IF Sertão-PE inscreve para pré-incubação e incubação de projetos de base tecnológica/social 

 

if sertao logo

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para o processo seletivo de pré-incubação e incubação de novos empreendimentos de base tecnológica e/ou social do IF Sertão-PE. Os interessados deverão comparecer à sede do NIT, localizada no campus Petrolina, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para a entrega da documentação necessária e a comprovação do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50.

As propostas podem ser submetidas por estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e pesquisadores inativos de instituições de ensino e pesquisa, servidores públicos em geral e, ainda, empreendedores da iniciativa privada, nos termos da legislação vigente. O objetivo é incentivar o surgimento de novas empresas e contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo no sertão pernambucano.

Serão selecionados até seis projetos nas áreas envolvidas, sendo destinadas quatro vagas para o programa de pré-incubação e duas para o programa de incubação. Os empreendimentos escolhidos ficarão incubados no bloco da Incubadora do Seminário (ISA) do campus Petrolina por um período de seis a 24 meses e terão acesso ao espaço físico para funcionamento da empresa, além de apoio técnico nas áreas de atuação acadêmica do Instituto.

Prazo de inscrição para o processo seletivo da UPAE e HDM de Petrolina é prorrogado

Hospital Dom Malan  1

O prazo de inscrição para o processo seletivo da Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e Hospital Dom Malan (HDM) foi prorrogado. Os interessados agora terão até o dia 19 (sábado) para efetivarem sua inscrição através do cadastro de currículo, que deverá ser feito no site do IMIP (imip.org.br), na guia “Contato”.

Vale ressaltar que após o cadastro do currículo ou atualização de dados, o candidato deverá entrar novamente no cadastro e clicar em “clique aqui para verificar processo seletivo”. Esse procedimento é feito apenas pelo endereço eletrônico.

A convocação para a etapa seguinte será realizada, EXCLUSIVAMENTE, por e-mail nos dias 23 e 24 (sinalizando o dia, local de prova e quais documentos necessários). O processo seletivo acontecerá de 28 a 30 deste mês.

É de suma importância que o candidato esteja com seus dados atualizados, principalmente o e-mail, pois o contato não será feito por telefone. Os concorrentes de nível técnico e superior precisam estar com a carteira do conselho atualizada e válida, de preferência no conselho de Pernambuco.

As vagas são para os níveis superior (Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta – preferência com experiência em UTI, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional); médio e técnico (Almoxarife, Assistente Administrativo, Auxiliar Farmácia, Auxiliar de Nutrição, Auxiliar de Recepção e Portaria, Auxiliar de Saúde Bucal, Faturista, Flebotomista, Tec. Suporte Sistema Júnior, Tec. de Radiologia e Tec. de Enfermagem); e elementar (Auxiliar de Serviços Gerais, Copeiro, Cozinheiro, Costureiro, Eletricista, Encanador e Marceneiro).

Cremepe vai abrir sindicância para apurar omissões do Hospital Universitário

Sílvio Luiz - Cremepe

O absurdo do fechamento dos portões aos pacientes na madrugada do último domingo (13), por falta de médico ortopedista, no centro cirúrgico do Hospital Universitáriao (HU), culminou com a vinda à Petrolina-PE, do presidente do Conselho Regional de Medicina (CREMPE), Sílvio Luiz, que concedeu uma entrevista coletiva logo após a vistoria na unidade.

O presidente destacou a importância do nosocômio para a região por ser o único de referência de traumas que atende cerca de 53 municípios, no total são mais de 2 milhões de pessoas atendidas, reconhecendo, portanto, ser um local que tem um quantitativo de leitos inferior a necessidade que deveria ter na região.

Ele afirmou ter vindo sempre a Petrolina averiguar a situação do HU, já tendo encontrado de tudo desde a falta de insumos, de medicamentos, de motorização, material cirúrgico,  mas uma coisa que segundo Sílvio vem persistindo é a falta de Recursos Humanos.“Principalmente quando se trata de anestesistas, que hoje é o grande problema da unidade, principalmente nos finais de semana tanto na sexta e sábado no horário noturno, onde teve a ocorrência, como domingo e segunda no plantão diurno está funcionando sem nenhum anestesista de plantão”, assegurou Sílvio Luiz, acrescentando que o ideal seria no mínimo dois anestesistas por plantão.

