Lava Jato: manifestantes fazem ato contra decisão do STF

Foto:: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Uma faixa chamando o Supremo Tribunal Federal (STF) de “vergonha” é um dos exemplos dos protestos que aconteceram pelo país na manhã deste domingo (17). Os protestos são contra a decisão do tribunal, na semana passada, que ordenou que todas as investigações da Lava Jato e outras operações que mencionassem dinheiro para campanhas eleitorais fossem enviadas a tribunais eleitorais em vez da justiça comum.

Hoje, a Lava Jato completa cinco anos de deflagração. A operação denunciou 426 pessoas em cinco anos. Fechou 183 colaborações premiadas com investigados. Mas viu algumas delas darem problemas e falta de condenações.

O Movimento Brasil Livre anunciou que haveria protestos hoje em mais de 40 cidades. Em Brasília, uma faixa diz: “STF, quem mandou matar a Lava Jato?”.

LEIA MAIS

Petrolina: manifestação para cobrar normalização dos serviços ofertados pela APAMI acontece neste sábado

Hospital Dom Tomás/ APAMI. (Foto: Blog Waldiney Passos)

No início deste mês um impasse entre o Governo do Estado de Pernambuco e a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), responsável pelo funcionamento do Hospital Dom Tomás em Petrolina (PE) revelou as causas do problema que vem afetando diretamente a vida dos pacientes vítimas de câncer que são atendidos no hospital.

O Blog Waldiney Passos publicou diversas matérias sobre o assunto que vem abalando diversas famílias da região do vale do São Francisco, desde a suspensão de serviços como quimioterapias e fornecimentos de medicações, aos posicionamentos da APAMI e do Governo do Estado sobre a situação.

LEIA TAMBÉM:

Pacientes denunciam falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

Segundo APAMI, Governo do Estado não fez repasse de recursos liberados em 2016

Falta de documentação da APAMI impediu repasses, afirma Governo de Pernambuco

Há uma semana, questionada sobre a atual situação da Unidade de saúde que atende gratuitamente centenas de pacientes dos estados de Pernambuco e Bahia, a APAMI informou que o Governo do Estado não fez o repasse de recursos liberados em 2016, que ajudam no custeio dos serviços.

LEIA MAIS

Com paciência esgotada, moradores do Terras do Sul não descartam novas manifestações na Câmara de Vereadores

Comunitários cobraram mais atenção das autoridades (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante as sessões os vereadores de Petrolina afirmam em suas falas que a Câmara é a casa do povo, por ser no plenário da Casa Plínio Amorim o local onde acontecem as discussões sobre as melhorias no município. E um grupo de moradores do bairro Terras do Sul se fez presente no espaço, para ser ouvido.

Aproximadamente 15 pessoas foram à sessão de terça-feira (26) com cartazes, apitos e batuques cobrar atenção do poder público. Com vários itens em pauta, a comunidade afirmou que essa é apenas a primeira de muitas manifestações.

LEIA TAMBÉM:

Na Casa do Povo, moradores cobram melhorias para o bairro Terras do Sul

“Essa é a primeira de outras mobilizações [porque] no passar do tempo vai esgotando o limite. Nós passamos dificuldade, falta d’água, de limpeza e você chega na Casa do Povo e eles fiquem com picuinha pessoal. A questão maior hoje é em questão das áreas públicas que foi doado mais da metade para a Diocese e tem mais de 15 anos que tá lá parado”, disse o líder comunitário, Pedro Elias.

LEIA MAIS

Juazeiro: movimentos sociais realizam ato em apoio a vítimas de Brumadinho

(Foto: MAB Bahia/Reprodução)

Hoje (25) o rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) completa um mês e em todo país instituições fazem atos públicos em solidariedade aos atingidos pela lama de rejeitos. Em Juazeiro, um grupo percorre as ruas do Centro até chegar na Orla II.

Os manifestantes saíram da Praça Dedé Caxias chamando atenção de juazeirenses e petrolinenses sobre o iminente risco de o rio São Francisco ser atingido pelos rejeitos. Nesse momento o grupo se dirige ao Vaporzinho onde um ato inter-religioso será realizado em memória às vítimas.

Além do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), o Ato em solidariedade às vítimas de Brumadinho e em defesa do Rio São Francisco conta com organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), CPP e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

Comunidade do Vale do São Francisco se une contra preço do combustível

Juazeirenses e petrolinenses estão unidos para cobrar um preço de combustível mais justo ao consumidor final. Um ato público marcado para este domingo (24), na Orla de Petrolina deve reunir motoristas de aplicativo, lideranças comunitárias e a população em geral que está descontente com o valor cobrado nas bombas dos postos da região.

