“Tudo se encaminha para uma aliança”, afirma Dulci sobre aproximação do PT e PSB

Segundo deputada, encontro entre líderes do PSB e PT sinalizou aliança para 2022 (Foto: Internet)

A deputada estadual Dulci Amorim (PT) também comentou sobre as eleições de 2022 e a aproximação do PSB com o PT em Pernambuco. No entendimento das duas siglas, tudo se encaminha para uma aliança. Porém, o martelo somente será batido nos próximos meses.

LEIA TAMBÉM

Dulci Amorim se diz surpresa com apoio de Rafael Cavalcanti a outro pré-candidato em 2022

“Vamos estar conversando até março e abril, para até lá tomarmos as decisões necessárias“, disse ao programa Super Manhã com Waldiney Passos na Rádio Jornal Petrolina. Ainda segundo Dulci, Marília Arraes (PT) que desponta como principal nome dos petistas nas pesquisas afirmou que acatará a decisão do grupo.

LEIA MAIS

Aero Cruz anuncia instalação da Comissão Permanente de Segurança Pública

(Foto: Ascom PMP)

Após aprovação no primeiro semestre, a Câmara de Vereadores de Petrolina finalmente terá a Comissão de Segurança Pública. A proposta chegou ao Plenário depois de um projeto apresentado por Capitão Alencar (Patriota), que “bateu de frente” com Ronaldo Silva (PSDB) sobre a proposição.

LEIA TAMBÉM

Aero Cruz volta a defender aumento de mil reais na cota de combustível para vereadores de Petrolina

Segundo Aero Cruz (MDB), presidente da Câmara, a demora para a Comissão ser instalada foi por conta de diálogos internos. “É nossa alegria de ter constituído nessa Casa mais uma Comissão Permanente de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana. Isso prova que estamos buscando trabalhar e fazer o melhor de nós. Hoje temos 12 Comissões trabalhando”, anunciou Aero.

A Comissão é presidida por Alencar. Ruy Wanderley (PSC) será o relator e Rodrigo Araújo (DEM) atuará como secretário.

Fernando Bezerra destaca resultados de programa federal de habitação no Nordeste

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) destacou nesta quinta-feira (19) o aumento de 24% no número de habitações do programa Casa Verde e Amarela contratadas na região Nordeste em 2020. A alta, segundo ele, decorre das condições favoráveis oferecidas pelo programa para as populações do Norte e do Nordeste.

Nestas regiões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a renda exigida para o Grupo 1 passou de R$ 2 mil para R$ 2,6 mil, permitindo que mais famílias sejam contempladas com financiamentos a juros reduzidos. Além disso, o programa elevou o limite do valor do imóvel a ser financiado e baixou ainda mais as taxas de juros.

LEIA MAIS

Covid: Antonio Coelho cobra aplicação de lei que concede pensão a dependente de servidor

Na Reunião Plenária desta quinta (19), o deputado Antonio Coelho (DEM) cobrou do Governo do Estado a regulamentação e efetiva aplicação da Lei Complementar nº 427. A norma prevê pensão especial complementar para os dependentes de servidores públicos falecidos em decorrência da Covid-19.

Segundo o parlamentar, a Alepe aprovou a proposta há mais de um ano, mas a medida não foi colocada em prática. “É preciso corrigir essa injustiça para com os  dependentes daqueles que dedicaram as vidas ao trabalho, expondo-se ao risco nos momentos mais graves da pandemia do novo coronavírus”, observou.

LEIA MAIS

Em Araripina, Paulo Câmara anuncia ampliação de anistia de dívidas para motos até 162 cilindradas

 
Dando continuidade à agenda intensa de compromissos por todas as regiões de Pernambuco, o governador Paulo Câmara esteve, nesta quinta-feira (19), em municípios do Sertão do Araripe, como parte do Plano Retomada – pacote de incentivos para projetos estruturadores no Estado e estímulo à geração de empregos, anunciado no início de agosto. Na visita, o governador anunciou a ampliação do projeto de lei de Anistia e Remissão de Créditos Tributários para proprietários de motocicletas e motonetas. Agora, estão incluídos débitos de veículos com até 162 cilindradas, vencidos até 31 de dezembro de 2020. O projeto inclui o parcelamento e prorrogação de prazo de recolhimento do IPVA, visando oferecer estímulo aos condutores e, indiretamente, fortalecer a economia.

LEIA MAIS

Aero Cruz volta a defender aumento de mil reais na cota de combustível para vereadores de Petrolina

Vereador Aero Cruz. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aero Cruz (MDB), em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (19), voltou a defender o aumento de mil reais na cota de combustível para os vereadores do município. A principal crítica da população petrolinense se refere ao fato de o aumento acontecer em um momento delicado que todo o país atravessa com a pandemia do coronavírus.

Segundo Aero, não houve clamor da população. “O que houve foi a manifestação de alguns contrários e parte da imprensa aproveitou essa oportunidade e colocou. Até porque não foi colocado o que realmente tinha feito. Para ser bem justo e profissional a impressa tem que ser correta”, criticou.

