Carpina: presidente da Câmara de Vereadores se envolve em acidente

O presidente da Câmara de Vereadores de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Dudu Izidoro (PSC), foi detido na madrugada deste sábado (12), suspeito de dirigir embriagado e atropelar uma mulher e um homem. Segundo informações o acidente ocorreu em Carpina, na rodovia PE 90, Km 01.

Abaixo, um vídeo do momento em que o vereador estava na viatura policial, enviado pelo leitor Michael Ribeiro.

O político foi encaminhado para a Delegacia de Nazaré da Mata para prestar depoimento. De acordo com a Unidade Mista de Carpina, para onde as vítimas foram levadas, a mulher sofreu apenas ferimentos leves e o homem precisou ser transferido para o Hospital da Restauração, na área central do Recife, por apresentar fratura exposta.

Com informações do NE10

O mosaico eleitoral em Petrolina, por Marcelo Damasceno

Marcelo DamascenoO PSOL em Petrolina quis garantir o debate Municipal em torno de uma sucessão ideológica. Definindo seu discurso legislativo com o veterano Antonio Rosalvo e apostando em Perpétua Rodrigues, para o embate majoritário onde dividirá a mesa com candidatos conservadores em cenário populista e outro com “coelhista” puro sangue.

O deputado federal Gonzaga Patriota já é um aliado natural do debutante parlamentar estadual, Lucas Ramos, ambos do Partido Socialista Brasileiro e rebeldes com uma causa, bater chapa no PSB (como em 2008) com Miguel Coelho, deputado e filho do senador Fernando B. Coelho que parece caminhar na direção em família. FBC, Aposta em Miguel Coelho e mantém em mistério confidente sua aliança na direção de Guilherme Coelho e seu PSDB, com quem manteve conversa muito boa nos últimos dias. Sabe que não contará com Gonzaga e muito menos, com o rebelde Lucas. Este último é a aposta implícita do PMDB de Jarbas Vasconcelos e Raul Henry. E tem assento no núcleo político de Paulo Câmara, governador. Gonzaga repete desde 2008 seu refrão e cumpre, não sobe o palanque de FBC “de jeito nenhum”.

FBC, Só tem um caminho, ou está blefando, como bom jogador desse pôquer político e deverá, em sprint decisivo, ir buscar um reforço bom de urna, Odacy Amorim. Atrairia este e toda espiral evangélica. FBC tem outra obsessão, esvaziar a trupe afraniense que adorna Adalberto Cavalcante em galope quixotesco.

Sem interesse nem pressa, o prefeito Júlio Lossio faz campanha para 2020. Propositadamente narcisista, segue a desidratação em seu próprio grupo e guarda forças para um projeto político em torno do próprio mandato. Enrola o que pode e sabe que não transfere votos em “casa”. Vacilante entre seus assessores, paga obedeço do blefe confuso.E deve ser coadjuvante no PMDB de Jarbas Vasconcelos. Este, estaria costurando o palanque que junta a fome com a vontade comer.

Fechando com o governador Paulo Câmara que não faz esforço algum para ungir Miguel Coelho candidato. Câmara, não tem interesse em fortalecer FBC que não esconde de ninguém, o sonho de ser governador.

A polarização entre FBC e outro palanque oponente, de cacife econômico e político em paridade, deverá ganhar seu contorno final em meados deste mês. FBC não emplaca seu palanque em tom competitivo e enfrenta um racha interno, além da incomoda investigação em fogo brando, da operação lava-jato, onde trava guerra política e judicial. Já em pré-campanha defende-se das acusações, cercado de uma banca advocatícia com peso nacional. Em Petrolina, FBC começou seu rosto porta-a-porta.

Escrevi, Marcelo Damasceno.

PlanMobe será discutido em audiência Pública nesta segunda-feira em Petrolina

Transporte Público

Os municípios brasileiros que possuem mais de 20 mil habitantes e que não elaboram o Plano de Mobilidade Urbana até o final do ano passado, correm o risco de não receberem mais verbas federais destinadas à mobilidade urbana, até que cumpram as exigências da PNMU – Lei 12.587/2012.

