Facape realiza debate sobre Lei Maria da Penha nesta quinta-feira (25)

(Foto: Internet)

A iniciativa faz parte do projeto Ateliê de Cultura Jurídica. (Foto: Internet)

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizará, nesta quinta-feira (25), no mês em que a Lei Maria da Penha completa 10 anos, um debate com o tema ‘Lei Maria da Penha: conjunturas no Vale do São Francisco’. O evento acontece no auditório da biblioteca, às 19h, e é organizado pelo grupo de pesquisa Direito e Sociedade.

A iniciativa faz parte do projeto Ateliê de Cultura Jurídica, vinculado ao grupo e coordenado pela professora Dra Anna Christina Freire. O grupo de pesquisa é formado por estudantes e docentes da Facape e da Uneb (Universidade do Estado da Bahia).

LEIA MAIS

Servidores podem realizar paralisação caso não haja cumprimento de acordo feito com governo municipal

(Foto: ASCOM)

Vários servidores reclamaram da falta de compromisso do governo municipal por não cumprir o acordo de reajuste. (Foto: ASCOM)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve reunido nesta semana, em assembleia extraordinária, com os servidores municipais para discutir várias propostas, dentre elas o reajuste salarial e os planos de saúde.

Vários servidores reclamaram da falta de compromisso do governo municipal por não cumprir o acordo de reajuste. Dessa forma, ficou acordado o calendário de paradas sistemáticas das categorias, de forma a pressionar o poder público municipal a cumprir o acordo.

De acordo com o que foi decidido na reunião, a primeira parada ficou definida para a próxima terça-feira dia 30, e caso o salário não seja reajustado, será realizada uma nova assembleia no dia 16 para ser estabelecido estado de greve.

LEIA MAIS

Creche é assaltada pela terceira vez em Petrolina (PE)

Ladrões arrombam creche em Petrolina (PE). (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)

Ladrões arrombam creche em Petrolina (PE). (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)

Ladrões arrombaram uma creche localizada no bairro São Joaquim, em Petrolina (PE), na madrugada de ontem (23) e levaram aparelhos eletrônicos, alimentos e dinheiro. As aulas foram suspensas por causa do incidente.

Os suspeitos arrombaram a janela da instituição, tiveram acesso às chaves que estavam guardadas no local e conseguiram ter acesso a outras salas da creche. De acordo com funcionários, R$ 500 em espécie foram levados, o dinheiro havia sido arrecadado em uma campanha para reforma do prédio. Além do valor eles levaram um notebook e dois tablets.

Até os alimentos que se encontravam no freezer e na geladeira da creche foram levados. Como os alimentos das refeições dos alunos foram furtados, as aulas tiveram que ser suspensas. De acordo com Edileuza Ferreira, que é gestora da unidade, esse é o terceiro assalto a creche.

Confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina (PE)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Candidatos à prefeitura de Petrolina (PE). (Foto: Blog Waldiney Passos)

Com diversas atividades a serem cumpridas durante as suas campanhas eleitorais, os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgam suas agendas para o dia 24 do mês de agosto. Confira:

Edinaldo Lima (PMDB)

7h30 – Reunião com professores da educação infantil

8h45 – Reunião com os trabalhadores da iniciativa privada

14h30 – Gravação para o guia eleitoral

17h – Caminha da vitória do povo 15

Local: bairro Vila Eduardo

Concentração: em frente ao G Barbosa

Miguel Coelho (PSB)

6h – Reunião com produtores do Projeto Nilo Coelho

8h – Conversa com empresários no bairro Atrás da Banca

11h – Caminhada no comércio da Avenida Sete de Setembro

15h – Visita empresas na Avenida Clementino Coelho e na Cidade Universitária

17h – Reunião com moradores do bairro Antonio Cassemiro

18h – Caminhada Azul no bairro Gercino Coelho

Odacy Amorim (PT)

4h30 – Visita aos trabalhadores das fazendas irrigadas

Local: Ponto do bairro João de Deus (Saída dos trabalhadores para as fazendas)

8h – Gravação Guia

9h – Caminhada no comércio

Concentração: Rua João Clementino, Centro (em frente à Caixa Econômica Federal)

15h – Caminhada 13

Concentração: Praça da Sementeira

18h – Entrevista à Radio Tropical Sat

Local: Juazeiro-BA

19h – Lançamento do Comitê 13

Local: Avenida Nilo Coelho, número 207, Bairro Gercino Coelho

Perpétua Rodrigues (PSOL)

6h50 – Entrevista na rádio Ponte FM

8h50  – Visita à comunidade da zona oeste

13h50 – Visita à comunidade da zona norte

19h50  – Reunião com assessores e coordenação de campanha

Adalberto Cavalcanti (PTB)

Não enviou a programação da sua agenda.