O parlamentar disse ainda que vai continuar com o projeto em busca de sua aprovação. “Eu poderia ter feito por portaria, mas procurei fazer por lei, passando pelas comissões, passado pelo cenário e também fico seguro em colocar porque não teve nenhum voto contrário, apenas uma abstenção”, afirmou.

Aero disse ainda que quando o processo for julgado, seja aprovado ou reprovado, a Câmara de Vereadores dará conhecimento à população da decisão no próprio plenário da Casa Legislativa.

Imprensa desinformada de Petrolina

O presidente ainda atacou parte da imprensa sob o argumento de que houve “falta de informação” na divulgação da decisão judicial que acatou uma liminar interposta pelo advogado Julio Lossio Filho suspendendo o aumento, o que foi encarado como uma “derrota” para a Câmara de Vereadores.

Na verdade o que aconteceu, ao contrário do que alguns da imprensa e alguns blogueiros colocaram, nós não tivemos derrota na justiça, porque não foi julgado ainda. Você não pode ter derrota quando ainda não foi julgado. Então quero aclarar que isso não aconteceu, ao contrário do que alguns blogueiros colocaram, acho que com falta de informação ou não se ativeram à decisão”, disparou.

Segundo o vereador, a lei anterior previa uma cota de 700 litros para cada vereador e, como a nova lei, essa cota irá diminuir para 440 litros. Além disso, a lei anterior previa o uso de dois carros, enquanto a nova prevê o uso de apenas o carro. O aumento de mil reais, ainda de acordo com Aero, se deve aos vários aumentos do preço do combustível nos últimos anos.

Existia uma lei de 700 litros e nós reduzimos para 440 litros visando o vereador que tem acesso ao interior. A gente estava colocando isso para contemplar os vereadores do interior. Essa foi a nossa intenção. Mas isso não quer dizer que todos os vereadores vão usar. Há um reajuste, porque esse valor está desde 2019 e já teve 18 aumentos de combustível e, de certa forma, estava impedindo o custeio dos vereadores do interior e da área irrigada“, afirmou.

Urgente: Suspeitos de tentativa de assalto trocam tiros com a Polícia Militar no Jardim Guararapes em Petrolina

Dois homens trocaram tiros com policiais militares do 2º BIEsp, na tarde desta quinta-feira (19), no bairro Jardim Guararapes em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A troca de tiros foi confirmada pela Policia Militar.

De acordo com informações, ainda extra oficiais, dois homens teriam tentado assaltar um supermercado na avenida principal do bairro quando foram surpreendidos pelos soldados. Um dos bandidos teria conseguido fugir.

Não há informações sobre feridos.

Nós vamos continuar acompanhando o caso.

Maria Elena pede apoio da Prefeitura para 1º Salão do Turismo do Vale do São Francisco

Maria Elena de Alencar (PRTB) levantou a bandeira do turismo na sessão desta quinta-feira (19). A vereadora apresentou o Requerimento n° 439/2021 (aprovado por 19 votos), na qual solicita apoio da Prefeitura de Petrolina ao 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco 2022.

O evento é organizado pela Associação de Turismo da Região Sol, Águas e Vinhos do São Francisco/Instância Regional (ATURVALE) e será realizado  no mês de abril do próximo ano. O objetivo é fortalecer o setor na região e fazer de Petrolina a sede desta iniciativa.

“Eles estão organizando o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, aonde mostrarão o potencial turístico [das cidades da região] para essa feira. Eles querem esse primeiro salão como sede Petrolina. Por isso, através deste Requerimento, para que a Prefeitura apoie essa feira”, explicou a edil.

Capitão Alencar solicita informações ao 72 BIMTZ sobre Operação Carro-Pipa em Petrolina

(Imagem ilustrativa)

Os vereadores de Petrolina voltam a se reunir nesta quinta-feira (19). Na pauta da sessão não constam projetos de lei em votação. Contudo, há as Indicações e Requerimentos rotineiras dos parlamentares. Um destaque de hoje é o Requerimento n° 437/2021, de Capitão Alencar.

O vereador solicita informações ao comandante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), Tenente-Coronel Gustamo Correia e ao superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Aurivalter Cordeiro sobre a operação Carro-Pipa em Petrolina.

Entre as informações solicitadas pelo edil estão quais as comunidades rurais são abastecidas por carros pipas e a relação de beneficiários no município. O vereador apresentará suas justificativas em plenário sobre o porquê desta solicitação.

Ao todo, na pauta constam oito Requerimentos e 31 Indicações, que precisam ser aprovadas em plenário para ser apresentadas às autoridades competentes.

“Vamos ver quem está sendo vilão nessa história”, diz Bolsonaro sobre alto preço da gasolina

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo federal não é o responsável pelo alto preço da gasolina do país. “Vamos ver quem está sendo vilão nessa história. Não é o governo federal”, disse em discurso durante cerimônia em Manaus (AM).

