Moção de repúdio ao reitor da Univasf é discutido na Câmara de vereadores de Petrolina

Ronaldo Cancão 1

O vereador Ronaldo Cancão (sem partido) é autor de um requerimento verbal para feitura de uma moção de repúdio ao reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino. Segundo o parlamentar, “ um jovem de 17 anos morreu porque o portão do Hospital Universitário estava fechado com um cadeado e a vida do cidadão, é porque é pobre?”, questionou o vereador.

Nesse momento os parlamentares discutem a aprovação do requerimento de Cancão contra a gestão Julianeli.

Vereador Pérsio Antunes requer audiência pública para discutir situação caótica do HU

GEDSC DIGITAL CAMERA

Vereador Pérsio Antunes / Foto: Waldiney Passos

A situação do Hospital Universitário (antigo Traumas), que a cada dia que passa expõe mais suas deficiências, vai ser discutida mais uma vez pela Câmara Municipal de Petrolina, pelo menos essa foi a proposta apresentada através de requerimento verbal pelo vereador Pérsio Antunes (PV).

A sugestão do edil é que primeiro seja realizada uma audiência pública e caso a Univasf, gestora do hospital, não solucione os problemas apresentados, a unidade seja então revertida para gestão do município conforme estabelece o Art 15 da Lei 1.530.

Para o vereador Ailton Guimarães (PMDB), é inadmissível que a gestão venha causar esses transtornos a população. “Até mesmo por que nós aprovamos a lei e acreditamos que o hospital venha prestar um bom serviço a nossa cidade”, afirmou.

Já o líder da bancada da situação Edinaldo lima (PMDB), disse que a discussão do problema é mais abrangente, que a sugestão simplista apenas de reversão da gestão ao município não seria suficiente, pois se trata de um hospital que atende toda a região.

Ronaldo Souza (PSL) apresentou uma Moção de Repúdio ao reitor da Univasf Julianelli Tollentino a quem disse não ter competência de gerir o hospital.

O vereador Adalberto Bruno Filho, Betão (PSL), lembrou ter apresentado no passado a sugestão de reversão do hospital e que não teve apoio dos colegas, portanto, prefere optar pela coerência e ouvir o outro lado, a reitoria da Univasf, para poder se posicionar melhor sobre o fato.

“O problema não é a gestão e sim a falta de médicos”, disse a vereadora Cristina Costa (PT) ao defender a permanência na região dos médicos formados na Univasf. Ele exemplificou citando o caso de um jovem que sofreu um acidente na estrada do N4 e que estaria sem atendimento adequado em um hospital particular da cidade justamente devido a falta de médicos.

Para a vereadora Maria Elena (PSB) a diretoria do hospital pecou ao optar pela forma mais fácil, porém errada, de fechar as portas ao invés de procurar substituir o cirurgião que alagou problemas familiares para se ausentar do plantão .

Documento comprova que HU não tinha anestesista e cirurgião no último sábado

documento hu

Um relato de um documento da Chefe da Unidade de Urgência e Emergência do plantão do último sábado (12), no Hospital Universitário, em Petrolina, sertão de Pernambuco, mostra que não havia médicos anestesista e cirurgião na unidade. Segundo o documento, os responsáveis pela unidade foram acionados e avisados sobre a situação da unidade hospitalar, porém, a recomendação dada foi de fechar o plantão do HU.

De acordo o relatório, não havia anestesista, não explicando a motivação da ausência do profissional e também não se encontrava na unidade o médico-cirurgião, que precisou se ausentar por problemas de saúde na família. Ainda segundo o escrito, o diretor-médico da instituição Luiz Otávio e Ricardo Lima, responsável pelo HU, SAMU e Central de regulação foram informados sobre o ocorrido.

