Obra de recapeamento asfáltico de vias do Centro de Juazeiro segue em andamento neste sábado

(Foto: Ascom)

Na última sexta-feira (11) a Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), retomou a obra de recapeamento asfáltico da Avenida Oscar Ribeiro.

Segundo a SEDUR, a obra foi interrompida para que o SAAE realizasse o rebaixamento da rede de água e a manutenção da rede coletora de esgoto. Após a conclusão do trabalho do SAAE, o serviço foi retomado. A próxima rua a ser beneficiada é a Rua Antônio Pedro.

LEIA MAIS

Fim de semana deve ser de Sol em Petrolina; confira a previsão do tempo

(Foto: Ilustração)

O fim de semana de feriado nacional deve ser de Sol em Petrolina (PE). Segundo informações do Instituto Climatempo, os dias serão ensolarados e não deve chover.

Neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, as temperaturas variam entre mínima de 22° e máxima de 36°.

No Domingo (13), as temperaturas permanecem entre 22° e 36°. O alerta vai para a umidade relativa do ar que deve oscilar entre 27% e 92%.

Dia nacional de prevenção alerta sobre perigos da obesidade

(Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (11) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O principal objetivo da data é alertar a população sobre a probabilidade de pessoas obesas desenvolverem diversos problemas. Diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer são algumas dessas.

Uma boa alimentação ajuda na prevenção do surgimento de doenças crônicas e também na melhor qualidade de vida. A obesidade é um dos fatores de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. É necessário ter bons hábitos e se conscientizar sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns produtos, que devem ser ingeridos com moderação.

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em julho de 2019 pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

LEIA MAIS

Paulo Câmara discute implantação de projetos para geração de energia fotovoltaica e nuclear com representantes do Governo Federal

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Na manhã desta sexta-feira (11), o governador Paulo Câmara recebeu no Palácio do Campo das Princesas, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros,  o diretor-presidente da Eletronuclear (subsidiária da Eletrobras),  Leonam dos Santos Guimarães, e o senador Fernando Bezerra Coelho. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de implantação de novos projetos para geração de energia elétrica (fotovoltaica e nuclear) em Pernambuco.

“Estamos sempre à disposição do diálogo, sobretudo quando há a possibilidade de avançarmos no desenvolvimento do nosso Estado e na geração de emprego e renda. Nossa equipe vai se debruçar sobre as duas propostas e aprofundar essa discussão com o Ministério de Minas e Energia”, afirmou Paulo Câmara, lembrando que há um impedimento para a implantação de usinas nucleares em Pernambuco na Constituição Estadual, que veda esse tipo de empreendimento até que outras fontes de energias sejam esgotadas.

Sobre a proposta de energia fotovoltaica, o Ministério de Minas e Energia projeta uma  operação de produção incorporada ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), ao longo dos seus eixos Leste e Oeste.  O investimento, estimado em R$ 12 bilhões, tem o objetivo de aproveitar o potencial de 3,5 GW que a região apresenta para esse fonte de energia.

Já em relação à proposta geração de energia nucelar no Estado, os representantes do Executivo federal detalharam o projeto para a instalação de uma usina com esse perfil, no município de Itacuruba, no Sertão de Itaparica. A União projeta novos investimentos na área, com um aporte de 30 milhões de dólares – a serem realizados por capital privado.

Estudante de Petrolina conquista 1º lugar em Concurso de Redação do Senado Federal 

Monaísa Laís de Sá Souza, 1º lugar em Pernambuco no Concurso de Redação do Senado Federal. (Foto: Divulgação)

A estudante Petrolinense, Monaísa Laís de Sá Souza, da Escola Profº Humberto Soares, em Petrolina (PE), conquistou o 1º lugar de Pernambuco, no 12° Concurso de Redação do Senado Federal/Projeto Jovem Senador com a temática “O cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.

Monaísa Laís de Sá Souza e mais 26 estudantes vencedores dos demais estados,  tomarão posse em novembro, na capital Federal e durante uma semana, atuarão como jovens senadores, representando cada um o seu estado.

