Ex-vereador Ronaldo Silva denuncia omissão de socorro no HU

hu hospital de traumas

Na madrugada deste domingo (13), de acordo com o ex-vereador Ronaldo Silva (PSDB) algumas pessoas vítimas de acidentes, se depararam com o portão do Hospital Universitário fechado com cadeado. Diante da cena, ele afirma que o telefonaram por volta de 1h30 da manhã. Ao chegar no local, constatou o fato e foi falar com a equipe de plantão. Segundo Ronaldo, foi entregue a ele um documento informando que não havia anestesista e que o cirurgião tinha ido resolver um problema familiar.

ronaldo

 Entre os pacientes graves havia um jovem de 17 anos, morador de Juazeiro, Norte da Bahia, que foi atingido por dois tiros na face e foi levado para o Hospital Universitário pelo Samu. Ainda segundo o ex-vereador, diante da situação a Polícia Militar foi chamada e o paciente pôde entrar na unidade. Outro fato que teria ocorrido, teria sido a agressão médica socorrista do Samu,  Juliana Aguiar, que acompanhava o caso do paciente.  Ela teria sido agredida  pelo segurança do hospital. Ronaldo Silva afirma que ao ver a cena ele teve que intervir.

O rapaz, ainda de acordo com o ex-vereador, veio a óbito no HU.

O blog entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Univasf, que informou desconhecer o caso e que não responde pela assessoria de imprensa do HU. Mesmo assim, a assessoria informou que iria encaminhar a denúncia a Superintendência da unidade. Ainda de Acordo a assessoria, a nota que circula pelo Whats App, “esclarecendo” o que teria acontecido no plantão do final de semana, não foi escrita pelo reitor da universidade, Julianeli Tolentino  ou qualquer representante oficial da instituição.

Moradores do Nova Petrolina participam de capacitação profissional

manicure

A Secretaria Extraordinária de Habitação de Petrolina está qualificando cerca de 100 moradores do Residencial Nova Petrolina, com cursos de manicure e personalização de sandálias. O empreendimento faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e os cursos de capacitação estão sendo oferecidos pela Prefeitura de Petrolina, em parceria com o governo federal e operacionalizados pela empresa Proatec.

As capacitações foram divididas em três turmas. As aulas são ministradas no Centro de Artes e Esportes Unificados na Praça dos Esportes e da Cultura do bairro Rio Corrente. Além da qualificação, os beneficiados com a ação, recebem gratuitamente transporte, alimentação, fardamento e material de aprendizado.

“Queremos que as pessoas aproveitem ao máximo essas capacitações que estamos levando aos residenciais, por isso, preparamos a equipe de Habitação para dar todo o suporte e atenção as famílias, expandindo o cuidado do município, que vai além da entrega das casas”, afirmou o prefeito Julio Lóssio.

O curso de manicure conta com duas turmas, com aulas no período vespertino e noturno. Já o curso de personalização de sandálias é ministrado para uma turma. Ambos os cursos têm duração de dois meses

Com informações de Ascom

Jovem de Afrânio está desaparecida desde ontem

Jovem desaparecida em Petrolina

Nádia Karine Moreira, 20 anos, está desaparecida desde este domingo (13). Segundo informações de familiares, ela veio a Petrolina e retornaria no final da tarde a Afrânio, no sertão de Pernambuco.

A última vez que ela entrou em contato com a família, foi por volta das 15h, quando informou a uma prima que pegaria o coletivo das 17h.

O blog entrou em  contato com a família que até agora não tem informações do paradeiro de Nadja. De acordo os familiares, Nádia não sofre de doenças psíquicas ou teria motivação pessoal para sumir.

Quem tiver informações entrar em contato pelo telefone 87 988512884

Pedal Rosa promove passeio ciclístico neste domingo contra a violência a mulher

pedal rosa

O Pedal Rosa do Vale, promove neste domingo (20), o passeio ciclístico em referência ao  Dia da Mulher  e também em comemoração a um ano de ciclismo do grupo.
A concentração ocorrerá na tenda da praça do Bambuzinho, às 7h. A pedalada deste domingo será em protesto contra a violência doméstica à mulheres. As a inscrições para os 100 os primeiros será a doação de um kit de higiene pessoal. Tudo que for arrecadado deverá ser doado a uma instituição que cuida de mulheres que foram vítimas de violência doméstica.

Os participantes receberão camiseta, haverá também no evento mesa de frutas e sorteios de brindes. Outras informações, na página do grupo “Pedal Rosa do Vale”.

