Secretaria da Cidade emite nota e explica porquê não liberou Concha Acústica para manifestação em homenagem à garota Beatriz

Após o blog Waldiney Passos noticiar que a Secretaria da Cidade havia negado o espaço da Concha Acústica, no último dia (10), para a realização da manifestação de fé em homenagem à garota Beatriz Angélica, a Secretaria emitiu uma nota explicando porque negou o espaço.

Segundo a nota, a Concha Acústica estava reservada para um evento nos dias 9 e 10 de dezembro, contudo, no dia 8, a organização do evento informou que só iria utilizar o espaço no dia 9. Ainda segundo a Secretaria, não havia tempo hábil para liberação do local, já que são necessários 15 dias para que os documentos de liberação estejam regularizados.

A nota não explica a afirmação do professor e pai da garota, Sandro Romildo, de que a manifestação de fé estava programada somente para o dia 21.

“Quando eu e Lucinha fomos na Ordem Pública, reservar o espaço da Concha Acústica, tivemos uma surpresa, aliás duas, alguém já havia marcado os dias 8, 9, 10 e 11. E outra, o meu nome com a nossa manifestação de fé programada para o dia 21”, afirmou Sandro.

Confira a íntegra da nota:

A Secretaria da Cidade, através do Setor de Licitação de Eventos da Ordem Pública esclarece que a manifestação de um ano da morte da garota Beatriz Mota não aconteceu na Concha Acústica porque o espaço já havia sido reservado para um evento religioso.

O fato é que o espaço da Concha estava reservado pelo segmento evangélico para o evento “Oraculo – Deus fala ao coração”, que aconteceria nos dias 09 e 10. No entanto, o setor de Licitação de Eventos soube no dia 08 através da organização do evento que só iriam utilizar do espaço no dia 09. Diante dessa confirmação a Secretaria ficou impossibilitada de conceder o espaço para a Manifestação, visto que são necessários 15 dias para que todos os documentos que legalizam a realização de um evento sejam liberados.

A Secretaria informa ainda que deu todo suporte à organização da Manifestação junto a AMPLA e AMA para a interdição da rua em frente ao colégio Maria Auxiliadora, agilizando os trâmites necessários no sentido de garantir a realização da Manifestação. É importante frisar que a Secretaria da Cidade através da Ordem Pública vem ao longo desse ano também colaborando junto com diversos setores da sociedade para elucidação desse bárbaro crime que deixou uma família desolada e uma região inteira aflita, e que juntos vem clamando por justiça“.

Segurança da RMR já conta com 1,5 mil militares das Forças Armadas

A Operação Leão do Norte, comandada pelo general de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, já conta com mais de 1,5 mil militares das Forças Armadas atuando na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. O objetivo é que eles atuem na Garantia da Lei e da Ordem. A operação começou às 18h dessa sexta-feira (9) após pedido do governador do Estado, Paulo Câmara, ante à possibilidade de greve dos bombeiros e policiais militares. A previsão é que a operação termine no próximo dia 19.

Segundo o general Montenegro, a tropa que ele comanda atuará em duas fases. “Ontem (sexta) à noite, já lançamos um efetivo de 400 militares no patrulhamento da RMR. Até o fim da tarde de hoje, serão 1.540 militares atuando. Na segunda fase, que será concretizada até o final da tarde de amanhã (domingo), concluiremos o emprego de 3,5 mil militares na Área Metropolitana”, comentou.

LEIA MAIS

Secretaria nega espaço da Concha Acústica para manifestação em memória de Beatriz

Concha Acústica vazia na noite deste sábado (10)/Foto Waldiney Passos

Um fato narrado durante a manifestação de fé que reuniu milhares de pessoas na praça Maria Auxiliadora, na noite deste sábado (10), em memória da menina Beatriz Angélica Mota, assassinada há exatamente um ano em Petrolina, chamou a atenção do público presente.

De acordo com informações confirmadas por Sandro Romildo (pai de Beatriz), a secretaria de Ordem Pública não autorizou a realização da manifestação na Concha Acústica alegando que o local teria sido solicitado por outras pessoas para a mesma data e horário.

“Quando eu e Lucinha fomos na Ordem Pública, reservar o espaço da Concha Acústica, tivemos uma surpresa, aliás duas, alguém já havia marcado os dias 8, 9, 10 e 11. E outra, o meu nome com a nossa manifestação de fé programada para o dia 21”, afirmou Sandro.

O detalhe é que curiosamente nenhum evento foi realizado na Concha Acústica na noite do sábado, o espaço ficou vazio durante a manifestação de fé em memória de Beatriz, revoltando ainda mais o público presente.

