
(Foto: Internet)
Hoje (31) é o último dia para concessão do benefício por incapacidade temporária (o auxílio-doença), sem a necessidade de realizar a perícia presencial. Ou seja, quem precisa da ajuda pode enviar os laudos e exames de forma remota, através do aplicativo Meu INSS e ter acesso ao recurso.
A expectativa é que a partir de janeiro já seja obrigatório agendamento da perícia, pois a atual regra que dispensa a análise profissional de um médico vence em 2021 e não deve ser renovada. Enquanto isso, até hoje os segurados devem apresentar laudo médico legível no sistema do INSS.
Na hora de anexar as informações, também é indispensável informar o número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças), carimbo do médico, data e descrição sobre a doença e os sintomas que resultam na incapacidade laboral.




O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa quinta-feira (25) que o auxílio emergencial vai pagar um adicional de R$ 1,2 mil, que serão divididos em três parcelas.








O governo cancelou 80% dos benefícios analisados no primeiro mês da operação pente-fino em auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos pelo INSS. Segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS (ANMP), os 20% dos casos que estavam de acordo com as normas foram transformados em aposentadoria por invalidez.