Enfim… Placa!

placa-contorno

Modificação dificultou um pouco o trânsito./ Foto: Equipe WP

A movimentação no novo contorno da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, em Petrolina (PE), chamou a atenção de quem passava  neste final de tarde. O que parecia ser uma nova modificação no local, era na verdade a colocação da placa de sinalização.

Em contato com assessoria de comunicação da AMMPLA, formos informados que ainda esta semana será dada informações sobre a obra na rotatória que une as avenidas Guararapes, Monsenhor e Integração.

UPE em Petrolina mostra-se solidária às reivindicações dos estudantes

SAMSUNG DIGIMAX A503

Imagem ilustrativa

Em nota, a Universidade de Pernambuco expressa apoio aos estudantes que protestam na instituição contra o Projeto e Emenda Constitucional 241 (PEC 241). Confira o teor do informe na íntegra:

NOTA PÚBLICA SOBRE A OCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA UPE CAMPUS PETROLINA

É fato que o Brasil vem passando por várias dificuldades no âmbito econômico e principalmente político. Os últimos três anos vêm sendo marcados por essa crise, que iniciou na economia e teve consequências políticas de primeira ordem. A Gestão do Campus Petrolina desde 2014 sente esses efeitos com a redução no repasse dos recursos em Custeio e Capital. A redução em 2014 foi na ordem de 30%, crescendo em 2015 e 2016, chegando a quase 50%. A Direção em alguns momentos tornou pública a situação, temendo o avançar da crise.

Nesse ínterim, os alunos e docentes se manifestaram exigindo melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo Campus. Foi assim na exigência de Concurso Público para Docente, pactuado pelo Governo do Estado; na denúncia do modelo de contratação de professores convidados e na falta da assistência estudantil. Reconhecemos algumas conquistas e avanços, mas temos que destacar que pouca coisa foi modificada ao longo desse tempo.

LEIA MAIS

Facape realiza 16ª edição do Encontro Acadêmico de Informática

e-info-2016

O Encontro Acadêmico de Informática (E-info) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) iniciará a partir deste sábado (22) sua décima sexta edição. A programação vai até terça-feira (25) e, além de diversos minicursos, palestras e workshops, contará com a primeira edição do workshop “Meninas Digitais Arretadas”.

O evento foi criado em 2000 pelo colegiado de Ciência da Computação, com o objetivo de promover o debate científico na área de Tecnologia da Informação (TI) e contribuir para a formação acadêmica dos estudantes com atividades diferenciadas. 

LEIA MAIS

5º BPM recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em Petrolina

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

O  5º BPM (Batalhão Governador Nilo Coelho) vai receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (19), a partir das 14h. O momento é considerando de graças e bençãos na vida de todos aqueles que reconhecem a contribuição de Maria: a Mãe de Deus na obra salvífica do Deus Criador.

O batalhão convida a população para prestigiar a visita da imagem:

A nossa comunidade formada por policiais militares do: Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar de Pernambuco e da Bahia, Bombeiros militar de Pernambuco e Bahia, Colégio Militar da PMPE e PMBA e os muitos outros civis que conosco formam a Paróquia Militar São José em Petrolina-PE.

LEIA MAIS

PF combate resgates fraudulentos de FGTS em Pernambuco

(Foto: Divulgação/PF)

(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a Operação Demara. O objetivo é desarticular uma quadrilha especializada em resgates fraudulentos de valores de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Desde a manhã de hoje, 6h, cerca de 35 policiais federais estão cumprindo quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nos bairros UR-10 e Afogados, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nos municípios de Caruaru e São José dos Campos, em São Paulo.

A investigação, iniciada em 2015, descobriu um grande esquema de saques irregulares. De acordo com a polícia, os principais da quadrilha arregimentavam pessoas para realizar saques indevidos em nome de terceiros em diversos estados como Pernambuco, Maranhão e Sergipe.

A fraude era realizada utilizando documentos falsos e informações indevidas enviadas à Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do aplicativo Web do Sistema Conectividade Social sobre supostas demissões de empregados, envolvendo dezenas de empresas.

LEIA MAIS

Júlio Lossio se reúne com superintendente da Caixa para solucionar imbróglio do Park São Gonçalo

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

O prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lossio, esteve reunido, nesta terça-feira (18), com a superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Simone Benevides Nunes, na tentativa de solucionar o impasse sobre a entrega dos imóveis do Residencial Park São Gonçalo, empreendimento do Minha Casa Minha Vida.

Segundo a prefeitura, todos os contemplados passaram pelas etapas que envolvem o processo de recebimento das casas como sorteio, avaliação cadastral, assinatura de contrato e vistorias dos imóveis.

A entrega das residências do Park São Gonçalo estava prevista para acontecer no dia 22 de setembro, mas, por determinação do Ministério das Cidades, foi suspensa. De acordo com o Lossio, a Prefeitura segue rigorosamente  todo o procedimento de cadastro e seleção das famílias de acordo com critérios pré-estabelecidos.

