Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz para Petrolina a Mostra Sesc Prismas do Som

(Foto: ASCOM)

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem o tema “Ciência alimentando o Brasil”, começa às 14h da terça-feira (18). (Foto: ASCOM)

Em meio as palestras, oficinas, minicursos e exposições que vão movimentar a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma atração promete educar pela acústica musical. É a mostra Sesc Prismas do Som, que será apresentada gratuitamente de 18 a 21 deste mês no Ginásio do Sesc Petrolina, das 8h às 18h.

A mostra, que atende distintas faixas etárias e dialoga com várias disciplinas, entre elas, a física, matemática e biologia, se divide em 20 estações compactas de experimentação e demonstração. Em cada uma delas o visitante é apresentado a uma série de instrumentos incomuns, a exemplo de aerofones, cordofones, membranofones e eletrofones.

O resultado é uma verdadeira caixa de ressonância das experimentações, criações e improvisações sonoro-musicais do público, que desmistifica o som, o silêncio e o ruído, em meio a uma série de jogos e brincadeiras didáticas.

LEIA MAIS

Segundo Ministério, sorteio do ‘Minha Casa, Minha vida’ em Petrolina não foi válido; Novo sorteio vai escolher os beneficiários

(Foto: Ilustração)

Um novo soreio deverá ser feito. As famílias já sorteadas podem ficar sem as casas. (Foto: Ilustração)

O sorteio que determinou a escolha dos beneficiários do Residencial Parque São Gonçalo, do programa ‘Minha casa, minha vida’, em Petrolina (PE), não foi válido. Segundo o Ministério das Cidades, em anúncio nesta quinta-feira (13), um novo sorteio deverá ser realizado para a escolha dos beneficiários do programa. Três critérios que foram utilizados não foram aprovados pela Secretaria Nacional de Habitação.

Segundo o Ministério, a decisão foi tomada visando a proteção de outros candidatos, para que não sejam prejudicados diante da adoção de critérios não regulamentados na Portaria que viabiliza o programa. Para a aprovação do sorteio, era necessário que a Prefeitura de Petrolina comprovasse as famílias residentes em moradia insalubre por meio de declaração da Secretaria de Defesa Civil do município e as  famílias em situação de coabitação involuntária por autodeclaração do candidato e famílias com filho(s) em idade inferior a 14 (quatorze) anos, comprovado por documento de filiação.

O sorteio das mil casas já havia sido realizado e as famílias aguardavam a entrega das casas, que estava prevista para o dia 22 de setembro. Após quase um mês da data estipulada, as famílias sorteadas fizeram um protesto em frente a Caixa Econômica Federal pedindo que as casas fossem entregues. As famílias que já foram sorteadas podem ficar sem as casas do programa.

Com informações do G1

Júlia Grazielli de Petrolina é campeã pernambucana de judô pela terceira vez seguida

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A judoca petrolinense Júlia Grazielli Monteiro de apenas 12 anos de idade venceu, pela terceira vez seguida, o Campeonato Pernambucano 2016 da categoria sub 11. O evento aconteceu no último final de semana em Recife.

Vários atletas do Estado participaram das competições. Júlia era a única representante da cidade de Petrolina e confirmou o favoritismo ao levar mais uma medalha de ouro para casa.

 

Poesia, amor e cultura: Santana “o cantador” está em Petrolina

santana

“Dançar abraçado com quem você ama, ouvindo poesias boas, músicas boas, não tem preço”, afirma Santana/Foto: Waldiney Passos

No próximo sábado (15) o cantador Santana estará mais uma vez se apresentando em Petrolina em um evento alusivo ao dia dos professores, na casa de shows Zé Matuto, ao lado de Elisson Castro e Targino Gondim.

Um dos maires nomes da música nordestina, Santana chegou nesta quinta-feira (13), aproveitando para rever parentes, amigos e matar saudades da época em que vinha constantemente à Petrolina, quando gerente  do Bandepe (Banco do Estado de Pernambuco) em Santa Maria da Boa Vista.

Em visita ao nosso blog, o cantador fez questão de ressaltar sua admiração por Petrolina. “Os filhos de Petrolina fizeram dela hoje um dos maiores referenciais em termos de cidades progressistas no Brasil e no mundo”, comentou.

Para ele, Petrolina sempre deu suporte a quem faz a cultura popular, deu apoio a cantores como Assisão, Jorge de Altinho e Luiz Gonzaga, que encheram casas de shows aqui.”Petrolina sempre teve esse peso de abraçar a cultura popular”, elogiou.

