Saída de Haddad do governo ainda depende de reuniçao entre Trumo e Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a data de sua saída do governo está dependendo da possível viagem do presidente Lula aos Estados Unidos para reunião com o presidente americano, Donald Trump.

Em entrevista a jornalistas, Haddad disse que pretende se reunir com Lula nesta quinta (26) para definir se integrará a comitiva presidencial. A expectativa é de que o encontro bilateral ocorra entre os dias 15 e 20 de março, embora ainda não haja confirmação oficial.“Se eu for [viajar], a data de saída é uma, se eu não for, a data é outra”, declarou o ministro na portaria do Ministério da Fazenda, após retornar da Índia e da Coreia do Sul, onde acompanhou o presidente Lula.

Desde o fim de 2025, Haddad indica a intenção de deixar a pasta para colaborar com a campanha de reeleição de Lula. Inicialmente, ele cogitou deixar o cargo ainda em fevereiro, mas a mudança deve ficar para meados de março. Antes de sair, o ministro pretende concluir estudos sobre alternativas de financiamento para a proposta de tarifa zero no transporte público, que devem ser apresentados até abril, e a regulamentação sobre a tributação de criptoativos.

Sucessão
O nome mais cotado para assumir o comando da Fazenda é o do atual secretário-executivo da pasta, Dario Durigan. Caso a mudança se confirme, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, assumirá a secretaria-executiva. Apesar de descartar publicamente candidatura nas eleições deste ano, Haddad enfrenta pressão dentro do PT para disputar o governo de São Paulo ou uma das duas vagas para o Senado no estado. O ministro, no entanto, continua a dar declarações de que não quer disputar as próximas eleições.

A Tarde

Lula tem 12 governadores e Flávio conta com maior colégio eleitoral

O tabuleiro para a sucessão presidencial de 2026 já apresenta contornos nítidos. De um lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolida uma base numérica superior de governadores; do outro, o senador Flávio Bolsonaro (PL) aposta no peso demográfico dos grandes centros. O mapeamento atual, realizado pelo Poder360, revela que a disputa pelo apoio dos chefes dos Executivos estaduais vai ser decidida entre a capilaridade regional e o volume de votos.

Mapa das alianças – Até o momento, Lula conta com o suporte formal de 12 governadores, concentrados majoritariamente em redutos históricos da esquerda no Nordeste e Norte (Bahia, Ceará, Maranhão, Pará e Pernambuco), além do Espírito Santo. Juntos, esses estados somam 53 milhões de eleitores. No campo oposto, Flávio Bolsonaro já garantiu palanques em 5 estados fundamentais: Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Este último, sob o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o “bilhete premiado” da eleição.

Apesar de ter menos governadores ao lado, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro comanda o apoio de 57,3 milhões de eleitores, superando a base lulista em números absolutos de votos potenciais.

Projeções – A tendência para um eventual segundo turno aponta para uma ampliação do arco conservador. Enquanto Lula deve manter os 12 aliados, Flávio tem potencial para atrair mais 8 estados que hoje flertam com o bolsonarismo, mas ainda não formalizaram posição, como Minas Gerais, Goiás e Paraná. Se confirmado, o senador chegaria a 13 governadores contra os 12 do petista.

No centro dessa disputa, dois nomes permanecem como incógnitas: Eduardo Leite (PSDB-RS): Ainda mantém o pé no freio enquanto avalia sua própria viabilidade como candidato à Presidência; Gladson Cameli (PP-AC): Opta pelo silêncio nacional para focar em processos judiciais que enfrenta no estado.

A sombra de Tarcísio – A aliança entre Flávio e Tarcísio de Freitas é estratégica, mas carrega uma nuance: o governador de São Paulo ainda é ventilado como um possível substituto ou cabeça de chapa no campo conservador. Por ora, ele atua como o principal cabo eleitoral de Flávio, garantindo ao senador a estrutura do maior colégio eleitoral do país.