Em Petrolina o Plano de Mobilidade Urbana do Município (PlanMob), que está tramitando na Câmara Municipal de Petrolina, vai ser discutido em audiência pública na manhã desta segunda-feira (14), a partir das 8h30 da manhã.

O objetivo é avaliar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), resultante da audiência pública realizada em fevereiro de 2014, com objetivo de implementar melhores condições ao transporte tais como conservação, conforto mínimo, novos veículos dentre outras.

O Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina tem como objetivo desenvolver propostas para o sistema viário e o sistema de transportes, de forma que os deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorram de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Homem é preso com crack e cocaína no Maria Tereza

 droga a
Hoje (12), por volta das 03h, Policiais Militares do 5° BPM ao realizarem patrulhamento no Projeto Maria Tereza, em Petrolina, Pernambuco, observaram que um rapaz ao perceber a presença da guarnição, tentou se evadir. A PM abordou Renilson de Oliveira Barbosa, de 18 anos.
Residente na mesma localidade, ele confessou que vendia drogas e entregou ao efetivo pedras de crack, pesando 240g e 01 pedra de cocaína. O acusado foi entregue com a droga na Delegacia de Plantão, onde foi autuado em Flagrante Delito

Quatro pessoas são presas em Petrolina acusadas de planejar fuga de penitenciária Dr. Edvaldo Gomes

 Na noite de ontem (11)  quatro pessoas foram presas em Petrolina, sertão de Pernambuco acusadas de planejarem a fuga de um preso da Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes localizado em Petrolina. Alex da Silva Cândido, 27 anos,  estaria saindo da prisão por determinação judicial e seria escoltado por homens armados.

A guarnição da Polícia Militar, do GATI,  recebeu informações anônimas, A guarnição ao chegar no local, encontrou um Polo, cor prata e o Crossfox, cor prata. A PM, os quais foram abordados, sendo encontrados no interior do Polo, 01 pistola calibre 7.65 mm, 01 pistola calibre 380 mm, com a numeração ilegível, e no interior do Crossfox, foi encontrada 01 espingarda calibre 12.

Entre os ocupantes dos carros, estavam dois homens de 31 anos, um de 29 e uma mulher de 23 anos. Os acusado que se encontravam nos dois veículos, foram apresentados com as armas na 1ª Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante delito e recolhidos à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes e Cadeia Pública Feminina, respectivamente.

 

Facape prorroga inscrições para Faculdade da Terceira Idade até quarta-feira

FACAPE

Uma boa notícia para as pessoas com mais de 50 anos e estudantes da Facape e UPE (Universidade de Pernambuco): a Faculdade Aberta a Terceira Idade (FATI) prorrogou até a próxima quarta-feira (16) as inscrições para diversos cursos gratuitos. Ainda há vagas para as turmas de Noções de Direito, Educação Ambiental, Turismo, Saúde, Inglês, Inclusão Digital, Recreação e Lazer, e Empreendedorismo.

As pessoas que ainda não se inscreveram devem procurar a sala de pós-graduação da Facape, das 15h às 18h. No ato da inscrição, é necessário apresentar a carteira de identidade original, o comprovante de residência e a ficha de inscrição devidamente preenchida.

Para os estudantes da Facape e UPE que desejam participar como monitores, as inscrições estão abertas para as áreas de Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Comércio Exterior, Administração, Serviço Social, Pedagogia, Biologia, Geografia, Letras, e saúde. Os alunos interessados também devem procurar o setor de pós-graduação da Facape, no mesmo horário (das 15h às 18h). Todos receberão certificado.

Outras informações estão disponíveis nos editais e no endereço eletrônico.