“Essa iniciativa vem de vários grupos de WhatsApp e a gente está simplesmente querendo que essa baixa [nas refinarias] venha bater nas bombas. A gente sabe que só a atuação do Prodecon não é suficiente, nós temos um valor diferencial muito grande com o argumento da distância [dos grandes centros], tem baixa na refinaria e você simplesmente não vê reduzir”, disse Hugo Pacheco, um dos organizadores do ato.

Durante a manifestação serão recolhidas assinaturas para fazer uma ação no Ministério Público Federal, cobrando investigação a respeito de um suposto cartel existente nas cidades. De Petrolina o grupo seguirá a Juazeiro. “As pessoas estão se mobilizando para fazer o melhor para si”, destacou Hugo.

A concentração para o ato está marcada para 15h, na Orla de Petrolina. Por ser um ato promovido nas redes sociais os organizadores ainda não têm uma estimativa de quantas pessoas devem participar do ato. Na quarta-feira (27) o preço do combustível será discutido também na Câmara de Vereadores de Petrolina, às 9h.

Policiais Civis de todo o Brasil confirmam participação de ato contra a demissão de Áureo Cisneiros nesta quinta-feira

(Foto: Divulgação/Ascom)

De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), nesta quinta-feira (7) Policiais Civis de todo o Brasil devem participar de um ato contra a possível demissão do presidente do SINPOL, Áureo Cisneiros.

Segundo o SINPOL, Áureo e demais diretores da entidade estão sendo vítimas de perseguições políticas por parte do Governo do Estado. “Como é de conhecimento público, Áureo está enfrentando uma inadmissível ameaça de demissão, simplesmente por exercer suas atividades sindicais, denunciando que a falta de condições de trabalho a que os Policiais Civis de Pernambuco estavam submetidos redundaria em uma grave crise da segurança pública do estado”, afirma a Assessoria de Comunicação do SINPOL, em reportagem publicada no site da entidade.

Ainda de acordo com o SINPOL, a ameaça de demissão de Áureo Cisneiros é uma tentativa de intimidar o Sindicato que está prestes a deflagrar a campanha salarial de 2019. A expectativa é de que mais de 200 Policiais Civis de todas as regiões do país participem do ato “Não à Demissão”. A concentração está marcada para às 10h, no Parque 13 de maio, em Recife (PE).

LEIA MAIS

Professores de Juazeiro realizam manifestação contra a municipalização de escolas estaduais

Professores decidiram por manifestação após assembleia na APLB.

Após a tentativa do governo do estado da Bahia de municipalizar quatro escolas de Juazeiro (BA), profissionais da educação e professores da rede municipal de ensino devem realizar, nesta terça-feira (5), um ato público, às 8h, em protesto à ação do governador Rui Costa.

De acordo com a proposta do estado, as quatro escolas, que estão em funcionamento e fazendo matrículas, devem ser entregues ao município que deverá assumir os alunos do ensino fundamental 2. Porém, os alunos do ensino médio e da EJA, já matriculados nessas unidades, e os professores deverão ser relocados para outras escolas que pertencem à rede estadual.

Segundo o presidente do Sindicato dos professores de Juazeiro, Gilmar Nery, a decisão do governo estadual é irresponsável, principalmente pelo fato de não discutir a municipalização das escolas.

“Os trabalhadores ficam se perguntando para onde irão, como serão acomodados caso essa municipalização aconteça. Então é o momento de darmos as mãos e irmos as ruas tornar pública essa atitude e pedir o apoio da comunidade para que a municipalização dessas escolas não aconteça”, disse Gilmar.

LEIA MAIS

Juazeiro: após protesto, comissão de mototaxistas se reúne com o prefeito Paulo Bomfim

(Foto: Ascom/PMJ)

Na manhã desta quarta-feira (23), após realizaram manifestação solicitando mais fiscalização contra os trabalhadores clandestinos, uma comissão de mototaxistas se reuniu com o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PCdoB). De acordo com a prefeitura, este mês, foram realizadas 3 blitzes, mas os manifestantes solicitam ampliação desta ação dentre outras reivindicações, que o gestor municipal se comprometeu em responder num próximo encontro, agendado para sexta-feira (25) .

