PGR pede arquivamento de investigação sobre financiamento e organização de atos antidemocráticos

(Foto: Internet)

A Procuradoria-Geral da República pediu nesta sexta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da investigação para apurar a participação de parlamentares bolsonaristas no financiamento e na organização de atos antidemocráticos.

O parecer do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, levou cinco meses para ser produzido. O texto afirma que as investigações da Polícia Federal não conseguiram apontar a participação dos deputados e senadores nos supostos crimes investigados.

A conclusão do inquérito dos atos antidemocráticos se deu um dia depois de o Exército anunciar a decisão de arquivar processo disciplinar e não punir o general Eduardo Pazuello por participação em um ato político com o presidente Jair Bolsonaro — o Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem manifestações políticas de militares da ativa.

Os parlamentares investigados no inquérito são:

LEIA MAIS

Secretaria de Defesa Social tem novo comando; Antônio de Pádua entregou o cargo nesta sexta-feira (04)

Antonio de Pádua, Secretário de Defesa Social de Pernambuco.

Diante da repercussão do episódio de violência policial praticado contra manifestantes no último sábado, no centro do Recife, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, colocou o cargo à disposição no início da tarde desta sexta-feira (04.06). O governador Paulo Câmara aceitou e nomeou para responder pela SDS o atual secretário executivo, Humberto Freire.

Na manhã desta sexta-feira, o governador Paulo Câmara já havia empossado o coronel Roberto Santana como novo comandante da Polícia Militar, em substituição ao coronel Vanildo Maranhão.

“Quero agradecer ao secretário Pádua por todo o seu trabalho em defesa do Pacto pela Vida nesses quatro anos, e ressaltar que a missão dada ao secretário Freire e ao comandante Roberto é que o episódio do último sábado não seja esquecido, para que nunca se repita. Os protocolos precisam ser revistos para que um comando de tropa na rua não possa se sentir autônomo a ponto de agir da maneira que agiu”, afirmou o governador.

LEIA MAIS

Paulo Câmara empossa novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco

O governador Paulo Câmara acompanhou, na manhã desta sexta-feira (04.06), a cerimônia de passagem do comando geral da Polícia Militar de Pernambuco ao coronel José Roberto de Santana. O novo comandante substitui o coronel Vanildo Maranhão, que entregou o cargo na última terça-feira (1º). A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Quartel do Derby, sede da Polícia Militar em Pernambuco.
“O novo comandante tem a missão de aperfeiçoar cada vez mais uma política pública como o Pacto Pela Vida, a política da paz, do combate à criminalidade e acima de tudo da prevenção. E de buscar cada vez mais uma polícia cidadã e humanizada, combatendo os crimes com rigor”, afirmou Paulo Câmara, frisando ainda que, na próxima semana, na reunião mensal do PPV, serão apresentados os resultados de redução do mês de maio e discutidos novos ajustes necessários na condução da política de segurança em Pernambuco.
LEIA MAIS

‘Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno’, diz Antônio Coelho em entrevista ao Programa Manhã na Clube

Antonio Coelho, deputado Estadual. (Foto: Ascom)

O deputado Antônio Coelho (DEM) , líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e irmão do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), afirmou que o candidato ao governo do estado apoiado por Bolsonaro (Sem partido) terá vantagem em 2022. “Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno. O candidato associado ao presidente vai ter o vento de popa soprando ao seu favor”, afirmou em entrevista ao programa Manhã na Clube, da Rádio Clube AM 720, apresentado por Rhaldney Santos. 

O deputado destacou ainda que o seu próprio partido não irá na contramão do governo federal em 2022. “O máximo que pode acontecer é o partido ficar neutro nacionalmente e liberar os diretórios estaduais para seguirem seus caminhos”, comentou. Antônio dispensou a possibilidade de o DEM registrar o ex-ministro da saúde Mandetta como candidato à presidência, ou qualquer outra candidatura própria. De acordo com o Diário de Pernambuco, a legenda ainda não se posicionou publicamente sobre o tópico.

Sob contextos pernambucanos, o irmão de Antônio, Miguel Coelho, é um dos nomes cotados para a corrida de 2022. Segundo o deputado, Miguel é o candidato ideal para liderar a “chapa dos sonhos”, conjunto que seria formado por Miguel, Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru, e Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes. 

Paulo Câmara recebe novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco

O governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta quarta-feira (02.06), no Palácio do Campo das Princesas, o novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Roberto de Santana. Ele substitui o coronel Vanildo Maranhão, que entregou o cargo na última terça-feira (01.06). No encontro, foram pactuadas ações necessárias, tanto no âmbito do Pacto Pela Vida, como para a continuidade das investigações dos fatos ocorridos durante a manifestação do último sábado (29.05) no Recife.