LEIA MAIS

Aulas do projeto Chapéu de Palha da Secretaria da Mulher de Pernambuco começam neste domingo em Petrolina e Lagoa Grande

(Foto: Reprodução/Internet)

Neste domingo (13), a Secretaria da Mulher de Pernambuco dará início às aulas do projeto Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada. De acordo com a Secretaria, o programa tem como finalidade apoiar a superação das desigualdades vividas pelas mulheres, gerando oportunidades.

Ainda segundo a coordenação do projeto, 600 mulheres da zona rural de Petrolina (PE) e Lagoa Grande (PE), serão beneficiadas mediante oferta dos cursos de formação sociopolítica e qualificação profissional.

LEIA MAIS

Prefeitura intensifica campanha contra o sarampo e realiza vacinação em creches de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina desenvolveu uma estratégia para alcançar um maior número de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, que fazem parte do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra o sarampo: vacinar os alunos das creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).

A ação é coordenada pelas secretarias de Saúde e Educação, paralelo às ações já desenvolvidas pelos profissionais das Unidades Saúde da Família (USF) dos bairros. As crianças serão vacinadas mediante autorização prévia dos pais e apresentação da carteira de vacinação. Na última quinta-feira (10), os beneficiados foram os alunos do CMEI Novo Espaço, na Vila Mocó.

LEIA MAIS

Dia das Crianças: grupo de artesãs realiza feirinha de artesanato neste sábado em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

A Feirinha de Artesanato das Mulheres Guerreiras de Juazeiro, com opções de presentes para o Dia das Crianças, tra o resgate da tradicional cultura da boneca de pano. São ursos, bonecas de pano, cestas de presentes e acessórios, voltados para a criançada, feitos por um grupo de artesãs.

A Feirinha acontece nesta sexta-feira (11) e no sábado (12), na Praça Santiago Maior, Centro de Juazeiro, onde estão em exposição artigos de 18 artesãs que compõem o grupo. A feirinha vai até às 18h nesta sexta, e até as 14h no sábado.

LEIA MAIS

PRF realiza fiscalização de ambulâncias em Pernambuco e aplica 45 multas

(Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia do Motorista de Ambulância, 10 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação para fiscalizar ambulâncias que circulam pelas rodovias de Pernambuco. A ação ocorreu em todo o estado na última quinta-feira (10), totalizou 48 veículos abordados e 45 multas emitidas. Segundo a PRF, algumas das ambulâncias foram multadas mais de uma vez.

A iniciativa teve como objetivo coibir irregularidades e evitar acidentes causados pela má conservação dos veículos de emergência. Participaram as seis delegacias da PRF, indo da Região Metropolitana do Recife até a unidade de Petrolina (PE).

LEIA MAIS

Moradores do bairro José e Maria denunciam falta d’água que já dura dois dias

Nesta sexta-feira (11), moradores  do bairro José e Maria, em Petrolina (PE), entraram em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar a falta d’água que já dura dois dias, na referida localidade.

De acordo com a população, o desabastecimento ocorre desde ontem (10). Diante dos transtornos, os moradores cobram providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa para saber o que motivou a falta de água, bem como quando o abastecimento será normalizado. Até o momento não obtivemos resposta da da Companhia.

Vereadora Maria Elena se reúne com artistas e donos de bares e restaurantes para discutir demandas da classe

(Foto: Divulgação)

Atendendo às solicitações de músicos da noite petrolinense e dos donos de bares e restaurantes da cidade,  a Vereadora Maria Elena Alencar (PSB) se reuniu com a classe, na tarde desta quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE).

O encontro teve como objetivo, discutir juntamente com a Amma e o setor jurídico do legislativo, sobre a Lei 2.556 de 2013 que dispõe sobres sons urbanos, fixação de níveis e horários em que será permitida sua emissão, licença para utilização sonora, assim como também a discussão do decreto de 2014 que determina o horário dos eventos de acordo com o número de pessoas.

