Projeto da Alepe quer isentar estudantes de escolas públicas de pagarem inscrição de concursos 

Candidatos que completaram o Ensino Médio ou Técnico em escola pública não precisarão pagar taxa de inscrição em concursos do Governo Estadual. É o que pretende uma iniciativa do deputado Professor Paulo Dutra (PSB) aprovada, nesta terça (3), pela Comissão de Justiça (CCLJ) da Alepe. O texto garante o benefício a ex-alunos de baixa renda pelo prazo de até três anos após a formatura.

A redação original do Projeto de Lei (PL) nº 2337/2021 previa que todos os ex-estudantes da rede pública tivessem o direito por três anos. Entretanto, a matéria recebeu um substitutivo do colegiado incluindo o critério de “hipossuficiência econômica”, ou seja, a impossibilidade de pagar pelas taxas. Caberá ao Poder Executivo regulamentar as formas de comprovação de renda.

LEIA MAIS

Segundo FBC, até o final de agosto deverá ter uma decisão da candidatura de Miguel ao governo do Estado

Fernando Bezerra Coelho.

Articulando para viabilizar a candidatura de Miguel Coelho ao Governo do Estado, o senador Fernando Bezerra Coelho disse, em entrevista à imprensa, que a discussão no MDB ainda não acabou.

A declaração vem após o presidente do partido em Pernambuco, Raul Henry, afirmar que a legenda seguirá na base do governador Paulo Câmara (PSB). Segundo Fernando, essa semana haverá uma reunião com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, para tratar do assunto.

LEIA MAIS

Ex-presidentes do TSE desde 1988 e atual cúpula divulgam nota em defesa do modelo de eleições do Brasil

(Foto: Divulgação/TSE)

Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 1988 divulgaram nesta segunda-feira (2) uma nota em defesa do modelo de eleições no Brasil. A nota também é assinada pelo atual presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, e pelo vice, Edson Fachin.

A manifestação do atual e dos ex-presidentes do TSE ocorre em um momento em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, decidiu colocar em dúvida as urnas eletrônicas. O próprio Bolsonaro já admitiu que não tem provas, mas mesmo assim tenta emplacar o voto impresso.

Na nota, os ministros ressaltam que a volta da contagem manual seria um regresso a um cenário de “fraudes generalizadas”.

LEIA MAIS

Polícia Civil terá reforço de 60 novos delegados, afirma Paulo Câmara

(Fotos: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (02), por videoconferência, da aula inaugural do Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil de Pernambuco, composto por 60 alunos. A previsão é que a turma conclua a formação no final de 2021. Nos próximos meses, os candidatos terão 732 horas-aula no Campus de Ensino Recife, da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), distribuídos em seis turmas e cumprindo sempre os protocolos necessários à prevenção da Covid-19.
“Estamos reafirmando nosso compromisso com a segurança pública, fortalecendo o Pacto Pela Vida, que tem ajudado Pernambuco a enfrentar momentos difíceis. Com essas formações, temos o objetivo de fazer com que todas as delegacias estejam cada vez mais fortalecidas e supridas, para que possamos atender bem a população pernambucana”, destacou Paulo Câmara.
LEIA MAIS

Com presença de ministro, Miguel Coelho inaugura policlínica, posto de saúde e novo mamógrafo

Na primeira visita oficial a Petrolina, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi recepcionado pelo prefeito Miguel Coelho para a entrega de novas estruturas para atendimento básico e especializado à população. Foram inaugurados, nesta segunda (02), um novo posto de saúde, as obras de requalificação da policlínica e um equipamento para mamografias.
A agenda foi acompanhada também pelo senador Fernando Bezerra, os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. O roteiro teve como primeira atividade a entrega da Unidade Básica de Saúde do Vale do Grande Rio, construída com investimento de R$ 830 mil. Em seguida, o prefeito levou o ministro para conhecer a primeira biofábrica do Nordeste destinada a estudos sobre dengue, zika vírus e chikungunya.
LEIA MAIS

Fernando Filho não descarta candidatura de Miguel Coelho para Governador

(Foto: Arquivo)

Em entrevista ao radialista Waldiney Passos, na rádio Jornal, o deputado Fernando Filho (DEM) falou sobre a possibilidade de Miguel Coelho, que é prefeito de Petrolina, concorrer ao cargo de Governado do Estado nas eleições de 2022.

