Baronesas são removidas do Rio São Francisco e mutirão intensifica limpeza na Orla de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina realiza mutirão de limpeza na Orla da cidade, durante esta semana. Cerca de 1 quilômetro de faixa do rio receberá o programa ‘Cidade Mais Limpa’. Estão sendo realizados os serviços de capina, retirada de ervas daninhas e remoção das baronesas na extensão das orlas I e II.

O trabalho está sendo executado por uma equipe composta por sete pessoas que, manualmente, irão retirar as baronesas de dentro do rio, e também com uma máquina motoniveladora.

“Estamos trabalhando intensamente para retirar as baronesas do local e possibilitar uma área de banho mais agradável e com menos plantas aquáticas. A vazão do rio tinha aumentado na última semana e com a defluência, mais plantas ficaram alojadas no local, estamos acelerando os trabalhos para que, o quanto antes, possamos concluir o trabalho”, afirma o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

Câmara de Petrolina lançará Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina nesta terça

Isabel Cristina foi vereadora, vice-prefeita e deputada estadual. (Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, a Câmara de Vereadores de Petrolina fará o lançamento da Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina, na sessão ordinária desta terça-feira (15).

A medalha é originária do Decreto Legislativo 587/2018, de autoria da Vereadora Cristina Costa (PT), que, além de parlamentar, é professora, e trabalhou trinta anos na educação. Para ela a medalha é um incentivo e o reconhecimento à categoria. “São profissionais que merecerem todo respeito. Nenhuma cidade cresce ou se desenvolve sem o papel importante que eles desempenham na formação de uma sociedade”, declarou Cristina.

A homenageada

A Medalha de Honra ao Mérito Educacional leva o nome da professora e ex vereadora Isabel Cristina de Oliveira, que dedicou sua vida à educação. Conhecida em Petrolina e Juazeiro (BA), nas escolas públicas e particulares, também na Universidade de Pernambuco, Isabel Cristina lecionou em Juazeiro nos Colégios Rui Barbosa e Edson Ribeiro. Em Petrolina, no Paul Harris, EMAAF, e Escola de Petrolina na rede pública, e também no antigo Motiva, da rede particular de ensino. Como sindicalista, fundou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (PE), organizando os profissionais em educação de Cabrobó (PE) a Dormentes (PE). Ingressou na carreira política como vereadora, foi vice-prefeita e deputada estadual. Faleceu em 2016, depois de lutar contra um câncer por nove anos.

Ato oficial de filiação de Miguel Coelho ao MDB está previsto para novembro

(Foto: Divulgação)

Em um encontro com o presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Raul Henry, no Recife, o prefeito Miguel Coelho confirmou seu ingresso ao MDB. Segundo informações da Assessoria do prefeito de Petrolina (PE), o ato de filiação está previsto para novembro.

LEIA TAMBÉM:

Em Recife, Miguel Coelho anuncia filiação ao MDB

“Essa é uma decisão que levou bastante tempo, mas que foi a melhor possível. O MDB é um partido de uma grande história de construção de direitos, de lutas democráticas e de legado para um país tão rico e plural. Nossa escolha não é pessoal, portanto, mas de um projeto político que o MDB pretende fazer para um Brasil soberano e pujante e, regionalmente, devolver a Pernambuco o ritmo de desenvolvimento que ficou para trás”, avalia Miguel.

LEIA MAIS

Programa de Parcelamento Incentivado oferece descontos para população juazeirense quitar débitos com a Receita Municipal

(Foto: ASCOM)

O contribuinte que quiser quitar seus débitos tributários com a Receita Municipal de Juazeiro pode aproveitar os descontos oferecidos pelo Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). Com o programa, o cidadão juazeirense tem a oportunidade de regularizar suas dívidas com até 100% de desconto sem juros, multas e honorários advocatícios. Para fazer a adesão, o contribuinte deve procurar o Serviço de Atendimento Municipal – SAM, das 8h às 14h até o dia 31 de dezembro.

“O programa está aberto para os contribuintes com débitos tributários e não tributários, inclusive os inscritos em dívida ativa, ocorridos até 31 de junho de 2019. Entre os tributos incluídos no PPI estão o IPTU e o ISS, por exemplo, que podem ser regularizados com descontos de até 100% em juros, multas e honorários advocatícios no pagamento à vista e com descontos variados, no caso de parcelamento em até 60 vezes”, explicou o secretário da Fazenda, Edvan Gonçalves.

LEIA MAIS

Oferta de vagas no comércio para o Natal será a maior em seis anos, diz CNC

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC)

Nesta segunda-feira (14), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou uma estimativa sobre os postos de trabalho temporários para o Natal deste ano. De acordo com a CNC, espera-se a contratação de 91 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento da demanda do varejo no período natalino, ou seja, 4% maior do que em 2018 e a maior oferta dos últimos seis anos.

