Ex-funcionários da Viva Petrolina fazem manifestação na Casa Plínio Amorim, cobrando pagamento dos direitos trabalhistas

Grupo se reuniu nessa quinta-feira na Casa Plínio Amorim (Foto: Blog Waldiney Passos)

No dia agendado para a realização da licitação do transporte coletivo de Petrolina, um grupo de ex-funcionários da empresa Viva Petrolina compareceram à Casa Plínio Amorim durante a sessão dessa quinta-feira (27). Com cartazes apresentando as demandas, o grupo chamou atenção dos edis e da comunidade sobre seus direitos trabalhistas nunca pagos.

Segundo Willian Márcio, ex-funcionário da Viva, cerca de 200 funcionários lutam na Justiça pelos direitos trabalhistas como pagamento do FGTS, rescisão salarial e seguro desemprego. “Já tem gente se arrastando há três anos nessa situação e a própria empresa aconselhava a gente buscar a Justiça porque eles não tinham dinheiro pra pagar, no começo tivemos êxito na Justiça Trabalhista, mas ele [proprietário da empresa] fez uma manobra e colocou na Justiça Comum”, afirmou.

Há motoristas e cobradores buscando seus direitos, já desacreditados no sistema Judiciário e Político, já que não há apoio dos políticos da cidade. “Continua pais de família sem receber, sem emprego e sem nenhuma esperança. Nós estamos hoje reunidos para chamar atenção dos vereadores, da Justiça e da imprensa porque existe uma tradição horrorosa na cidade das empresas virem aqui, demitir e não pagar os direitos”, desabafou Willian.

Um outro ex-funcionário questionou a situação de falência da Viva, que continua na atividade na cidade. Durante a sessão alguns edis se manifestaram a favor da classe, entre eles Osório Siqueira(PSB), Gilmar Santos (PT), Paulo Valgueiro (MDB) e Zenildo Nunes (PSB), mas segundo o grupo, somente o vereador Gabriel Menezes (PSL) havia se disposto a ajudar na luta dos funcionários.

Final de semana foi marcado por mais uma carreata em apoio a Bolsonaro

(Foto: Reprodução/Petrolina em Destaque)

A Orla de Petrolina mais uma vez recebeu carros, motos e famílias na tarde desse domingo (23) para uma carreata e buzinaço dos apoiadores de Jair Bolsonaro, candidato a presidente pelo PSL. O grupo percorreu ruas e avenidas da cidade no ato que entrou pela noite.

Não foi informada uma média aproximada de veículos e motocicletas presentes na carreata, mas o grupo já planeja um grande ato, dessa vez entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A carreata será realizada no sábado (29), às 16h, quando percorridas as principais avenidas dos municípios irmãos.

Bolsonaro lidera as intenções de voto nas pesquisas eleitorais, no entanto, segue internado no Hospital Albert Einstein onde se recupera de uma facada sofrida no dia 6 de setembro, em um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora (MG).

Após manifestação, motoristas de Uber comemoram Decreto do Executivo que modificará lei aprovada na Câmara Municipal

Motoristas prestadores de serviço via aplicativos de celular se reunirem na manhã dessa segunda-feira (24) em frente à Prefeitura de Petrolina, para cobrar mudanças na Lei do Uber. Sancionada de forma integral no dia 13 de setembro, a Lei nº 3.094/2018 ganhará um Decreto do Poder Executivo ainda hoje, conforme anunciado pela gestão de Miguel Coelho.

Inicialmente os motoristas realizaram um buzinaço na Avenida Guararapes, deixando o trânsito lento. Agentes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) foram acionados e dialogaram com representantes do movimento, acertando a retirada dos veículos para a Orla da cidade.

LEIA TAMBÉM:

Com sanção de Miguel, projeto que regulamenta Uber em Petrolina agora é lei

Dois líderes da categoria se reuniram com Miguel Coelho na Prefeitura, para apresentar as demandas e após pouco mais de meia hora os motoristas de Uber comemoraram as novidades. Um dos representantes do movimento, Rafael Ferreira conversou com o Blog e falou sobre as conquistas.