Manifestação em homenagem à garota Beatriz Mota emociona população

Está acontecendo neste momento a manifestação em homenagem à garota Beatriz Mota, que foi brutalmente assassinada no Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina (PE). Várias pessoas estão reunidas em frente ao Colégio, além de familiares, amigos e os pais da menina. A manifestação, que marca um ano do acontecimento, conta com momentos de oração e louvores.

A manifestação foi iniciada solenemente com um toque de silêncio executado por um representante da Polícia Militar de Juazeiro (BA). Logo após o toque, os presentes foram convidados a fazer uma oração em pedido de justiça. As pessoas ainda se encontram no local e seguem com o momento de louvor e homenagem à Beatriz.

Campanha com card’s

Hoje (10) seria o dia do lançamento do décimo card da campanha que movimenta a página do Facebook “Beatriz Clama por Justiça”. Contudo, o pai da garota Beatriz, professor Sandro, afirmou que não havia palavras para expressar sua dor neste momento e que não haveria card.

Secretário diz que mais PMs podem ser presos por incitar greve

Na primeira entrevista após a Polícia Militar descartar a greve e manter a operação-padrão, o secretário de Defesa Social de Pernambuco disse que o governo está disposto a levar até as últimas consequências a obrigatoriedade de a categoria cumprir as jornadas de trabalho.

“Não iremos tergiversar no enfrentamento ao desrespeito à ordem, à lei e ao princípio de autoridade. A hierarquia e a disciplina militares devem ser respeitadas por policiais e bombeiros”, ressaltou o secretário Ângelo Gioia.

Gioia afirmou que novas prisões podem acontecer. Sexta, o presidente e o vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos e Nadelson Leite, respectivamente, foram presos.

LEIA MAIS

Governador afirma que clima em Pernambuco é de “total tranquilidade”

Reunião do governador Paulo Câmara com ministro e representantes das Forças Armadas. (Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco)

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, realizaram na tarde deste sábado (10), no Recife, reunião operacional sobre a atuação das Forças Armadas em Pernambuco. A presença das Forças Armadas foi solicitada como medida de precaução para uma possível greve da Polícia Militar, que realizou ontem (9), junto aos bombeiros, uma passeata de protesto no Centro do Recife.

O apoio das Forças Armadas, que começou a atuar na noite dessa sexta-feira, foi requisitado apenas para a Região Metropolitana do Recife. Segundo Paulo Câmara, o funcionamento dos batalhões está normal em Pernambuco. “Os lançamentos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das outras polícias está normal. Estamos com o funcionamento dos batalhões em todo o Estado. Estamos tendo esse reforço na Região Metropolitana, mas garanto que o clima é de total tranquilidade”, afirmou o governador após a reunião realizada no Palácio do Campo das Princesas.

A Operação Leão do Norte começou às 18h dessa sexta-feira (9), comandada pelo general de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior. A ação já conta com mais de 1,5 mil militares das Forças Armadas atuando na Região Metropolitana do Recife, chegando a 3,5 mil homens até este domingo. O custo para o deslocamento das tropas para o Estado chegou a um total de R$ 270 mil, com fundos federais. O orçamento previsto para os dez dias de permanência está estimado em torno de R$ 2 milhões.

LEIA MAIS

Prisão de lideranças da PM é mantida, mas negociação com o governo é retomada

Alberisson Carlos e Nadelson Leite foram presos no início da assembleia da categoria que iria deliberar sobre a greve. (Foto: Internet)

Os policiais militares do estado descartaram qualquer possibilidade de greve ontem (09). Após a prisão do presidente da Associação de Cabos e Soldados, Alberisson Carlos, e do vice-presidente, Nadelson Leite, durante uma assembleia no início da tarde, na Praça do Derby, na região central do Recife, os PMs informaram que vão cumprir a determinação judicial que proíbe reuniões para deliberar sobre greves.

Em protesto, a categoria saiu em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista com destino ao Palácio Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, e uma comissão foi recebida pela gestão. No encontro, as negociações a respeito da pauta de reivindicação da categoria foram reabertas. Ainda na noite desta sexta-feira, as Forças Armadas informaram que vão enviar reforços de aproximadamente 3,5 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica para atuar na garantia da lei e da ordem na Região Metropolitana do Recife. A operação, intitulada Leão do Norte, começa hoje.

Alberisson Carlos e Nadelson Leite foram presos no início da assembleia da categoria que iria deliberar sobre a greve. Antes de ser preso, o presidente da entidade adiantou que não abandonará seus ideais. “Podem prender meu corpo, mas minha mente continuará livre”, desabafou. Ainda ao microfone, o sindicalista pediu calma para a categoria. “Eu estou sendo preso, mas não pode haver indisciplina. Não podemos deixar que isso transforme tudo em confusão”, declarou. Os dois foram encaminhados para a sede da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe).

