Sindicato garante que paralisação da educação não irá atrasar ano letivo

alunosredemunicipal2

Apesar da paralisação nacional da Educação, o Sindicato os Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) já articula um organograma para a reposição das aulas, para que não haja prejuízo no ano letivo. Os servidores municipais de Petrolina, no âmbito da educação tem direito a paralisação, contudo, tem a obrigação de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

A vice-presidente do Sindsemp, Inês Silva, explica que o sindicato tem avançado às discussões no âmbito municipal, mas a parada transcende as questões nacionais. “O professor tem o direito da parada, porém tem o dever de cumprir as 80 horas letivas, e como a rede municipal de Petrolina assiste crianças e adolescentes, diferente da rede estadual, que resguarda o direito da não reposição, o Sindsemp já está estudando a reposição das aulas, em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente, garantindo a esse público suas aulas programáticas do ano letivo”.

Nos próximos dias, o Sindsemp estará imbuído junto às escolas para estudar a reposição das aulas referentes aos três dias de paralisação. “Não somos a favor de negligenciar o aluno, e os 200 dias letivos do aluno será garantido”, garante.

O Sindsemp e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) apoiam a manifestação em favor da classe. A greve nacional começou nesta terça-feira (15) e será estendida até o próximo dia 17. Nesta quarta (16) haverá uma manifestação da categoria, às 9h30 na Praça do Bambuzinho da cidade.

A pauta de reivindicação nacional é o cumprimento da lei do Piso, contra a terceirização, contra a entrega das escolas às organizações sociais, contra o parcelamento do salário, contra a militarização das escolas públicas e a reorganização das escolas.

No primeiro dia de paralisação ainda está sendo feito o levantamento da adesão no município, mas a expectativa do diretor regional do Sintepe é que atinja 100% das escolas estaduais. A pauta regional é a Campanha Salarial.

Projeto ‘Lixo Eletrônico’ da Facape recebe novos alunos para atendimento à comunidade

Facape 1

O projeto de reciclagem de lixo eletrônico, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), está entrando em uma nova fase com a chegada de 22 novos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI). O treinamento dos discentes aconteceu no último fim de semana.

O treinamento foi ministrado pelos extensionistas veteranos do projeto e teve como objetivo apresentar aos estudantes os principais processos de funcionamento do laboratório e capacitá-los para o recondicionamento de computadores provenientes de lixo eletrônico. O projeto visa disseminar a cultura do uso consciente da tecnologia ao promover a inclusão digital através de doações de equipamentos recuperados para entidades filantrópicas.

O projeto de extensão também atende diretamente a comunidade com o serviço de recolhimento de lixo eletrônico. Qualquer pessoa que tenha um equipamento parado, funcionando ou não, em casa ou na empresa, pode doá-lo ao laboratório de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Facape. Quando não é possível recuperá-lo, o aparelho é descartado de forma ambientalmente correta, de acordo com a Lei nº 13.576.

O laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Petrolina recebe o primeiro voo da Azul nesta quarta(16)

azul-voe-passagens-15
O aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebe nesta quarta-feira (16) o primeiro voo da nova malha de operações da Azul Linhas Aéreas, que recentemente ampliou o número de voos no Nordeste. Saindo do Recife, a aeronave tem previsão de pouso em Petrolina às 23h58, onde será batizada com um jato de água dos Caminhões Contra Incêndio do aeroporto.
Na ocasião, os passageiros serão recepcionados com um kit de brindes que remetem ao artesanato local e um espumante. Além disso, haverá também apresentação do grupo musical Matingueiros.
Com a expansão de sua malha aérea, a Azul passará a operar, a partir do Aeroporto do Recife, 32 decolagens diárias para 24 destinos. Ao todo, de Petrolina, os passageiros poderão fazer conexão para 15 destinos com voos diários (Natal, Fortaleza, Maceió, Fernando de Noronha, Aracajú, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Ilhéus, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo – Guarulhos e Campinas -, Belém e Teresina) e dois destinos com voos apenas aos sábados (Goiânia e Curitiba).
Informações NE10

