Petrolina: Trabalhadores Rurais e Sindicatos dão início às manifestações na Praça do Galo e no Bambuzinho contra reformas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em Petrolina, os trabalhadores rurais deram início, na manhã dessa sexata-feira (28), à manifestação contra as reformas, trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo do Presidente Michel Temer. Os manifestantes aderiram à parada geral e estão reunidos na Praça do Galo, no Centro da cidade.

No Bambuzinho, outro grupo de manifestantes também estão realizando protestos contra as reformas. Vários sindicatos estão presentes no local para apresentar os seus descontentamentos com as propostas do governo Temer.

Os manifestantes seguirão em caminhada para a Concha Acústica, ocupando as principais ruas de Petrolina.

Confira fotos da manifestação

(Foto: Blog Waldiney Passos)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Principais aeroportos do País param nesta sexta contra reformas

Aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e os trabalhadores da base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) aprovaram em assembleias adesão à Greve Geral, confirmando que o País ficará paralisado nesta sexta-feira (28), em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência de Michel Temer.

A greve nos aeroportos envolverá funcionários nas empresas aéreas que atuam no check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de pista, despachantes de voo entre outros cargos, já pilotos e comissários de voo decidiram não parar.

“É importante a unidade dos trabalhadores da aviação civil nesta greve geral do dia 28 de abril. Direitos históricos, que foram conquistados arduamente, estão ameaçados caso essas reformas sejam implementadas”, disse o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Avião Civil (Fentac), Sergio Dias

89 bispos católicos já declaram apoio à greve geral

Adesão semelhante da Igreja só aconteceu na Ditadura Militar, os líderes católicos que apoiam a greve geral estão em todas as regiões do País

A greve geral desta sexta-feira (28), que deve paralisar o País contra as reformas trabalhista e da Previdência de Michel Temer está tendo apoio maciço de religiosos, especialmente da Igreja Católica.

Até o momento, 89 bispos católicos já declararam apoio à paralisação e estão convocando os fieis a fazerem o mesmo. Adesão semelhante da Igreja só aconteceu na Ditadura Militar.

Uma publicação do Comitê das Igrejas de Belo Horizonte convoca a população para a paralisação. “A Igreja se posiciona firme e profeticamente contra as reformas que vão contra o nosso povo”, diz o título da mensagem (leia mais).

Na Paraíba, o arcebispo Dom MAnoel Delson Pedreira da Cruz pede para o povo participar das manifestações. “Convocamos todos os trabalhadores a participarem desta grande manifestação, dizendo a palavra que o povo não aceita a reforma da Previdência nos termos que estão anunciando”, afirmou o arcebispo (leia aqui)

O mesmo acontece em Porto Alegre, onde o arcebispo Dom Jaime Spengler apoia as paralisações da greve geral na próxima sexta.“Diante das propostas que estão sendo apresentadas pelo governo federal, é fundamental que se ouça a população em suas manifestações. O povo tem o direito de ser ouvido. Reformas que incidem mais diretamente sobre a vida da maioria do povo precisam ser levadas adiante com muito discernimento. Importante que as reformas tenham sempre em consideração a inclusão social”, afirmou (leia mais).

Sindsemp ocupa prédio da prefeitura de Petrolina por reajuste salarial

(Foto: ASCOM)

O Sindicato dos Servidores Municipal de Petrolina (Sindsemp) ocupou o prédio da prefeitura de Petrolina na manhã desta segunda-feira (3). Centenas de servidores participaram da manifestação em mais um dia de mobilização reivindicando o reajuste salarial.

Logo no início da manhã, o sindicato informou aos servidores presentes que não houve nenhum avanço em relação ao que já é de conhecimento de todos, o que os levou a deliberar pela ocupação da prefeitura. O saguão em frente ao gabinete do prefeito foi o local escolhido pelos servidores, na tentativa de que o prefeito recebesse os dirigentes sindicais.

Ao ser informado de que o desejo dos servidores era de que os seus líderes fossem recebidos, o prefeito Miguel Coelho, através do procurador geral do município, exigiu que apenas dois diretores do sindicato fossem atendidos. A base outorgou o presidente Walber Lins e o diretor de política sindical, Edson Santos, para expressar o anseio das categorias.

LEIA MAIS

Vereador Agnaldo Meira participa de mobilização em defesa dos direitos dos mototaxistas de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A luta por melhorias para os mototaxistas de Juazeiro, é uma importante bandeira do mandato do vereador Agnaldo Meira, que nesta sexta-feira (31), participou de mobilização pacífica, organizada pela categoria, em protesto a favor de uma fiscalização mais atenta, por parte do poder público municipal.