A Tarde

Jerônimo parte rumo ao encontro com Lula na Ásia nesta quarta-feira

O governador Jerônimo Rodrigues viaja nesta quarta-feira (18) para uma missão internacional com o presidente Lula. O gestor baiano vai encontrar o mandatário na sexta (20), na Índia. De lá, a dupla petista segue para a Coreia do Sul. Ainda pela manhã ele vai apresentar, ao lado de Geraldo Júnior, o balanço do governo no Carnaval, durante coletiva à imprensa realizada no Camarote da Polícia Militar, em Ondina. O governador deve partir para o exterior no período da tarde.

O objetivo do governador é viabilizar parcerias para a produção de medicamentos oncológicos na Bahia, visando reduzir custos do tratamento de câncer no SUS. Jerônimo pretende ficar cerca de uma semana fora do país e durante o período, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) assumirá a gestão estadual.

Além do chefe do Executivo baiano, uma grande comitiva vai acompanhar Lula. Apelidada de “Arca de Noé” devido à sua magnitude, o grupo inclui ao menos 10 ministros e mais de 300 empresários. Embora convidados, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), declinaram o convite para focar nas agendas legislativas em Brasília, deixando a representação política focada no Executivo e no governo baiano.

A Tarde

Lula sanciona reajuste para o Legislativo com veto a penduricalhos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na terça-feira (17), o reajuste para servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU), mas vetou trechos da medida que estabelecem benefícios adicionais, os chamados “penduricalhos”, segundo divulgou o jornal O Globo. A justificativa para o veto é de que a Lei de Responsabilidade Fiscal impede a criação de despesas obrigatórias no fim do mandato que não possam ser integralmente cumpridas até o fim da gestão, de acordo com nota enviado pelo Planalto.

A decisão de Lula prevê o aumento para 2026, mas veta aumentos para os exercícios de 2027, 2028 e 2029. A medida deve ser publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU).

Os Projetos de Lei 6070/25, do Senado, e 179/26, da Câmara, preveem reajuste entre 8% e 9% para servidores efetivos, comissionados e secretários parlamentares, além de instituir uma licença compensatória e outros dispositivos que permitem pagamento acima do teto. Essa licença estabelece a proporção de um dia de folga para três dias de exercício, com possibilidade de conversão em indenização em condições específicas.

Correio Braziliense

Lula embarca nesta terça (17) para visitas oficiais à Índia e Coreia do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte nesta terça (17), às 10h, para as visitas oficiais que realizará, entre os dias 18 e 24, na Índia e na Coreia do Sul. Uma parada para abastecimento da aeronave será feita na Tunísia, conforme informação da agenda divulgada pelo Planalto. A viagem à Índia é uma retribuição à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ao Brasil em julho, durante a cúpula do Brics.

Em Nova Deli, capital da Índia, Lula vai participar na quinta-feira (19) da cúpula de inteligência artificial. Será a primeira vez que um presidente brasileiro vai participar de um evento global de alto nível sobre inteligência artificial. É aguardada a presença de 40 mil pessoas de 50 países durante o evento. A agenda de Lula na Índia prevê ainda novas oportunidades de cooperação bilateral, especialmente em termos econômicos, turísticos, agrícolas, energéticos e sustentáveis, dando sequência aos acordos firmados entre os dois países durante a visita de Modi, no ano passado.

Já entre o domingo (22) e terça-feira da semana que vem (24), Lula vai cumprir uma agenda oficial em Seul, na Coreia do Sul, a convite do presidente Lee Jae Myung. A agenda na Coreia inclui a adoção de um plano de ação trienal (2026-2029) para fortalecer as relações entre os países em direção a uma parceria estratégica. O objetivo é atrair novos investimentos coreanos nas áreas de tecnologia, agropecuária e cosméticos.

Tanto na Índia quanto na Coreia do Sul, Lula vai participar de uma série de fóruns empresariais e encontros voltados ao fortalecimento estratégico com os países asiáticos. Entre os encontros, está previsto, em Nova Deli, o Fórum Empresarial Brasil-Índia, que contará com a presença de mais de 300 empresas brasileiras, além de painéis que vão tratar de temas como minerais críticos, transição energética, segurança ambiental e agricultura familiar. Já em Seul, o Fórum Empresarial Brasil-Coreia reunirá 230 empresas brasileiras para oportunidades de diálogos econômicos e comerciais.