Santana demonstrou alegria e ansiedade para participar do show deste sábado que vai homenagear os professores, mas criticou a falta de valorização da classe no Brasil. “O professor é a única profissão para quem o imperador do Japão se curva, só no Brasil que não é valorizado, mas nos outros países eles são reconhecidos. Um país que não respeita o professor não tem futuro não, por isso tem que haver uma mudança de configuração, principalmente, na questão dos políticos, para eles saberem que eles só estão ali por que houve um professor que os tornou com capacidade para chegar ali, então é preciso respeitar mais essa profissão”.

E falando do que mais sabe fazer, forró, Santana disse que o estilo tem uma propriedade diferentemente dos outros ritmos, pois propõe o abraço. “Vinícius de Moraes dizia que a vida é a arte do encontro, eu peguei essa deixa de Vinícius e pensei ‘se a vida é a arte do encontro forró é a arte do abraço’, inclusive é o título de um disco meu (Forró a arte do abraço), porque não existe coisa assim de segurança na depressão do que está dentro de um abraço, então é um grande antídoto contra depressão”, salientou.

Prefeito eleito Miguel Coelho discute transição municipal com Julio Lossio

miguel-transicao-02

“Petrolina pela sua dimensão precisa ter algo republicano, democrático, respeitando a vontade do povo”, avaliou o prefeito Lossio/Foto: Gilson Pereira

Petrolina iniciou nesta quinta-feira (13) o processo de transição do governo municipal. O prefeito em exercício, Julio Lossio (PMDB), se reuniu com o prefeito eleito, Miguel Coelho (PSB) e a vice-prefeita eleita, Luska Portela (DEM), no prédio da Prefeitura. Lossio recebeu de Miguel a formalização de sua equipe de transição e o protocolo com solicitações de levantamentos de informações sobre a atual gestão.

Durante o encontro ficou estabelecido o diálogo entre as comissões de transição, que serão compostas por membros da atual e da futura gestão. Durante o processo deverão ser transmitidas informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo, como Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA, demonstrativo dos saldos disponíveis, dados sobre Recursos Humanos e demais informações requeridas pela equipe que assumirá o governo municipal a partir de 2017.

Para o prefeito Julio Lossio, o processo de transição garante a manutenção de serviços ofertados pelo município e evita que a população seja penalizada durante o processo de transferência de poder.

Dia das Crianças e do Fisioterapeuta é comemorado com momento lúdico na UPAE/IMIP de Petrolina

atividade-na-agua
A rotina dos bebês com microcefalia acompanhados pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) foi alterada nesta quinta-feira (13). Mas, por um bom motivo. É que os exercícios de estimulação sensório-motora realizados na sala de fisioterapia hoje foram com tinta guache e água. O momento lúdico de lazer e socialização aconteceu para comemorar o Dia das Crianças e do Fisioterapeuta.
Durante toda a manhã, assim como os pequenos, os profissionais, papais e mamães também se divertiram. “Pensamos em reunir as famílias para que o grupo pudesse se conhecer, trocar experiências e socializar. Sem esquecer, é claro, de estimular as crianças. Realizamos atividades simples, mas ricas em significado. Quando, por exemplo, passamos a tinta guache nos pés ou mãos estamos estimulando o tato e a visão através das cores. A piscina cheia de brinquedos desenvolve os sentidos, impulsiona os movimentos e promove o relaxamento”, explica a fisioterapeuta Misia Ferraz.
LEIA MAIS

Prefeito eleito de Petrolina irá anunciar equipe de transição nesta sexta

Miguel lidera uma coligação com 16 partidos./ Foto: Giomara Damasceno

Anúncio de equipe será feito em reunião./ Foto: Giomara Damasceno/blog Waldiney Passos

O prefeito eleito Miguel Coelho (PS) irá apresentar nesta sexta-feira (14) os integrantes da equipe que coordenará a transição de governo. A reunião ocorre a partir das 11h30 no escritório da Caixa Econômica, no Park Shopping, no bairro Antonio Cassimiro.

Na oportunidade, Miguel falará os detalhes do processo de transição como prazos, local de trabalho da equipe e as prioridades de coleta de informação. “Escolhemos uma equipe qualificada e com perfil técnico para garantir que todos os dados sobre contratos, obras, finanças sejam analisados com eficiência. Esse trabalho é fundamental para que, ao iniciarmos o novo governo, não percamos muito tempo com adaptação da estrutura de gestão”, explica Miguel Coelho.

Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina participam de Curso de Atualização Profissional

Os servidores tiveram horas de treinamento  teórico e de prática. / Foto:  divulgação

Os servidores tiveram horas de treinamento teórico e de prática. / Foto: divulgação

Entre os meses de agosto e outubro, 156 agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina participaram de um Curso de Atualização Profissional Continuada, promovida pela secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã, que contou com a contribuição da Associação dos Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina (AASPP) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Para o guarda municipal, instrutor e coordenador do curso, Cícero José “esse curso é muito importante para a formação profissional desses servidores porque visa atualizar os conhecimentos técnicos, as maneiras de como melhorar a prestação de serviços no tocante à preservação do patrimônio público e também da segurança das pessoas que trabalham nessas unidades públicas”.

LEIA MAIS

Com teto de gastos, prefeituras temem corte de serviços

Os prefeitos que assumirão seus mandatos em janeiro de 2017 dificilmente conseguirão ampliar o atendimento em saúde e poderão até ser levados a reduzir a oferta de serviços durante suas gestões se for aprovado o novo teto de gastos do governo federal.

A avaliação foi feita pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e se baseia numa estimativa sombria de redução dos recursos para saúde durante os 20 anos de validade do teto.

Com a proposta do teto, que foi aprovada em primeiro turno na Câmara e ainda tramita no Congresso, eles estimam que os gastos federais em saúde vão se reduzir dos atuais 1,7% do PIB para 1% ao fim dos próximos 20 anos.

LEIA MAIS

Outubro Rosa: Livro ‘Oratório da Moça que Sente Saudade’ terá 100% das vendas revertidas em doações ao Movimento de Combate ao Câncer

(Foto: ASCOM)

Os textos da antologia começaram a ser escritos durante o tratamento da mãe de Jaquelyne Costa. (Foto: ASCOM)

A dor da perda transformada em poesia, transmutada em amor ao próximo. Em 25 de novembro, na Biblioteca do Sesc Petrolina, a poetisa e jornalista Jaquelyne Costa lançará o livro Oratório da Moça que Sente Saudade. O projeto reúne 53 poesias e pequenos textos que trazem a temática da ausência; em sua grande parte inspirados na relação da autora com a mãe, Alcineide Almeida (in memoriam), vítima de câncer renal em 21 de outubro de 2012.

“Este projeto é uma homenagem póstuma à minha mãe, minha primeira incentivadora no universo da escrita e a quem devo o meu amor pela leitura”, revelou a autora. A publicação, que custará R$ 20, terá toda sua renda revertida em doações ao Movimento de Combate ao Câncer de Petrolina (MCC), que atualmente atende a mais de mil pacientes na região.

Inspiração

Os textos da antologia começaram a ser escritos durante o tratamento da mãe de Jaquelyne Costa. Nessa época, ambas conheceram de perto o trabalho do MCC em Petrolina/PE. “Vi a dificuldade da organização em ter verbas para medicamentos e como, para nós, teria sido bem mais desafiante sem o apoio financeiro deles. Quando somávamos a quantidade de remédios no mês, dava mais da metade de um salário mínimo”, contou.

LEIA MAIS

Erro no ICMS encarece conta de luz em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

O consumidor de Pernambuco pode pedir a revisão da cobrança da conta de energia para reduzir a despesa com o serviço. Trata-se de um erro na conta, em que o governo do estado inclui duas taxas federais na base de cálculo para aplicar o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Isso quer dizer que o imposto estadual, que incide sobre produtos, estaria sendo cobrado sobre a energia, acrescida das taxas de transmissão (TUST) e distribuição (TUSD).

A dinâmica se configura uma bitributação e vem ocorrendo em 100% dos consumidores, sendo empresa ou pessoa física. A correção já foi solicitada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em nove processos, com decisão liminar que garante a restituição dos últimos cinco anos do que foi cobrado irregularmente. Em um deles, de uma indústria, o ajuste de cálculo vai gerar uma economia mensal de R$ 79 mil e direito à recuperação de quase R$ 3 milhões. A Secretaria da Fazenda nega haver irregularidade.