O manifesto teve início pela manhã, no Mercado do Produtor de Juazeiro. Os trabalhadores percorreram as principais ruas e avenidas da cidade em protesto e seguiram para o Paço Municipal para conversarem com o prefeito Paulo Bomfim. De acordo com os organizadores, cerca de 700 mototaxistas participaram do movimento.

Uma das principais queixas dos trabalhadores é a circulação de mototaxistas clandestinos, na área de circulação da categoria legalizada. De acordo com o representante da categoria Aécio Lima esse tipo de ação pode oferecer riscos para todas as pessoas que precisar utilizar o serviço. “Para sermos mototaxistas precisamos investir em cursos de formação, não podemos ter antecedentes criminais, para melhor atender a população”, afirmou.

(Foto: ASCOM)

Os mototaxistas também reivindicam parceria ampla para a regularização do trânsito nas duas cidades, Juazeiro e Petrolina, a criação de novos pontos para os trabalhadores legalizados, entre outras medidas. “Batalhamos muito para Juazeiro ter uma boa organização da categoria dos mototaxistas, e assim, todos circulem dentro da legalidade, garantindo a segurança de todos os passageiros”, disse Meira.

Na última semana, o vereador Agnaldo Meira se reuniu com a categoria para organizar os principais pontos que seriam reivindicados, durante o protesto e a forma como os trabalhadores poderiam se organizarem para terem seus direitos garantidos. Os encontros aconteceram no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.

Reunião com prefeito

Após a realização dos protestos, os mototaxistas se reuniram com o prefeito Paulo Bomfim, onde apresentaram para o gestor municipal os principais pontos defendidos pela categoria. O prefeito se mostrou disposto a contribuir com o pedido dos mototaxistas e assinou um projeto de lei que garante importantes benefícios para a categoria. O projeto está previsto para ser votado na próxima semana, na Câmara de Vereadores de Juazeiro.

SINDSEMP reforça mobilização dos Policiais Civis do Pernambuco

(Foto: ASCOM)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), através do Diretor de Política Sindical, Edson Santos, esteve na manhã desta terça-feira (28), reforçando o movimento do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL).

O movimento teve como pautas a Reforma da Previdência, a Terceirização e a Reforma Trabalhista, que também já está sendo cogitada. A mobilização contou com representantes de outros sindicatos, movimentos sociais e associações de moradores.

Segundo o Diretor de Política Sindical, Edson Santos, a cada dia se faz mais necessário que os trabalhadores e a população brasileira estejam esclarecidos sobre todo esse ataque feito à classe trabalhadora.

“É por isso que o Sindicato vai estar sempre com os trabalhadores mobilizados, para enfrentar a luta contra a retirada dos direitos. Por essas reais necessidades é que entendemos que precisamos unificar a luta com os demais sindicatos, para tornar a batalha mais forte e eficaz por nenhum direito menos”, finalizou o Diretor.

Pernambuco: vigilantes ameaçam começar greve e deixar caixas eletrônicos sem dinheiro

(Foto: Internet)

O Sindicato dos Trabalhadores Vigilantes Empregados de Empresas de Transporte de Valores e Escolta Armada do Estado de Pernambuco (SINDFORT-PE) anunciou nessa quarta-feira (29) que os vigilantes de transporte de valores em Pernambuco vão decidir se entram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (30/03).

A categoria vai se reunir em assembleia nessa quinta, às 20h, em Recife, para analisar a contraproposta do patronato. O sindicato classificou a ação dos patrões como “intransigente”, pois “não aceitou a pauta de reivindicações dos trabalhadores”.

De acordo com o sindicato, “caso a paralisação seja aceita pela maioria, o abastecimento dos caixas eletrônicos será suspenso já nesta sexta-feira (31) e vai faltar dinheiro para saques nos equipamentos de todos os bancos e terminais 24 horas no Estado de Pernambuco”.

A greve, segundo o Presidente do SINDFORT-PE, Cláudio Mendonça, pode ser o único caminho para sensibilizar os patrões, que não estão dispostos a negociar os direitos trabalhistas e salários dignos para os vigilantes que trabalham em carros-fortes no Estado.

Os vigilantes dos carros-fortes pedem um reajuste salarial de 8%, plano de saúde integral, ticket nas férias, cesta-alimentação e reajuste no ticket. Por outro lado, o patronato oferece um percentual de aumento bem inferior e se recusa a atender as outras cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2017 da categoria.