LEIA MAIS

Eleitores pró-Bolsonaro realizam ato em Petrolina

Eleitores do deputado federal se concentraram na Orla de Petrolina (Foto: Reprodução/Internet)

A tarde de domingo (16) foi marcada pela presença de muitos carros na Orla de Petrolina, local de concentração do ato em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. Vestindo camisas amarelas e outras pretas com o rosto do deputado federal estampado na camiseta, os eleitores seguiram pelas principais ruas de avenidas da cidade.

Segundo a organização, 500 pessoas aderiram ao ato público que contou ainda com adesivaço e buzinaço durante a noite. Em Casa Nova (BA), os apoiadores de Bolsonaro se reuniram no sábado (15) à noite e de acordo com os idealizadores do movimento, mais de 150 carros e 300 pessoas a pé circularam pela cidade.

Bolsonaro lidera as intenções de voto, com 33% e busca seu primeiro mandato como Presidente da República. Confira a seguir imagens do ato em Petrolina:

Servidores de Petrolina aderem à manifestação nacional por derrubada do veto ao piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde

Quem passou pela Avenida Guararapes nessa terça-feira (4) percebeu uma movimentação diferente na calçada da Praça Maria Auxiliadora. Cerca de 350 Agentes de Combate a Endemias e Comunitários de Saúde de Petrolina protestaram contra o Governo Federal.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), a manifestação foi agendada para hoje a nível nacional, tendo como pauta a luta pela derrubada do veto da Medida Provisória 827/2018. A MP foi votada em julho e se tornou lei em agosto, regulamentando a profissão dos agentes de saúde.

LEIA MAIS

Após manifestação de alunos, reitor da Univasf afirma que demandas de competência da instituição estão sendo analisadas

Reitor esteve reunido com alunos na semana passada ouvindo as demandas do movimento (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Blog mostrou a manifestação dos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na sexta-feira (24), quando um grupo trancou os portões do campus Juazeiro e zona rural de Petrolina, protestando contra a mudança nas rotas dos ônibus fornecidos pela instituição.

De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, uma reunião proposta pelos alunos no hall da Reitoria tratou dos pontos colocados em pauta pelo grupo e já estão em análise pela instituição.

LEIA TAMBÉM:

Estudantes da Univasf trancam portões do Campus Juazeiro em protesto contra mudança na rota de ônibus

“A pauta principal era as adequações que nós estamos fazendo em relação a rota do transporte estudantil que nós oferecemos hoje. A Univasf hoje tem rotas de transporte entre os campi CCA [zona rural], sede e o campus de Juazeiro”, disse em entrevista por telefone.

LEIA MAIS

Reitor e estudantes da Univasf estão reunidos para discutir demandas dos alunos

(Foto: Arquivo Pessoal)

Mais cedo o Blog publicou uma matéria a respeito da manifestação dos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O movimento trancou os portões dos campi Juazeiro e Petrolina, para chamar atenção a uma série de reivindicações.

A Univasf se pronunciou através de nota, afirmando que o reitor da instituição, Julianeli Tolentino está reunido com o grupo na Reitoria, ouvindo as demandas e buscando uma solução ao impasse.

LEIA TAMBÉM:

Estudantes da Univasf trancam portões do Campus Juazeiro em protesto contra mudança na rota de ônibus

Segundo o movimento estudantil, a manifestação é contra os cortes nas bolsas, mudança na rota dos ônibus e problemas no Restaurante Universitário (RU). Confira a seguir a nota da Univasf:

LEIA MAIS

Estudantes da Univasf trancam portões do Campus Juazeiro em protesto contra mudança na rota de ônibus

Protesto acontece em vários campi da Univasf

A sexta-feira (24) começou com protesto dos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Campus Juazeiro. De acordo com o movimento, a manifestação tem dois pontos importantes: a insatisfação com a mudança na rota dos ônibus da universidade e o corte nos orçamentos.

Segundo os estudantes, os portões dos campi em Petrolina – sede e zona rural – também foram trancados nas primeiras horas de hoje. Eles permanecerão fechados até 8h30 e às 9h o grupo deve se reunir na Reitoria para discutir o andamento da manifestação.