Leia na íntegra o que diz o ofício escrito pela Chefe da Unidade de Urgência e Emergência para a Central de Regulação e SAMU:

“Informo ao que no plantão de hoje não há médico anestesista no bloco cirúrgico e o cirurgião plantonista da emergência precisou se ausentar do plantão devido a um problema de saúde familiar, comuniquei através de contato telefônico ao diretor médico desta instituição Dr. Luiz Otávio o mesmo fechou o plantão da cirurgia na emergência e orientou que não fosse permitida a entrada de pacientes traumatizados trazidos pelo SAMU, já que não há profissionais qualificados neste plantão para atender esta demanda, comuniquei também através de contato telefônico as orientações ao Prof. Ricardo Lima responsável pela instituição, que respaldou as orientações de Dr. Luiz Otávio. Informo ainda que a central de regulação e o SAMU já foram avisados no início do plantão através de contato telefônico.”

Relembre o caso: 

Na madrugada deste domingo (13), de acordo com o ex-vereador Ronaldo Silva (PSDB) algumas pessoas vítimas de acidentes, se depararam com o portão do Hospital Universitário fechado com cadeado. Diante da cena, ele afirma que o telefonaram por volta de 1h30 da manhã. Ao chegar no local, constatou o fato e foi falar com a equipe de plantão. Segundo Ronaldo, foi entregue a ele um documento informando que não havia anestesista e que o cirurgião tinha ido resolver um problema familiar.

Entre os pacientes graves havia um jovem de 17 anos, morador de Juazeiro, Norte da Bahia, que foi atingido por dois tiros na face e foi levado para o Hospital Universitário pelo Samu. Ainda segundo o ex-vereador, diante da situação a Polícia Militar foi chamada e o paciente pôde entrar na unidade. Outro fato que teria ocorrido, teria sido a agressão médica socorrista do Samu,  Juliana Aguiar, que acompanhava o caso do paciente.  Ela teria sido agredida  pelo segurança do hospital. Ronaldo Silva afirma que ao ver a cena ele teve que intervir.

O rapaz, ainda de acordo com o ex-vereador, veio a óbito no HU.

Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina passam por curso de capacitação

agentes petrolina

Começou na tarde desta segunda-feira, 14, no auditório da Facape, e segue até a próxima sexta-feira, 18, o curso de capacitação dos Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina. O encontro reuniu dezenas de servidores da categoria e conta com a parceria do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrolina (Sindsemp).

Na grade curricular do curso, os agentes terão aula de defesa pessoal, abordagem, conhecimentos jurídicos, direitos trabalhistas e humanos e habilidades físicas. A capacitação é divida por etapas. A primeira, nesta segunda-feira, teve a condução do Soldado Ribeiro com instruções gerais da categoria e do exercício da função.

A partir desta terça-feira, 15, os participantes serão divididos em grupos de 30 participantes para a capacitação a ser realizada até o dia 18, sexta-feira, no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Após a última turma realizar a atividade orientada pelo Batalhão, todos os membros receberão um certificado de participação na sede da corporação, no Parque Josepha Coelho.

Milton Amorim, vice- presidente da Associação que representa a classe (ASPP), destacou como positiva a realização do curso. “Estou muito feliz com o grande número de colegas que estão prestigiando o curso. É um avanço para todos. Creio que a parceria com o Sindsemp vai render frutos e trazer sempre vai trazer mais conhecimento para categoria”.

Joãozinho Maravilha festeja gravação do 1º DVD do programa Domingo na Roça

GEDSC DIGITAL CAMERA

Joãozinho Maravilha / Foto: Waldiney Passos

“Felicidade”, este é o adjetivo corretor para traduzir tamanha alegria do cantor e compositor João Batista dos Santos ou simplesmente Joãozinho Maravilha ao falar sobre a realização de mais um sonho, a gravação do DVD do seu programa Domingo na Roça, transmitido pela a rádio A Voz do São Francisco (Emissora Rural) e que valoriza os talentos da terra.