Homem é preso com arma neste domingo em Petrolina

policial

Na tarde deste domingo (13), policiais militares do 5º BPM, prenderam um rapaz de 21  anos, durante um bloqueio realizado na Estrada da Banana. Foi dada a ordem de parada a um mototaxista, quando o passageiro jogou um objeto no chão.

Antes que ele descesse da motocicleta, foi constatado que o passageiro estava sentado em cima de uma pistola Calibre 380. Além disso, foi comprovado que objeto arremessado era um carregador de pistola, contendo duas munições calibre 38.

O homem possuía ainda   Mandado de Prisão por roubo em aberto.  o acusado e a arma apreendida foram conduzidos e entregues à Delegacia de Plantão.

“Não é nada contra Luiz Augusto Fernandes”, afirma prefeito Júlio Lossio

Julio Lossio

Diferentemente do que afirmou na justificativa do veto ao projeto que denomina o Centro Administrativo de CCP prefeito Luiz Augusto Fernandes, o atual gestor Julio Lossio disse em entrevista exclusiva a este Blog que o motivo do veto foi o desejo de denominar o espaço de CAC Osvaldo Coelho.

“Acho uma homenagem mais que justa, não que a homenagem ao ex-prefeito ou qualquer outro não seja justa, mas como eu tinha esse convencimento nós tínhamos vetado, mas vamos acatar a decisão da Casa Legislativa que é a casa do povo a quem compete fazer essas escolhas”, informou.

Júlio Lossio disse ainda que vai procurar uma outra forma de homenagear Dr. Osvaldo Coelho. “Eu tenho motivos de ordem pessoal e política, a cidade sabe da importância que foi o deputado na minha vida”, enfatizou.

Deputado Miguel Coelho minimiza declarações do pai

Miguel Coelho 04

O presidente da Comissão Provisória do PSB de Petrolina, deputado Miguel Coelho, minimizou as declarações do seu pai senador Fernando Bezerra Coelho, que confirmou, durante evento da Agenda 40, o desejo de ter um filho prefeito da cidade.

“Foi mais no momento ali da Agenda 40 que ele estava tão empolgado, emocionado, com todos os amigos em volta e perceber que a cidade está parada, que Petrolina precisa de uma gestão que tenha o apoio político no senado, que tenha apoio político na Câmara, que esteja aliada ao Governo do Estado para que possa trazer mais investimentos, trazer mais recursos e com risco mais obras para nossa cidade”, avaliou Miguel.

As declarações de FBC foram rechaçadas pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB) que mais uma vez reforçou em entrevista a este Blog não votar de jeito nenhum, em hipótese alguma, em candidato indicado pelo senador. O deputado afirmou ainda que o colega, Lucas Ramos (PSB), comunga do mesmo pensamento e que os dois firmaram parceria para lutar pela cabeça da chapa no pleito municipal.

“Eu respeito, cada um toma a decisão que achar melhor pra sua conjuntura política, do seu momento político. Em relação a essas parcerias. eu não preciso declarar as parcerias que tenho, tenho uma parceria com o deputado Fernando Filho o qual estamos trabalhando por Petrolina e por Pernambuco, tenho parceria com o senador Fernando Bezerra, tenho parceira com o deputado João Fernando Coutinho, parceria com o deputado Gonzaga, que a gente faz campanha em outros municípios, então essa questão de querer dar publicidade, de querer criar um fato onde não existe, isso não cabe a mim julgar, cabe a população que vai saber fazer essa diferença”, comentou Miguel Coelho.

Em cima da notícia, a coluna mais esperada da semana

Médio risco

O levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado entre os dias 29 de fevereiro e 10 de março, apontou que a cidade de Petrolina se encontra em situação de médio risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Entre os bairros com maior infestação do Aedes estão Dom Avelar, São Jorge, Terras do Sul, São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Vila Chocolate com 2,1%, em seguida vêm os bairros Vila Eduardo, Loteamento Nova York, Loteamento Recife, Vila Débora, Vila Marcela e Vila Carolina com 1,9%. Já as comunidades da Areia Branca, Dom Malan, Maria Auxiliadora e Caminho do Sol permanecem com 0%.

fbcgonzagaffilho (1)Bate chapa 01

O deputado Gonzaga Patriota (PSB) colocou mais lenha na fogueira ao afirmar que ele e novo parceiro Lucas Ramos (PSB) estão dispostos a provocar mais um bate chapa dentro do partido caso o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) insista na ideia de indicar um dos filhos para disputar a prefeitura de Petrolina nas próximas eleições. Aliás, Gonzaga tem afirmado reiteradamente não votar em nome apresentado por FBC.