Outro exemplo de vitória na Justiça estadual é o Centro de Estudos Fernando Beltrão. De acordo com o sócio do cursinho, Júnior Beltrão, é um erro a cobrança por parte do estado e a correção é importante por questão de Justiça. “Não tem o menor cabimento a gente ter uma tributação nas alturas, de todos os lados, e ainda ter que pagar imposto sobre um outro tributo. Não existe”, destacou.

LEIA MAIS

Conselho Municipal de Juventude de Juazeiro emite nota em apoio à luta dos estudantes no Vale do São Francisco

(Foto: Pedro Lucas)

O Conselho defende as atuações dos alunos contra a Proposta de Emenda Constitucional 241. (Foto: Pedro Lucas)

O Conselho Municipal de Juventude de Juazeiro (BA) emitiu nota em apoio à luta dos estudantes do Vale do São Francisco. O Conselho defende as atuações dos alunos contra a Proposta de Emenda Constitucional 241, também conhecida por PEC do Teto de Gastos.

Confira a íntegra da nota:

Na última segunda-feira (10), a Câmara de Deputados votou a Proposta de Emenda Constitucional 241, também conhecida por PEC do Teto de Gastos, cujo objetivo é limitar as despesas do Governo Federal com saúde, educação e assistência social, além de congelar o salário mínimo.

LEIA MAIS

Policiais civis realizam greve de 24 horas nesta quinta-feira

(Foto: Internet)

A categoria deu ao governo do estado um prazo até o dia 20 de outubro para que seja apresentada uma proposta concreta. (Foto: Internet)

Em estado de greve desde a última segunda-feira, os policiais civis de Pernambuco realizam uma paralisação de 24 horas desde a zero hora desta quinta-feira. Dentro da mobilização votada em assembleia, a classe também finca cruzes no Marco Zero, em alusão ao aumento dos homicídios registrados no estado. “Foram mais de 3.500 assassinatos registrados até agora”, contabiliza o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros.

A categoria deu ao governo do estado um prazo até o dia 20 de outubro para que seja apresentada uma proposta concreta para a implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Na mesma data, os policiais vão realizar uma assembleia geral em que poderão deflagrar uma greve por tempo indeterminado.

“Procuramos o diálogo e continuamos procurando. Queremos evitar uma greve. O governo tem até o dia 20 para dar uma resposta”, adiantou o sindicalista. Após a asembleia será realizada uma passeata da sede do Sinpol, em Santo Amaro, até o Palácio do Governo, na Praça da República.

LEIA MAIS

Homem é agredido por população após praticar assalto a mototáxi em Petrolina; O suspeito foi preso

Um homem foi preso após tentar assaltar um mototáxi próximo ao Parque Massangano, em Petrolina (PE). Durante a ação do acusado, a vítima reagiu e foi atingida por dois disparos de arma de fogo. Porém, Populares conseguiram deter o suspeito e começaram a agredi-lo fisicamente.

A Polícia Militar estava passando no local, percebeu o aglomerado de pessoas e conseguiu conter a situação. O acusado foi preso com um revólver cal. 38 e com três munições. Os envolvidos foram conduzidos ao HU (Hospital Universitário), onde a vítima se encontra em situação estável e o imputado foi apresentado na 1ª DPC, onde foi autuado em flagrante.

Balançarte faz temporada de Batuques nos dias 16 e 17 no Teatro Dona Amélia, em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A Cia Balançarte propõe uma celebração ao povo negro, através de Batuques. (Foto: ASCOM)

Uma dança de celebração ao povo negro, o espetáculo Batuques, mais recente criação da Cia. Balançarte, traz para a cena uma pesquisa coreográfica baseada na ancestralidade e o encontro de linguagens entre dança e música. O espetáculo entra em temporada no Teatro Dona Amélia, apresentando-se neste sábado (16) e domingo (17), sempre às 20h.

Esse trabalho marca os 10 anos da companhia, que vem investindo em uma dança que parte das manifestações populares em sua pesquisa. “A companhia sempre buscou inspiração na Cultura Popular nos seus processos criativos e a cultura afro-brasileira sempre esteve presente nesses processos, em Batuques a temática afro é tomada enquanto foco e suas vertentes do canto, da percussão e da dança são exploradas para a criação cênica e entrecruzadas com as vivências dos dançarinos nesse universo, onde a força do cantar-dançar-batucar surge como festa e religião, sagrado e profano, dor e alegria de quem se fez forte porque teve que lutar e das histórias de persistência trazem suas vitórias”, afirma Marcos Aurélio, diretor artístico.

LEIA MAIS