Estadão Conteúdo

Flávio Bolsonaro publica vídeo de Inteligência Artificial que chama Lula de “ladrão”

Um vídeo criado com inteligência artificial e divulgado pelo senador e pré-candidato à Presidência da Repúbica Flávio Bolsonaro reacendeu a polêmica em torno do desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Carnaval do Rio de Janeiro. A peça ironiza a apresentação com um “samba-enredo” crítico ao governo e ao presidente.

A letra da música menciona “luxos” bancados com dinheiro público e faz referências à crise financeira dos Correios e às filas do INSS, afirmando que, apesar do discurso oficial, as despesas seguem em alta. O desfile também foi alvo de questionamentos judiciais após a Embratur, vinculada ao Ministério da Cultura, destinar R$ 12 milhões às escolas do Grupo Especial do Rio, sendo R$ 1 milhão para cada agremiação — incluindo a escola de Niterói.

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral negou pedidos de liminar que buscavam barrar a apresentação sob a alegação de propaganda eleitoral antecipada. Para os ministros, não houve pedido explícito de voto, embora o caso possa ser reavaliado após o desfile. A homenagem a Lula acontece na noite de domingo (15), às 22h, na abertura do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí. O presidente assistiu ao desfile de um camarote oficial.

Agência O Globo

Homenagem a Lula 2: Lula e Janja deixam a Marquês de Sapucaí após mais de 8 horas de desfiles

Depois de mais de oito horas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, já na madrugada desta segunda-feira (16). Lula chegou por volta de 20h25 do domingo (15), no camarote da Prefeitura do Rio, onde já era esperado pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), e vários de seus ministros, para acompanhar a primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

A primeira escola a cruzar a avenida foi a Acadêmicos de Niterói com enredo em homenagem ao presidente. Lula deixou a Sapucaí por volta das 4h53 com acenos pela janela do carro a simpatizantes que chamavam por seu nome. O camarote reuniu o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Também prestigiaram o desfile, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. odos se recusaram a dar declarações à imprensa. Lula também entrou e saiu no camarote sem dar entrevista. Circularam entre os convidados do presidente os atores Denise Fraga, Humberto Carrão, Silvero Pereira, Paulo Vieira e Elisa Lucinda, entre outros.

O banqueiro André Esteves, fundador do BTG Pactual, também passou pelo camarote que recebeu o presidente. “Vou cumprimentar o  prefeito Eduardo Paes. É claro, o presidente merece todo o prestígio também”, disse Esteves. Sob alerta de possíveis acusações de propaganda eleitoral irregular, o Palácio do Planalto impediu a participação de ministros no desfile, bem como uso de verba pública para comparecer à festa na Sapucaí. Apenas a primeira-dama, Janja da Silva, foi liberada para desfilar, por não exercer cargo público, mas acabou apenas acompanhando o marido Lula como espectadora.

Apoiadores de Lula comemoram nas redes sociais o desfile da Acadêmicos de Niterói

Apoiadores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva comemoraram nas redes sociais o desfile da Acadêmicos de Niterói na noite do domingo, 15, e madrugada de segunda-feira, 16. A escola foi a primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí no domingo. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que a homenagem feita pela Acadêmicos de Niterói a Lula “foi conduzida com arte, memória e resistência”. “Cada ala, cada verso e cada batida reafirmaram que o samba também é voz do povo, é luta e é esperança que insiste em florescer. Foi um espetáculo que arrepiou, levantou o público e mostrou que nossa cultura segue viva, forte e transformadora”, publicou no X.

O senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE) também elogiou o desfile. Disse que a escola “narra a história desse nordestino (Lula) que dedicou a vida ao povo”. “Quem passou fome, hoje alimenta a alma do Carnaval. A Acadêmicos de Niterói narra a história desse nordestino que dedicou a vida ao povo. É emoção que não acaba mais!”, afirmou ele nas redes sociais. “A avenida pulsou diferente. A Acadêmicos de Niterói transformou a Sambódromo da Marquês de Sapucaí em um grande manifesto cultural, com um desfile potente, emocionante e cheio de significado”, completou.