Outra deficiência apontada foi o número reduzido também de clínicos de plantão no total de dois, sendo necessário no mínimo de 3 a 4 clínicos “porque tem que dar suporta a toda sala vermelha e toda sala amarela”, alertou.

Sílvio informou ainda que 95% das pessoas internadas esperando por cirurgia são pacientes de ortopedia e considerou insuficiente o número de ortopedistas e anestesistas cedidos através do convênio que foi confirmado através das prefeituras de Petrolina e Juazeiro, portanto, salientou que o hospital precisa também da colaboração de todos os municípios. “Todos têm que dar o suporte com os leitos de retaguarda, que são os hospitais de pequeno porte, que têm aqueles pacientes que estão estáveis no hospital de traumas,  universitário, eles encaminham para essa cidade para que fiquem por lá, pois passaram da situação crítica dando vaga aos pacientes que vão chegando com mais gravidade”, sugeriu.

Sobre o caso específico dos portões fechados no último domingo, ele disse que a medida foi errada e que vai servir para abertura de uma sindicância. “A partir da abertura de uma sindicância aí ela segue em sigilo, como presidente eu não posso manifestar minha opinião apesar de já ter tido uma avaliação de toda a situação, essa fiscalização nós vamos colocar junto com a denúncia, vai ser escolhido um conselheiro sindicante que vai apurar todos os fatos, vai chamar todas as pessoas envolvidas na situação e aí uma câmara de sindicância é quem vai decidir se vai abrir um processo ou não”, afirmou Sílvio Luiz.

fenagri será lançada em Abril

fenagri

Será lançada no próximo dia 7 de abril, em Petrolina – PE,a 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, promovida pela prefeitura de Petrolina, Câmara de Fruticultura e Sindicato da Agricultura Familiar. Considerado o maior evento do segmento em toda a América Latina, a Fenagri  2016 vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE, de 25 a 28 de maio próximo.

Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia e coordenador do evento, Newton Matsumoto durante o lançamento será apresentado o projeto da Fenagri 2016, que se divide em uma feira para exposição de produtos e serviços, encontro de negócios, vila da Agricultura Familiar e os minicursos que serão coordenados pelo IF Sertão, além do seminário Agroindústrias no Vale – Bases Legais e Tecnologias para Expansão de Mercado, organizado pela Embrapa.

Com foco na transferência de tecnologias e divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale do São Francisco, a Fenagri. ganha corpo a cada edição com a participação de investidores de várias regiões brasileiras.

Para festejar as safras, destacar as culturas e impulsionar a agricultura, a cada ano participam da feira cerca de 40 mil pessoas, entre produtores, empresários, técnicos, pesquisadores, instituições financeiras, de fomento e de pesquisas, transportadores, fabricantes e revendedores de máquinas, equipamentos, embalagens e insumos.

“A Fenagri é certamente a maior vitrine deste agronegócio que  produz mais de um milhão de toneladas de frutas, gera 250 mil empregos diretos e mais de 900 mil indiretos e movimenta em torno de US$ 500 milhões”, concluiu Newton Matsumoto.

Árvore cortada em praça Dom Malan revolta leitor

arvore catedral

Revoltado por ver que uma das árvores da Praça Dom Malan, localizada no cartão postal mais famoso de Petrolina, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, foi arrancada, o leitor do nosso blog encaminhou a foto acima bastante chateado.

“Esta árvore foi destruída para a vaidade da humanidade. Hoje nós estamos sendo obrigado a plantar mais árvores e é mandado arrancar as árvores da praça. Isto é  uma vergonha” afirmou o leitor.

A produção do blog encaminhou nota solicitando resposta da motivação da retirada da planta, mas até agora ainda não obteve resposta.

Projeto da regularização fundiária será votado nesta quinta-feira na Câmara Municipal de Petrolina

Câmara-Municipal-de-Petrolina

Depois de muita polêmica o Projeto de Lei que dispõe sobre a concessão de autorização para o poder público municipal formalizar acordo nos autos do Processo nº 0005090-63.2011.8.17.1130 (0304619-1), originária da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Petrolina, atualmente em fase de recurso (Apelação Cível), e em trâmite no Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, enfim será votado na sessão desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Petrolina.

