Relator quer incluir dois poderes e militares na reforma administrativa

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

O relator da reforma administrativa quer incluir os poderes Legislativo e Judiciário na proposta. Outro grupo visado pelo deputado federal Arthur de Oliveira Maia (DEM-BA) são os militares. A medida visa ampliar o projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo.

“Eu não me sentiria a vontade para fazer uma reforma para parte dos servidores brasileiros. Esse é o meu ponto de vista e o meu norte. E quero deixar isso claro nesse primeiro momento”, disse o deputado. Para Maia, este é o momento de fazer uma análise ampla.

Estamos aqui tratando de qualificar o Estado brasileiro no sentido de prestar um serviço público de maior qualidade. O Brasil gasta muito e presta serviço de má qualidade. Isso é culpa do funcionalismo? Claro que não”, alegou.

O que pode entrar no debate

Entre os pontos destacados estão avaliação de desempenho, cargos comissionados, o próprio regime de serviço público, além de metas para o setor. “Não há motivos para termos dois tipos de trabalhadores no Brasil, que o trabalhador da iniciativa privada seja diferente do servidor público”, pontuou.

Alepe: Audiência pública debate expansão da UPE para Agreste Setentrional

A implantação de uma universidade pública no Agreste Setentrional voltou a ser tema de audiência pública na Alepe. Nesta terça (8), as Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia promoveram um encontro virtual sobre o assunto, proposto pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB) e pela deputada Teresa Leitão (PT). Os parlamentares atenderam à solicitação de um grupo formado por gestores públicos, empresários e educadores com a intenção de lutar pela expansão da Universidade de Pernambuco (UPE) para um município-polo da região.

Em 2019, a Alepe realizou uma primeira discussão sobre a carência de faculdades públicas com ensino presencial na área, que reúne 19 cidades. Cerca de mil universitários deslocam-se diariamente para frequentar aulas em instituições públicas de localidades vizinhas, informou o presidente da Comissão Pró-Universidade do Agreste Setentrional, Antônio Barros. “A universidade é essencial para transformar a sociedade e impulsionar o desenvolvimento regional”, salientou. Ele destacou a importância do apoio dos deputados estaduais e federais ao pleito.

LEIA MAIS

Presidente do TCU afasta auditor suspeito de fazer nota questionando mortes por Covid

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, determinou nesta quarta-feira (9) o afastamento, por 60 dias, do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, apontado como responsável pela elaboração de um estudo paralelo que questiona o número de mortes por Covid no Brasil.

Ana Arraes também determinou a abertura de processo administrativo disciplinar para investigar o auditor e o encaminhamento de pedido à Polícia Federal para que apure o caso.

Segundo o G1, o estudo paralelo produzido por Alexandre foi usado nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar os números divulgados pelos estados sobre mortes causadas pela Covid-19.

LEIA MAIS

Deputado Antonio Coelho defende abertura de CPI para investigar ação da Polícia Militar em protesto 

Apesar de considerar cordial o gesto do governador Paulo Câmara em receber uma comissão de parlamentares da Assembleia Legislativa para falar sobre a ação da Polícia Militar no protesto do último dia 29, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) mostrou-se reticente com os argumentos apresentados. O líder da Oposição na Casa afirmou que a impressão passada durante a reunião é de não haver consenso no governo sobre de onde partiu a ordem para a polícia agir. O parlamentar, inclusive, reafirmou a disposição da bancada em buscar o esclarecimento dos fatos e defendeu a importância da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa.
LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro e governador do estado vistoriam obras do Mercado Joca de Oliveira

Acompanhado da prefeita Suzana Ramos e da diretoria da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), órgão que coordena além do Mercado do produtor, as feiras e mercados de Juazeiro, o governador Rui Costa vistoriou nesta terça-feira (08) as obras do Mercado Joca de Souza Oliveira.

No local, conversou com os representantes da empresa responsável pelos trabalhos e ouviu o representante dos permissionários, Alexsandro da Silva Santos. A prefeita colocou que a reforma do mercado é de suma importância para a cidade e cobrou do governador celeridade na obra.

LEIA MAIS

Zenildo do Alto do Cocar pede cirurgia de laqueaduras em Petrolina

Zenildo do Alto do Cocar (MDB) voltou a pedir mais ações de controle de natalidade em Petrolina. Na sessão de terça-feira (8), o edil apresentou a Indicação nº 933 /2021, solicitando da Secretaria de Saúde do município, a realização de mutirões de cirurgias de laqueadura.