Corpo é encontrado em residencial em Petrolina

IMG-20160312-WA0007

Na manhã deste sábado (12), uma pessoa foi encontrada morta em Petrolina, no sertão de Pernambuco. O corpo de sexo masculino, foi encontrado já em estado de decomposição na casa em que morava, no  Residencial Brasil.

A polícia foi chamada de imediato, porém ainda não se tem informações do motivo da morte do homem. O instituto de criminalística foi acionado e o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML).

Empossado novo diretorio do PV em Petrolina

Posse Pérsio 01

“Eu estou acostumado a chegar nessa tribuna de paletó e gravata, mas hoje eu vim diferente, hoje eu vim mais simples, pois, eu vim mais vivo, não com um verde claro, mas um verde cana, um verde forte que produz saúde, que defende educação, que defende o equilíbrio ecológico ambiental, que defende desenvolvimento com sustentabilidade. Este é o verde da verdade, este é o verde da vida”.

Assim iniciou o seu discurso o vereador Pérsio Antunes (PV), na solenidade em que foi empossado, na noite das sexta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal de Petrolina, presidente do Diretório Municipal do Partido  Verde (PV), em Petrolina.

Cumprimentando o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), Pérsio disse ter a honra de hoje está militando na política ao seu lado. “Dizer que não o conhecia, mas depois que comecei a conviver e dialogar com o senhor na polícia, dizer que já lhe admiro muito mais do que admirava”, afirmou.

Ao prefeito em exercício Guilherme Coelho (PMDB), o presidente agradeceu pelo prestígio quando prefeito de Petrolina tendo lhe colocado em cargo de confiança assumindo na época a diretoria da maternidade do Hospital Dom Malan. “Seu pai doutor Osvaldo Coelho foi o grande responsável por tudo isso que eu fiz até hoje.” acrescentou Pérsio.

O edil registrou a alegria em ter defendido o nome do deputado estadual Miguel Coelho (PSB) na última eleição. “Digo que foi muito bom te conhecer, te abraçar, te ajudar, porque você é um jovem sonhador que com certeza vai dar muita contribuição para a nossa cidade” e enalteceu a capacidade de diálogo do deputado federal Fernando Filho “uma habilidade impressionante que o levou a ser líder nacional de um dos partidos mais honrados dos últimos tempos na história política desse país que é o PSB”.

Também cumprimentou de forma especial o ex-presidente do PV Augusto Ribeiro, a quem agradeceu pelo convite para ingressar no partido. “Eu não estou aqui tomando seu lugar, vim para multiplicar, fazer com que essa família cresça e prospere para o bem da nossa gente. Parabéns pela sua capacidade de diálogo que teve ao longo desses 20 anos e manter vivo o PV na nossa cidade”, elogiou.

Por fim fez um pedido especial ao prefeito em exercício Guilherme Coelho para que ele assine o decreto referente ao projeto promulgado na Câmara Municipal que regulamenta a carga horária dos enfermeiros e técnicos em enfermagem em 30 horas semanais. “O senhor vai sair daqui com a bandeira e carimbado como o homem que defendeu o servidor, o senhor tem 5 dias no governo,  eu vou lhe fazer esse pedido, foi muito oportuno pela nossa amizade e pela nossa consideração, foi muito oportuno fazer esse pedido prefeito, pelo amor de Deus me ajude a realizar esse sonho”, reivindicou.

Posse Pérsio 02

Diretório Municipal Partido Verde

Presidente – Pérsio Antunes da Silva

1º Vice-presidente – José Augusto Dias Ribeiro

2º Vice-presidente – Idenildo Damião Genesio de Souza

Secretaria de Comunicação – Dhiego Adauto Magalhães Mourato.