LEIA MAIS

Familiares e amigos de meninas assassinadas no Distrito Industrial fazem protesto em frente ao Fórum, em Petrolina

whatsapp-image-2016-12-08-at-09-16-51-1

Faixa pede justiça. (Foto: blog Waldiney Passos)

Familiares e amigos das meninas Taiane e Bruna, que foram brutalmente assassinadas no Distrito Industrial, em Petrolina (PE), estão neste momento realizando um protesto contra os criminosos. Eles se encontram em frente ao Fórum da cidade e protestam com faixas, camisas e gritos de ordem como “Justiça! Justiça! Justiça!”.

whatsapp-image-2016-12-08-at-09-16-51Um primo de Taiane, Jackson Lucas, está no local e falou sobre a audiência que acontece nesta quinta-feira (8). “É uma audiência para apontar quais os crimes que eles serão julgados e após essa audiência acontecerá o Júri Popular. A gente veio pedir para que os juízes averiguem e que seja dada a maior pena possível pelos crimes cometidos”.

Jackson falou sobre a união da família para superar o fato. Ele comentou ainda a expectativa da família para esta audiência e a esperança de que a justiça seja feita. Por fim, Lucas aproveitou para agradecer o apoio dos amigos e familiares.

“A família está unida. Tanto a nossa quanto a de Bruna Estamos buscando forças com Deus para continuarmos trabalhando. Não está sendo fácil, principalmente para os pais. Essa semana faz três meses do ocorrido. A gente agradece a Deus e a população de Petrolina e região, pois onde a gente passa nós sentimos a união e o carinho de todos. A gente espera que a justiça seja feita e que eles paguem pelo crime cometido com a prisão máxima”.

Após assembleia PMs e bombeiros decidem trabalhar em operação padrão até a sexta-feira

(Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Um dos pontos alegado nas reivindicações é o requisito do nível superior para ingresso na carreira de praças. (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Os Policiais Militares e bombeiros decidiram pressionar o governo por não receber as respostas aguardadas após entrega de pauta com reivindicações no Palácio do Campo das Princesas. A categoria afirmou que vai trabalhar em operação padrão até a sexta-feira (9), que foi o prazo estabelecido para aguardar uma resposta do governo em acordo com as reivindicações.

Segundo os trabalhadores da categoria, os PMs e bombeiros não irão exercer suas funções nas condições atuais, sem os equipamentos de segurança e apenas dentro dos limites da lei, o que não estaria acontecendo. As reivindicações giram entorno de reajuste salarial, Plano de Cargos e Carreiras e mudanças no pagamento e contratação da categoria.

LEIA MAIS

Manifestantes entram em espelho d’água em frente ao Congresso

manifestacoes-a-favor-da-lava-jato-05

Manifestantes protestam contra a corrupção e em apoio à operação Lava Jato em Brasília (DF)

O ato foi pacífico em Brasília e, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, cerca de 5 mil pessoas se concentraram em frente ao Congresso Nacional no pico da manifestação.

Em ação simbólica, manifestantes depositaram ratos de papel dentro do espelho d’água. “Porque é isso que eles são. Eles não nos representam”, afirma uma das coordenadoras do protesto do carro de som.

Em coro, as palavras de ordem também são direcionadas ao presidente do Senado: “Renan, cangaceiro, devolve meu dinheiro”. Por volta das 13h, o protesto em Brasília começou a dispersar.

Protestos contra a corrupção e em apoio à Lava Jato se espalham pelo país

manifestacoes-av-paulista

Manifestantes protestaram contra a corrupção e em apoio à operação Lava Jato /Foto Internet

Milhares de manifestantes protestaram neste domingo (4) em várias cidades do país contra a corrupção e a favor da Operação Lava Jato, que teve como principais alvos de crítica os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de “políticos corruptos” de forma generalizada.

manifestacoes-a-favor-da-lava-jato-04

Os protestos foram convocados pela internet, por grupos como Vem Pra Rua e MBL (Movimento Brasil Livre), os mesmos que encabeçaram as manifestações a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Sem uma pauta única, os organizadores pediram, entre outras medidas, a rejeição às mudanças no pacote de medidas anticorrupção, aprovadas pela Câmara dos Deputados, e o fim do foro privilegiado.

manifestacoes-a-favor-da-lava-jato-03

O presidente Michel Temer foi poupado, sendo alvo de críticas pontuaisnas manifestações. Rogério Chequer, líder do movimento Vem pra Rua, afirmou que o grupo não defende a saída do presidente. “Não temos nenhuma evidência que seja suficiente para nós iniciarmos um processo mais grave que vai destruir o pouco de estabilidade que a gente conseguiu reconquistar “, afirmou.