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) também publicou uma mensagem de apoio ao presidente da República. Disse que foi “lindo” acompanhar junto de Lula o desfile. “Lindo ver de perto na Sapucaí, com o presidente Lula, o desfile da Acadêmicos de Niterói. A mensagem é clara: 2026 exige força pra reeleger Lula no primeiro turno e eleger um Congresso mais popular, com a cara do povo!”, declarou.

A deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), vice-líder do governo na Câmara, também parabenizou a Acadêmicos de Niterói pelo desfile. Disse ter sido “emocionante”. “Emocionante! É impossível não se arrepiar com o samba-enredo da Acadêmicos de Niterói cantando ‘Tem filho de pobre virando doutor, comida na mesa do trabalhador… A fome tem pressa’ e essa ala linda simbolizando a revolução que Lula fez na educação superior no Brasil”, afirmou ela no X.

Estadão Conteúdo

Homenagem a Lula 1: Oposição critica desfile homenageando Lula e Novo diz que vai pedir inelegibilidade

A oposição ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva criticou o desfile da Acadêmicos de Niterói homenageando o petista. O Partido Novo anunciou que acionará a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade do presidente. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula na disputa presidencial, também criticou o petista e disse que ele usa dinheiro público “para fazer campanha antecipada pra ele mesmo”.

“Lula esfola o povo com aumento de impostos e usa esse mesmo dinheiro arrecadado para fazer campanha antecipada pra ele mesmo. Sim, o dinheiro do suor do povo trabalhador brasileiro, que deveria ser devolvido à sociedade em forma de serviços públicos de qualidade, está sendo torrado num desfile de carnaval na cara de todos os brasileiros”, declarou no X o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Flávio disse ser “um crime o que está acontecendo hoje no carnaval do Rio”. Reclamou do fato de seu pai ter sido condenado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uma reunião com embaixadores. Não mencionou, porém, o motivo da condenação: o então presidente reuniu os representantes de outros países para fazer ataques sem provas ao sistema eleitoral.

“Jair Bolsonaro foi tornado inelegível, na mão grande, por uma reunião com embaixadores e por discursar num carro de som que não custou um centavo de dinheiro público. Isso não ficará impune! Vamos resgatar o nosso Brasil das mãos sujas do PT e devolver ao povo brasileiro!”, declarou o senador.

O Partido Novo e seu presidente confirmaram que vão pedir a condenação de Lula na Justiça Eleitoral. “O desfile é uma peça de propaganda do regime Lula. Financiada com o seu dinheiro. Vamos à Justiça Eleitoral buscar a inelegibilidade”, afirmou o Novo em sua conta no X. “O que denunciamos ao TSE está se confirmando ao vivo. Assim que o Lula registrar sua candidatura, o Partido Novo ajuizará uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), requerendo a cassação do registro e sua inelegibilidade. A lei deve ser igual para todos”, declarou o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, nas redes sociais.

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), também criticou o desfile. Disse que “quando a cultura se mistura com a política, perde a cultura”. “Vale também para o desfile dessa escola de samba. No caso, ainda pior, concorrendo para um grave ilícito eleitoral. Propaganda antecipada com dinheiro do pagador de impostos. Rebaixamento é o mínimo que merece”, afirmou no X. “E o problema era o Bolsonaro se encontrar com embaixadores. A interferência nas eleições, agora a de 2026, já começou. Vista grossa para um excesso noutro”, completou.

O senador e ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil-PR) também comentou o desfile. Fez alusões à operação Lava Jato para ironizar o presidente Lula e disse que o desfile “foi um deprimente espetáculo de abuso do poder”. “Faltou o carro da Odebrecht e do Sítio de Atibaia no desfile do Lula. Foi um deprimente espetáculo de abuso do poder, com enaltecimento de Lula, sem escândalos de corrupção, e com ataques aos adversários tudo financiado pelo governo. A Coréia do Norte não faria melhor”, publicou no X.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez uma comparação velada entre o desfile e a reunião com embaixadores que levou ao julgamento de inegibilidade de Bolsonaro no TSE. “Se esse desfile fosse em 2022, Bolsonaro estaria preso, busca e apreensão no PL, apreensão no barracão da escola, apreensão dos carros alegóricos e o inegibilidade vitalícia”, disse em sua conta no X.