Bate chapa 02

Mais sereno o deputado Miguel Coelho (PSB), presidente da comissão provisório do partido em Petrolina, disse que dificilmente o bate chapa vai ocorrer porque haverá um nome do consenso que deverá ser referendado pelos diretórios nacional, estadual e municipal.

P de Prefeito

Pode ser Pelo PTB, PMB, PTdoB, portanto parece precipitação, porém para participar do pleito para prefeito de Petrolina o parlamentar Adalberto Cavalcante pula de partido mas não posterga a parada primeiro nas pesquisas promete preocupar postulantes.

Fernando Bezerra e Guilherme CoelhoMais próximos

A presença do político e empresário Guilherme Coelho (PSDB), vice-prefeito de Petrolina, ao lado do primo Fernando Bezerra Coelho (PSB), durante audiência pública no Sest/Senat em Petrolina e na solenidade de posse do vereador Pérsio Antunes na presidência do PV, na última sexta-feira (11), chamou a atenção dos presentes. Historicamente militando sempre em lados antagônicos na política de Petrolina eles deixaram transparecer uma certa cordialidade entre os dois, isso gerou alguns comentários, muitos acreditam que Guilherme de fato pode se aliar ao FBC, já que as relações com o prefeito Julio Lossio (PMDB), a quem ajudou eleger por duas vezes seguidas e de quem espera o apoio para voltar a prefeitura, estariam  estremecidas.

Candidato sim

Sabe aquela velha história da criatura querer ser maior que o criador, pois bem, no município de Dormentes-PE o novato em politica Roneire Reis, que se elegeu prefeito graças ao apoio do antecessor Geomarco Coelho, chutou o pau da barraca, cuspiu no prato que comeu e deu um chega pra lá no seu criador. Agora Geomarco promete dar troco. “Declaro-me pré-candidato à prefeitura a minha querida Dormentes. Quero apresentar à avaliação dos eleitores, não um sonho pessoal, mas o sonho de toda população, que tem me convocado por onde passo, que tem me conclamado a encarar mais esse desafio, que anseia por melhorias na saúde, na educação, por melhores estradas, por desenvolvimento, por mais atenção ao nosso povo, por geração de emprego e renda”, disse.

Dagmar NogueiraCandidata sim

Ao participar do programa Alerta Geral deste domingo (13), na rádio A Voz do São Francisco, Emissora Rual, a ex-prefeita de Casa Nova-BA, Dagmar Nogueira afirmou continuar pré-candidata sim. Ela disse que o prefeito é quem é ficha suja porque teve suas contas referente ao ano de 2014 rejeitadas pelo Tribuna de Contas dos Municípios. O temor de enfrentar a ex-gestora tem levado muitos adversários a apostar na inelegibilidade de Dagmar quem vem sofrendo uma perseguição política tanto por parte do prefeito Wilson Cota quanto do presidente da Câmara Municipal vereador Zé Eduardo, mas ela garante está firme e forte mais uma vez.

CURTAS

Pegou mal

A declaração do comunitário Beguinha que estaria recebendo dinheiro para se calar sobre o Ceape pegou mal, para sair do flagrante ele disse que teve o celular roubado e que a voz não era dele. O caso, segundo o vereador Ronaldo Cancão, já está no ministério que deve investigar os fatos.

De portas trancadas

O ex-vereador Ronaldo Silva informou que na madrugada deste domingo (13). um jovem de apenas 17 anos morreu devido a falta de atendimento do Hospital de Traumas que se encontrava de portas fechadas. Um absurdo! Nesta segunda-feira (14) ele vai participar do programa Bom Dia Vale da rádio Jornal para relatar o que realmente aconteceu.

Contra Dilma

Não foi um grande público, mas os que participaram da manifestação contra Dilma neste domingo (13), em Petrolina, representaram e bem a população, o detalhe ficou por conta da narração do radialista Winston Monteclaro, provado que quem sabe faz ao vivo e bem.

 

Recital em homenagem ao poeta dos escravos marca Dia da Poesia em escola de Petrolina

Cartaz dia da Poesia

Nesta segunda-feira (14), em homenagem ao poeta Castro Alves, que nasceu nesta data no ano de 1847, uma escola da rede privada em Petrolina (PE), inicia a semana com muitos versos, prosas e músicas.