Hoje em dia, o litro da gasolina é vendido nas refinarias na casa de R$1,95. Se está R$6, R$7 o litro, que é um absurdo, o imposto federal na casa R$0,70, vamos ver quem está sendo vilão nessa história. Não é o governo federal“, destacou.

Sem citar São Paulo ou os demais Estados, Bolsonaro fez referência ao ICMS, imposto sobre mercadorias e serviços, que é um tributo estadual e que faz parte do cálculo de definição de quanto a gasolina irá custar para o consumidor final.

LEIA MAIS

Vereador Salvador cobra pavimentação no Bairro João Paulo II e Antônio Guilhermino

Nesta terça-feira (17), o líder da oposição na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro, o médico e Vereador, Salvador Carvalho, cobrou da gestão municipal a pavimentação asfáltica nos bairros João Paulo II e Antônio Guilhermino.
“Eu como vereador e representante do povo vou lutar para oferecer aos moradores condições mais dignas de locomoção, tendo em vista que os transtornos causados pela falta de pavimentação, vem prejudicando o trânsito das pessoas e dos veículos que precisam transitar pelos dois bairros”, destacou o vereador.

Prefeitura de Juazeiro alerta para fake news sobre fechamento do Hospital Materno Infantil

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde repudia qualquer notícia falsa sobre suposto fechamento do Hospital Materno Infantil e reforça que a unidade de saúde continua aberta, porém funcionando com a lotação completa.

LEIA TAMBÉM

Partos no Hospital Materno Infantil estão suspensos por falta de vagas

O Hospital Materno Infantil atende 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospital de Pernambuco e Bahia), realizando, em média, 400 partos por mês.

LEIA MAIS

Pesquisa XP/Ipespe diz que Bolsonaro perderia no 2º turno para qualquer dos adversários

Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perderia em um eventual segundo turno para diversos candidatos, como Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), além do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro. Os dados são da pesquisa XP/Ipespe, divulgada nessa terça-feira (17).

Segundo a pesquisa, caso Bolsonaro fosse para o segundo turno com qualquer um dos possíveis candidatos, o resultado seria o seguinte:

  • Lula 51% x 32% Bolsonaro; branco/nulo: 17%
  • Ciro Gomes 44% x 32% Bolsonaro; branco/nulo: 24%
  • Sergio Moro 36% x 30% Bolsonaro; branco/nulo: 35%
  • Luiz Henrique Mandetta 38% x 34% Bolsonaro; branco/nulo: 28%

Bolsonaro ainda aparece atrás de João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB), mas dentro da margem de erro. Os tucanos disputam internamente para decidir quem será o candidato à presidência do partido em 2022.

  • João Doria 37% x 35%; branco/nulo: 28%
  • Eduardo Leite 35% x 33% Bolsonaro; branco/nulo: 32%

Além disso, segundo a pesquisa, Lula venceria qualquer outro candidato em um eventual segundo turno. Foram realizadas 1.000 entrevistas em todo o país entre 11 e 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Fernando Filho rebate críticas por não apoiar PEC do voto impresso

O deputado federal Fernando Filho (DEM) decidiu rebater as críticas que tem recebido devido seu posicionamento contra o voto impresso. Por fazer parte do grupo político de Bolsonaro, o deputado foi criticado por não votar a favor da pauta, defendida pelo presidente da República.

O parlamentar disse que as urnas já são auditáveis e que a proposta do voto impresso atrasaria a apuração das eleições. Além disso, Fernando Filho disse não ser subserviente ao governo, apesar de ser um apoiador de Bolsonaro.

O fato ganhou mais repercussão devido ao fato de o pai do parlamentar, o senador Fernando Bezerra Coelho, ser o líder do governo no Senado Federal.

Antonio Moraes (PP) será o relator da PEC que tenta viabilizar o ramal da transnordestina para Suape

A informação de que Antonio Moraes será o relator da PEC que tenta viabilizar o ramal da transnordestina para Suape foi publicada na manhã desta segunda-feira (16) pelo Blog Edmar Lyra.

A proposta de emenda a constituição tem o objetivo de contribuir para a viabilização da conclusão do Ramal Suape da Ferrovia Transnordestina, o governador Paulo Câmara (PSB) enviou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Estadual que concede ao Estado competência para explorar a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário no território pernambucano. De acordo com o Executivo, em entrevista ao Blog Edmar Lyra, a aprovação da proposição “permitirá ampliar a competitividade logística de Pernambuco, com um modal mais econômico e sustentável ambientalmente, resultando em maiores oportunidades de emprego e renda para os pernambucanos”.

A construção e exploração da Ferrovia Transnordestina é uma concessão do governo federal a um grupo investidor privado. A obra, iniciada em 2006, prevê a ligação ferroviária entre municípios do interior do Piauí, produtores de minério de ferro e soja, com os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.