“Só estou muito feliz com esse projeto que está dando certo, é o que eu gosto de fazer, então agradeço muito a Deus, o apoio que tenho da prefeitura, da Emissora Rural e alguns amigos nossos que estão engajados nas minhas batalhas”, salientou.

Joãozinho Maravilha 01

O programa é itinerante e percorre os principais rincões de Petrolina e região levando o melhor da nossa música com a apresentação apoteótica de Joãozinho Maravilha.

Muitas atrações estão programadas para essa grande festa no próximo domingo (20), a partir das 13h, na chácara de Zé Paulo, no Distrito de Izacolândia, interior de Petrolina-PE.

“Nós temos muitas atrações, o Gonzaga Neto, o Antônio Pajeú, Dilson Nascimento, Neguinho de Exu, teremos a participação do vereador Ailton Guimarães que vai cantar duas músicas, a banda Amor Sem Limites, Neres do Forró, Rosana Santos, é uma caravana com mais de 40 artistas”, enfatizou.

“Essa foi a justificativa da procuradoria” afirma Julio Lossio sobre veto a autonomia da AMMPLA

Julio Lossio

Não muito satisfeito com a aprovação e promulgação da lei que transforma a EPTTC em autarquia municipal o prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB), disse, em entrevista exclusiva a este Blog, ter sido ideia dele a mudança, mas que discorda da autonomia dada ao órgão para eleger o presidente, não por uma questão pessoal e sim jurídica acompanhando parecer da procuradoria o qual orienta que a escolha de um diretor de autarquia, de um presidente de autarquia ou de quem quer que seja, deve passar pelo crivo do prefeito, do governador, do presidente da república ou deve ser votado, mas não votado internamente, deve ser votado pela comunidade.

“Então não existe forma de se ascender ao poder sem ser ou por indicação direta do chefe do poder, que foi delegado ao povo, ou através de um eleição aberta da comunidade, portanto, essa foi a justificativa da procuradoria e eu acatei”, afirmou.

 

Após anos de espera Escola Julia Elisa é reformada em Petrolina

Escola Julia Elisa 1

Ao completar 17 anos, a Escola Municipal Julia Elisa, no Alto do Cocar passou por reformas estruturais. Segundo o executivo municipal a reinauguração da unidade de ensino acontecerá, na terça-feira (15), às 18h.

O Secretário da Educação, Heitor Bezerra, as obras de reforma e ampliação das unidades escolares com a aquisição de novos espaços refletem em toda comunidade.Escola Julia Elisa 2

“É um sentimento de satisfação e de alegria, não só da comunidade escolar, alunos, professores e funcionários, mas de todos. Um compromisso que a gestão Julio Lossio assumiu e vem cumprindo, priorizando a qualidade de ensino/aprendizagem, com as condições necessárias para que a educação continue avançando, dentro do lema Petrolina Cidade que Educa,” enfatizou o secretário.

Projeto quer proibir que Gestantes presas sejam algemadas em Pernambuco

Mulher algemada

Foi aprovado hoje (14), em Primeira Discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o Projeto de Lei nº 464/2015, que pretende evitar a aplicação de métodos de contenção que representem risco à integridade da gestante e do bebê durante toda a gravidez, parto, cirurgias e internações posteriores.

O documento apresentado pelo deputado Zé Maurício (PP), ainda desautoriza o emprego de calcetas – correntes presas aos tornozelos – para essas situações.

Na justificativa anexada à proposição, o autor relata denúncias da Pastoral Carcerária de São Paulo de que pelo menos seis reeducandas deram à luz com mãos ou pernas atadas naquele Estado em 2012. Para o progressista, os casos representam “verdadeira afronta à dignidade” das mulheres sob a custódia do sistema prisional.

A mudança, acrescenta o parlamentar, também é compatível com resolução das Nações Unidas sobre o tratamento a mulheres presas, que desaconselha o uso de instrumentos de coerção contra detentas em trabalho de parto. Aprovada por unanimidade, a matéria será submetida à Segunda Discussão no Plenário da Alepe e aguardará sanção do Governo do Estado para entrar em vigor.