Entre os setores do comércio, os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos ramos de vestuário (62,5 mil vagas) e de hiper e supermercados (12,8 mil). Oito em cada dez vagas ofertadas deverão ser preenchidas por vendedores (57 mil), operadores de caixa (13 mil) e pessoal de almoxarifado (4,6 mil).

LEIA MAIS

Número de financiamentos de projetos de energia solar aumenta 300% em Petrolina

(Foto: Divulgação)

A energia solar vem conquistando os consumidores brasileiros. Em tempos de crise, o investimento nos sistemas fotovoltaicos registra alta no país, e mais ainda na região Nordeste, onde uma média anual de 5.52 KWh/m2 – dia, garante o maior nível de irradiação solar do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Petrolina é destaque no crescimento do mercado de energia solar

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os investimentos na geração dessa energia renovável já passam de R$ 15 bilhões, considerando projetos de geração centralizada e de geração distribuída. Os financiamentos para pessoas físicas e jurídicas também despontam em perspectiva ascendente.

Somente em 2018, o sistema Sicredi financiou R$ 232 milhões em 2,7 mil operações de compra de equipamentos de energia solar em todo Brasil. A quantidade é cerca de oito vezes superior ao registrado no ano anterior pela instituição financeira cooperativa, que tem quatro milhões de associados por todo o mundo.

LEIA MAIS

Evento sobre Direitos Trabalhista e Previdenciário será realizado em Petrolina

Nos dias 22 e 23 de outubro, das 19h às 22h, a Faculdade UNINASSAU Petrolina realiza o I Seminário Interdisciplinar sobre questões trabalhistas e previdenciárias. O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece na própria Instituição e terá como tema: “Reformas Normativas 2019: os impactos trabalhistas e previdenciários para empregados e empregadores”.

“A programação vai abranger temas como: trabalho autônomo, trabalho intermitente, terceirização, alterações da CLT, da lei da Liberdade Econômica, reforma previdenciária”, explica a coordenadora do curso de Direito, Ilara Coelho.

LEIA MAIS

Acidentes de trânsito com menores geram 9,8 mil indenizações este ano

(Foto: Agência Brasil)

Entre janeiro e setembro deste ano, acidentes de trânsito geraram indenizações para 9.865 crianças e adolescentes de até 17 anos. O levantamento é de uma seguradora, responsável pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), benefício a que todos os brasileiros têm direito quando se acidentam em território nacional.

Segundo a pesquisa, que contabiliza apenas quem pediu a indenização, foram 36 crianças e adolescentes acidentados por dia este ano. Entre os casos, 70% são indenizações por invalidez, pagas quando há sequelas permanentes nas vítimas. Das 9.865 indenizações nesta faixa etária, 1.461 foram por morte no trânsito.

LEIA MAIS

Com mais vagas, IFPE inicia período de inscrições para vestibular 2020 nesta segunda

As inscrições para para o vestibular 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) começam nesta segunda-feira (14). Ao todo, serão ofertadas 4.715 vagas para 62 cursos de níveis médio, técnico e superior em 16 campi. O edital de seleção já está disponível no site da Comissão de Vestibular. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro e a lista dos aprovados está prevista para 9 de janeiro do próximo ano.

Os interessados têm até 13 de novembro para se inscreverem exclusivamente pela internet. Após o preenchimento do formulário no site, o candidato deve gerar o boleto para pagamento da taxa, que custa R$ 30 para o ensino técnico e R$ 55 para ensino superior. Alunos de baixa renda ou a partir de 50 anos de idade terão direito à isenção.

Do total de vagas, 2.237 são para os cursos exclusivamente técnicos; 1.319, para os técnicos integrados, que incluem ensino médio; 75 para o Proeja (Programa de Jovens e Adultos); e 1084, para o nível superior. A oferta aumentou em relação ao ano passado, quando foram oferecidas 4.538 vagas.

LEIA MAIS

Empetur divulga resultado da seleção simplificada para atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista

(Foto: Divulgação)

Para preencher vagas de atendentes bilíngues, sendo duas para portadores de deficiência, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, promoveu uma seleção simplificada. O resultado já foi publicado e pode ser conferido no site da Empetur. Os profissionais irão compor o quadro de funcionários dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Região Metropolitana do Recife e de Petrolina.

No total foram aprovados 28 candidatos – 27 deles para atuar no Recife e um em Petrolina. Os cargos são temporários por um período de 24 meses, improrrogáveis, a contar da homologação do resultado final.

