“Falta de conhecimento e fanatismo”, dispara Dulci Amorim (PT) sobre aliança de igrejas com Bolsonaro

Em entrevista publicada na última terça-feira (27) em portal de projeção nacional, a Deputada Estadual por Pernambuco e ex-primeira dama de Petrolina, Dulce Amorim (PT), fez considerações sobre o alimento dos evangélicos com Bolsonaro.

Não é raro que lideranças de igrejas evangélicas se manifestem publicamente em defesa de Bolsonaro e de suas pautas, sendo contrários à vacinação contra a covid-19 e favoráveis a tratamentos ineficazes. Composto majoritariamente por denominações neopentecostais, esse grupo tem grande influência nas classes C e D. Na contramão desse cenário, no entanto, também em 2018 foi eleita, em Pernambuco, a deputada estadual Dulcicleide Amorim, cristã-protestante e petista.

Dulci, como é mais conhecida, recebeu 22,3 mil votos e conquistou seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na entrevista concedida ao Brasil de Fato Pernambuco, Dulcicleide disse que considera o alinhamento dos evangélicos com Bolsonaro uma soma de falta de conhecimento com fanatismo religioso.

Em tom de união, Miguel Coelho e Raquel Lyra se reúnem em Caruaru

Dois dos principais nomes da oposição em Pernambuco estiveram reunidos nesta quarta-feira (28). O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), foi até Caruaru se encontrar com a prefeita da cidade, Raquel Lyra (PSDB). Os dois gestores debateram o cenário político estadual e projetos de comum interesse para as prefeituras. Quem também esteve presente foi o líder do governo no Senado e pai de Miguel, Fernando Bezerra Coelho (MDB). Além dele, o deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) e o deputado estadual Antônio Coelho (DEM), irmãos do prefeito de Petrolina, foram outros a participar do encontro.

Miguel reforçou o diálogo de união com Raquel e afirmou que deve visitar outras lideranças pernambucanas no futuro. “Raquel e eu já estamos unidos como prefeitos de duas grandes cidades e como representantes da Frente Nacional dos Prefeitos. Mas estamos também em sintonia sobre a necessidade de uma mudança em Pernambuco. É preciso conversar com a população, buscar mais forças políticas para apresentar um projeto que resgate a autoestima de nossa população e a força de Pernambuco”, ressaltou.
LEIA MAIS

Nova pesquisa para Presidente da República aponta Lula como vencedor no 2º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto, tanto em primeiro quanto em segundo turno, em todos os cenários pesquisados caso as eleições fossem hoje, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo banco Modalmais e instituto de pesquisa Futura Inteligência.

No cenário de pesquisa estimulada que reuniu o maior número de presidenciáveis, 13 no total, Lula tem a menor vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro: 33,8% do petista contra 25,2% do atual chefe do Executivo. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 6,6% das intenções de voto e o ex-ministro Sérgio Moro com 6,3%.

LEIA MAIS

Ex-senador João Rocha morre de covid-19 aos 80 anos

O ex-senador João da Rocha Ribeiro Dias morreu nesta segunda-feira (26), aos 80 anos, por complicações da covid-19. Ele estava internado há uma semana na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, onde já chegou em estado grave e foi entubado.

João Rocha nasceu em 15 de janeiro de 1941 em Ribeiro Gonçalves, no Piauí. Formado em Direito, foi ex-diretor da Organização Jaime Câmara, grupo goiano de Comunicação, com atuação em diversos veículos, associações e sindicatos da imprensa. Foi também conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Goiás (OAB-GO), em 1986, e diretor da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg).

Defensor da criação de Tocantins, João Rocha foi eleito senador do estado em outubro de 1990 na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL). Empossado em fevereiro de 1991, foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos em 1993 e, no ano seguinte, vice-líder do PFL.

O político também foi autor de várias obras, entre elas, A força de um ideal, em 1989.

João Rocha era casado com Débora Xavier Rocha, com quem teve três filhos.

Fonte: Agência Senado

Prefeitura de Juazeiro e Uneb ampliam cobertura do Programa Universidade para Todos na área rural do município

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc),  em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ampliou em toda área rural do município, o número de turmas que serão atendidas no segundo semestre de 2021, pelo Programa Universidade para Todos (UPT). Com a ampliação, além do distrito de Junco (única turma da área rural onde funcionava a iniciativa), Maniçoba, Mandacaru, Carnaíba, Itamotinga, Juremal, Abóbora, Pinhões e Massaroca também terão turmas em funcionamento, com previsão para início já na segunda quinzena de agosto.