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) foi outro que fez alusão ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Disse suspeitar que o Supremo Tribunal Federal atuaria para barrar um desfile desse tipo em homenagem ao ex-presidente. “Vocês estão vendo essas imagens. Que dia que isso é carnaval? O que estão fazendo aqui é uma campanha eleitoral para o Lula. Vocês podem dizer: ‘Que implicância é essa?’. Imagina se fosse o contrário, o Bolsonaro como presidente, tendo financiado uma escola de samba com dinheiro público, fazendo um carro alegórico com a imagem do Lula preso. O que vocês acham que o STF teria feito?”, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais.

Estadão

Lula sanciona programa Gás do Povo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta-feira (13) a Lei nº 15.348, que institui o programa Gás do Povo. A iniciativa assegura gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13 quilos (kg) para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.

Em nota, a Presidência da República informou que o programa busca enfrentar a pobreza energética de famílias de baixa renda, sobretudo a dificuldade de acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. A previsão do governo é que o programa esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) serão contempladas.

A iniciativa envolve os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Caixa. “Com o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa”, destacou o Planalto.

Para se candidatar ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. Também é preciso que o CPF do responsável familiar esteja regular e que o cadastro não apresente pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.

Aplicativo
No app Meu Social – Gás do Povo, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale recarga e encontrar revendas credenciadas, além de telefones e endereços de pontos credenciados. Para pessoas sem acesso à internet ou celular, também é possível usar o vale recarga por meio das opções: cartão do Programa Bolsa Família (com chip); cartão de débito da Caixa; informando o CPF do responsável familiar na máquina do cartão.

Canais
Beneficiários do CadÚnico podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo pelos seguintes canais: aplicativo Meu Social – Gás do Povo; consulta do CPF do responsável familiar na página do programa; Portal Cidadão Caixa e Atendimento Caixa Cidadão – 0800 726 0207.

Agência Brasil

Lula assiste a carnaval de Salvador e ouve gritos de ‘olê, olê, olá, Lula’ e ‘sem anistia’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assiste ao carnaval de Salvador neste sábado, no camarote do governo do Estado. O governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), publicou nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que um trio elétrico para em frente ao local.

Em um momento, o trio puxa o coro “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, que faz referência ao jingle “Lula lá”, adotado por Lula na primeira campanha presidencial que disputou, em 1989. Em seguida, os cantores gritam “sem anistia”, lembrando as manifestações do ano passado contra o projeto de lei da dosimetria.

Pelo vídeo, não é possível reconhecer o artista responsável. Lula está acompanhando o circuito Osmar, do Campo Grande, o mais tradicional do carnaval baiano. No domingo (15), ele vai acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Rio. O samba-enredo da agremiação homenageia o presidente.

Estadão Conteúdo

Carnaval 2026: presidente Lula chega ao desfile do Galo da Madrugada no Recife

O presidente Lula (PT) iniciou o seu ‘tour’ no carnaval a partir deste sábado (14), participando do desfile do Galo da Madrugada, no Recife. Na cidade pernambucana, o mandatário ficará em um camarote restrito. Ele e a primeira-dama, Janja, chegaram ao camarote por volta das 10h deste sábado (14). Os foliões cantaram a músicas e homenagearam o petista: “Olê, olê, Olá, Lula”. Na sexta (13), Lula participou de um evento em uma fábrica de medicamentos, em Suape, no cano de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Janja foi ao carnaval do recife com o prefeito João Campos (PSB), e assistiu a shows no Marco Zero. Mais cedo, nesta sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do café da manhã do Galo, no forte Cinco Pontas, um evento que antecede o desfile. O ministro disse que Lula esta “muito feliz” de participar do Carnaval 2026 no Recife. Em 2000, antes de se eleger presidente pela primeira vez, Lula esteve no Galo da madrugada.