O referido processo consiste, originariamente, na desapropriação de parte das áreas do “Loteamento Vila Mandacaru”, englobando as localidades/áreas denominadas “São Jorge”, “São Joaquim” e “Lagoa Seca”, ao norte do Município, compreendendo uma área total de 615.000 m2 (gleba), com área loteada de 377.044,87 m2 (lotes), corresponde a 1.529 lotes (mil quinhentos e vinte e nove) lotes, nos termos do Decreto Municipal nº 099/2010, publicado no Diário Oficial do Município no dia 27/08/2010, que tornou o referido bem imóvel de utilidade pública.

Oficina ‘Prepare-se para crescer’ acontecerá neste sábado na Facape

oficina_prepare-se_para_crescer

Uma boa oportunidade para empreendedores, microempresários, estudantes e pessoas que sonham com o próprio negócio: A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizará, neste sábado (19), a oficina ‘Prepare-se para crescer’. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas.

A oficina é realizada em parceria com o Sebrae, Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco), Invasf (Incubadora de Empresas do Vale do São Francisco), AGE (Agência Municipal do Empreendedor) e Núcleo Empreendedor da Facape. Na oportunidade, os participantes também receberão orientações sobre financiamentos para novos negócios.

O evento será realizado no auditório da biblioteca da Facape, às 14h. Os interessados devem se inscrever no site: www.qualificanegocios.com.br

Seduc de Petrolina rebate acusação de ter barrado estudantes de entrar em escola por usar sandálias

A Secretaria da Educação de Petrolina (SEDUC/PE), emitiu uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (16), sobre o fato de alunos terem sido barrados em uma escola do município por estarem usando sandálias  ao invés de tênis.

Confira a íntegra da nota:

A SEDUC é responsável pela política educacional no nosso município e a conduz observando os ditames da Lei e o respeito à dignidade das pessoas, em particular, dos seus alunos. A ordem e a disciplina, tão defendidas por todos, exigem compreensão e sacrifício, especialmente na formação de nossos futuros cidadãos.

Uso dos Sapatos fechado ou sapatilha para os estudantes das escolas municipais

Ficou acordado pela SEDUC, desde 2º semestre de 2015, que em todas as escolas municipais e CMEIS os estudantes devem utilizar o fardamento que é entregue gratuitamente pelo município, aliado ao uso do tênis, sapato fechado ou sapatilha. O acordo foi realizado em meados de setembro, para que todos pudessem instituir a nova regra disciplinar nos seus regimentos escolares já em 2016.

Historicamente o tênis faz parte do uniforme obrigatório, nas escolas brasileiras, justamente por ser a opção de calçado mais confortável e prático para a maioria dos estudantes. No caso do município, são permitidas também sapatilhas e outros calçados fechados, portanto o estudante pode sim aproveitar o calçado que já possui.

 Razões para uso de sapato 

 1º Proteção – proteger os pés de objetos cortantes, entre outros. O uso dos sapatos oferece ainda mais mobilidade para criança nos momentos de brincadeiras;

2º Higiene- Manter os pés limpos e livre de infecções;

 3º Organização- formar nos nossos estudantes o senso de disciplina e organização. Na nossa sociedade muitos jovens e adultos tem dificuldade de se adequar profissionalmente, inclusive usar uniformes e sapatos, uma vez que na sua formação não foram submetidos a tais regras;

 4º Saúde – Evita doenças ao pisar em substâncias contaminadas;

 5º Educação Física   – permite a prática de atividades e as próprias aulas de educação física em melhores condições;

 6º desenvolvimento Corporal, ajuda no crescimento e desenvolvimento dos pés.

 Custos 

Atualmente, e com a chegada de lojas de produtos importados, é possível adquirir tênis, sapato fechado ou sapatilha por um valor simbólico. Em muitos casos a sandália aberta torna-se até mais cara, como afirmou uma mãe no Programa radiofônico local, que comprou sandália por 70.00 reais. Uma das condicionantes para a família carente receber “bolsa família” é manter o dependente na escola. Tais recursos podem inclusive ajudar na aquisição do tênis em substituição a qualquer outro calçado.