Sindicato dos Bancários de Juazeiro vai participar da manifestação nesta sexta que preparam o Brasil para greve geral

Reunião do Sindicato para tratar sobre a manifestação. (Foto: ASCOM)

Após os grandes atos populares realizados no dia 8 e 15 de março, as centrais sindicais e movimentos sociais se organizam para mais uma manifestação contra o que chamam de “ataques aos direitos trabalhistas”. A próxima mobilização acontecerá na sexta-feira (31) e o Sindicato dos bancários de Juazeiro estará presente em mais um ato. Na noite da última terça-feira (28), a direção da SEEB esteve reunida no auditório do STTR para debater sobre a participação do sindicato na manifestação.

O movimento do dia 31 está sendo organizado pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, entre outras entidades como Central Única dos Trabalhadores (CUT). O objetivo é iniciar a construção de uma greve geral capaz de frear os retrocessos promovidos pelo atual governo. Serão realizadas manifestações contra o desmonte da Previdência e a reforma trabalhista, além da terceirização.

LEIA MAIS

Estudantes fazem protesto a favor do “passe livre” em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Alunos da União dos Estudantes Secundarista de Pernambuco (UESPE) realizaram, na manhã dessa terça-feira (28), um protesto a favor do “passe livre” em Petrolina (PE). Os jovens começaram o movimento em frente à Prefeitura Municipal e seguiram até a Câmara de Vereadores.

Os estudantes entraram no auditório com gritos de ordem e faixas com os dizeres “Não dá mais para esperar, meia passagem intermunicipal já!!!”.

Aumento da passagem

No dia 18 desse mês o preço da passagem de ônibus em Petrolina aumentou de R$ 3,20 para R$ 3,50. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf), justificou que o aumento serviria para cobrir gastos com a elevação de custos dos insumos no transporte (pneus, combustíveis, peças e acessórios, salários) acumulados durante os últimos 13 meses.

Manifestantes vão às ruas em defesa da Operação Lava Jato

Os manifestantes estiveram em frente ao Congresso Nacional. (Foto: Agência Brasil)

Manifestantes foram às ruas em várias cidades neste domingo (26) em apoio à Operação Lava Jato e contra a corrupção. Em muitas capitais, os manifestantes também protestaram contra a lista fechada, modelo de sistema eleitoral que está em discussão. De acordo com os organizadores, os movimentos Vem Pra Rua e Brasil Livre, foram programados atos em 130 cidades.

No Recife, os manifestantes se concentraram na Avenida Boa Viagem, na zona sul da cidade, por volta das 10h. Usando roupas verde e amarela, levavam faixas em apoio à Operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações na Justiça Federal.

A manifestação seguiu pela orla até o 2° Jardim, onde se dispersou por volta das 12h30. Os organizadores e a polícia não divulgaram número de participantes.

Fonte Agência Brasil

No Recife, Vem Pra Rua protesta em defesa de Moro e contra lista fechada

Foto: Mariana Araújo/JC

O movimento Vem Pra Rua realizou uma manifestação, na manhã deste domingo (26), no Recife, em apoio à Operação Lava Jato, em defesa do juiz Sérgio Moro e contra a lista fechada, em que o leitor vota no partido, que estabelece uma lista pré-ordenada de candidatos a serem eleitos pela sigla. O ato, que é nacional, ocorreu na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da cidade e seguiu em caminhada.

Ainda na concentração, o início da manifestação foi marcado pelo Hino Nacional. Vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil, manifestantes reivindicaram o fim do foro privilegiado, pela ética na política e o fim da impunidade, pela manutenção da prisão em segunda instância, pela prisão dos corruptos, contra qualquer tipo de anistia a partidos e políticos, contra o financiamento público de campanha e aumento do fundo partidário, além do voto em lista fechada

O relator na comissão especial da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), afirmou que vai propor em seu relatório financiamento misto de campanha e sistema de votação por lista fechada. O petista prometeu entregar o relatório final com as propostas até o fim de março

Manifestantes levaram cartazes e faixas pedindo a prisão do ex-presidente Lula (PT). Durante a manifestação, nenhum político pernambucano foi visto no local. De acordo com a porta-voz do movimento Vem Pra Rua, Maria Dulce Sampaio, 6 a 8 mil pessoas estiveram na Avenida Boa Viagem no evento. Mas, segundo Dulce, o número de pessoas não importa.

“O número pra gente não importa. O que importa é mostrar que continuamos na luta. Eu sei que o público não foi muito grande. Não foi muito grande porque o povo está cansado de tanto escândalo, diariamente nas televisões dos políticos. O povo está cansado de tanta corrupção”, disse.

A porta-voz também fez críticas sobre a lista fechada. “Pegamos a pauta do momento, que são pautas que os políticos estão querendo fazer para se manter no poder, A lista fechada é inteiramente antidemocrática e sem transparência, quer dizer que o eleitor vai votar no partido, ele não vai saber o candidato que está votando. E essa lista é feita pelos caciques do partido”, pontuo.