LEIA TAMBÉM:

Manifestação de mototaxistas de Juazeiro paralisa trânsito na Ponte Presidente Dutra

O presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri (PSL), e o Chefe de Gabinete Vilmar Ferreira, mediaram o encontro que também contou com a participação do vereador Aníbal (PTC), além dos secretários de Comunicação (Paulo César) e de Governo (Clériston Andrade), bem como a comandante da Guarda Municipal Josilene Lins.

LEIA MAIS

Manifestação de mototaxistas de Juazeiro paralisa trânsito na Ponte Presidente Dutra

Grupo se concentrou desde as primeiras horas da manhã ao lado do CEASA (Foto: Thamires Santos/Rádio Jornal)

Os mototaxistas regularizados de Juazeiro (BA) estão nesse momento se deslocando pela Ponte Presidente Dutra. O grupo se reuniu desde às 7h dessa quarta-feira (23) próximo ao Mercado do Produtor, em manifestação previamente comunicada às autoridades como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Prefeitura.

A categoria tem uma longa lista de reivindicações e ontem, em contato com o Blog Waldiney Passos, afirmou que somente encerraria o protesto quando o prefeito Paulo Bomfim (PC do B) recebesse o grupo. Leitores registraram o momento no qual os mototaxistas se encaminhavam pela Ponte, interditando o fluxo em uma das faixas da Ponte.

Confira a seguir:

Segundo lideranças do protesto, cerca de 400 mototaxistas eram esperados para o ato que segue pela Ponte em sentido a Petrolina. Em solo pernambucano os manifestantes farão o retorno e voltarão pela Ponte, até chegar ao Paço Municipal.

Pauta da categoria

De modo geral, a categoria  pede que a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT) realize fiscalização a fim de coibir a atuação de clandestinos nos finais de semana, durante o dia e à noite, e defina pontos de embarque de passageiros. Os mototáxis cobram ainda, respeito às associações e sindicatos, já que segundo eles, existe por exemplo, a prática de informar ao mototaxista clandestino, o autor da denúncia de exercício irregular da função.

Protesto: mototaxistas de Juazeiro prometem interditar a Ponte Presidente Dutra nesta quarta-feira

(Foto: Ilustração/Internet)

Cerca de 400 mototaxistas de Juazeiro (BA) farão um protesto nesta quarta-feira (23), reivindicando direitos e garantias previstos na lei orgânica do município que regulamenta o exercício da atividade na cidade. De acordo com a organização do ato, a concentração está marcada para às 7h da manhã no Mercado do Produtor de Juazeiro.

Em seguida, o comboio de mototaxistas deve subir a Ponte Presidente Dutra, onde será explanada a pauta de reivindicação da categoria. Segundo a organização, a Ponte ficará interditada “até o prefeito aceitar as revindicações”.

A lista de exigências é extensa. De modo geral, a categoria  pede que a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT) realize fiscalização a fim de coibir a atuação de clandestinos nos finais de semana, durante o dia e à noite, e defina pontos de embarque de passageiros. Os mototáxis cobram ainda, respeito às associações e sindicatos, já que segundo eles, existe por exemplo, a prática de informar ao mototaxista clandestino, o autor da denúncia de exercício irregular da função.

 

Ciclistas cobram mais ciclovias e respeito no trânsito

Cerca de 500 ciclistas participaram da pedalada, estima organização (Foto: Blog Waldiney Passos)

Bicicletas ocuparam as principais avenidas de Petrolina na manhã de domingo (13), quando integrantes de vários grupos de “pedal” se uniram para cobrar justiça pela morte dos amigos Anaelton Rodrigues Macedo e Rogério Teles Siqueira, atropelados e mortos enquanto pedalavam na zona rural de Petrolina em dezembro passado.

A manifestação que foi realizada também na capital pernambucana serviu, com o objetivo de chamar atenção das autoridades sobre os direitos dos ciclistas. O discurso entre os manifestantes era uníssono: há necessidade de mais espaços para eles.

LEIA TAMBÉM:

Ciclistas ocupam ruas de Petrolina e cobram justiça para Anaelton e Rogério

Missa de sétimo dia de ciclistas será neste sábado, em Petrolina

Comoção marca sepultamento de ciclistas mortos em acidente em Petrolina

Alex da Silva é ciclista e estava com Anaelton e Rogério no momento do acidente. Ele lembrou que a morte dos amigos não pode ser mais uma estática e chamou atenção do poder público. “Essa mobilização é um protesto referente a morte dos nossos amigos e também pela vida, porque o ciclista não é uma barreira nas pistas, ele faz parte do trânsito”, disse ao Blog Waldiney Passos.

