando medidas de isolamento social tomadas por gestores estaduais e municipais, para frear o contágio da Covid-19.

A ação é elaborada pela Advocacia-Geral da União e pede a suspensão de decretos em Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte. A AGU informa que o presidente da República reconheceu o direito dos gestores estaduais, porém, que tais medidas “não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis”.

Pernambuco

Nesta semana o Governo de Pernambuco impôs novas medidas restritivas no Agreste por conta do agravamento da pandemia. A suspeita do Estado é que há uma variante, pois as infecções pela covid-19 têm aumentado desproporcionalmente na região.

Paulo Câmara se manifesta

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) se manifestou publicamente, ainda na noite de ontem, sobre o pedido de Bolsonaro ao STF. “Mais de um ano, desde o início da pandemia no Brasil, o quadro se agravou, frente a indícios de uma nova onda, e a postura do presidente também só piora. Resolveu dedicar seu tempo a processar governadores que trabalham para salvar vidas”, afirmou o governador.

Confira a íntegra do pedido a seguir:

LEIA MAIS

PSB “afaga” PT em Pernambuco mirando eleições de 2022

Apesar de Marília Arraes (PT) despontar como bom nome nas eleições de 2022, o PT pode sim se aproximar o PSB. Tanto que o governo estadual já faz um “afago” nos petistas. Figuras ligadas ao senador Humberto Costa (PT) estão retomando os espaços no governo de Paulo Câmara (PSB), após romper com o PSB, em janeiro.

LEIA TAMBÉM

Marília lidera primeira pesquisa entre os possíveis candidatos a governador de Pernambuco

A primeira nomeada foi a ex-chefe de gabinete do senador, Luciana Félix, que passou a ocupar o cargo de gerência na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Outra contemplada foi a esposa do ex-prefeito do Recife João da Costa (PT), Marília Bezerra, nomeada ao cargo na Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco, comandada pelo presidente do PSB estadual, Sileno Guedes.

Antes, Oscar Barreto assumiu um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que controla o Complexo Industrial Portuário de Suape. Nos bastidores há, inclusive, a avaliação de que o PT nunca deveria ter rompido com o PSB. Pensando já em 2022, outro partido contemplado pelo governo estadual foi o Republicanos.

Miguel lamenta Pernambuco na liderança nacional do desemprego e cobra plano estadual para retomada da economia

Pernambuco foi o estado brasileiro com maior taxa de desocupação (ou seja, pessoas sem trabalho) no primeiro trimestre de 2021. A informação foi divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (27), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).

O levantamento mostra que Pernambuco aumentou a taxa de desocupação para 21,3% no primeiro trimestre. Em dezembro, esse percentual era de 14,5%. O resultado é superior à média nacional (14,7%) e a da Região Nordeste (18,6%). Além disso, a taxa deste trimestre é o pior desempenho de Pernambuco desde que o IBGE iniciou os levantamentos, em 2012.

LEIA MAIS

CPI aprova reconvocação de Pazuello e oitiva de nove governadores

A CPI da Pandemia aprovou, na quarta-feira (26), a reconvocação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. As datas ainda serão agendadas.

Os senadores decidiram convocar todos os governadores citados em uma investigação da Polícia Federal. Também serão ouvidos o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub e ex-servidores da Saúde. Veja a seguir quem será convocado:

  • Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas
  • Helder Barbalho (MDB), governador do Pará
  • Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal
  • Mauro Carlesse (PSL), governador do Tocantins
  • Carlos Moisés (PSL), governador de Santa Catarina
  • Waldez Góes (PDT), governador do Amapá
  • Wellington Dias (PT), governador do Piauí
  • Marcos Rocha (PSL), governador de Rondônia
  • Antônio Denarium (sem partido), governador de Roraima
  • Daniela Reinehr (sem partido), vice-governadora de Santa Catarina
  • Wilson Witzel (PSC), ex-governador do Rio de Janeiro
  • Eduardo Pazuello (ex-ministro da Saúde)
  • Marcelo Queiroga (Ministro da Saúde)
  • Arthur Weintraub (ex-assessor da Presidência da República)
  • Filipe Martins (assessor da Presidência da República)
  • Airton Antônio Soligo (ex-funcionário do Ministério da Saúde)
  • Marcos Erald Arnoud (prestou serviços ao Ministério da Saúde)
  • Carlos Wizard (empresário)
  • Paulo Baraúna (empresário)
  • Luana Araújo (ex-secretária do Ministério da Saúde)

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), não aceitou pedido feito pelo Senador Marcos Rogério (DEM-RO) para convocar o pastor Silas Malafaia. Na semana passada, Flávio Bolsonaro (Republicanos – RJ), filho do presidente da República, disse na CPI que Malafaia é um conselheiro diário de Bolsonaro e sugeriu que ele fosse ouvido pelo colegiado.

Secretarias de Saúde e Finanças prestarão contas sobre gastos públicos em sessão especial na Câmara de Vereadores em Juazeiro

Câmara Municipal de Juazeiro realizará sessão especial remota, sexta-feira (28), a partir das 9h30, para prestação de contas do Município de Juazeiro referente ao primeiro quadrimestre do exercício financeiro 2021, cumprindo com a determinação das leis complementares federais nº 101/2000 e 141/2012 que obriga a apresentação da análise preliminar da Lei Complementar de 2012, que regulamenta dos valores mínimos aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos.

LEIA MAIS

Prefeito de Cabrobó relata como foi sua ação que ajudou a deter bandido que invadiu casa de vizinha

O prefeito de Cabrobó (PE), Galego de Nanai (Avante) foi destaque na imprensa local nesta semana, mas por uma ação fora da Prefeitura. Delegado licenciado para assumir para assumir o cargo no Poder Executivo, ele ajudou uma vizinha que teve a casa invadida na manhã do último domingo (23).

Em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, o prefeito falou sobre a ação. E apesar do destaque dado à sua atuação, ele reconheceu que não é o recomendado a ser feito. “Acordei com a minha vizinha gritando pedindo socorro, porque alguém invadiu a casa dela pelo telhado. Prontamente sai em sua defesa. Sou delegado de polícia licenciado, peguei minha pistola e fui até a sua residência para fazer a intervenção. Não é o recomendável, mas não dava para aguardar”, afirmou.

Bandido era procurado

Após sua ação rápida, ele acionou a Polícia Militar. E somente após a chegada da equipe que teve conhecimento da periculosidade do criminoso. “Solicitei o apoio da guarnição da Polícia Militar. Depois fizeram consulta no sistema e viram que havia um mandado de prisão condenatório de 18 anos de prisão por tentativa de homicídio e homicídio”, informou.