Procedimentos de Gestão  

Os gestores escolares estão trabalhando na divulgação da regra desde o 2º semestre de 2015 e já a partir de 2016 passaram a inserir em seus regimentos. Em todas as escolas foram realizadas reuniões de pais e mestres para alinhar tal exigência. Após o prazo dado aos mesmos, os gestores começaram a fazer cumprir o acordo. Importante registrar que num universo de mais de 52.000 estudantes, são pontuais os casos de discordância e, ainda que as comunidades escolares têm se mobilizado para conseguir doar tênis aos que no momento não podem fazer a aquisição, ação que pode ser desenvolvida por todos nós, cidadãos, que tenham condições de ajudar ao próximo.

O uniforme ajuda na assimilação de normas e regras, contribuindo com o aprendizado da organização e da disciplina, indispensáveis para o desenvolvimento da criança.

Confere responsabilidade O uso diário do uniforme cria um distanciamento entre o momento de estudo e os momentos de lazer. “Isso, de certa forma, influencia no comportamento e na responsabilidade”, diz Débora Vaz, diretora pedagógica da Escola Castanheiras.

15 de março de 2016

PMP- SEDUC

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina responde denúncia sobre a feira do Ouro Preto

 

Feira do Ouro Preto 5

Em resposta a matéria publicada neste Blog sobre a reclamação de feirantes que alegam pouca estrutura nas dependências da feira do bairro Ouro Preto, a prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, emitiu a  seguinte resposta:

“Estamos fazendo contato com a Secretaria de Infraestrutura para efetuarmos algumas ações na referida feira, dando prioridade a melhoria do piso. Quanto a limpeza ela é feita semanalmente antes de depois do expediente em todas as feiras”, afirma a nota.

Feirantes reclamam da falta de estrutura na feira do Bairro Ouro Preto em Petrolina

Feira do Ouro Preto 1

Preocupados com a saúde dos clientes, os feirantes que trabalham na feira do Bairro Ouro Preto, em Petrolina (PE), resolveram registrar em imagens o atual cenário do local. De acordo com eles há tempos a feira daquela comunidade não passa por reformas estruturais da prefeitura.

Feira Ouro Preto 2

Para os feirantes o registro depõe contra a saúde pública e deve ser resolvido urgentemente pelo Executivo Municipal.Feira do Ouro Preto 5

A reportagem do Blog,  já repassou a situação para a assessoria de imprensa da prefeitura e aguarda uma resposta do setor, esperamos que a resposta seja positiva para feirantes e sociedade com data e início da obra de recuperação daquele entreposto comercial.

Motoristas reclamam de estacionamento duplo de carros na Rua Valério Pereira em Petrolina

Caos Valerio Pereira 1

O estacionamento nas duas laterais e mão dupla na mesma via na Rua Valério Pereira, no Centro de Petrolina (PE), está desafiando motoristas que trafegam cotidianamente no local, por meio de imagens enviadas a redação do Blog pelo WhatsApp, é possível perceber que não está fácil para ninguém passar pelo local. Eles pedem providências urgentes da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA).Caos Valerio Pereira 3

Professores do Estado realizam manifesto nas Ruas de Petrolina nesta quarta-feira

Professores mobilizados 1

Na manhã desta quarta-feira (16), os professores da rede estadual de ensino do Estado de Pernambuco que aderiram à greve nacional da categoria deflagrada nesta terça-feira (15), estão concentrados na Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina (PE).

A pauta da greve pede o cumprimento da lei do Piso, contra a terceirização, contra a entrega das escolas às organizações sociais, contra o parcelamento do salário, contra a militarização das escolas públicas e a reorganização das escolas.

Professores em greve 2

A professora Maria de Socorro Braga, ressaltou que o movimento paredista é para pressionar o Governador Paulo Câmara para sancionar direitos da categoria. “ Estamos aqui na praça para mostrar à sociedade a nossa insatisfação com o governo do Estado, que se arrasta com nossas questões salariais, o piso salarial não foi estendido a toda categoria, estamos com o percentual de 12%, e ele (o governador)  não se pronunciou ainda, já entregamos a pauta de reivindicação e até o momento ele não respondeu a um oficio enviando no dia 5 de janeiro, onde reivindicamos o novo piso, o retroativo e a extensão para todos os trabalhadores da educação”, pontuou a professora.