O UPT visa fortalecer a política de acesso à Educação Superior, voltada para estudantes concluintes do ensino médio ou técnico, e egressos do ensino médio, ambos da rede pública, por meio de curso pré-vestibular gratuito. O município de Juazeiro participa da ação com a disponibilização de prédios das escolas municipais e de profissionais para dar suporte às atividades administrativas.

LEIA MAIS

Miguel Coelho inicia em Olinda e Ipojuca série de encontros com prefeitos

Em busca de troca de experiências e estreitamento dos laços entre os municípios pernambucanos, o prefeito Miguel Coelho percorrerá diversas regiões do Estado ao longo da semana. As primeiras agendas ocorreram, na manhã desta segunda (26), com os prefeitos de Olinda, Professor Lupércio, e de Ipojuca, Célia Sales.

Secretário-geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Miguel deve se encontrar com cerca de 20 prefeitos nos próximos dias. Além da pauta política, o gestor petrolinense pretende discutir temas de interesse comum das prefeituras relacionados à economia, enfrentamento à pandemia, educação, desenvolvimento social; assim como, a criação de um intercâmbio de projetos municipais.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho e Miguel vão a Recife para articular alianças

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) estão na Região Metropolitana do Recife (RMR) para cumprir agenda de visitas a prefeitos de oposição. A intenção do grupo é articular a candidatura de Miguel para Governador nas eleições de 2022.

Além deles, o deputado federal Fernando Filho e o deputado Estadual Antônio Coelho, ambos do DEM, também estão na região para fortalecer o grupo.

Segundo o blog do Jamildo, Estão previstos encontros com os prefeitos das cidades de Olinda, Lupércio Nascimento (Solidariedade); de Ipojuca, Célia Sales (PTB); do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL); e de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL).

Presidente da UVP se reúne com vereador de Petrolina em Gravatá

O presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do AR, esteve reunido neste fim de semana com o vereador Ruy Wandeley (PSC) de Petrolina, sertão de Pernambuco. O encontro ocorreu em Gravatá, agreste central.

Ruy Wandeley parabenizou pessoalmente o novo presidente da UVP, colocando-se a disposição para o fortalecimento da entidade no sertão do estado. Os políticos aproveitaram para colocar em pauta ações que foram desenvolvidas na região e debateram o atual cenário político estadual.

LEIA MAIS

Deputado Tum quer abertura de CPI para investigar descaso da Coelba com as comunidade interioranas

Deputado TUM, no programa Alerta Geral da rádio Grande Rio AM

Ao participar na manhã deste domingo (25), do programa Alerta Geral, na rádio Grande Rio AM, com os apresentadores Waldiney Passos e Teones Batista, o deputado estadual da Bahia Walisson Torres (TUM) externou sua insatisfação e de alguns parlamentares baianos, com a falta de atenção que a Coelba está dando as comunidades, deixando de cumprir com uma de suas principais obrigações que é a interiorização do acesso à energia elétrica.

“É um absurdo, em pleno 2021 existir casa na Zona Rural sem energia. Eu não aceito isso, vou lutar cada dia que eu tiver na Assembleia Legislativa e quando eu estiver na Câmara dos Deputados, mais ostensivamente para poder lutar para que a Coelba cumpra com o papel dela que é o de levar energia para o povo do interior”, disse.

Constantemente o deputado é cobrado para levar mais energia às localidades do interior da Bahia e tem se esforçado ao máximo na formulação dos pedidos junto a empresa, ele afirmou ser insistente na cobrança do pleito junto à empresa, mas lamenta a falta de interesse do grupo em atender essas demandas, portanto está articulando a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), devido a inércia da Coelba em levar energia a quem mais precisa.

LEIA MAIS

Em ato ecumênico em homenagem a vítimas da covid-19, manifestantes pedem “Fora Bolsonaro”; Eles se reuniram na praça da catedral em Petrolina

Um ato simbólico em homenagem às vítimas da Covid-19, realizado neste sábado (24), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, pediram a saída o Presidente da República.

A concentração do ato aconteceu na Praça da Catedral, onde uma celebração ecumêmica em memória das mais de 500 mil vítimas da pandemia foi realizada. Os manifestantes colocaram cruzes pretas na praça como forma de homenagear as pessoas que morreram por causa do vírus.

A manifestação foi organizada por lideranças vinculadas à partidos de esquerda, movimentos sociais, entidades sindicais e estudantes.

Em entrevista, Prefeita de Serra Talhada fala sobre visita ao Prefeito de Petrolina para conhecer projetos exitosos na cidade 

Em entrevista ao Super Manhã com Waldiney Passos, nesta sexta-feira (23), a Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) destacou pontos da visita que fez ao Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB).

Márcia foi recepcionada por Miguel, ontem (22), e conheceu projetos de saúde, mobilidade, desenvolvimento social e educação que são referência no Nordeste.