Colégio promove feira de adoção de animais na Orla de Petrolina neste domingo

cachorro

O Encãotro, como foi batizada o encontro, será das 16h às 18h, na Orla da cidade./ Foto: internet

No próximo domingo (27), os alunos do Colégio Motivo realizam a campanha I Encãotro Motivo, que vai oferecer adoção responsável de cães e gatos e atendimento gratuito com veterinários. O objetivo é conscientizar a população da importância de ter cuidado com os animais e com o meio ambiente. Saquinhos e panfletos serão distribuídos para conscientizar a população dos direitos dos animais, os deveres dos donos e também sobre a importância da preservação do meio em que vivem.

A ideia surgiu com a turma do 6° ano, após a leitura do livro “Três animais” que fala dos maus tratos sofridos por três bichos. A leitura, feita na disciplina de Língua Portuguesa, despertou tanto interesse nos alunos que a equipe de professores decidiu realizar uma ação maior. O Encãotro, como foi batizada o encontro, será das 16h às 18h, na Orla da cidade.

LEIA MAIS

Processo seletivo para cadastro reservado da UPAE e HDM é prorrogado até esta quarta

prorrogado

Os interessados em participar do processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina e Hospital Dom Malan/IMIP , ambos geridos pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira em Petrolina, terão até esta quarta-feira (24) para se inscrever através deste link.

O prazo seria até esta terça-feira, mas foi estendido pelo instituto gestor. As vagas são para Farmacêutico; Terapeuta Ocupacional; Fonoaudiólogo; Flebotomista; Técnico de Enfermagem; Telefonista; Auxiliar De Saúde Bucal e Eletricista.

LEIA MAIS

Homem ameaça a irmã de morte em Petrolina

(Imagem ilustrativa)

(Imagem ilustrativa)

Um homem, de 32 anos, foi preso na noite de segunda-feira (22), acusado de ameaçar uma menor de morte. Segundo a Polícia Militar (PM), a adolescente, de 15 anos, é irmã do homem e moram na mesma casa, no Residencial Vivendas II, em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

O acusado e a irmã foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil, onde foi aberta uma portaria.

Guilherme Coelho vai deixar a Câmara dos Deputados

Guilherme ocupava o cargo de vice-prefeito de Petrolina, antes de assumir como deputado./ Foto: arquivo

Guilherme ocupava o cargo de vice-prefeito de Petrolina, antes de assumir como deputado./ Foto: arquivo

Guilherme Coelho (PSDB) vai deixar o cargo recém assumido de deputado federal. Isso porque ele era suplente na casa. O secretário estadual das Cidades, deputado federal André de Paula (PSD), acertou a saída da pasta do governo de Paulo Câmara (PSB).

Entretanto, conseguiu deixar um sucessor, já que o cargo pertence à cota do PSD, partido no Estado presidido pelo próprio André.

Com a saída do secretário para reassumir o mandato em Brasília, assume a pasta o diretor presidente do Consórcio Grande Recife, Francisco Papaléo (PSD). No lugar de Papaléo, assume o secretário executivo de projetos especiais da Secretaria das Cidades, Ruy Rocha.

 

 

Vereador Pedro Filipe decide apoiar Odacy Amorim na disputa municipal de Petrolina

pedro felipe e odacy

Pedro Fillipe chega para somar a esse nosso projeto que visa fazer muito mais do que fizemos quando prefeito em benefício de todos os petrolinenses, afirmou Odacy.