A Greve Nacional dos professores é uma ação coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e luta pelo cumprimento da Lei do Piso e se coloca contra a militarização nas escolas, contra a entrega das escolas às organizações sociais (OSCs), contra o parcelamento de salários.

Projeto oferece aulas de capoeira para crianças e adolescentes em Petrolina

Capoeira no Vale

O projeto de extensão Capoerê, do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), iniciou suas atividades para a comunidade. As aulas do projeto acontecem às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, na Sala 3 do Complexo Esportivo, Campus Petrolina Centro. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas.

São oferecidas 50 vagas para crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 14 anos, mas também é aberto à participação de adultos interessados na formação e capacitação pedagógica do conteúdo capoeira. Os interessados deverão enviar uma mensagem ao coordenador do Capoerê, professor Bruno de Lacerda Abrahão, pelo e-mail: [email protected], expressando o desejo de participar do projeto.

O Capoerê está funcionando em caráter experimental e será interrompido durante o recesso acadêmico, no mês de abril. O professor Bruno ressalta a importância da frequência nas atividades do projeto para a formação da turma que terá início a partir de maio, já em caráter definitivo.

Segundo o professor, o projeto contribui tanto para a formação e capacitação pedagógica para quem tem interesse no ensino da capoeira, quanto para a aprendizagem e difusão da capoeira entre crianças e jovens. “Possibilita o usufruto e a aprendizagem deste conteúdo como uma vivência de lazer com benefícios de diversas naturezas: física, cognitiva, afetiva, social, motora, psicológica, entre outros”, aponta.

Segurança nas barragens é tema de audiência pública no Senado

FBC Barragens_Audiência

Na tarde desta terça-feira (15), durante audiência pública na Comissão Temporária da Política Nacional de Segurança de Barragens (CTPNSB), no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) defendeu o aperfeiçoamento do marco legal do setor e a instituição, no Brasil, da chamada “cultura de Boas Práticas” para o segmento, a exemplo do que fazem países como o Canadá.

Na avaliação do senador, a legislação atual – principalmente, a Lei 12.334/2010, que instituiu a referida Política,”deixou muito frouxa” a previsão de penalidades e punições pelo descumprimento de medidas voltadas à mitigação de riscos, o que pode resultar em incidentes ou desastres envolvendo este tipo de empreendimento, como aconteceu no episódio de rompimento da Barragem do Fundão, na região de Mariana (MG).

Também participaram da audiência pública na CTPNSB, o relator da comissão, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES); e os representantes da Associação Canadense de Barragens Canadian Dam Association, Andy Small; do Comitê Brasileiro de Barragens, Carlos Henrique Medeiros; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG), José do Carmo Dias; e do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens, Dimilson Pinto Coelho.

Para Andy Small, “o Brasil pode contar com assessoria técnica adicional” neste segmento, a exemplo do que oferece aCanadian Dam Association. Formada por profissionais que trabalham voluntariamente, a entidade canadense não tem fins lucrativos e atua em ações como monitoramento de barragens, controle de vazão e riscos de inundação.

Ao também defender que o Brasil adote melhores práticas, critérios e tecnologias de controle de qualidade no segmento, Dimilson Coelho afirmou que o país deve unificar e manter atualizada a base de dados relativas ao setor. “Para, inclusive, facilitar a tomada rápida de decisões, em caso de riscos”, afirmou.

Deputado Adalberto Cavalcanti decide continuar no PTB

Adalberto-Cavalcanti-deputado-federal-450x300 (1)

Após uma série de idas e vindas finalmente o deputado federal Adalberto Cavalcanti decidiu em que partido vai ficar para disputar a eleição para prefeito de Petrolina.

O parlamentar tinha trocado o PTB pelo PMB, mas não fechou as portas com Armando Monteiro (ministro). Recentemente, devido a uma saída generalizada dos deputados do PMB, Adalberto teria acertado com o também deputado federal Silvio Costa, seu ingresso no PTdoB, mas agora decidiu permanecer filiado ao PTB. Ele vai continuar como presidente do diretório trabalhista em Petrolina, onde disputará as eleições para prefeito.