Na entrevista, a prefeita destacou que o objetivo da visita foi de conhecer o Centro de Parto Normal da cidade. “Vim ver o Centro de Parto Normal, algo que eu quero implantar nesses próximos anos em Serra Talhada, porque assim como Petrolina a gente serve de regional, a gente atende outro municípios”, destacou.

Eleições para Governo de Pernambuco

Questionada, por um ouvinte, sobre a possibilidade de apoio ao Prefeito Miguel Coelho ao governo de Pernambuco, Márcia destacou que essa questão depende da conjuntura partidária. ” O PT tem condições de lançar uma candidatura própria, a gente tem condições de ir em buscar dessa candidatura própria, é isso que a gente tá pregando. Mas isso vem de uma conjuntura de um partido como um todo”, afirmou.

Vereador Salvador Carvalho cumpre agenda na capital baiana: “ações para o desenvolvimento do município de Juazeiro”

Nesta semana, o Vereador Salvador Carvalho cumpriu agenda na capital baiana. Na ocasião, o parlamentar solicitou ações para o desenvolvimento da economia, esporte e lazer da sede e do interior do município de Juazeiro. Ainda, na oportunidade, esteve com o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, Davidson Magalhães, requerendo geração de emprego e renda; empreendedorismo e esportes.

“O Secretário me garantiu trazer os programas para nosso município, dentre eles, posso destacar: o Saber para Crescer, que são cursos para empreendedor; sessão especial sobre empreendedorismo; e atividades esportivas para Juazeiro, Campeonato de Futsal Interbairros, Vôlei, Campeonato de Futebol Society para a região de Sequeiro de Itamotinga”, disse Salvador.

LEIA MAIS

“Sou candidato a federal e sigo Rui Costa”, dispara Joseph Bandeira

Ao ser questionado sobre sua posição política para a eleição de 2022, Joseph Bandeira afirmou que será candidato e vai seguir o Governador da Bahia, Rui Costa (PT). “Sou candidato a deputado federal e estou com o Governador Rui Costa, temos conversado, ele tem sido muito atencioso, já defini essa posição: Sou candidato a deputado federal e estou com o governador Rui Costa”, afirmou em entrevista à Rede GN.

Quando afirma que estará com Rui, Bandeira deixa uma questão no ar: Como fica a aliança com Suzana Ramos? Afinal de contas, a prefeita de Juazeiro é do PSDB, partido que compõe a base de apoio de ACM Neto (DEM) que, ao que tudo indica, será o principal adversário dos petistas na disputa ao governo estadual em 2022. Sobre esse assunto, Joseph ponderou:

“Diante dos investimentos que o governador tem sinalizado para Juazeiro, mesmo a prefeita sendo de um partido de fora da base do governo, é uma posição que ela deve avaliar, mas isso é uma pergunta que tem que ser feita a ela, e cabe a ela fazer essa avaliação”, disse.

Leonardo Bandeira se reúne com Rui Costa e reforça pedido de melhorias para Juazeiro

O vice-prefeito de Juazeiro, Leonardo Bandeira, se reuniu nesta terça-feira (20) com o governador Rui Costa, em Salvador, para reiterar o pedido de melhorias para Juazeiro e fazer novas solicitações de recursos para investimentos na cidade. Acompanhado do ex-prefeito Joseph Bandeira, Leonardo também cobrou do governador a conclusão de obras que estão em andamento no município.

Conforme Leonardo, o governador mais uma vez demonstrou interesse em ajudar o município. “Fomos muito bem recebidos pelo chefe do Executivo estadual e seu secretariado. Sempre que surgirem oportunidades como esta, estaremos cobrando e intercedendo pela nossa população, assim como vem fazendo a nossa prefeita Suzana Ramos. O governador sabe das nossas dificuldades, das necessidades de Juazeiro e saímos muito contentes da reunião, pois só tivemos sinalizações positivas”, destacou o vice-prefeito.

LEIA MAIS

Presidente Bolsonaro indica Aras para novo mandato na PGR; Ele ainda terá que ser aprovado pelo Senado

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta terça-feira (20), que indicou o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para um novo mandato de dois anos à frente do órgão. Indicado pelo próprio Bolsonaro em 2019, Aras terminará o mandato em setembro.

Em comunicado oficial, Augusto Aras disse se sentir honrado com a recondução pelo presidente. “Honrado com a recondução para o cargo de procurador-geral da República, reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as Leis do País”.

Aras ainda precisa ser novamente sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, se aprovado, a recondução ainda deverá ser votada pelo plenário, por maioria simples. Se confirmado para um novo mandato, ele ficará no cargo até 2023.

LEIA MAIS