LEIA MAIS

Ciclistas ocupam ruas de Petrolina e cobram justiça para Anaelton e Rogério

O silêncio e o sentimento de impunidade tomaram conta da Orla de Petrolina no início da manhã desse domingo (13), quando familiares, amigos e colegas de pedal de Anaelton Rodrigues e Rogério Teles fizeram um protesto pacífico cobrando justiça e mais respeito aos ciclistas da cidade.

Com balões pretos amarrados nas bicicletas, os manifestantes – integrantes de vários grupos de pedal da região – saíram da Orla por volta de 8h e seguiram pelas principais avenidas de Petrolina, num percurso de pouco mais de 13 km escoltados por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

LEIA MAIS

Familiares de ciclistas mortos na BR-428 fazem manifestação pacífica neste final de semana, em Petrolina

O sentimento de impunidade predomina nas famílias de Anaelton Rodrigues Macedo e Rogério Teles Siqueira e para cobrar justiça uma manifestação pacífica será realizada neste domingo (13), em Petrolina. A concentração está marcada para 7h, na Orla da cidade.

Anaelton e Rogério foram atropelados e mortos no dia 23 de dezembro de 2018, enquanto faziam um passeio ciclístico na BR-428. Indignados com a decisão da Justiça de Petrolina de liberar o condutor que atropelou a dupla, os familiares e amigos dos ciclistas vão ocupar ruas da cidade com uma pedalada.

LEIA TAMBÉM:

Missa de sétimo dia de ciclistas será neste sábado, em Petrolina

Comoção marca sepultamento de ciclistas mortos em acidente em Petrolina

Petrolina: ciclistas morrem atropelados em acidente na BR-428 

O percurso terá pouco mais de 13 km, passando por bairros como Centro, Atrás da Banca, Vila Eduardo e José e Maria. Além do pedido de justiça, os manifestantes buscam chamar atenção para a segurança dos ciclistas no município. “Vamos reivindicar nossos direitos, pedir nossas ciclofaixas fazemos partes do trânsito”, destaca a organização.

LEIA MAIS

Pipeiros de Petrolina vão a Câmara e cobram pagamento por serviços da ‘Operação Pipa’

Representante dos pipeiros recebeu apoio dos vereadores (Foto: Blog Waldiney Passos)

Enquanto os edis faziam seus discursos no Plenário da Casa Plínio Amorim a plateia era ocupada por um grupo de pipeiros que foi até a Câmara apresentar uma demanda sem solução: o pagamento dos trabalhadores. Eles são contratados para prestar serviços na Operação Carro-Pipa, coordenada na região pelo Exército Brasileiro.

De acordo com Marciano Bonfim, representante do grupo, há pipeiros sem receber desde fevereiro. “A gente tem algumas pendências, a gente precisa receber e não estamos receber. Quando vão a procura dos pagamento, desviam [da demanda] e manda ter ordem judicial. A gente assinou o contrato com o Exército, tem como provar [o vínculo]”, disse à nossa produção.

Problemas

Ainda segundo Marciano existem pipeiros sendo prejudicados pelo Exército, perdendo viagens trabalhadas já que há falhas no controle imposto pela coordenação, conforme relatou na entrevista. O grupo que foi a Câmara é de Petrolina e atua nos distritos da cidade.

LEIA MAIS

Merendeiras cobram pagamento de salários atrasados e faz manifestação no MPT

Grupo tem reunião marcada com promotora do Trabalho (Foto: Blog Waldiney Passos)

As merendeiras terceirizadas das escolas estaduais de Pernambuco estão com atividades paralisadas desde ontem (18) e na manhã dessa quarta-feira (19) um grupo de 20 profissionais se reuniu em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para cobrar o pagamento das remunerações em atraso.

O grupo tem uma reunião agendada para discutir algumas pautas e, antes de encontrarem a promotora, as merendeiras conversaram com a nossa equipe. Maria Pereira disse que até o momento o Governo de Pernambuco não sinalizou positivamente para a categoria.

“Todos os meses para a gente receber nosso pagamento a gente tem que fazer uma mobilização, ai eles ficam no jogo de empurra-empurra: o Governo diz que repassou para a empresa, a empresa diz que não recebeu e nós no meio. Nós cumprimos nossa obrigação de trabalho”, afirmou.

LEIA MAIS