LEIA TAMBÉM

Ronaldo Silva critica Estado por imunização de detentos, mas vacinação está prevista no PNI do Governo Federal

Câmara de Vereadores presta homenagem a Joaquim da Compesa

Júnior Gás cobra pavimentação asfáltica em comunidades de Petrolina

“Que possa realizar os mutirões de cirurgia de laqueadura. São milhares de famílias que precisam desse procedimento. Muitas mulheres não se dão com o DIU e muito menos com anticoncepcional. A gente peça esses mutirões, que vão atender a muitas mulheres”, justificou o vereador.

Ronaldo Silva critica Estado por imunização de detentos, mas vacinação está prevista no PNI do Governo Federal

O líder do governo na Casa Plínio Amorim, Ronaldo Silva (DEM) usou seu tempo de fala na terça-feira (8), para criticar o Governo de Pernambuco. O motivo? A decisão de Paulo Câmara (PSB) de imunizar pessoas privadas de liberdade contra a covid-19.

Para o edil, a situação é absurda. “O prefeito Miguel Coelho libera a vacinação dos trabalhadores da limpeza. É lamentável que o governador liberou vacinação para os detentos e nós temos aqui, mototaxista, taxista, instrutores de autoescola e esse governador irresponsável não lembra dos trabalhadores”, disse.

Determinação é nacional

Contudo, Ronaldo esqueceu um detalhe: a imunização está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal. Conforme determinação de PNI, atualizado no primeiro trimestre deste ano, os presos estão listados como 17º no grupo prioritário da imunização. A previsão da União é que 862.915 pessoas nesta situação sejam imunizados.

Imagem editada do PNI do Governo Federal

 

Paulo Câmara anuncia novo secretário da Controladoria Geral do Estado

(Foto: Reprodução)

Paulo Câmara (PSB) anunciou mais uma mudança no secretariado. Na noite de terça-feira (8), o governador apresentou Marconi Muzzio como novo titular da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE). Muzzio substitui Érika Lacet.

Com a ida de Muzzio, que até então comandava o Porto do Recife, José Lindoso de Albuquerque Filho será o novo presidente do Porto. Já Lacet seguirá como servidora de carreira do quadro da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

 “Quero desejar todo sucesso ao novo secretário Marconi Muzzio e ao presidente do Porto do Recife, José Lindoso, na certeza de que saberão cumprir bem os desafios que virão pela frente. Também quero agradecer à dra. Érika Lacet pelo brilhante trabalho realizado à frente da Controladoria“, disse Câmara durante o anúncio das mudanças.

Paulo Câmara recebe comissão da Assembleia Legislativa para discutir ação policial no protesto de 29 de maio

O governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta terça-feira (08), uma comissão de deputados estaduais para discutir a ação policial no protesto do dia 29 de maio, no Centro do Recife. Ele informou aos parlamentares as providências adotadas até agora e o compromisso da gestão em trabalhar para evitar ações semelhantes no futuro.

“Desde o primeiro momento, nossa disposição nesse caso é de transparência em todas as decisões, e de rigor no acompanhamento das investigações. Também informamos os deputados sobre as medidas de amparo às vítimas e o compromisso em rever protocolos para aprimorar, a cada dia, as ações da Polícia e de qualquer agente do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Vereador Marquinhos do N4 solicita a inclusão dos trabalhadores homens do campo no plano prioritário de vacinação do Covid-19

O vereador e líder da Bancada de Oposição de Petrolina, Marquinhos do N4, não para e se mantém atento às demandas populares, da sede e do interior do município. Na sessão ordinária desta terça (08), apresentou quatro proposições defendendo as necessidades e melhorias para Petrolina ao enviar solicitações para o Executivo municipal.

Por meio do Requerimento nº 297/2021, pediu a inclusão dos trabalhadores assalariados rurais e da agricultura familiar de Petrolina no plano prioritário de vacinação do Covid-19. “O trabalhador rural é o propulsor da economia local e não parou de trabalhar durante a pandemia. Com a grande exposição durante esse período pandêmico faz-se necessária a imunização desse público aguerrido e necessário para manter nossa economia de pé”, frisa o vereador.

LEIA MAIS

Ao lado de Suzana Ramos e Joseph Bandeira, Rui Costa assina ordem de serviço da duplicação da BA-210 

A tão esperada obra de duplicação da Rodovia BA-210, no trecho que vai do Mercado do Produtor de Juazeiro até o contorno de acesso para Sobradinho, vai virar realidade.