“A Polícia Militar vai continuar cumprindo o seu papel, protegendo o cidadão e atuando firmemente contra a criminalidade, mas, acima de tudo, respeitando as ações democráticas. O coronel José Roberto tem grande experiência e já atua há muitos anos na corporação. Ele sabe o que tem que ser feito para que Pernambuco possa avançar, fazendo com que a cultura da paz predomine no nosso Estado”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Associação de Trabalhadores da Educação cobra apoio da Câmara para resolver celeuma do Prêmio Escola Campeã

Representantes da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de Petrolina (ATTUE) estiveram na Câmara de Vereadores de Petrolina, na terça-feira (1°), para cobrar mais atenção à classe. A professora Carmélia Guedes apresentou um resumo das dificuldades enfrentadas pelos docentes na rede municipal.

Segundo Guedes, o Prêmio Escola Campeã não tem sido justo aos profissionais. “O prêmio tem por finalidade valorizar os profissionais na prática docente. Muitos professores foram agraciados, eu sou uma delas, fui bonificada, porém, levando em consideração o nosso Ideb Petrolina, ele avançou nas séries iniciais e nas séries finais. Petrolina se destaca e podemos dizer, que a prática docente aconteceu. Embora, que após ter sido publicado, no dia 10 de março, a homologação dos resultados, mais de 300 professores ficaram de fora“, relatou.

LEIA MAIS

Relator de processo pede cassação do mandato da deputada Flordelis

Flordelis e o marido assassinado.

O relator do processo contra a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, Alexandre Leite (DEM-SP), recomendou a cassação do mandato da deputada por condutas incompatíveis com o decoro parlamentar. Ela é acusada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinado a tiros em junho de 2019.

Parecer será votado

O parecer de Leite ainda será votado no Conselho, sem data prevista para tal momento. E caso seja aprovado, seguirá para o Plenário da Câmara Federal. No entanto, a cassação somente terá validade se houver pelo menos 257 votos a favor.

LEIA MAIS

Pazuello é nomeado para cargo de confiança no Palácio do Planalto

O governo federal nomeou o general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para ocupar um cargo de confiança no Palácio do Planalto. O militar vai exercer o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A decisão foi formalizada nesta terça (1), por meio de portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Por se tratar de cargo DAS nível 6, a portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

A ideia de levar Pazuello para despachar no Planalto vinha sendo cogitada desde sua saída da pasta da Saúde, em março. Com a nomeação, de acordo com a Istoé, Pazuello passa a ter foro privilegiado. O ex-ministro da saúde responde a processo no Supremo Tribunal Federal pela atuação na gestão da pandemia de covid-19 e na crise de oxigênio em Manaus.

Pazuello também é um dos principais alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid do Senado, a CPI da Covid. Ele já foi interrogado pelos senadores, mas foi protegido por um habeas corpus. O ex-ministro deverá ir novamente à CPI.

Câmara de Vereadores de Juazeiro aprova criação de comenda literária Antonila da França Cardoso

Em sessão ordinária da Casa Aprígio Duarte Filho, realizada de forma remota, nesta terça-feira (01),  os vereadores de Juazeiro aprovaram, por unanimidade, a criação da comenda literária Antonila da França Cardoso. O projeto, de autoria do edil Renato Brandão (PL), é destinado a homenagear escritores juazeirenses, natos ou que tenha sido agraciados com título de cidadão juazeirense, que se destacaram na arte literária.

Quem foi Antonila da França Cardoso ?

Antonila da França Cardoso era professora, licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife-PE, e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-PE, Antonila da França Cardoso foi também professora do Colégio Edson Ribeiro, em Juazeiro.

Membro da Academia Juazeirense de Letras, poetisa e escritora, colaborou para valorizar a cultura do território do Sertão São Francisco a partir de publicações de livros sobre a cultura popular como “Nosso Vale, seu folclore beira-rio”, coletânea de crônicas “Umas e outras” e outras antologias de poesia como a “Re-vista – Velha Poesia Nova”.

Ela tinha 82 anos e faleceu em 09 de julho de 2020 vítima da covid-19.

Vereadores de oposição denunciam ao Ministério Público falta de testes de Covid-19 em Juazeiro

Os vereadores de oposição da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Salvador Carvalho (PCdoB), Mitu do Sindicato (PCdoB) e Alex Tanuri (PP) protocolaram, nesta terça-feira (01), uma denúncia contra a gestão municipal sobre a falta de testes rápido para detecção do novo coronavírus (COVID-19) no município.

Pelas redes sociais, o vereador Salvador Carvalho destacou que somente com a testagem da população é possível conhecer a real situação epidemiológica do município.  “Como vamos saber a real situação da pandemia em Juazeiro se não testarmos a população? “, questionou.

