Prefeitura de Petrolina emite nota sobre situação das famílias contempladas no sorteio do Park São Gonçalo

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

A prefeitura de Petrolina (PE) emitiu uma nota explicando a situação do sorteio das casas do Park São Gonçalo, que faz parte do programa “Minha casa, minha vida” do Governo Federal. Segundo a prefeitura, o sorteio foi feito de acordo com procedimento adequado, assim como aconteceu nos sorteios anteriores na cidade.

A prefeitura afirmou ainda que a decisão do Ministério das Cidades é política e tem prejudicado as famílias contempladas. Confira a íntegra da nota:

A Prefeitura de Petrolina vem esclarecer que nos últimos anos criou todas as condições necessárias para ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV em nossa cidade. Todos reconhecem que Petrolina se destacou no cenário nacional pela captação de habitações populares para nossa cidade.

Todo o procedimento de cadastro, seleção das famílias através de sorteio foram realizados dentro de critérios pré-estabelecidos, tanto é que já foram entregues 9.500 unidades habitacionais sem nenhum questionamento do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal ou de qualquer outro órgão de controle.

LEIA MAIS

Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina apoia o Outubro Rosa

(Foto: ASCOM)

O INCA também afirma que se diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 95%. (Foto: ASCOM)

A diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), no Sertão de Pernambuco, está mobilizada este mês com a campanha de prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa faz um alerta para a importância dos exames preventivos a partir dos 40 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar até o final do ano, 57.960 novos casos.

O INCA também afirma que se diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 95%. Mas, como lembra a presidente do Sintraf, Isália Damacena, existem muitas mulheres que por dificuldade, falta de tempo ou medo, deixam de fazer a checagem. “Temos mais de 700 associados no sindicato, dos quais muitos são mulheres. Eu e as meninas que fazem parte da diretoria conhecemos várias com 5, 8, 10 anos sem ir ao médico mastologista ou até mesmo sem realizar o autoexame [toque na mama]. Por isso, o Sintraf está apoiando esta causa”, disse.

LEIA MAIS

Crianças da Casa Rosa Menina recebem doação de brinquedos dos funcionários do IF Pernambuco

(Foto: ASCOM)

A Assistente Social da SEDIS, Maria Aparecida, disse que essa visita já é esperada e faz bem às crianças. (Foto: ASCOM)

Na manhã desta sexta-feira (14) as crianças da Casa Rosa Menina receberam doações de brinquedos dos funcionários do Instituto Federal de Pernambuco, além de terem participado de brincadeiras. A Rosa Menina é uma casa-abrigo da Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA), que funciona através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Zaílde Pereira da Silva, assistente do IFPE, explica que os funcionários da Reitoria do Instituto fazem essa ação de levar brinquedos às instituições que cuidam de crianças carentes há quatro anos. “Tivemos a ideia de reunir os colegas para doar brinquedos às crianças. Desde que começamos, já fomos a muitos lugares, mas nunca deixamos de vir à Rosa Menina. Trazemos brinquedos, mas também fazemos brincadeiras lúdicas e, acima de tudo, ofertamos amor para essas crianças, e recebemos também.”, ressalta Zaílde.

LEIA MAIS

XII Secomex da Facape contará com palestras, minicursos e lançamento de livro

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O XII Seminário de Comércio Exterior (Secomex) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está chegando. Com o tema “Alternativas para o Comércio Exterior frente às incertezas globais”, o evento tem o objetivo de proporcionar conhecimento e orientar sobre os obstáculos e oportunidades da graduação de Comércio Exterior na atualidade. O Secomex acontecerá na próxima semana, nos dias 18 e 19 e contará com palestras, mini cursos e lançamento de livro.

Na terça-feira (18), o evento começará às 19h, com abertura solene e segue com a palestra “Comercialização de Frutas no Brasil e no Exterior, e os Respectivos Impactos da Atual Conjuntura Econômica Global”, ministrada pelo Gerente de Negócios Comerciais nacionais e internacionais da Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia (CAJ), Edvaldo da Silveira Junior.