À tarde, o mandatário desembarcará em Salvador para acompanhar os desfiles dos trios elétricos no circuito Osmar (Campo Grande), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A expectativa é que o petista chegue no espaço às 17h.

Depois da capital baiana, o chefe de Estado segue para solo carioca, onde acompanhará o desfile dos Acadêmicos de Niterói. Na ocasião, ele será homenageado por um samba-enredo que conta a sua trajetória: “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Na noite de sexta-feira, 13, Janja esteve presente no evento do Marco Zero, palco central onde ocorrem as apresentações do carnaval de Recife. Ela não falou com a imprensa.

Programação do Galo da Madrugada

No Galo da Madrugada, serão mais de 30 atrações e são esperadas mais de 2.5 milhões de pessoas. O tema do desfile deste ano é “Frevo no Planeta Galo”, com mensagem em defesa do meio ambiente. O considerado maior bloco do mundo percorreram 6,5km.

Diario de Pernambuco/A Tarde

Lula deve visitar Recife e Salvador em maratona de carnaval

Mirando as eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife durante a semana de carnaval. Segundo informações do jornal O Globo confirmadas pelo Broadcast sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a intenção da maratona de viagens é mostrar vigor físico e fazer gestos de aproximação com aliados que vão concorrer aos governos estaduais. No Rio, no dia 15, Lula vai acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai disputar o Grupo Especial do carnaval carioca. O samba-enredo da agremiação faz uma homenagem ao presidente e também retrata a história da mãe dele, Dona Lindu.

Quando a escola estiver desfilando, o presidente estará no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), que é pré-candidato ao governo fluminense. Lula e Paes são aliados e Lula espera ter ele no palanque, além de obter apoio do PSD carioca. O partido conta com três presidenciáveis após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta semanaNo Recife, Lula deve acompanhar o tradicional bloco do Galo da Madrugada no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano. No Estado, a situação eleitoral é complexa, já que o presidente quer ter tanto Campos quanto a governadora Raquel Lyra (PSD) no palanque. Os dois também querem contar com Lula nas campanhas deles.

Já em Salvador, é esperado que Lula esteja ao lado do governador e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), durante as festividades na capital baiana. Há também a expectativa de que ele esteja acompanhado dos dois pré-candidatos ao Senado do PT, o líder do Governo na Casa, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Globo

Lula recebe cobrança inusitada após raio em ato de Nikolas

O presidente Lula (PT) recebeu uma cobrança no mínimo inusitada após um raio atingir um grupo de pessoas ao final da “Caminhada pela Liberdade”, promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no último domingo (25), em Brasília. Ao todo, 33 pessoas deram entrada em um hospital da capital federal após serem atingidas por uma descarga elétrica no ato, que teve início no interior de Minas Gerais e teve como objetivo pedir a soltura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha.

Qual a cobrança?
A vereadora de Maringá (PR), Giselli Bianchini (PP), afirmou que vai oficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a parlamentar, a intenção é solicitar “providências e a possível instalação de para-raios” no local do acidente. De acordo com ela, o espaço “não pode ficar exposto a riscos previsíveis”. Além disso, a pepista criticou as pessoas que estariam “debochando” dos feridos. “Foi um grande milagre o que aconteceu”, disse ela ao Metrópoles.

Raio causa pânico e deixa feridos em ato de Nikolas Ferreira
Dezenas de pessoas ficaram feridas após a queda de um raio durante o ato convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, no último domingo, 25. Das vítimas, 33 foram levadas ao hospital. Chovia forte no momento do incidente na praça do Cruzeiro.

Várias pessoas caíram após sofrerem choques elétricos. Algumas ficaram desacordadas e precisaram ser carregadas nos braços até a única ambulância disponível no local, que acabou cercada por manifestantes sentados ou deitados no chão. Algumas vítimas apresentavam sinais de desorientação. Segundo o UOL, a equipe de socorro atendia uma mulher dentro da ambulância enquanto familiares, em estado de choque, tentavam reanimar parentes caídos. Com a abertura da grade que isolava o veículo, mais pessoas se aproximaram em busca de ajuda.