Guilherme Coelho decreta luto de três dias em Petrolina por falecimento de empresário 

robert carA prefeitura de Petrolina (PE) decretou nesta segunda-feira que está em luto oficial durante três (3) dias, em respeito ao falecimento de Paulo Roberto Moura da Silva, ocorrido na última sexta-feira (11). Segundo o Executivo Municipal, Paulo foi um empresário com notória participação no desenvolvimento econômico da cidade e responsável pela criação de um número expressivo de postos de trabalho em Petrolina.

O Decreto, expedido em 12 de março, foi assinado pelo prefeito em exercício, Guilherme Coelho (PSDB) e corroborado pelo procurador-geral do município, Fábio Lima.

De acordo com o documento, a homenagem considera a atuante trajetória de Paulo Roberto como grande empreendedor que sempre acreditou no pujante desenvolvimento de Petrolina e região. O seu falecimento precoce causa enorme comoção em todos.

Mais de 100.000 atendimentos e 6 mil cirurgias foram realizados pela UPAE Petrolina em 2015, aponta unidade

UPAE Petrolina

Através de um balanço feito pela Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE Dr. Emanuel Alírio Brandão) foram registrados mais de 100.000 atendimentos em 2015, com uma média de 8.500 mensais. Este número divide-se em 87 mil consultas clínicas, mais de 7 mil atendimentos odontológicos e 8 mil entradas na assistência social, aproximadamente.

Em termos de procedimentos – que envolve radiologia, exames laboratoriais, nebulização, eletrocardiograma, medicação e sutura/curativo – foram contabilizados 557.350; consultas não médicas e sessões de fisioterapia fecharam um total de 11 mil; além de mais de 6 mil cirurgias, divididas entre as especialidades: Geral, Vascular, Dermatológica, Oftalmológica, Otorrino, Urológica, Gastro, Ginecológica e Proctológica.

A UPAE, tem como missão atender às necessidades terapêuticas dos pacientes, assim como prestar assistência à saúde dos usuários do SUS da VIII GERES (que abrange os municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT), com ética e humanização.

A Coordenadora Geral da UPAE, Magnilde Alves, destaca que desde que foi inaugurada, em julho de 2013, até o último balanço feito em dezembro de 2015, a UPAE realizou mais de 230 mil atendimentos, entre clínica médica e odontologia; foram executados 36.250 exames e 3.484 eletrocardiogramas. “Temos uma média de 350 atendimentos por dia e cerca de 90% dos usuários são pacientes que residem no município de Petrolina. Além disso, temos uma taxa de apenas 2,43% de remoções, demonstrando uma grande resolubilidade dentro da própria unidade. Os números são positivos e nós continuamos trabalhando para oferecer um serviço de qualidade à população”, afirma a Coordenadora.

Funcionamento

O serviço de Pronto Atendimento da UPAE Petrolina funciona 24 horas e adota o protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR – IMIP), em conformidade com as Diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências.

Já o setor de Atenção Especializada oferece um serviço de saúde de alta resolubilidade em diagnóstico e orientação terapêutica para as seguintes especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. As vagas disponibilizadas mensalmente são informadas à Central de Regulação até o dia 19 de cada mês.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família através das Secretarias Municipais, com agendamento eletrônico (SISREG) para atendimento na UPAE, com dia e hora marcada, dentro do horário de funcionamento do serviço de Atenção Especializada, que é de segunda à sexta, das 7 às 19h.

Com informações da Ascom

Dulcicleide Amorim reassume comado do PP em Petrolina e declara apoio ao PT visando as eleições

ODACY FM PP 5

Na manhã desta segunda-feira, 14, um ato político realizado em um Hotel, na Orla 2 de Petrolina (PE) referendou a recondução da professora Dulcicleide Amorim, à presidência do Partido Progressista (PP) no município.