LEIA MAIS

Facape promove mais uma edição do Seminário Acadêmico de Comércio Exterior; confira a programação

Entre os dias 16 a 18 de outubro, o Colegiado do curso de Comércio Exterior da Facape realiza o Seminário Acadêmico de Comércio Exterior (SECOMEX). Nesta edição, o evento vai debater “Produtividade e Competitividade” e oferece uma programação com minicursos, palestras, visita técnica e apresentação de trabalhos acadêmicos, voltada para docentes, pesquisadores e profissionais de Comércio Exterior, buscando contribuir para a promoção do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro pela internet.Oo evento é gratuito.

Nesta 15ª edição do SECOMEX, os participantes contarão com facilitadores com vasto currículo acadêmico e profissional. No dia 16 de outubro, abertura do evento, Lara Secchi, profissional de Relações Internacionais, ministrará palestra sobre Produtividade e Competitividade. Nos dias 17 e 18 o evento trará mais palestras, minicursos e uma visita técnica, na Special Fruit, empresa de importação e exportação de Juazeiro, na Bahia. Todas as atividades do evento serão ligadas a internacionalização.

O encerramento da 15ª edição do Secomex acontecerá no dia 18, no Auditório Principal da Facape, com uma palestra sobre “Competitividade Internacional do Agronegócio do Vale: a busca para sair de exímio Produtor Agrícola para Gestor Agrícola”, ministrada pelo professor e membro do colegiado de Engenharia de Produção da Univasf, Dr. Nildo Ferreira Cassundé Junior. Clique aqui e confira programação completa.

Em comemoração à canonização de Irmã Dulce, Diocese de Juazeiro realiza celebração especial neste domingo

Neste domingo (13), o Papa Francisco canonizará a baiana Irmã Dulce, que passará a se chamar Santa Dulce dos Pobres. Em comemoração à canonização da primeira santa brasileira, a Diocese de Juazeiro (BA) realizará uma celebração especial.

A programação acontecerá na Comunidade Irmã Dulce, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, situada no Residencial São Francisco, em Juazeiro. O evento religioso contará com orações, cantos e exibição de um documentário sobre Irmã Dulce às 16h. E às 17h será a Missa em comemoração à canonização.

Número crescente de animais abandonados tira sossego e preocupa moradores de Residenciais em Juazeiro

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Moradores dos Residencias Juazeiro I, II, III, bairro Itaberada, há algum tempo estão sofrendo com o abandono de animais nos referidos conjuntos habitacionais. Segundo o relato da população, o número de animais em situação de rua é crescente.

“Aqui no Residencial Juazeiro II tem muitos. Tem uns cinco cachorros tudo abandonado e o povo só judiando”, disse um morador.

Preocupados com a saúde de familiares e vizinhos, os moradores denunciam o problema e cobram providências do poder público.

“Realmente incomoda, não tem quem coloque comida, eles rasgam o lixo, os daqui tem dono, mas não cuidam, nem dão água, pior comida, aí ficam abandonados. O pior é que enche a escada de carrapato. Aqui não tem nenhum canil não que possamos ligar e eles passarem para recolher?”, questiona um morador.

O Blog Waldiney Passos procurou a prefeitura de Juazeiro, para saber quais providências serão tomadas. Até o momento não obtivemos resposta.

Bandidos fortemente armados explodem agência do Bradesco em Chorrochó

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Na noite desta sexta-feira (11), bandidos fortemente armados explodiram a agência do Banco Bradesco, na cidade de Chorrochó, região norte da Bahia. Segundo informações preliminares, a ação criminosa  durou cerca de 20 minutos. Populares foram feitos reféns para dificultar o trabalho da Polícia, e em seguida foram liberados.

Para ter acesso ao cofre da agência, o grupo usou dinamites. Com as explosões, a estrutura do prédio ficou totalmente danificada e cortes de energia foram registrados na localidade. Não há informações sobre feridos, nem sobre a quantia levada.

Após a ação, o grupo fugiu em uma caminhonete por uma estrada vicinal, tomado destino ignorado. Em março do ano passado essa mesma agência foi alvo de bandidos. A Polícia Civil investiga o caso.

Polícia procura homem suspeito de estuprar a irmã na zona rural de Ipubi

(Foto: Ilustração)

Um caso de estupro foi registrado no Distrito de Serra Branca, zona rural de Ipubi (PE), nesta sexta-feira (11). Segundo informações da 9ª CIPM, um agricultor de 29 anos obrigou a irmã, de 25, a manter relações sexuais com ele. O acusado fugiu e está sendo procurado.

Durante rondas a equipe da PM foi acionada por moradores informando que no Distrito de Serra Branca, havia uma mulher afirmando ter sofrido abuso sexual. De imediato, a guarnição se deslocou até o local indicado, onde encontrou a vítima.

A jovem contou aos policiais que estava bebendo com o irmão, quando foi obrigada a manter relações sexuais com ele. Após o crime, o homem fugiu. No Hospital de Ipubi, a vítima foi atendida e fez um laudo traumatológico e, em seguida, foi encaminhada para a Delegacia. A Polícia investiga o caso.