A Tarde

Trump convida Lula para ‘Conselho de Paz’ para Faixa de Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o “Conselho de Paz”, organismo internacional proposto pelo governo americano para discutir uma saída política para o conflito na Faixa de Gaza. A carta chegou para Lula na sexta-feira(16) via Embaixada brasileira em Washington. A informação foi noticiada pelo ICL Notícias e confirmada pela reportagem. Ainda não há informações se o presidente brasileiro aceitará o convite.

O anúncio da criação do conselho foi feito por Trump nesta quinta-feira (15), como um elemento chave da fase dois de um plano apoiado por Washington para pôr fim à guerra no território palestino. “É para mim uma grande honra anunciar que o Conselho de Paz foi formado”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social, e adicionou que os membros do órgão serão anunciados “em breve”.

A Casa Branca anunciou ontem a composição do conselho executivo do organismo, que será presidido por Trump e contará com o secretário de Estado Marco Rubio, o enviado especial para o Oriente Médio Steve Witkoff, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o genro de Trump Jared Kushner, o presidente do Banco Mundial Ajay Banga, o diretor-executivo da Apollo Global Management Marc Rowan e o vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA Robert Gabriel.

O diplomata búlgaro Nickolay Mladenov, ex-alto funcionário das Nações Unidas, atuará como Alto Representante para Gaza. Os detalhes operacionais e o alcance efetivo da atuação do conselho ainda deverão ser definidos, segundo informou a Casa Branca. Trump também convidou a Argentina para integrar como membro fundador o “Conselho da Paz”. O convite foi confirmado pelo presidente argentino, Javier Milei, que divulgou no sábado (17), em suas redes sociais a carta enviada por Trump com o convite formal.

Na mensagem, Trump afirmou que a iniciativa baseia-se em um plano de 20 pontos para a região e prevê a criação de um novo organismo internacional com funções ampliadas. “No centro do plano está o Conselho da Paz, que será estabelecido como uma nova organização internacional e uma administração de governo de transição”, escreveu o presidente americano. Trump destacou que o grupo reunirá países dispostos a assumir a responsabilidade de construir uma “paz duradoura” e que cada integrante poderá designar um representante para participar das reuniões.

Milei agradeceu o convite e sinalizou convergência com a proposta americana. “É uma honra para nós fazer parte de uma organização criada para promover uma paz duradoura em regiões afetadas por conflitos, começando pela Faixa de Gaza”, escreveu o presidente argentino em publicação na rede social X. “A Argentina sempre estará ao lado das nações que combatem o terrorismo, defendem a vida, a propriedade e promovem a paz e a liberdade”, acrescentou.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também publicou em rede social sobre o convite. “Aceitamos com orgulho a responsabilidade de trabalhar ao lado dos Estados Unidos por uma paz duradoura para todos”, disse, também ao publicar a carta de Trump.

Estadão Conteúdo

“Afronta gravíssima à soberania da Venezuela”, diz Lula sobre bombardeio dos EUA

O presidente Lula (PT) repudiou os bombardeios dos Estados Unidos na Venezuela que culminaram na captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores. O ataque aconteceu na madrugada deste sábado (3), e o paradeiro do líder venezuelano ainda é desconhecido.

Em publicação na rede social X, antigo Twitter, Lula afirmou que a operação estadunidense “ultrapassa uma linha inaceitável” e “representa uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”.

“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, acrescentou. O líder brasileiro evitou citar os nomes de Nicolás Maduro, da primeira-dama ou do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se referindo apenas aos governos de ambos os países com um tom institucional.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”, continuou. Ainda, Lula declarou que a comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas (ONU) precisam responder ao episódio, e colocou o governo brasileiro à disposição para “promover a via do diálogo e da cooperação”.

Governo Lula realiza reunião de emergência sobre o caso

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para a manhã deste sábado (3) após o anúncio feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a invasão da Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. De acordo com informações apuradas, o encontro reunirá ministros e assessores do Palácio do Planalto e está previsto para ocorrer às 10h, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Ainda segundo interlocutores do governo, o presidente brasileiro já foi informado sobre as declarações de Trump e acompanha os desdobramentos do caso.

Diario de Pernambuco

1234