Como resultado do evento, ficou agendada outra reunião com a presença dos representantes do ordenamento público para o próximo dia 25 de outubro, às 16h, na Casa  Plínio Amorim.

Diocese de Juazeiro emite novo Decreto sobre de Regularização Fundiária

(Foto: Pascom)

O Bispo da Diocese de Juazeiro (BA), Dom Beto Breis, regulamentou novos aspectos sobre a Regularização Fundiária dos terrenos do Patrimônio de N. Sra. das Grotas. O novo documento publicado nesta quinta-feira (10) e assinado no último dia 07 de outubro.

No documento, Dom Beto nomeia a empresa S. Medeiros e Leite – Regulariza, contratada pela Diocese, como responsável por todo o processo de Regularização dos terrenos de seu Patrimônio em Juazeiro. O escritório, localizado no andar térreo da Avenida Conselheiro Luiz Viana, n° 117, centro, Juazeiro/BA, ficará a cargo de resolver todas as pendências relativas aos terrenos da Diocese em Juazeiro, podendo as pessoas procurá-lo para dirimir dúvidas ou questionamentos.

Em novo decreto, a Diocese manifesta “oposição ampla, geral e irrestrita aos processos de usucapião” e ainda “contra qualquer assinatura ou reconhecimento de Ata Notarial expedida com interesses possessórios e dominiais em face do Patrimônio de Nossa Senhora das Grotas”.

LEIA MAIS

Noite de novenário da paróquia Nossa Senhora Aparecida tem como convidado o prefeito Miguel Coelho e servidores municipais

(Foto: Internet)

A paróquia Nossa Senhora Aparecida vivencia a sua 38ª Festa em honra a sua Padroeira, e os convidados da noite desta sexta-feira, véspera da grande festa, serão da Prefeitura Municipal de Petrolina. A comunidade  católica conta com a presença do prefeito Miguel Coelho.

A missa acontece a partir das 19h30, no bairro Vila Eduardo, em Petrolina. Ao término da celebração Eucarística, a Paróquia realiza uma quermesse no pátio externo da Igreja.

Festa 

A Festa de Nossa Senhora Aparecida, organizada pela paróquia do bairro Vila Eduardo, será encerrada neste sábado (12). A programação começa às 6h e encerra às 17h com a Santa Missa e procissão celebrada pelo Frei José Leandro Alencar da Silva.

SEMAURB orienta produtores sobre solicitações para eventos em Juazeiro 

(Foto: Ascom)

Produtores de eventos devem ficar atentos sobre os prazos para solicitações de autorização de festas em Juazeiro (BA), sejam estas em ambientes fechados, particulares ou em espaços públicos. Para evitar constrangimentos, bem como proporcionar agilidade nos trâmites dos processos, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) divulgou uma série de orientações.

Primeiramente, a secretaria solicita que os mesmos busquem a secretaria entre segunda e terça-feira para dar entrada no processo para que sejam realizadas as devidas tramitações internas. A partir do momento que chega uma solicitação para autorização de evento, esta é repassada para o setor de análise, depois são realizadas vistorias no espaço, estudo de impacto de vizinhança e após este processo, o evento tem ou não a sua liberação.

LEIA MAIS

Policlínica de Petrolina atenderá em novo endereço a partir da próxima semana

Policlínica em Petrolina.

A partir da próxima semana, a Policlínica da Prefeitura de Petrolina (PE) passará a atender em novo endereço, localizado na Rua Dr. José Maria, Nº 48, Centro. A mudança, que já inicia na tarde desta sexta-feira (11), ocorre devido ao início da reforma e ampliação do atual prédio na Avenida Presidente Tancredo Neves, s/n.

A Policlínica Municipal oferta exames, consultas com especialistas, além do serviço de vacinação, pré-natal de alto risco e o atendimento ambulatorial noturno. De acordo com a secretária interina de Saúde, Larisse Silva, o serviço será normalizado na terça-feira (15).

LEIA MAIS