 

“Falta de gestão e retrato do descaso, marcas do HU de Petrolina, atualmente”, diz Maria Elena

elena tribuna 2

Na sessão desta terça-feira, 15, na Câmara de Petrolina, a vereadora Maria Elena Alencar, PSB-PE, usou a tribuna da Casa Plínio Amorim para criticar o descaso do Hospital Universitário, mantido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que deixou um paciente, um jovem de 17 anos, morrer por falta de atendimento. Ela chamou a atenção do reitor Julianeli Tolentino pelo que chamou de falta de gestão em lidar com situações adversas quando se administra um equipamento da grandeza e importância como é o HU.

“Uma atitude infeliz de quem existe para comandar um serviço para salvar vidas. Como fechar uma emergência de um hospital referência para mais de 50 cidades de estados como PE e BA porque um médico especialista teve que se ausentar e aí a solução é deixar a população sem atendimento e pior, morrer porque não tinha quem atendesse”, questionou a socialista.

Conforme a parlamentar, isso não existe e que se fosse numa unidade de saúde privada, um plano B seria posto em prática para substituir o profissional que não pode atender. “Um plano B tem que existir. Não fechar. Já achei falta de ética profissional se ausentar durante o plantão, mas já que tinha que sair que a direção do hospital providenciasse um substituto imediato. Não fechar. Não se pode optar pelo caminho mais fácil e deixar as pessoas sem atendimento e morrendo. É crime”, atacou a vereadora .

Elena ressalta que falta de gestão, que a decisão foi infeliz e o retrato é de descaso, marcas do HU de Petrolina, atualmente. “Exigimos no alto da tribuna da Casa Plínio Amorim, respeito e providências para que mais pessoas não voltem a morrer à míngua e sim vivam com um serviço digno de saúde. Assim que tem que ser, porque os recursos vêm de impostos que pagamos e não podemos aceitar esse tipo de tratamento com os pacientes que chegam nessa unidade de saúde”, cobrou.

Bahiafarma poderá ter filial em Juazeiro

Zó e o reitor da UNIVASF durante reunião

Nesta segunda-feira (14) uma reunião entre o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianeli Tolentino e o deputado estadual Zó (PCdoB) teve como pauta o projeto de trazer com a parceria da universidade e do governo do estado, uma unidade da Bahia Farma para Juazeiro.

A Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos) é um laboratório farmacêutico público e tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do país.  A fundação ainda visa diminuir a dependência de importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o parlamentar, a parceria com a universidade é extremamente importante para a implantação do projeto. “A UNIVASF oferece os cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia. Além de formar profissionais colabora, através de pesquisas, para o desenvolvimento da região”, afirma Zó.

Segundo Julianeli Tolentino, a cada semestre, aproximadamente 50 novos profissionais são colocados no mercado de trabalho e a vinda da Bahiafarma ampliaria este cenário. “É mais um campo de atuação no processo de formação não só de farmácia, mas de outras áreas, sem falar no benefício para a comunidade”, avaliou.

A expectativa é que até o mês de abril uma reunião seja realizada em Salvador para tratar da execução do projeto.

Obras do HDT estão em ritmo acelerado e hospital diz que ainda dá tempo de contribuir com a construção   

Hospital Dom Tómas

A primeira etapa da construção no Hospital Dom Tomás em Petrolina (HDT-PE), segue com mais de 80% de obra concluída onde funcionará enfermaria adulto/pediátrica e cuidados paliativos, bloco cirúrgico, emergência e unidade semi-intensiva. As demais alas de acordo com a direção da unidade de saúde, serão inauguradas gradativamente.