LEIA MAIS

Crianças atendidas pela Fundação Saúde do Vale recebem festa

(Foto: Ilustração/Internet)

Na programação do evento estão brincadeiras, sorteios de brindes e também cuidados com a saúde. (Foto: Ilustração/Internet)

A Fundação Saúde do Vale promove neste sábado (15), de 9h às 12h, um evento dedicado as crianças atendidas pela instituição.

O local escolhido para a festa será o bairro Alto da Boa Vista e são esperadas crianças de até 10 anos beneficiárias de algumas das ações da Saúde do Vale e que residam nos bairros São Gonçalo, Jardim Guararapes, Parque Massangano e também o próprio Alto da Boa Vista.

Na programação do evento estão brincadeiras, sorteios de brindes e também cuidados com a saúde. Ao longo da manhã serão realizados atendimentos odontológicos, com limpeza e aplicação de fluor.

De acordo com os organizadores, o objetivo da comemoração é celebrar a passagem do Dia das Crianças, promovendo momento de lazer e diversão, além de sensibilizar as crianças sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

O evento acontece na Rua 22, n° 61, Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita.

AME Nova Petrolina já está em atendimento

Ao todo 21 AME's foram entregues./ Foto: assessoria

Ao todo 21 AME’s foram entregues./ Foto: assessoria

A AME Nova Petrolina já está em funcionamento. A unidade atende os moradores dos Residenciais Brasil e Nova Petrolina, é a 20ª unidade do Projeto AME. e

“O modelo AME é inovador, moderno e não existe em nenhuma cidade do país. Com êxito, o governo reafirma o compromisso em fazer mais pela saúde dos que mais precisam. Hoje, são 21 AMEs implantadas nas áreas urbana e rural da cidade”, pontuou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves.

O projeto AME é comporto por 18 AME Saúde da Família, AME Servidor, voltada para os servidores municipais, AME Policlínica e AME Espaço Vida que trabalha com a prevenção e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Com perspectiva de verba suplementar do MEC, Reitoria da Univasf acolhe pauta dos estudantes em greve

De acordo com os dirigentes da Univasf, o Ministério da Educação (MEC) sinalizou aporte extra de recursos

De acordo com os dirigentes da Univasf, o Ministério da Educação (MEC) sinalizou aporte extra de recursos./ Foto: 

Os dirigentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), reitor Julianeli Tolentino de Lima e o vice-reitor Telio Nobre Leite, reuniram-se com estudantes da instituição para apresentação da proposta de atendimento à pauta de reivindicações discutida com membros do movimento paredista discente. As reuniões ocorreram ontem (13), às 8h30 e às 18h30, no prédio administrativo da Reitoria, em Petrolina (PE), ocupado desde a última segunda-feira (10) pelas lideranças do movimento.

O acesso dos servidores aos ambientes de trabalho que estavam fechados pelos manifestantes já foram liberados, mas as atividades acadêmicas em salas de aula permanecem paralisadas. A Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf) manifestou, em assembleia da categoria, no inicio desta semana, apoio ao movimento dos estudantes.

LEIA MAIS

Professores conceituados ministram aula na ABO Petrolina

abo-2

Os professores Ewerton Nocchi e Andréa Brito realizaram aula nesta manhã./ Foto: arquivo pessoal

Na manhã desta sexta-feira (14) a Sociedade dos Cirurgiões Dentistas, conhecida como ABO, de Petrolina (PE), realizaram o Curso de Imersão em Laminados e Lentes de Contato com os Professores Ewerton Nocchi e Andréa Brito, grandes nomes da Odontologia Estética no Brasil.

A ABO presta serviços de educação continuada através de Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e de Atualização nas diversas áreas da odontologia moderna e atual, com carga horária variável de acordo com a necessidade de cada curso.

A ABO está localizada na  Rua Pedrinhas, 431, Vila Eduardo, Petrolina – PE.

Prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, apresenta equipe de transição

GEDSC DIGITAL CAMERA

Na tarde desta sexta-feira (14), Miguel Coelho, prefeito eleito de Petrolina (PE), acompanhado da sua vice Luska Portela, apresentou, durante coletiva de imprensa, a equipe que coordenará a transição de governo.