Secretaria de Finanças – Marciana Freire Lopes

Secretaria de Formação – Thiago Felipe de Souza Pereira

Secretaria de Organização – Iandra Milena Silva Martins

Secretaria da Mulher – Eliana Dias Ferreira Boson

Secretaria de Juventude – Samuel Micael Souza da Silva

Secretaria de Mobilização – Milton Antonio Barbosa

Secretaria de Direitos Humanos e Diversidade – Mônica Kelly Pereira de Medeiros

Morre o empresário Roberto Car dono de várias concessionárias de veículos em Petrolina

Luto

Faleceu na noite desta sexta-feira (11), o empresário do ramo de revendedoras de carros Paulo Roberto Moura da Silva, mais conhecido como Robert Car. Ele vinha lutando nos últimos anos contra um câncer e infelizmente foi vencido pela doença.

Em respeito ao momento de pesar nenhuma das suas empresas, Petromol, Honda e Nissan abrirão as portas neste sábado (12).

Petrolina perde, portanto, um dos seus mais ilustres moradores, homem empreendedor, amigo e de fácil relacionamento com as pessoas.

Miguel Coelho enaltece cor azul da camisa de Guilherme Coelho

Miguel Coelho - Guilherme

Em tom de brincadeira o deputado estadual socialista Miguel Coelho elogiou a camisa de cor azul do prefeito em exercício Guilherme Coelho, em uma alusão a cor que simboliza a luta do grupo político liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho. O fato ocorreu durante o ato de posse do vereador Pérsio Antunes como presidente do Diretório Municipal de PV.

Vice-prefeito de Petrolina bate forte no Governo Federal durante debate com agricultores

Guilherme Coelho Debate

Durante audiência pública sobre a proposta da Medida Provisória 707, que trata da renegociação de dívidas dos produtores rurais do seminário nordestino, realizada na manhã desta sexta-feira (11) no Sest-Senat em Petrolina (PE), o vice-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho (PSDB) não poupou nas críticas ao Governo Federal

Em sua fala, Coelho, que participou do evento como diretor da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), reforçou a necessidade de se criar medidas efetivas que desonerem o pequeno, o médio e o grande produtor rural do seminário dos altos juros que recaem sobre dívidas e financiamentos.

“A seca é nossa realidade, pois todo ano tem seca. Por isso, os juros para o produtor do Pronaf no semiárido tem que ser zero, e o prazo tem que ser de 20 anos. O governo precisa assumir essa responsabilidade de ajudar o produtor sofrido do seminário, e não afunda-lo de vez”, criticou Guilherme.

Sobre os custos destas medidas aos cofres públicos, Guilherme foi enfático: “pode ser 1, 5 ou 10 milhões [de reais], é obrigação do Governo Federal chegar junto do produtor, porque dinheiro não falta para as Olimpíadas do Rio, para o metrô de São Paulo, e até para corrupção que vemos aí. Mas para gente falta dinheiro? Isso não está correto. Nós não queremos mais paliativos”, criticou.

Os ciclos de debate sobre a medida provisória devem continuar pelo Nordeste, para que a proposta ganhe força e seja aprovada.

Vereador Pérsio Antunes é empossado novo presidente do Partido Verde de Petrolina

Posse de Pérsio PV 01

Com o plenário da Câmara Municipal de Petrolina lotado e com uma ornamentação digna de um grande evento, teve início por volta das 20:30hrs a solenidade de posse da nova diretoria do Partido Verde de Petrolina que tem à frente o novo presidente da legenda vereador Pérsio Antunes.

Prestigiando o ato estão o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), o prefeito em exercício de Petrolina Guilherme Coelho (PSDB), o deputado estadual Miguel Coelho (PSB), deputado federal Fernando Filho (PSB) e o senhor Ladelço Gomes, representando o presidente estadual do PV, Carlos Augusto Costa.

Crédito rural: agricultores e participantes defendem “juros zero” para setor produtivo em Petrolina

Agricultores debate 1

O Auditório do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Sest/Senat de Petrolina (PE) sediou nesta sexta-feira, o primeiro Ciclo de Debates para o aprimoramento da Medida Provisória (MP) 707, que prorroga o prazo para a renegociação das dívidas dos produtores rurais e dos contratos de financiamento dos transportadores de cargas.