O Diretor Médico do Centro de Oncologia, Gray Portela destaca que a colaboração das pessoas é fundamental para a conclusão da obra no HDT. “Estamos muito felizes em ver o andamento desta obra que a cada dia vemos se tornar mais realidade. Com o hospital, iremos aumentar nosso atendimento, dando ainda mais conforto as pessoas que necessitam de cuidados e atenção durante o tratamento do câncer. Nossa meta é fazer ainda mais para que nossos pacientes tenham ainda mais tratamento qualificado e humanizado”, afirmou o diretor.

Após a conclusão de todas as etapas do HDT, a Unidade de Alta Complexidade vai oferecer serviços de prevenção com exames laboratoriais e tratamentos complexos como quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia de pequeno, médio e grande porte e pediátrica; além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos; serviços de enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia.

A obra do HDT é realizada através do empenho da diretoria e profissionais que fazem a Apami, além de doações da sociedade civil e entes públicos e privados. Para quem desejar realizar doação e contribuir com a construção do HDT, o procedimento pode ser feito através de depósito direto na conta da Apami: Conta Corrente: 1010-3, Agência: 0963-6, Banco do Brasil.

Polícia Civil apresentará andamento da investigação do Caso Beatriz em entrevista coletiva

DR. MARCEONE

Está agendado para quarta-feira (16) uma nova entrevista coletiva sobre o caso Beatriz Angélica Motta, morta a facadas misteriosamente num colégio da rede Salesiana de ensino em Petrolina (PE) no dia 10 de dezembro.

O personagem entrevistado será o delegado da Polícia Civil, Marceone Ferreira, ele conversará com a imprensa, às 09 horas, na sede da 26ª Delegacia Seccional de Petrolina, na Rua Irmã Jerônima, 184, Centro de Petrolina, para prestar novos esclarecimentos do caso Beatriz.

PMDB prepara grande encontro em Petrolina na próxima terça-feira

995365_942244439216302_3100017328274308560_n

Raul Henry e Julio Lossio Filho, respectivamente presidentes Estadual e Municipal do PMDB, estão convidando os filiados e simpatizantes para o grande encontro regional do partido que vai ocorrer na próxima terça-feira (22), a partir das 14h30min, no auditório do SEST/SENAT, em Petrolina-PE.

Na oportunidade, o prefeito de Dormentes-PE, Roniere Reis, o advogado Rafael Cavalcanti, de Afrânio, e o Padre Paulo Sérgio, de Santa Cruz da Venerada, assinarão as suas fichas de filiação aos quadros do PMDB. Os três são pré-candidatos a prefeito de suas cidades.

Secretaria da Saúde reúne Gestores municipais para discutir situação do Hospital Universitário

Sec de Saúde Petrolina

Prevendo os discursos acirrados sobre a atual situação do Hospital Universitário de Petrolina (HU) que atende mais de 52 municípios sertanejos e ainda está com o quadro reduzido de profissionais da área de medicina, nesta segunda-feira (14), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, se reuniu com gestores de saúde dos municípios que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VIII Geres) para discutir questões relativas ao funcionamento do Hospital Universitário de Petrolina (HU).

Participaram da discussão a diretora da VIII Geres, Aline Jerônimo, a representante da Central Interestadual de Regulação de Leitos, Cláudia Galindo, os gestores municipais de saúde de Lagoa Grande, Fabíola Salvador, de Afrânio, Aureliano Gonçalves Filho, de Cabrobó, Emanoela Costa Pinto, de Orocó, Nelson Eduardo Rodrigues, e de Dormentes, Maria do Socorro do Nascimento, além da diretora de regulação de Petrolina, Alice Mara Gonçalves.

“O HU é um hospital de referência para vários municípios e qualquer problema que o afete, acaba impactando na região como um todo. Por isso, nos reunimos nesse momento para discutir as alternativas para essa situação”, frisou a secretária Lucia Giesta.