O parlamentar disse ser cedo para definições, já que as eleições ainda estão distantes. “O que a gente defende, o objetivo dessas andanças, é justamente dizer que a gente precisa debater esse quadro. Ninguém quer bater o martelo e decidir hoje o que vai acontecer daqui um ano”, disse.

A declaração veio após o presidente do MDB de Pernambuco, Raul Henry, descartar a candidatura de Miguel em prol de uma aliança com o PSB estadual. No entanto, uma parcela da legenda ainda quer que o partido tenha um candidato próprio disputando o Governo do Estado.

Sem eleições limpas e democráticas, não haverá eleição, diz Bolsonaro

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Criticado por membros de outros Poderes e sem apresentar provas, o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar neste domingo (1º), que há indícios de fraude no sistema eletrônico de votação no Brasil.

Em discurso por telefone a apoiadores do voto impresso em Brasília, ele repetiu que, sem eleições “limpas e democráticas”, “não haverá eleição” em 2022.

LEIA MAIS

Apoiadores do Bolsonaro fazem atos a favor do presidente e do voto impresso nas eleições de 2022

Manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro. (Foto: Daniel Silveira/G1)

Manifestantes foram às ruas em algumas cidades do país neste domingo (1) em atos a favor do voto impresso e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Alguns protestos tiveram início ainda pela manhã.

A maioria dos manifestantes usava roupas nas cores verde e amarela e carregava cartazes e faixas com mensagens sobre pedido de voto impresso nas eleições de 2022 e com declarações em apoio a Bolsonaro. Houve também registros de faixas com mensagens inconstitucionais, como pedidos de destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA MAIS

Com emendas do Deputado Tum, Governo do Estado e Prefeitura vão asfaltar Santana do Sobrado

Prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB)

Com razões para comemorar, o Prefeito Wilker Torres, assim que chegou de viagem a Salvador, ocupou as redes sociais de Casa Nova para falar sobre a conquista de cinco quilômetros de asfalto para ruas da sede de Santana do Sobrado.

Lembrando que “quanto mais melhor”, quando se trata de melhorar a vida do povo, Wilker Torres fez referência a um ofício que recebeu do DNIT e a sua imediata disposição de atender e se colocar à disposição para que obras em Casa Nova saiam do papel.

Falou sobre o iminente término do Colégio de Santana do Sobrado, do convênio que firmou para a recuperação da creche em Santana e da contribuição e apoio que tem recebido do seu vice, Benedito de Santana, que acompanhado do Deputado Tum, recepcionaram o Governador Rui Costa em Sobradinho.

Além das obras para Santana do Sobrado, Wilker falou sobre a retomada da pavimentação em diversos bairros da cidade: “ Trabalho se faz assim: Com parceria,  compromisso e dedicação” e criticou promessas vazias: “Propaganda enganosa nunca mais!”

Inicialmente estas são as ruas que serão asfaltadas  em Santana do Sobrado com recursos do Estado, emendas do Deputado Tum e parceria com a Prefeitura: Rua do Riacho, Rua Riacho Grande, Rua Bela Vista, Travessa da Escola Agnaldo Almeida, Travessa do Iran, Travessa do Pedrão, Rua Riacho do Sobrado, Rua Ouro Verde, Rua São Vicente, Rua do Cemitério, Rua São Francisco, Rua Lago Azul, Rua do Campo, Travessia Rua da Creche, Travessia Rua do Campo, Rua Paraíba, Travessa da Quadra, Rua Vitória, Rua Dois Loteamento Cristal, Travessas da UPA para Loteamento Cristal, Frente da BR em frente ao Posto Policial, em frente à Igreja.

Bolsonaro ignora apelo do centrão, volta a ameaçar eleições e diz que ‘não aceitará farsa’

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ignorou apelos de líderes e dirigentes de partidos do centrão, que dão sustentação ao seu governo, e voltou a atacar o sistema eleitoral durante manifestação a seu favor em Presidente Prudente (SP) neste sábado (31).

