Câmara de Vereadores de Juazeiro aprova criação de comenda literária Antonila da França Cardoso

Em sessão ordinária da Casa Aprígio Duarte Filho, realizada de forma remota, nesta terça-feira (01),  os vereadores de Juazeiro aprovaram, por unanimidade, a criação da comenda literária Antonila da França Cardoso. O projeto, de autoria do edil Renato Brandão (PL), é destinado a homenagear escritores juazeirenses, natos ou que tenha sido agraciados com título de cidadão juazeirense, que se destacaram na arte literária.

Quem foi Antonila da França Cardoso ?

Antonila da França Cardoso era professora, licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife-PE, e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-PE, Antonila da França Cardoso foi também professora do Colégio Edson Ribeiro, em Juazeiro.

Membro da Academia Juazeirense de Letras, poetisa e escritora, colaborou para valorizar a cultura do território do Sertão São Francisco a partir de publicações de livros sobre a cultura popular como “Nosso Vale, seu folclore beira-rio”, coletânea de crônicas “Umas e outras” e outras antologias de poesia como a “Re-vista – Velha Poesia Nova”.

Ela tinha 82 anos e faleceu em 09 de julho de 2020 vítima da covid-19.

Deixe um comentário