Ele disse que o grupo “está de olho” em Temer e que o governo tem “coisas boas e coisas ruins”.

manifestacoes-a-favor-da-lava-jato-01

O protesto se espalhou em pontos importantes do país, como a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a Esplanada nos Ministérios, em Brasília, a avenida Paulista, em São Paulo. Também há registros de manifestações na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e no Amazonas.

Com informações do Uol

Caso Beatriz: no próximo sábado acontece manifestação de fé em frente ao Colégio Maria Auxiliadora

final

(Foto: Facebook)

Próximo de completar um ano, a tragédia que assolou a cidade de Petrolina (PE) e região, e que ceifou a vida da menina Beatriz Mota, ainda não conseguiu chegar ao seu melhor desfecho: A prisão da (das) pessoa (as) que cometeu essa atrocidade.

Com o intuito de chamar a atenção das autoridade para a busca da justiça, será realizada, no próximo sábado (10), às 9h, uma manifestação de fé, em frente ao Colégio Maria Auxiliadora, em homenagem à garota Beatriz. O protesto contará com a presença dos pais da garota, familiares, amigos e parte da população petrolinense.

Durante entrevista, Lucinha Mota, mãe da garota afirmou que é o dever deles lutar pela justiça e por sua filha. “Nós temos que lutar por justiça. É nosso dever lutar por nossa filha, é meu dever e obrigação de mãe. Não existe barreira, ser humano, nada que seja capaz de me parar. Lutarei por ela todos os dias de minha vida, se preciso for”, disse a mãe de Beatriz, Lucinha Mota. “Eu sonho todos os dias com o momento em que esse assassino ou assassinos serão presos e punidos. Estamos envolvidos nas investigações desde o começo”, completou Lucinha.

 

Ato público contra decisão do STF que descriminaliza o aborto até o 3º mês de gestação será realizado em Petrolina

ato-repudio-abortoUm ato público está sendo organizado em Petrolina (PE) para contestar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminaliza o aborto até o terceiro mês de gestação. O protesto está previsto para acontecer no próximo domingo (4).

A concentração acontece na Orla I do município, a partir das 14h. Os organizadores estão convocando a população que é contra a decisão por meio das redes sociais.

Decisão

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última terça-feira (29), pela soltura de cinco médicos e funcionários de uma clínica clandestina, presos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), entendendo não ser crime a interrupção voluntária da gravidez até o terceiro mês.

 

Promotores e juízes de Petrolina realizam nesta sexta protesto contra mudança no ‘pacote anticorrupção’

(Foto: Internet/Google maps)

(Foto: Internet/Google maps)

Nesta sexta-feira (2), por volta das 11h, Juízes e Promotores da Petrolina (PE) vão realizar, em frente ao Fórum Dr. Souza Filho, que fica no centro da cidade, um protesto contra a decisão da Câmara dos Deputados que culminou na aprovação do pacote de medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal.

Os deputados desfiguraram o projeto e criaram a punição para juízes e membros do Ministério Público Federal por abuso de autoridade. A proposição foi aprovada por 313 votos a 132. Segundo os magistrados, a lei tem a finalidade de enfraquecer as ações do Judiciário.

Calendário Acadêmico 2016 da Univasf é suspenso

(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) suspendeu o Calendário Acadêmico 2016. A decisão foi tomada após reunião em sessão ordinária do Conselho Universitário (Conuni). O calendário foi suspenso devido o reflexo das ocupações nas atividades acadêmicas, e a greve deflagrada pelos estudantes da instituição e pelo movimento grevista dos docentes da Univasf, que realizaram uma paralisação desde o dia 8 de novembro.

O Conselho Universitário decidiu ainda que será aberto um prazo para cancelamento de disciplinas sem ônus para os estudantes. Segundo a assessoria da Univasf, as atividades extraclasse estão mantidas, a critério de cada Colegiado Acadêmico, assim como a prestação de serviços à comunidade.

Confira o cronograma das reposições por Campus:

Campus São Raimundo Nonato – 10 de outubro

Campus Senhor do Bonfim – 10 de outubro

Campus Ciências Agrárias (CCA) – 25 de outubro

Campus Juazeiro – 1º de novembro

Campus Paulo Afonso – 8 de novembro

Campus Petrolina Centro – 8 de novembro