O evento contou com a presença de lideranças políticas e comunitárias que prestigiaram também o apoio oficial do (PP) à pré-candidatura do deputado estadual Odacy Amorim, do (PT/PE), a prefeito de Petrolina nas eleições do dia 2 de outubro. O anuncio das duas ações do PP no município, ficou por conta do deputado federal Fernando Monteiro (PP/PE). O deputado progressista é o responsável pela organização da sigla em todo do o sertão do estado.

Monteiro ressalta que Petrolina é conhecida como uma cidade formada por mais de 70% de pessoas vindas de outros lugares e que acolhe muito bem os que chegam de fora. “Não me sinto forasteiro. O momento é de trabalho, de somar forças e é para isso que esse novo grupo se forma. Não chego aqui de paraquedas; desde que inicie na política, busco trabalhar para todo o estado. Não somos contra a ninguém. Somos a favor de Petrolina”, pontua o parlamentar.

Odacy lembrou que o deputado federal Fernando Monteiro é sobrinho do ex-ministro José Múcio Monteiro que na época quando governou Petrolina, o ajudou na administração municipal como realizar a pavimentação de 120 ruas em Petrolina fruto de recursos de uma emenda parlamentar dele. Na época José Múcio era deputado federal pelo PTB-PE.

“Foi um momento muito importante na minha época de prefeito quando tive essa ajuda do ex-ministro José Múcio. Agora votamos a caminhar com alguém da família do ex-ministro já que o deputado Fernando Monteiro é sobrinho da esposa dele. Então já começamos com esse histórico positivo”, conta o deputado estadual.

Projeto Experimenta Cena apresenta espetáculos culturais gratuitos em Petrolina

Procura-se um Corpo Ação nº3 (FOTO LIZANDRA MARTINS) (38)

Procura-se um Corpo, Ação nº3 (FOTO: Lizandra Martins)

A partir da próxima segunda-feira (21), Petrolina (PE), sedia a quinta edição do projeto teatral Experimenta Cena. A iniciativa é do Sesc e possui toda a programação gratuita até o dia 31 de março. Além de celebrar o Dia Mundial do Teatro e o Nacional do Circo, ambos comemorados no dia 27 de março, essa ação tem o objetivo de propiciar a qualificação de atores e diretores, além de fortalecer a cena local com a criação de um ciclo produtivo que passeia entre a formação, criação e a continuidade.

A abertura será com a intervenção “Procura-se um Corpo – Ação n° 3”, às 19h, no Cineteatro CEU, que fica no bairro Rio Corrente. Na performance, a história de milhares de brasileiros que exigem que o Governo Federal investigue o paradeiro das vítimas desaparecidas durante o regime militar.

Nos dias 22 e 23, a Companhia Biruta mostra no Palco do Teatro Dona Amélia “Cenas Ribeirinhas”.  Na grade de atrações estão ainda “O Mendigo ou Cão Morto” (24), “A Valsa de Nelson Rodrigues” (25 e 28), “Cenas Benditas” (26), “A Insurreição do Amor” (27).

A programação inclui ainda mesa redonda e workshop. No dia 29, o Teatro Dona Amélia recebe o debate sobre “Reflexos da Cena Contemporânea no Teatro do Vale”, com a presença da Companhia Biruta, do Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina, do Grupo Sarau das Seis e da Trup Errante. A mediação será comandada por Cátia Cardoso. Já nos dias 30 e 31, haverá o workshop Cenas Ribeirinhas, às 18h, no Cineteatro CEU.

Vigilância Sanitária de Petrolina convoca proprietários de farmácia para reunião

Sec de Saúde Petrolina

Nesta terça-feira (15) a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina (AMVS) convoca proprietários de farmácias, os gerentes, supervisores, sócios e farmacêuticos para reunião às 18h no auditório da Secretaria de Saúde.