A resposta da Prefeitura de Juazeiro

A assessoria de comunicação da secretaria de saúde de Juazeiro não quis comentar a denúncia, mas anunciou que a Prefeitura finalizou um processo de licitação para a compra de testes de detecção da Covid-19. Segundo o comunicado, serão adquiridos 150 mil kits testagem – entre testes rápidos e RT-PCR.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é de que os testes cheguem na próxima semana e devem ser suficientes para atender a demanda do município até o final do ano. Mas, ainda de acordo com a Sesau, se necessário, o município poderá fazer um aditivo de contrato para nova compra.

Manoel da Acosap volta a cobrar convocação de ACS pela Prefeitura

“Estou solicitando, encarecidamente, ao nosso prefeito Miguel Coelho e a nossa secretária [de Saúde], Magnilde Albuquerque que convoque os ACS”. O apelo é do vereador Manoel da Acosap (DEM), através do Requerimento n° 267/2021, apresentada na sessão desta terça-feira (1°).

O edil, que é representante dos profissionais da saúde, afirmou que há várias comunidades descobertas em Petrolina, pela falta de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). Acosap também lembrou que há um concurso público de 2018, onde muitos dos aprovados ainda não foram chamados pela Prefeitura.

“Nós estamos participando de nenhuma ação do Governo [Federal]. Faço um apelo ao meu prefeito, ao que eu apoio, que votei e voto, à nossa secretária, que possam chamar pelo menos um número pequeno. Temos bairro, como o São Joaquim, com um agente comunitário. Tem residencial que tem zero agente“, afirmou.

Petrolina: Marquinhos do N4 questiona validade do laudo a surdos contemplados no passe livre

Líder da Oposição na Câmara de Petrolina, Marquinhos do N4 (Podemos), apresentou o Requerimento n° 272/2021, na qual solicita informações à Prefeitura sobre o tratamento dado à comunidade surda de Petrolina. A reivindicação foi debatida na sessão desta terça-feira (1°).

No pedido, Marquinhos solicita informações sobre os prazos de validades dos laudos de deficiência para aquisição de carteira de passe livre junto a secretaria de acessibilidade e quantas pessoas estão sendo beneficiadas. O edil trouxe o questionamento após ouvir pedidos da comunidade.

“Que possa prestar informações a respeito da comunidade surda de Petrolina. A comunidade surda tem uma questão permanente, a surdez é permanente e a gente pede que seja estendido o prazo de validade, de no mínimo para dois anos”, justificou. A solicitação também traz outro ponto, a burocracia para emissão da carteira. O pedido foi aprovado por 15×0.

Câmara de Petrolina vota projeto que prevê crédito especial à Prefeitura

(Foto: Ascom PMP)

Na sessão desta terça-feira (1°), que começa logo mais, às 9h, os vereadores de Petrolina vão debater o Projeto de lei nº 015/2021, de autoria do Poder Executivo. A matéria dispõe sobre autorização à Prefeitura para abertura de Crédito Especial no valor de R$ 84.500,00.

O objetivo é criar recursos no Orçamento de 2021, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O projeto deve ser aprovado sem mais dificuldades, já que a bancada governista é maioria na Casa Plínio Amorim.

Confira a íntegra do projeto a seguir:

LEIA MAIS

Ruy Wanderley pede emendas parlamentares para realização do saneamento na Vila Militar

Vereador Ruy Wanderley – PSC. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ruy Wanderley está solicitando emendas parlamentares para implantação de esgotamento sanitário na Vila Militar de Petrolina. O pedido será apresentado na sessão desta terça-feira (1°), na Câmara de Vereadores, que começa às 9h.

A solicitação foi feita através do Requerimento nº 266/ 2021 e é endereçado ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e ao deputado federal Fernando Filho (DEM). Outro político citado é o deputado federal Fred Ferreira. Ruy também quer a pavimentação do bairro citado.

Eleições: Miguel volta a se reunir com Raul Henry

Miguel esteva na capital Recife na segunda-feira (Foto: Ascom)

Miguel Coelho (MDB) voltou a se reunir com o líder do partido em Pernambuco, na segunda-feira (31). No Recife, o prefeito de Petrolina dialogou com Raul Henry sobre o protagonismo da sigla nas eleições de 2022. O gestor petrolinense destacou a importância da unidade no MDB.

“Agora, a prioridade é cuidar de conter o crescimento dessa nova onda de casos de covid-19. Por isso, seguiremos conversando com as lideranças, mas com o foco em vacinar a população e cuidar das vidas, como tem sido em Petrolina, a cidade que mais salvou vidas durante a pandemia e tem um ritmo avançado de vacinação“, disse Miguel.

O prefeito de Petrolina tem corrido trecho de agora, buscando fortalecer seu nome para o pleito estadual, em 2022. “Não podemos continuar vendo o Estado andando para trás e ficar de braços cruzados. A população cobra uma reação da classe política e temos obrigação de apontar caminhos”, afirmou após o encontro.