A informação foi endossada por nota oficial, emitida pela Secretaria de Habitação do município, acrescentando ainda que, no caso específico do Park São Gonçalo, a seleção via sorteio dos contemplados foi realizada no dia 12 de maio de 2016, no Ginásio SESC, acompanhado de representantes das seguintes instituições: Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Caixa econômica Federal – CEF, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal da Cidade – CONCIDADE.

Com informações da ASCOM

Crianças do Ceonco/Apami participam do projeto “Um dia de herói” do 4ºGB

(Foto: ASCOM)

Além das crianças do Centro de Oncologia, também participaram crianças autistas. (Foto: ASCOM)

Na manhã desta terça-feira (18), as crianças do Centro de Oncologia/Apami participaram do projeto “Herói por um dia” do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Petrolina (PE). O evento aconteceu na sede do quartel e possibilitou às crianças a participação em várias atividades recreativas.

Segundo o Tenente-Coronel Luciano Fonseca, que é o comandante do grupamento, a atividade já havia sido realizado com outras crianças, mas pela primeira vez atendeu crianças em tratamento oncológico. “Já fazíamos esta ação, mas esta é a primeira vez que focamos em um público mais restrito, como resultado de uma pesquisa realizada por oficiais do grupamento que identificaram a importância de atividades lúdicas para crianças, por exemplo, em tratamento do câncer”, afirmou o comandante.

Além das crianças do Centro de Oncologia, também participaram crianças autistas, promovendo a integração entre elas e as famílias. “É muito importante para as crianças o ato de brincar e para aquelas em tratamento do câncer, a brincadeira vai contribuir com o desenvolvimento da sua vida, que em algum momento precisou de mudanças devido a doença”, explicou a psicóloga do Centro de Oncologia, Gabriela Santana.

Caso Beatriz: grupo ‘Beatriz clama por justiça’ confirma nova data para manifestação de fé

manifestacaoA manifestação de fé, que aconteceria na sexta-feira (14) deste mês, em prol da resolução do crime que ceifou a vida da garota Beatriz Angélica, já tem nova data para acontecer. Na próxima sexta-feira (21), às 18h30,  o grupo ‘Beatriz clama por justiça’ vai se reunir na praça da Catedral de Petrolina (PE). Será um momento de fé e clamor a Deus para a resolução do caso.

Durante a coletiva de imprensa no dia 8 de setembro, o delegado Marceone Ferreira apresentou o vídeo de um suspeito. Ele aparece nas redondezas do Colégio Maria Auxiliadora e entrando na instituição pouco antes da ocorrência do crime.

O número para denúncias, caso alguém identifique algum suspeito, é (87) 98137-3902 / (81)3719-4545. Sua identidade será preservada.

Diretor da UPE emite nota pública sobre ocupação de estudantes

(Foto: Internet)

Diretor da instituição apoia movimento dos estudantes. (Foto: Internet)

O diretor da Universidade de Pernambuco (UPE), Moisés de Almeida, emitiu nota pública sobre a ocupação dos estudantes ao campus da universidade em Petrolina. Na nota, o diretor faz um balanço sobre a situação do Brasil nos últimos dois anos e sobre a redução de repasses para a instituição.

Moisés afirmou que as mobilizações dos alunos são legítimas diante das dificuldades que a universidade vem enfrentando e que a instituição apoia o movimento dos estudantes.

Confira a nota:

“É fato que o Brasil vem passando por várias dificuldades no âmbito econômico e principalmente político. Os últimos três anos vêm sendo marcados por essa crise, que iniciou na economia e teve consequências políticas de primeira ordem. A Gestão do Campus Petrolina desde 2014 sente esses efeitos com a redução no repasse dos recursos em Custeio e Capital. A redução em 2014 foi na ordem de 30%, crescendo em 2015 e 2016, chegando a quase 50%. A Direção em alguns momentos tornou pública a situação, temendo o avançar da crise.

LEIA MAIS

Jovem é assassinado a facadas no bairro Mandacaru, em Petrolina

(Imagem ilustrativa)

(Foto: Ilustração)

Um jovem de 22 anos foi assassinado a facadas, na noite desta terça-feira (18), no bairro Mandacaru, em Petrolina (PE). Segundo informações de populares, a vítima estava na casa de conhecidos bebendo com várias pessoas e de repente saiu correndo de dentro da residência, seguido por dois indivíduos que estavam desferindo golpes de faca contra a vítima.

Os suspeitos fugiram do local em uma bicicleta após a ação. Não se sabe o que motivou o crime. Até o momento ninguém foi preso. Os Policiais Militares isolaram o local até a chegada do IML. O fato foi registrado na 1ª DPC para as providencias legais cabíveis.