A secretária de Saúde de Lagoa Grande, Fabíola Salvador, falou sobre a dificuldade gerada com a impossibilidade do hospital de atender os pacientes. “Essa reunião é de fundamental importância para definirmos condutas em relação à falta de atendimento aos pacientes politraumatizados e que estão precisando de cirurgias ortopédicas e neurológicas e não podem realizar esses procedimentos devido à falta de profissionais. Um hospital de urgência deve estar disponível 24h, sem fechamento de portões”.

Ao final da reunião, os gestores construíram um documento que será encaminhado ao Ministério Público Federal, no intuito de buscar soluções para melhorar a assistência prestada pelo Hospital.

Major Enfermeiro reassume vaga na Câmara Municipal a partir de abril

Vereador Major Petrolina

Na manhã desta terça-feira (15), chamou atenção da imprensa do Vale do São Francisco, a presença do vereador licenciado Raimundo Nonato, popular Major Enfermeiro (sem partido) na Câmara de vereadores de Petrolina, mal chegou na Casa, Enfermeiro foi convidado às pressas pelo vereador Alvorlande Cruz (PRTB) para ir tomar um chá no gabinete ainda de Cruz, em uma tentativa de evitar que Nonato explicasse o motivo e a data do seu retorno a Casa, à imprensa. Mas a ação foi frustrada, pois, os comunicadores conseguiram tal intento e entrevistaram Major.

Segundo Enfermeiro, “até o dia 2 de abril voltarei a Casa Plínio Amorim, deixei o PSL e retomarei o meu mandato em um novo partido, mas só vou revelar tudo isso no mês de abril”, disse o vereador licenciado sentado na cadeira do futuro gabinete na Câmara.

Petrolina adere a paralisação geral da educação e professores realizam manifesto nas ruas nessa terça (15)

Greve- Geral Educação (13-3-16)

Mobilizados para pedir aplicação de direitos da classe, os servidores em educação de Petrolina (PE) aderem à greve nacional da Educação iniciada nesta terça (15) e segue até o dia 17 de março. A categoria pede o cumprimento da lei do Piso, repudia a terceirização da Educação, contra a entrega das escolas às organizações sociais é contra o parcelamento do salário, a militarização das escolas públicas e a reorganização das escolas.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) apoiam a manifestação em favor da classe.

No primeiro dia de paralisação ainda está sendo feito o levantamento da adesão no município, mas a expectativa do diretor regional do Sintepe é que atinja 100% das escolas estaduais até amanhã (16), segundo dia de paralisação, quando haverá uma manifestação às 9h30 na Praça do Bambuzinho para apresentação da pauta regional: Campanha Salarial.

Sest Senat promove curso Artesão do Couro gratuitamente

sest senat escola do couro

Aulas práticas e teóricas gratuitas para pessoas de baixa renda, que vão ensinar a produzir e confeccionar artefatos em couro, além de técnicas de apresentação, comercialização dos produtos e gerenciamento dos negócios. Começa em Petrolina no próximo dia 11 de abril, o curso Artesão do Couro, que será realizado pelo Sest Senat em parceria com a prefeitura de Petrolina e o Senar – PE.

As aulas serão ministradas na Escola Municipal do Couro (Rua das Pedrinhas, Vila Eduardo), com a participação de duas turmas de 15 alunos e uma carga horária distribuída em 160 horas. As inscrições são destinadas aos 30 alunos selecionados entre as sete turmas que fizeram a primeira parte do programa, realizada no ano passado.

Durante 40 dias, os alunos do curso Artesão do Couro vão receber orientações técnicas e conhecer tendências, modelos e formas de produção feita em indústrias e oficinas de artefatos. Serão aplicados sete módulos, onde vão ser trabalhados conceitos de competência interpessoal, história do couro na humanidade, máquinas, ferramentas, processo de produção de bolsas, calçados e acessórios, aplicação de adornos, empreendedorismo e desenvolvimento empresarial.