O deputado estadual e candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, PT, recebeu nesta segunda-feira, 22, um importante reforço a sua campanha. Em um encontro que contou com a presença da vereadora e presidente do PT de Petrolina, Cristina Costa, Fillipe anunciou sua adesão à candidatura de Odacy à prefeito.

“Estou com Odacy porque é o candidato com as melhores propostas para Petrolina”, ressaltou Fillipe. O vereador  acompanhado do seu pai Pedro Fernandes, já participou da agenda de campanha do prefeiturável nesta segunda-feira, durante uma reunião com estudantes secundaristas e na caminhada pelo bairro Jardim Amazonas.

“Uma grata surpresa e um importante apoio para ampliarmos nossa caminhada e fazer valer a força de nosso palanque que é do povo. Pedro Fillipe chega para somar a esse nosso projeto que visa fazer muito mais do que fizemos quando prefeito em benefício de todos os petrolinenses”, conclui Odacy Amorim.

Norma Lima, candidata a vereadora em Petrolina (PE), quer recuperar futebol amador na cidade

(Foto: Equipe Blog Waldiney Passos)

Norma Lima foi líder comunitária da Vila Eulália por quatro anos. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Nos últimos pleitos eleitorais tem sido reforçado através de campanhas publicitárias o ingresso de mulheres na política nacional. Em Petrolina mais uma mulher entra na corrida atrás de uma cadeira no legislativo municipal. Norma Lima, que é filiada ao Partido Social Cristã (PSC), já foi líder comunitária do bairro Vila Eulália quatro anos, onde conseguiu implantar o serviço de saneamento básico, fazer a retirada do lixo, conhecido como raso da Cantarina, foi a terceira moradora da Vila Eulália, nomeou as ruas e implantou o serviço de CEP/Correios.

Norma Lima, optou por se dedicar a vida pública por amor ao próximo, é evangélica e reside atualmente no KM-25, Maria Tereza. A candidata tem como ponto forte o projeto “meninos bom de boa”, que está sendo elaborado com professores de escolinhas de futebol e alguns desportistas, como Luiz Leonardo Lima, fundador do Petrolina Futebol Clube e esposo de Norma, Luis Vilas Boas, Walter (Chiqueta), Tourão e Aldemir (Pelé).

LEIA MAIS

Tetro Dona Amélia em Petrolina (PE) recebe a peça “A Mandrágora” no dia 13 de setembro

(Foto: ASCOM)

O espetáculo, que tem entrada gratuita, conta com excelente elenco. (Foto: ASCOM)

No próximo dia 13 do mês de setembro, o espetáculo “A Mandrágora”, de Guilherme Vasconcelos, é recebido pelo Sesc Petrolina (PE) no palco do Teatro Dona Amélia. O texto da apresentação é uma adaptação do original, que foi escrito por Nicolau Maquiavel em 1508.

A peça, que é produzida pela Galharufas Produções e dirigida por Marcondes Lima, é uma sátira de costumes e contextualiza a clássica história escrita originalmente, no século 16, para o sertão nordestino.

O espetáculo, que tem entrada gratuita, conta com excelente elenco, composto de oito atores e cumpriu temporadas nos Teatros Apolo e Luiz Mendonça, sendo um dos espetáculos de maior repercussão no 22º Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2015, com dez indicações ao Prêmio, inclusive de Melhor Espetáculo, Direção e Figurinos.

Confira a sinopse da peça:

Calímaco, é um rico paraibano radicado no Recife, é apaixonado por Lucrécia, esposa de moral ilibada do poderoso Coronel Nício Calfucio. O rico casal, apesar das tentativas, não consegue ter filhos. Calímaco, então, finge-se de médico e receita um infalível e mortal remédio à base de mandrágora, uma suposta planta afrodisíaca, conseguindo ludibriar o Coronel e tendo sua paixão finalmente correspondida.

Sindsemp avisa que se o Executivo Municipal não cumprir o prometido, servidores irão paralisar suas atividades

sindsemp

Em mais uma missão na garantia dos direitos dos trabalhadores, na última segunda-feira, dia  22, o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), reuniu em assembleia extraordinária com os servidores municipais, para discutir propostas como o reajuste salarial e os planos de saúde.