Miguel apresentou os nomes do advogado Diniz Eduardo, que será o coordenador geral da equipe, do servidor público licenciado da Polícia Federal, Albérico Lacerda e da advogada Talita Andrade, que vai ficar responsável pela área social.

LEIA MAIS

Duas pessoas são pegas por roubo e receptação em Petrolina

Foto: divulgação PMPE

Foto: divulgação PMPE

Na noite de ontem (13) Policiais Militares do 5ºBPM foram acionados para verificar uma ocorrência de roubo no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina (PE).  Chegando ao local e com o apoio da ROCAM, efetuaram diligências com abordagens, um jovem de 17 anos, residente no bairro Jardim Amazonas, com uma furadeira e uma máquina de solda.Foto: divulgação PMPE

Segundo a PM, os objetos eram roubados e haviam sido comprados de um rapaz, de 21 anos.  Também foi encontrado com o menor, 11 pedras de crack e 0,052g de maconha e ainda a quantia de R$ 527 proveniente da venda de droga.
Diante do fato, todos os envolvidos foram conduzidos, juntos com todo o material apreendido à Delegacia de Plantão.

INSS cancela 80% dos auxílios-doença já avaliados

inssO governo cancelou 80% dos benefícios analisados no primeiro mês da operação pente-fino em auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos pelo INSS. Segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS (ANMP), os 20% dos casos que estavam de acordo com as normas foram transformados em aposentadoria por invalidez.

LEIA MAIS

Em Cabrobó alunos faltam aulas por falta de transporte

alunos-cabrobo

Foto:Didi Galvão

Alunos da cidade de Cabrobó que estudam em outros municípios próximos como Salgueiro e Belém do São Francisco estão desde ontem impossibilitados de se deslocarem para as cidades por falta de transporte.

De acordo com informações a falta de transporte se deu por ausência de pagamento do município. Indignados alguns alunos se dirigiram até o prédio da prefeitura com cartazes demonstrando a insatisfação e pedindo providências ao gestor municipal.

Uma das alunas prejudicadas, escreveu o seguinte:

Estamos reunidos em frente à prefeitura, alguns alunos do IF para reivindicar nossos direitos como alunos, pois hoje pela manhã recebemos a notícia que se quiséssemos ir pra escola tínhamos que pagar o combustível. Se quiser vim aqui pra que a gente possa ter mais voz, para que mais gente saiba do nosso sofrimento pra quem quer realmente estudar. Porque o atual prefeito liberou o ônibus, mas não liberou o combustível. E muitos alunos de família pobre que não tem dinheiro pra pagar 3, 4, até mesmo 7 reais pro combustível por dia, tem gente mesmo que não tem nem o café da manhã em casa. Isso é uma mera hipocrisia achar que os alunos, os pais de alunos tem dinheiro que nem esse prefeito tem.

Raquel, aluna do IF Sertão Salgueiro

Com informações Didi Galvão

Osvaldo Coelho será homenageado na Câmara dos Deputados

homenagem-osvaldo

O presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia (DEM) vai conduzir uma justa homenagem ao pernambucano Osvaldo Coelho, falecido em 1º de novembro de 2015. A sessão solene acontece no dia 10 de novembro, às 9h, em Brasília, e deve reunir toda a bancada pernambucana, antigos aliados e familiares do ex-deputado federal.

Osvaldo foi um político fundamental para o desenvolvimento de Petrolina e todo o Sertão pernambucano.

A sessão de homenagem póstuma foi proposta pelos deputados Daniel Coelho, Fernando Monteiro, Mendonça Filho (atual ministro da Educação) e Kaio Maniçoba.

Osvaldo Coelho nasceu em 24 de agosto de 1931. Foram 44 anos dedicados à vida política, com três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito na Câmara dos Deputados. Ele  também foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco. Conhecido como o  “Deputado da Irrigação”, acompanhou de perto o desenvolvimento do interior de Petrolina, a exemplo, da criação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. A educação também era sua ‘bandeira’ e implantou a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e a Escola Técnica e Agrotécnica em Petrolina.

Com informações Grande Rio FM