Bairros de Petrolina terão fornecimento de água interrompido nesta sexta

torneira

Imagem ilustrativa

Na próxima sexta-feira (21), o abastecimento d’água será suspenso, a partir das 8h horas, em alguns bairros da cidade de Petrolina (PE). A parada será necessária  para  a realização  de uma intervenção para substituição de um transformador da Estação de Tratamento de água, localizada no Centro da cidade. O objetivo da iniciativa é prevenir eventuais problemas elétricos  e garantir melhorias e maior eficiência ao sistema.

Ficarão sem água os  seguintes bairros: Centro, Vila Eduardo, Loteamento Recife, Vila dos Ingás, Vila Marcela, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Alto Cheiroso, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Henrique Leite, São José, Pedro Raimundo, Quati, Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbiras e Vila Mocó.

Também terão o fornecimento interrompido as empresas, Niagro e Coca Cola; o Campus Agrário da Univasf além dos bairros: Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Carolina, Dom Avelar, São Joaquim, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda,Vale Dourado, Vila Esperança e Condomínio Mais Viver.

A previsão é de que o sistema seja reativado às 18h, quando o abastecimento será normalizado gradativamente.

Órgãos de fiscalização vão atuar de forma conjunta para se evitar desmonte nos municípios durante a transição de gestão municipal

MPPE

Os órgãos de fiscalização do Estado vão atuar de forma conjunta no acompanhamento da transição das gestões municipais, principalmente naqueles municípios onde o grupo político de oposição venceu as eleições, buscando inibir a prática de terra arrasada pelos prefeitos em fim de mandato, que em alguns casos provoca a interrupção de serviços essenciais, destruição de documentos contábeis, não pagamento de salários.

Para isso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas (MPCO) criaram uma recomendação conjunta que será emitida aos municípios pernambucanos.

LEIA MAIS

Dia das Crianças é celebrado em Petrolina pelo 5º BPM

acao-social

Foi realizada nesta segunda-feira (17) no Clube  da Associação dos Empregados da Codevasf (ASSEMCO) um evento alusivo ao Dia das Crianças que foi promovido pelo 5ºBPM, sediado em Petrolina (PE).

acao-social-jpg-2

O evento foi voltado aos filhos dos Policiais Militares do 5º BPM. A ocasião contou com brinquedo inflável, cama elástica, banho de piscina, palhaço, distribuição de lanches, picolés, sorvetes,  iogurtes, além de sacolinhas de guloseimas.

acao-social-3

Durante o dia, as crianças aproveitaram para valorizar a criatividade, com brincadeiras, descontração, socialização e integração, havendo o fortalecimento de vínculos familiares.

Univasf está com inscrições abertas para estágio na área de Administração

Unrecognizable business person analyzing graphs and taking notes

Unrecognizable business person analyzing graphs and taking notes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio na Seção de Arquivo Geral do Protocolo Central (SAG/PROT) para estudantes de curso de nível superior do curso de Administração ou áreas afins. Os candidatos devem estar matriculados entre o 3º e o 6º período em uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem até as 18h do dia 21 de outubro.
Os interessados devem realizar as inscrições presencialmente na sala do Protocolo Central, localizada no Prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE), no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para se inscrever é necessário entregar os seguintes documentos: ficha de inscrição (Anexo I do Edital Nº 2/2016, disponível abaixo) devidamente preenchida; currículo vitae e histórico escolar atualizado.

LEIA MAIS

Ronaldo Cancão pretende assumir presidência da Câmara Municipal de Petrolina

Ronaldo Cancão 1O vereador Ronaldo Cancão (PTB), em entrevista à imprensa, falou sobre a possibilidade e do desejo de concorrer a disputa à presidência da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE). Cancão afirmou que está preparado e que já tem iniciado articulações e conversas com outros vereadores para disputar o cargo.

“Eu vou em busca de uma oportunidade de presidir a Casa Plínio Amorim, é o desejo de todo vereador e eu não sou diferente. Tenho fé em Deus que ele vai me ajudar nessa caminhada. Eu me preparei, sou zeloso pelo dinheiro público e estou pronto para o desafio da presidência. Já conversamos com aproximadamente sete vereadores da oposição e tenho demonstrado a intenção de ser presidente”.

O vereador fez questão de deixar claro que não se elegeu pelo grupo do prefeito eleito, Miguel Coelho, e que irá compor a oposição na Casa Plínio Amorim. Cancão falou, ainda, de possíveis nomes do grupo de Miguel que podem aparecer como candidatos à presidência da câmara.

“Eu vou me juntar com a oposição. Existem doze vereadores que foram eleitos pelo lado da oposição ao prefeito que se elegeu, que foram eleitos por Adalberto, Júlio e Odacy. Já tem dois ou três candidatos à presidência ligados a Miguel Coelho. Num primeiro momento os nomes de Maria Elena, Osório e possivelmente Ruy Wanderley. O que eu não posso é achar que sou candidato do grupo de Miguel por que eu não me elegi pelo grupo dele. Eu sou candidato de apoio à oposição e vou realizar o trabalho nessa vertente”.

LEIA MAIS