Um dos pontos altos da reunião foram as reclamações dos servidores da falta de compromisso do Governo Municipal de não cumprir o acordo de reajuste. Por isso, foi acordado o calendário de paradas sistemáticas das categorias, de forma a pressionar o poder público municipal ao cumprimento do reajuste dos servidores.

A primeira parada ficou definida para a próxima terça-feira dia 30, e caso o salário não seja reajustado, será realizada uma nova assembleia no dia 16 para ser estabelecido estado de greve.

LEIA MAIS

Acidente na perimetral acaba com mototaxista morto

(Foto: Whatsapp)

O mototaxista era natural de Casa Nova (BA). (Foto: Whatsapp)

Mais um acidente fatal aconteceu na Avenida  Perimetral/Transnordestina, que é considerada uma das mais perigosas da cidade de Petrolina (PE). O acidente aconteceu na manhã de ontem (22) e fez uma vítima,  Fábio Lubarino da Silva, mototaxista, de 31 anos. De acordo com informações do Instituto de medicina Legal (IML), o mototaxista veio a óbito no local.

O mototaxista era natural de Casa Nova (BA) e morava no Residencial Vila Verde, no bairro Antonio Cassimiro. Não se tem informações sobre as causas do acidente. O IML confirmou que o corpo já foi liberado para a família realizar o velório.

Artigo de professora da Facape é premiado em concurso na Argentina

(Foto: ASCOM)

No trabalho premiado, Jaiza faz uma análise sobre o livro Malleus Maleficarum. (Foto: ASCOM)

A professora Jaiza Sammara Alves, que leciona na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), foi premiada com seu artigo, que tem o título ‘El Malleus Maleficarum y su influencia em El ordenamiento jurido medieval y em La seleccion y punicion de las llamadas brujas’, no 2º concurso de Ficcion y Derechoda Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

No trabalho premiado, Jaiza faz uma análise sobre o livro Malleus Maleficarum – considerado o mais famoso manual de caça às bruxas da Inquisição, de Heinrich Kramer e Jacobus Sprenger – e sua influência no sistema jurídico medieval, tentando compreender como se dava a seleção e punição das pessoas consideradas bruxas. O artigo é um estudo de como as mulheres eram vistas no livro e na sociedade na época. O concurso desde então reúne trabalhos de vários países sobre ficção e Direito.

Com informações da ASCOM

Agenda: Odacy visita o comércio da cidade; Miguel promove três caminhadas

(Foto: Montagem)

Miguel e Odacy em ação nas campanhas eleitorais. (Foto: Montagem)

As campanhas eleitorais para o cargo de prefeito seguem a todo vapor na cidade de Petrolina (PE). Durante o dia de hoje (23) Miguel Coelho (PSB) participa de algumas reuniões e promove três caminhadas no município, duas delas acontecem no comércio do Centro e no do Gercino Coelho, a outra acontece no bairro São Gonçalo. Já Odacy Amorim (PT) participa de reuniões e visita o comércio no bambuzinho e no final da tarde o candidato promove a caminhada que acontece no bairro Jardim Maravilha. Os demais candidatos não enviaram suas agendas para o dia de hoje (23).

ODACY AMORIM (PT)

04h – Ponto de saída dos trabalhadores das fazendas irrigadas

Local: Bairro João de Deus

06h30 – Ponto de ônibus das fazendas irrigadas

Local: Posto Asa Branca

10h – Visita ao comércio

Concentração: Praça do Bambuzinho, na Avenida Souza Filho, Centro

17h– Caminhada no Bairro Jardim Maravilha

Concentração: Feirado Bairro Jardim Maravilha

19h30– Reunião – Odacy e candidata à Vereadora Miranery Amorim

Local: Porto da Ilha

MIGUEL COELHO (PSB)

6h30 – Reunião com produtores rurais
Local: comunidade do N10

11h – Caminhada no comércio do Gercino Coelho
Local: Avenida Honorato Viana

15h – Bate-papo com estudantes

16h – Caminhada no comércio do Centro
Local: ruas do Centro

17h – Reunião com moradores da Vila Marcela
Local: Rua 3, Vila Marcela

18h – Caminhada Azul no São Gonçalo
Local: Avenida Simão Durando, São Gonçalo