A prefeita Suzana Ramos acompanhou a visita a Juazeiro do governador Rui Costa, nesta terça-feira (8), para assinar a ordem de serviço da duplicação das obras da rodovia. O prazo da obra é de oito meses e o trabalho será coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

O ex-prefeito Joseph Bandeira, o Dep. Estadual Roberto Carlos, além de outras autoridades políticas participaram da assinatura da ordem de serviço.

LEIA MAIS

Justiça confirma arquivamento de processo e Isaac Carvalho pode ser candidato, diz assessoria do ex-prefeito

Em nota encaminha à imprensa, a assessoria de comunicação do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, ressaltou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) extinguiu, nesta terça-feira (08), a punibilidade contra o ex-prefeito de Juazeiro e solicitou o arquivamento, em definitivo, do processo.

Ainda na nota, a assessoria de Isaac Carvalho publica trecho da decisão, assinada pelo relator do processo, o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que arquiva o arquivamento do processo. “À vista da expressa manifestação da ausência de interesse recursal do Ministério Público, consoante petitório de fl. 3.564, certifique-se o trânsito em julgado da decisão que extinguiu a punibilidade do denunciado, pela prescrição, de fls. 3548/3550, adotando-se, na sequência, as providências de praxe para o arquivamento do feito e baixa na distribuição”.

Ministério Público aciona ex prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, por contratações irregulares

(Foto: Ascom)

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o ex prefeito de Juazeiro Isaac Cavalcante de Carvalho em razão de contratações irregulares efetuadas no período em que foi prefeito, entre os anos de 2009 a 2016. Segundo a promotora de Justiça Daniela Baqueiro, autora da ação, o acionado já foi condenado em virtude de contratações irregulares de servidores em janeiro de 2010,  no entanto continuou contratando irregularmente até o final da sua gestão, em 2016.

Na ação, o MP requer que a Justiça condene Isaac Cavalcante às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, incluindo a suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa civil de 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo agente; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

‘Em razão do seu caráter temporário, a contratação deve ter prazo predeterminado para encerrar-se, bem como deve estar ligada à ocorrência de fato extraordinário e imprevisto, assim como se atrelar à necessidade de satisfazer interesse público de magnitude excepcional, não cabendo para satisfazer necessidades ordinárias e permanentes da entidade contratante’, destacou a promotora de Justiça. Ela complementou que a contratação temporária está sujeita à presença cumulativa dos seguintes requisitos, enunciados pelo Supremo Tribunal Federal: previsão em lei; prazo predeterminado; necessidade de caráter temporário; presença de interesse público excepcional e de necessidade indispensável a ser satisfeita, sendo vedada a contratação para os serviços ordinários permanentes do Estado.

Após vídeo mostrando reunião do “gabinete paralelo”, CPI quer ouvir Osmar Terra

Vídeo divulgado na sexta-feira pode gerar novo capítulo na CPI

O vídeo de uma suposta reunião do chamado “gabinete paralelo” no Governo Federal, para debater as medidas no enfrentamento a covid-19, pode gerar um novo capítulo na CPI da Pandemia. Vice-presidente da Comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou pedidos de convocação ao deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e ao médico Paolo Zanotto.

Eles participaram da reunião do gabinete, orientando o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) para fazer uso da hidroxicloroquina no combate ao vírus, mas o medicamento até hoje não tem comprovação científica contra a covid. No vídeo, Terra é chamado de “assessor” por Bolsonaro.

LEIA MAIS

Após exoneração, Antonio de Pádua emite nota à imprensa; “Jamais deixei de assumir minhas responsabilidades”

Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, deixou o cargo na tarde desta sexta-feira (04) após repercussão da ação da Polícia Militar durante proteste contra o Presidente da República Jair Bolsonaro, realizados no dia 29 de maio.
Em nota divulgada à imprensa, Pádua repudiou a atuação da PM no protesto. “Minha formação profissional e humanística repudia, de forma veemente, a maneira como aquela ação foi executada”, destacou.
Ainda em nota, o agora ex-secretária de Defesa Social destacou que entregou o cargo após cumprir todas obrigações. “Seis dias depois do episódio, com um novo comandante à frente da PM, com todos os procedimentos investigatórios instaurados e após prestar contas à Assembleia Legislativa, à OAB e ao Ministério Público, entreguei meu cargo ao governador Paulo Câmara, com a certeza do dever cumprido”, afirmou.
Confira Nota Antonio de Pádua
LEIA MAIS