O encontro visa esclarecer sobre a importância do cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que refere-se a presença do farmacêutico nas farmácias das zonas urbana e rural de Petrolina. “Também será discutido sobre as consequências do não cumprimento da TAC e/ou ausência da certidão de regularidade técnica do Conselho Regional de Farmácia (CRF), após seu vencimento”, acrescentou o farmacêutico da AMVS, Fabrício Teodoro.

“A gestão Julio Lossio é bem vigilante e preocupada em garantir à população serviços, produtos com qualidade e dentro da legalidade. E a presença do farmacêutico é essencial nos estabelecimentos, então, convido a todos a estarem presentes”, pontuou a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

A Secretaria de Saúde de Petrolina está situada na Av. Fernando Góes, 537, Centro.

Com informações da Ascom.

Ônibus da Joafra quebra em cima da ponte Presidente Dutra na tarde desta segunda-feira e deixa trânsito lento

Onibus 14 2

O ônibus 490, que faz a linha Petrolina e Juazeiro está quebrado neste momento em cima da ponte Presidente Dutra sobre o Rio São Francisco. Motoristas que fazem o sentido Juazeiro e Petrolina devem ficar atentos ao trafegar pela Dutra neste momento para evitar acidentes.

Segundo o motorista, o veículo quebrou o rolo compressor e deixou de funcionar, disse ainda que já ligou para empresa e está à espera do socorro mecânico, os passageiros que estavam no ônibus e seguiam para Petrolina tiveram que continuar a viagem a pé e pegaram outro ônibus no centro do município.

Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina chega a Câmara Municipal

audiencia publica

Na manhã desta segunda-feira (14), está sendo apresentado o Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina, Sertão de Pernambuco, em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Contando com a presença de representantes dos segmentos de trânsito e a comunidade no geral, com o intuito de melhorar a qualidade do trânsito na cidade.

De acordo o diretor-presidente da AMPPLA, Paulo Valgueiro, o plano de mobilidade foi formulado durante oito meses e está sendo entregue hoje na Câmara para que possa ser discutido e aprovado pela casa.

“A gente fica à disposição da câmara para discutir de forma aprofundada cada um do artigos e temas abordados como caminhabilidade, cicloviária, transporte coletivo e individual e por fim, a estrutura viária, toda formatação de nossas vias e a hierarquização correta. Tudo isso foi está no plano de mobilidade e a gente passa a abordar de forma mais ampla” afirma Paulo Valgueiro.

O vereador Pérsio Antunes (PV) comenta que o plano apresentado pela prefeitura não contempla a todos os setores que englobam o trânsito da cidade. Segundo ele, já estão estudando emendas a serem colocadas por ele e pela vereadora Cristina Costa (PT).

“Nos deixa preocupados que o executivo não colocou no projeto os táxis e mototáxi, o transporte individual de passageiros. Nós vamos fazer uma emenda colocando a obrigatoriedade de licitação para todos os transportes públicos da cidade, seja ele coletivo ou individual, bem como a inclusão dos táxis e mototáxi” acrescenta Pérsio.

Já a vereadora Cristina Costa, afirma que tem pressa para que a discussão chegue logo ao plenário, de fato, e que o Plano de Mobilidade Urbana, deve ser apreciado ainda este mês pela Casa Plínio Amorim.

 “Vai ter uma nova licitação para várias empresas que queiram concorrer, empresas que venham com condições que venham a apresentar ônibus de qualidade, com quantidade suficiente e que possam entrar dentro dos bairros de Petrolina. (…) Nossa proposta é dialogar com os vereadores para que a gente se aproprie desse Projeto de Lei e que a gente possa colocar em prática antes da publicação desse edital, como forma que a gente possa contribuir. Foi preciso o momento dessa audiência para chamar a população, mas principalmente chamar os parlamentares para que detenham do projeto para que nós consigamos antecipar uma licitação viciada a tanto tempo” explica a vereadora.