De acordo como supervisor do Conselho Regional Nordeste III do Sest Senat, Wagner Maciel, que esteve visitando a Escola Municipal do Couro, na companhia do diretor da Unidade de Petrolina, Marcílio Cavalcanti e da coordenadora de Promoção Social do Sest Senat Eva Sá, a iniciativa tem um futuro promissor.

“Começamos com a parceria da Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Petrolina e agora recebemos a participação imprescindível do Senar – PE. Já temos a matéria prima de ótima qualidade e com a capacitação adequada, transformaremos Petrolina em um polo regional de produção de artefatos em couro”, concluiu Wagner Maciel

UPE divulga terceiro remanejamento, com 276 candidatos

 upe

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou nesta terça-fera a lista do terceiro remanejamento do Processo de Ingresso 2016 para a 1ª e 2ª entradas. Ao todo 276 candidatos foram remanejados e agora devem realizar suas matrículas no dia 18 de março, próxima sexta-feira.

Os candidatos que não efetivarem suas matrículas nesta data, serão eliminados automaticamente. O quarto remanejamento será divulgado no dia 28 de março deste ano.

As matrículas dos cursos oferecidos no Recife e em Camaragibe devem ser feitas, das 8h às 13h, na Reitoria da UPE, Avenida. Agamenon Magalhães, Santo Amaro. Já os candidatos classificados nos cursos oferecidos no interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

O candidato deve apresentar, no ato da matrícula, duas fotos 3×4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos: cédula de identidade; CPF; certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6o ao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal; certidão de nascimento ou de casamento; título de eleitor e comprovante de votação; e, para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 anos.

Vereadores rejeitam moção de repúdio a reitor da Univasf e sugerem nova audiência sobre HU  

CAMARA-PETROLINA

Acaba de ser rejeitada na sessão da Câmara Municipal, desta terça-feira, a moção de repúdio ao reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, proposto pelo vereador Ronaldo Souza (sem partido). O parlamentar acusa negligência do Hospital Universitário (HU) no último sábado (12) no episódio que resultou na morte de um jovem de 17 anos na porta da unidade federal de saúde em Petrolina (PE).

Na justificava os parlamentares reprovaram o requerimento de Cancão alegando que a moção deve ser direcionada a gestão do HU e não a reitoria da Univasf, além disso uma moção não irá evitar perda de vidas no hospital. Em consenso, os vereadores sugeriram uma nova audiência pública com a presença de representes da Univasf como da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que administra o Hospital Universitário.

Questionado sobre a retirada da votação do requerimento sobre a moção de repúdio, o vereador Ronaldo Souza ressaltou que, “respeita o sentimento de cada vereador, eu tenho meu sentimento, imagine aí se tivesse lá um parente meu e fosse a óbito na porta do HU com o cadeado algo inédito em Petrolina! Como é que você fecha um hospital que tem uma pactuação de 52 municípios com receita de R$ 4,5 milhões que atende mais de um milhão de pessoas? O hospital é universitário a responsabilidade é do reitor da Univasf.” Conclui o parlamentar.

Procon da Facape amplia horário de atendimento aos consumidores

procon facape

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado neste 15 de março, uma boa notícia para os consumidores de Petrolina e região: O Procon/Facape ampliou o horário de atendimento e agora também passa a funcionar às sextas-feiras. Antes, o atendimento ao público externo era de segunda a quinta.

Segundo a coordenação do Procon, a ampliação foi possível devido à contratação de novos estagiários de Direito. O horário de funcionamento é das 8h às 11h, mas a distribuição de fichas acontece mais cedo, a partir das 7h, na portaria da Facape.

O Procon é um projeto de extensão do Colegiado de Direito da Facape, em parceria com o Governo de Pernambuco, que tem como objetivo solucionar conflitos nas relações de consumo, bem como orientar, educar, proteger e defender o cidadão. O atendimento é realizado por estudantes voluntários, sob a orientação de um professor/coordenador. Atualmente, a maioria das reclamações é contra empresas, lojas e prestadoras de serviços, como energia e telefonia.

Com informações de Ascom