O Blog Waldiney Passos procurou a Univasf para saber se existe a possibilidade das demandas apresentadas pelos estudantes serem atendidas, em especial a mudança na rota do transporte da própria universidade. Estamos aguardando retorno da instituição.

Servidores técnicos da UNEB paralisam atividades nesta quinta

Paralisação deve ser de 24h.

Nesta quinta-feira (16), os Servidores Técnicos da UNEB, após determinação do Fórum dos Técnicos das quatro Universidades do Estado da Bahia, devem paralisar suas atividades por 24h.

A paralisação tem o objetivo de chamar atenção do governador Rui Costa para a pauta de reivindicações da categoria, que já foi entregue por diversas vezes em mãos e é ignorada.

Segundo a categoria, há pelo menos quatro anos o Governo não concede o reajuste salarial aos servidores Técnicos das Universidades Baianas, provocando, com isso, uma grande defasagem nos salários.

“As perdas salarias da categoria já chegam a 80%. Apesar do governador querer que os servidores deem graças por ele pagar o salário no final do mês, pagar salário em dias ao trabalhador nunca será favor, é obrigação!”, diz nota da categoria sobre a paralisação.

Outras reivindicações dos servidores dizem respeito ao auxílio alimentação, que está abaixo do ideal, e ao adicional de insalubridade, que foi cortado sem explicações.

Eleições Aduneb

A coordenação do SINTEST/UNEB informou ainda que, em virtude do processo eleitoral da Aduneb coincidir com a paralisação/mobilização dos servidores técnicos administrativos, democraticamente o acesso aos eleitores docentes será liberado para exercerem seu direito ao voto.

LEIA MAIS

Manifestação dos taxistas vai à Casa Plínio Amorim e recebe apoio dos vereadores

Vice-presidente da Astape falou sobre manifestação (Foto: Blog Waldiney Passos)

Taxistas de Petrolina marcaram presença na sessão dessa terça-feira (14) na Câmara de Vereadores de Petrolina. Desde cedo a categoria está reunida no Centro de Convenções da cidade, cobrando da Prefeitura mais fiscalização contra os transportes clandestinos.

A manifestação foi anunciada no começo do mês o e segundo o vice-presidente da Associação dos Taxistas de Petrolina (Astape), José Nildo o momento serve para mostrar a insatisfação da classe com o município. Durante a sessão vários edis demonstraram apoio à causa, entre eles o vereador Paulo Valgueiro (MDB) que apresentou o Requerimento nº 162/2018, cobrando mais fiscalização.

LEIA TAMBÉM:

Paulo Valgueiro pede maior fiscalização da AMMPLA contra transporte clandestino de passageiros

“Essa manifestação é resultado de várias cobranças das quais nós temos feito ao Poder Público em relação à fiscalização com os motoristas que dizem ser motoristas de aplicativos e eles não são. Eles trabalham distribuindo cartões, divulgando número em redes sociais, até cartazes têm colocado em alguns pontos da cidade e isso por lei é ilegal”, comentou ao Blog.

Prática ilegal

Segundo José Nildo, mesmo sabendo dessa situação a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) não tomou providências para coibir a ação dos clandestinos. Ele também desmentiu que a classe está contra os motoristas de aplicativos.

“Nós não somos contra o aplicativo, o motorista que se disponibiliza a trabalhar pelo aplicativo, ele trabalha pelo aplicativo”, destacou o vice-presidente da Astape.

Perdas financeiras

Ele afirma ainda que a Associação já ouviu relatos de que em festas os clandestinos têm entrado em atrito com os taxistas legalizados. A categoria teme que algo pior possa acontecer. Outro problema é a perda de clientes.

“Em torno de 30% de movimento, mas nossa questão é além do financeiro. É a questão da mobilidade urbana e da segurança pública, muita gente não é daqui e está fazendo isso fora do aplicativo. Nossa luta é contra os clandestinos, isso não é admissível”, finaliza.

Bancários de Petrolina realizam manifestação, mas atividades não serão paralisadas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Essa sexta-feira (10) marca o Dia do Basta para os bancários de Pernambuco, que aprovaram estado de greve na última quarta-feira (8) em Assembleia Geral. Em Petrolina, o Sindicato dos Bancários de Petrolina e Região (SEEB) afirmou que não haverá paralisação das atividades.