Em transmissão ao vivo na quinta-feira (29), Bolsonaro havia feito o mais duro ataque contra as urnas eletrônicas, sem, entretanto, apresentar qualquer prova das supostas fraudes nas eleições que denuncia há três anos. Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal) reagiram nos bastidores, e aliados do centrão apelaram ao presidente para que moderasse o tom.

LEIA MAIS

Presidente da OAB vê improbidade administrativa em live de Bolsonaro e irá ao TSE

Presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz. (Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco)

O presidente Jair Bolsonaro pode ter incorrido em improbidade administrativa ao utilizar a estrutura pública para questionar a lisura do processo eleitoral brasileiro, sem entretanto apresentar provas. Essa é a avaliação do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

“Que outro presidente da República fez utilização tão descarada do sistema de comunicação público no Brasil?”, questionou Santa Cruz. Segundo ele, a entidade pretende entrar com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Bolsonaro, por conta dos ataques sistemáticos às eleições brasileiras.

LEIA MAIS

Presidente da Câmara não acredita na aprovação da PEC do voto impresso

Presidente da Câmara dos Deputados Federais, Arthur Lira, e o presidente da república, Jair Bolsonaro. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

“A questão do voto impresso está tramitando na comissão especial, o resultado da comissão impactará se esse assunto vem ao plenário ou não. Na minha visão, tudo indica que não”. A frase foi dita pelo presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta sexta-feira (30), durante uma live realizada pelo Conjur, que também teve a participação do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na avaliação de Lira, o texto não terá apoio suficiente para chegar ao plenário. A declaração foi feita um dia após Jair Bolsonaro fazer, durante live, seu principal ataque ao sistema de votação brasileiro e repetir com alarde teorias já desmentidas sobre as urnas eletrônicas.

LEIA MAIS

Morre servidora da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Hilda Ferreira Magalhães

Morreu nesta quinta-feira (29), Hilda Ferreira Magalhães, servidora da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Hilda dedicou 44 anos de serviços prestados na Casa Aprígio Duarte Filho e consequentemente à toda população juazeirense.

O Presidente da Câmara, Berg da Carnaíba, lamentou a morte da servidora. Demais vereadores, incluindo o ex-presidente da Câmara, Alex Tanuri, prestaram condolências à famílias, colegas e amigos de Hilda.

Velório 

O corpo de Hilda Magalhães será velado a partir das 7h, no Salão da Câmara Aprígio Duarte, em Juazeiro, e sepultado às 11h no Distrito de Massaroca.

Paulo Câmara recebe governadores do Nordeste e embaixadora da França para reafirmar acordo de cooperação

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quinta-feira (29.07), no Palácio do Campo das Princesas, os governadores do Nordeste e a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, para reafirmar os compromissos com o governo francês pactuados em 2019, durante missão oficial do Consórcio Nordeste a Paris. Nos últimos dois anos, a região recebeu investimentos de diversas empresas francesas, além de assistência técnica em ações de sustentabilidade e preservação ambiental. Especificamente em Pernambuco, foi anunciada uma planta de hidrogênio verde em Suape da multinacional francesa Qair, com investimento de US$ 3,8 bilhões, e também um novo hotel da rede Accor.

“Temos, desde 2019, um protocolo com o governo francês. E a partir disso, desenvolvemos uma série de ações. Mesmo com a pandemia, foi possível avançar em parcerias na área de energia renovável, discussões sobre aceleração da questão do saneamento e meio ambiente, e temos uma pauta importante com alguns Estados já praticando a agricultura familiar e parcerias na área de turismo”, pontuou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Obras em distritos de Casa Nova estão em ritmo acelerado

O vice-prefeito de Casa Nova, Benedito de Santana, dedicou essa semana para visitar obras em andamento na cidade, com o objetivo de acompanhar de perto o desenvolvimento das intervenções. Os locais visitados foram as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, em Santana do Sobrado, e na pavimentação da comunidade de Poço da Pedra.

Na primeira visita, Benedito destacou a importância da obra para o maior distrito de Casa Nova. “Santana cresce a cada dia e temos que fazer com que a população sempre possa receber os melhores serviços. Essa ampliação do sistema de abastecimento era um clamor da comunidade, por isso o prefeito Wilker e eu estamos resolvendo”, destacou.

LEIA MAIS