Durante o debate, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), que preside a comissão mista do Congresso Nacional responsável pela análise da MP (CMMPV 707), sinalizou que o texto final da medida provisória deverá ser apreciado na semana do dia 12 de abril.

Debate Dividas 2

Participaram do debate, o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso Nacional; o deputado estadual Miguel Coelho (PSB); o diretor-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e representante da Federação na Bahia (Faeb), Pio Guerra; o presidente do Instituto da Fruta da Bahia, Ivan Pinto; o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), Francisco Pascoal Silva; o presidente do Sindicato Rural Patronal de Petrolina, Edis Ken Matsumoto entre outras autoridades.

Mais Incentivos

Todos os palestrantes convidados foram unânimes em defender que o governo federal deve perdoar a totalidade das dívidas dos agricultores. “Eles (os produtores) não querem renegociação dos contratos. Eles querem crédito com juros zero”, ressaltou Iran Wilker, da Fetag/BA.

Para o diretor da Abrafrutas, Guilherme Coelho, o governo não pode “condenar” os produtores. “Pois eles (agricultores) são vítimas. O governo tem que pegar na mão deles (produtores) e levantá-los”, afirmou. “O juro do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) tem que ser zero. Os produtores querem pagar suas dívidas e o governo tem que apoiá-los”, acrescentou.

O deputado Miguel Coelho citou outro ponto que, para ele, merece a atenção do governo federal. De acordo com o parlamentar, os produtores de Petrolina não têm recebido assistência técnica por parte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“Pedimos que o Ministério da Integração Nacional tenha mais sensibilidade com o pequeno produtor, que precisa de apoio”, defendeu. “Já faz mais de um ano que a Codevasf não dá assistência para o homem do campo. Não estamos discutindo apenas renegociação de dívidas, estamos discutindo sonhos de famílias”, completou o deputado.

Com informações da Ascom

Medalhas de reconhecimento por serviços prestados a Petrolina é resgatada na Câmara Municipal

Maria Elena

A Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) voltará a conceder as medalhas Josefa Coelho e Ana das Carrancas, dadas às mulheres que têm serviço prestado ao município. A informação é da vereadora Maria Elena (PSB).

“Conversamos com o presidente Osório Siqueira (PSB), eu e a vereadora Cristina Costa (PT) e ele concordou em voltarmos a homenagear mulheres de referência para a cidade, cada uma em suas áreas profissionais”, contou Maria Elena.

A parlamentar disse ainda que cada um dos 19 vereadores petrolinenses poderão indicar dois nomes para serem homenageados com as comendas. A solenidade de entrega das medalhas está agendada para o próxima quinta-feira (17), a partir das 19h.

Após reclamações de petrolinenses AMMPLA promete melhorias no transporte coletivo no interior

foto N7

Ainda é grande o número de reclamações sobre a qualidade do transporte público no município de Petrolina (PE), ônibus que quebram, transportes que atrasam, enumeram as reclamações dos usuários. Para dar uma resposta sobre a situação dos coletivos, nesta quinta-feira (10), Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) esteve reunida na Associação dos Moradores da Vila Nova do núcleo 7 do Projeto irrigado Nilo Coelho, Zona Rural do município para discutir possíveis melhorias no transporte coletivo.

O diretor presidente da AMMPLA, Paulo Valgueiro ouviu a reivindicação da Comunidade Vila Nova que argumentou a necessidade de implantar uma linha de transporte para interligar o Núcleo 6, Núcleo 7 e o Núcleo 8. De acordo com o gestor a decisão tomada é que o transporte sairá do Núcleo 6 e o itinerário será via o Núcleo 7.

Segundo Valgueiro a solicitação será atendida visto que a comunidade do Núcleo 8 desde a implantação da AME-Saúde passou a atender cerca de cinco mil pessoas. “Vamos garantir assim transporte adequado aos usuários da nova AME e qualidade da melhoria de vida da população”, prometeu o diretor.