Com informações do Blog do Jamildo.

Comunidade do Serrote Pelado fará protesto para chamar atenção da prefeitura sobre situação da pedreira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Após uma grande confusão, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (21) na Câmara de Vereadores de Petrolina, sobre a votação do Projeto de Lei que prevê a regularização da atividade da pedreira no Serrote Pelado e que terminou adiando, mais uma vez, a votação do projeto, o presidente da comunidade, Valdenilton Dias dos Santos, afirmou que toda a comunidade do Serrote Pelado e da Serra da Santa estarão no centro de Petrolina amanhã, às 8h, protestando para chamar a atenção do prefeito para a situação da classe.

“Estamos indignados com essa situação. Nós que votamos, que elegemos, estamos com a bancada toda, que pensávamos estar ao nosso favor, contra. Fizemos um protesto há 15 dias na BR-428 e com certeza amanhã estaremos em peso, os moradores do Serrote Pelado, a classe cortadora de pedra, no centro de Petrolina. Que fique bem claro que é toda a Serra da Santa e o Serrote Pelado. O protesto será amanhã a partir das 8h para pedir a atenção do prefeito”, declarou Valdenilton.

Ministério da Fazenda é invadido por manifestantes

(Foto: Internet)

Integrantes de movimentos rurais invadiram, na madrugada dessa quarta-feira (15), o Ministério da Fazenda, em Brasília. Eles protestam contra a reforma da Previdência, que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

Os invasores quebraram vidraças do prédio do ministério. Segundo a Polícia Militar, há cerca de 500 manifestantes, alguns acompanhados de crianças, mas, para o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, os protestos reúnem 1.500 pessoas.

Fonte Agência Brasil

Petrolina: Sindsemp realiza manifestação contra reforma da previdência nesta quarta

Servidores se reúnem na praça do bambuzinho para iniciar caminhada contra PEC da reforma da previdência. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) está, desde às 8h da manhã dessa quarta-feira (15), realizando um protesto e aderindo ao manifesto nacional contra a PEC da reforma da Previdência. Vários servidores e trabalhadores começaram a se reunir na praça do bambuzinho para mostrar o seu descontentamento com proposta da reforma.

A mobilização conta com a presença de outros sindicatos e do Movimento da Frente Brasil Popular. Os manifestantes seguirão em caminhada pelo centro de Petrolina. A manifestação deve acontecer em vários pontos do país.

Lucenildo Lima, Didi do Sindsemp, diretor de saúde do trabalhador, falou sobre o protesto e afirmou que será impossível alguém conseguir se aposentar no Brasil, caso a reforma seja aprovada.

“Hoje o sindicato está aderindo à greve geral contra a PEC da reforma da previdência. A PEC está destruindo os direitos dos trabalhadores do Brasil e não dará direito, caso seja aprovada, à aposentadoria, porque nenhum ser humano vai ter a capacidade de se aposentar. Depois de 65, 70 anos para se aposentar, acho que a pessoa já está debilitada e quem conseguir se aposentar, não terá dinheiro nem para os remédios”, criticou.

Famílias do Serrote Pelado reivindicam na Câmara Municipal a permanência de pedreira no local

(Foto: Blog Waldiney Passos)

As famílias da comunidade do Serrote Pelado, em Petrolina (PE), estão na Câmara de Vereadores da cidade reivindicando a permanência da pedreira no local. De acordo com as famílias, a pedreira que fica no Sítio Pau D’arco é a principal fonte de renda dos moradores.

O projeto de Ronaldo Cancão (PTB) prevê a regularização da atividade no local. O presidente do bairro do Serrote Pelado, Valdenilton Dias dos Santos, afirmou que os moradores estão há 20 anos realizando o trabalho e explicou a situação que as famílias estão vivendo.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“Estamos aqui para apoiar a votação do projeto de lei que legaliza a extração do paralelepípedo. Na área onde nós estamos extraindo, estão querendo fazer com que a extração acabe. Nós estamos há 20 anos extraindo, pagando as mensalidades e agora eles querem nos impedir de realizar o nosso trabalho”.

Ainda segundo Valdenilton, os que querem impedir a continuação do trabalho nas pedreiras alegam que o meio ambiente tem sido degradado, o que não acontece. “Eles alegam a degradação do meio ambiente, o que não existe. A gente trabalha em uma área de dois hectares, em uma pedra rocha, enquanto eles tem uma área de 280 hectares. A gente não corta mato e nem faz queimadas”.