A programação começa às 7h30, no pátio do Colégio Plenus na Orla, com a exibição de um vídeo, encenações teatrais e recital poético.  O evento prossegue até a próxima sexta-feira (18) com a participação de alunos e professores. A tarde às 13h30, os alunos também vão vivenciar o projeto Viva a Leitura, através de pesquisas, debates e apresentação de trabalhos literários.

No encerramento da Semana da Poesia (sexta-feira), o músico Nilton Freitas fará uma apresentação especial, em homenagem aos grandes poetas/músicos e também aos alunos.

Em Petrolina manifestantes também vão às ruas em protesto contra Dilma

Manifestação Petrolina 01

Os petrolinenses também foram as ruas neste domingo (13), pedir pelo impeachment da presidente Dilma e pelo fim da corrupção no Brasil.

Manifestação Petrolina 03

Mensagens de apoio ao Juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da operação Lava-Jato da Polícia Federal também reforçaram a manifestação.

Manifestação Petrolina 04

Pessoas de todas as idades se juntaram mostrando que o sentimento do brasileiro é um só, lutar por mais respeito, seriedade e responsabilidade.

Manifestação Petrolina 02

Univasf comemora 10 anos de Residência Multiprofissional em Saúde na segunda (14)

Médicos das UBS reunidos na Univasf

Para comemorar os 10 anos da implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Univasf, a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coreme) promove nesta segunda-feira (14), às 9h uma aula inaugural dos Programas de Residência Multiprofissional nas áreas de Saúde da Família, Enfermagem em Urgência, Intensivismo e Saúde Mental.

O evento será realizado na sala de reuniões do Conselho Universitário (Conuni), localizada no 2º andar do prédio da Reitoria, Campus da Univasf no Centro, em Petrolina (PE).

Philarmônica de Petrolina se renova com projeto Jovem 21

Filarmonica Master 1

Philarmônica 21 de Setembro

Além da agricultura irrigada a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, também é celeiro da diversidade musical que, entre outros nomes, vai de Geraldo Azevedo ao Samba de Véio da Ilha do Massangano, que impressionou o escritor Ariano Suassuna. Nesse território, a música instrumental também ganha espaço pelas mãos dos músicos integrantes da tradicional Banda Philarmônica 21 de Setembro que atravessa um século de história sem perder sua originalidade. Com a missão de revitalizar sua trajetória criou no ano passado, o programa de incentivo educacional Jovem 21, e abriu seleção com mais de 70 vagas entre instrumentistas e técnicos para compor sua estrutura musical e logística.

As bolsas variam de R$ 200 a R$ 1,2 mil em vários níveis de escolaridade e técnico-musical. Os profissionais poderão desenvolver atividades entre a Philarmônica e a Orquestra Sinfônica do Sertão, pertencente ao IF Sertão Campus Petrolina. Após o processo de seleção que se encerrou no último dia 15, as atividades terão início em 25 de janeiro. Já a temporada de concertos abertos será retomada após o carnaval. Com 105 anos de história, e várias gerações de músicos, a ideia é dar sequência ao projeto da Philarmônica Jovem que já conta com cerca de 30 integrantes jovens que, em sua maioria, surgiram das fanfarras escolares.

Ozenir, maestro 2

Maestro Luciano Ozenir

O passado de apresentações dispersas da Philarmônica máster ficou para trás. Até o final do ano passado, junto com os jovens foram 60 apresentações, em um semestre. Com o mote de que música é para se compartilhar em espaços públicos, seus instrumentistas foram ao encontro do público, em praças e escolas dos bairros da periferia, durante a semana, e aos domingos no amplo Parque Josepha Coelho.

Francisco Dias, 72

Músico Francisco Dias

A versatilidade do repertório e o perfil dos músicos de idades distintas acabam mesclando a experiência de uns com as novas ideias dos que chegam. Há 35 anos integrando o elenco da tradicional Philarmônica, Francisco Dias, 72, não esconde a felicidade ao falar sobre seus colegas de sinfonia. “Somos mais que uma família de carinho, respeito e troca de experiências”, argumenta.

Marcos Vinicus Mangabeira, 14

Músico mirim, Marcos Vinicius

O mais novo dos integrantes da orquestra é Marcos Vinícius Mangabeira, um jovem de 14 anos que esbanja brilho no olhar e orgulho quando está se apresentando. Ele não pensa em outra coisa a não ser se profissionalizar em música. “O importante é fazer parte da banda Philarmônica máster. Música é o que gosto de fazer, minha paixão. Com perseverança treino todo dia, porque essa deve ser meta para quem quer chegar a algum lugar”, ensina o garoto.

Com MultiCiências, Uneb