LEIA TAMBÉM:

Bancários de Pernambuco param nesta sexta

Durante a manhã, assim que for iniciado o expediente nas agências da cidade, os funcionários participarão de uma manifestação no Banco do Brasil, para chamar atenção à pauta da categoria, que inclui não apenas o reajuste salarial.

Na próxima sexta-feira (17) um novo encontro no Recife deve se reunir, para ouvir as propostas dos bancos. Caso não haja avanço, os bancários devem iniciar uma greve no estado.

Representantes de povos de terreiro protestam contra Resolução Extraordinária do STF

Na manhã dessa quarta-feira (8) representantes dos povos de terreiro da Bahia e Pernambuco se reuniram na Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina para chamar atenção sobre o preconceito contra as religiões de matriz africana.

De acordo com a representante de movimento das raízes africanas, Teresa Silva, a manifestação pública foi convocada tendo em vista a votação da Resolução Extraordinária de número 494601, que será votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) amanhã.

“A gente vem em protesto contra uma RE que está em votação no Supremo Tribunal Federal que proíbe o abate animal dentro dos terreiros de candomblé. Nós sabemos que esse abate animal tem uma finalidade para as comunidades de terreiro e a principal delas é a alimentação”, disse ao programa Super Manhã com Waldiney Passos.

LEIA MAIS

Depois de meses tentado negociações, vigilantes do Sertão conseguem reajuste salarial

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A última semana foi marcada pela manifestação do Sindicato dos Vigilantes do Sertão Pernambucano (Sindvig), em Petrolina e mais duas cidades. Em pauta, a cobrança para que o sindicato patronal dialogasse sobre o reajuste salarial proposto pela categoria ainda em 2017.

Depois de muitos meses esperando, os vigilantes conseguiram aprovação das pautas. De acordo com o presidente do Sindvig, Laércio Vasconcelos, ainda na semana passada houve a negociação e os profissionais de Petrolina e todo Sertão obtiveram resposta positiva e sem perdas.

LEIA TAMBÉM:

Vigilantes protestam contra retirada de direitos e não descartam paralisação

Sindicato dos Vigilantes do Sertão realiza manifestação nesta terça-feira (31)

“A mobilização da semana passada foi ótima, os patrões nos chamaram para conversar. O Ministério do Trabalho do Recife viu o movimento tanto aqui, em Caruaru e no Recife e na quinta-feira (2) fechamos a nossa negociação”, disse ao Blog.

LEIA MAIS

Taxistas de Petrolina vão parar atividades, categoria cobra mais fiscalização contra clandestinos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nos próximos dias 14 e 15 de agosto os taxistas de Petrolina vão paralisar suas atividades em forma de protesto. O motivo da manifestação é a falta de fiscalização do poder público contra os motoristas que atuam de maneira irregular na cidade.

Segundo representantes da Associação dos Taxistas de Petrolina (Astape), a categoria quer mais efetividade dos órgãos municipais que estão deixando de fiscalizar aqueles que realizam o transporte de passageiros sem o Termo de Permissão e também não estão cadastrados nos aplicativos.

Durante os dois dias os taxistas estarão concentrados no Centro de Convenções da cidade e a intenção é cruzar os braços até que seja sinalizado algum avanço nas negociações.

Em contato com a nossa equipe, a Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) afirma ter intensificado a  fiscalização contra os transportes irregulares na cidade. São alvo dessa ação veículos escolares, táxis, mototáxis, veículos de turismo, vans e ônibus.

Grupo ‘Somos Todos Beatriz” realiza protesto em frente ao Fórum de Petrolina

Nesta quinta-feira (02), o grupo “Somos Todos Beatriz” realizará um protesto em frente ao Fórum de Petrolina. A manifestação está marcada para acontecer às 6h30 e deve seguir até às 10h.

O grupo deve cobrar do Judiciário a prisão preventiva do suspeito de ter apagado imagens das câmeras de segurança do Colégio Maria Auxiliadora. Em nota enviada à imprensa, Alisson negou ter excluído as imagens.