Carnaval: Confira o que abre e fecha durante o feriado em Petrolina

(Foto: Ilustrativa)

Os dias 24 a 28 de fevereiro são dedicados ao feriado de carnaval e neste período o comércio, as repartições públicas e o shopping, funcionam em um horário diferenciado.

Confira o que abre e o que fecha neste feriado:

Órgãos públicos municipais

De acordo com a prefeitura, os órgãos públicos municipais funcionam normalmente até a sexta-feira (24). Nos dias 27 e 28 de fevereiro as repartições públicas estarão fechadas. No dia 1º de março foi decretado ponto facultativo até as 13h.

Shopping

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, o centro de compras do shopping funciona em horário normal. Já na terça-feira (28), as lojas estarão fechadas. O Hiper Bompreço abre das 8h às 22h e a praça de alimentação e área de lazer das 12h às 22h.

Na quarta-feira (1º), as lojas abrem das 12h às 22h, o Hiper Bompreço das 8h às 22h e a área de alimentação e lazer das 12h às 22h.

O Expresso Cidadão, localizado no shopping estará fechado durante o feriado de carnaval e só retorna as atividades no dia 2 de março.

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Lojistas de Petrolina (Sindlojas), no sábado (25), o comércio funciona em horário normal. Como nos dias 27, 28 e 29 foi decretado ponto facultativo, o funcionamento de cada loja fica a critério do comerciante.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina, o funcionamento das lojas do Centro da cidade no sábado (25) e na segunda (27) fica a critério do lojista. Na terça-feira (28), o comércio fecha. O funcionamento volta ao normal a partir das 12h da quarta (1º).

Agências bancárias

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não abrem nos dias 27 e 28 de fevereiro. Os consumidores podem utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking e banco por telefone para fazer transações financeiras.

Como os feriados não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro, contas com datas de vencimento marcadas para este período podem ser pagas, sem acréscimo, no primeiro dia útil após o feriado. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais), informou a Febraban.

Com informações do G1

Preço dos remédios deve subir até 3,4%

(Foto: Internet)

No mês de abril os preços dos remédios devem ficar mais caro, com um reajuste de 3,4%, segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), que, no ano passado, antecipou o percentual de 12,5% definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Diretor da Interfama, Pedro Bernardo explicou que o reajuste é calculado anualmente com base na inflação de fevereiro e em um fator de produtividade do Ministério da Saúde. Como esse fator já foi anunciado, a Interfarma fez uma estimativa do reajuste com base na previsão do Banco Central para a inflação de fevereiro. “Segundo o BC, o índice deve ficar em torno de 5% e o fator já divulgado pelo Governo é de 3,4%. Por isso, o reajuste médio deve ser de 3,4%”, calculou.

Se confirmada, a alta será a menor desde 2008 e pode facilitar o acesso da população aos remédios. E é justamente com o aumento de vendas que a indústria farmacêutica espera manter seu faturamento neste ano, já que, segundo a Interfarma, o reajuste de 3,4% não cobrirá todos os gastos do setor. O reajuste oficial dos medicamentos será anunciado pelo Governo Federal em 31 de março e começa a valer em 1º de abril.

Com informações do FolhaPE

Negociação termina sem acordo entre Sintcope e Sindilojas

(Foto: Divulgação/Ascom Sintcope)

A primeira rodada de negociação da campanha salarial entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) e representantes dos empregadores, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), aconteceu nesta terça-feira (21). O encontro terminou sem acordo firmado.

De um lado o Sindilojas, afirmando que a crise econômica e política vivenciada pelo Brasil não permitem que a negociação seja feita da maneira que o Sintcope propõe, e uma proposta foi apresentada para os sindicalistas do comércio, sem qualquer reajuste nas cláusulas econômicas. O grupo de sindicalistas do comércio não ficaram satisfeitos com a proposta apresentada.

“Se era para não apresentar nenhuma contraproposta, a gente nem precisaria se reunir”, disse a presidente do Sintcope, Dilma Gomes. O presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro sugeriu um reajuste de 2,5% para o piso salarial e as demais cláusulas econômicas.

“Uma proposta de 2,5% de reajuste é uma falta de respeito com o trabalhador do comércio”, afirmou o vice-presidente do Sintcope, Sérgio Lacerda.

A reunião foi concluída sem acordo entre os grupos e uma nova rodada de negociações será feita no dia 6 de março.

Consumidor: Anvisa proíbe venda de lote de extrato de tomate com pelo de roedor

(Foto: Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição de um lote do extrato de tomate da marca Quero, fabricado pela Heinz Brasil, após laudo que constatou presença de pelo de roedor no produto. A proibição vale para todo o território nacional e está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20).

De acordo com a Anvisa, o laudo “apresentou resultado insatisfatório ao detectar matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente”.

A punição é sobre o “lote L. 11 07:35 do produto extrato de tomate da marca Quero, produzido por Heinz Brasil S.A (CNPJ 50 955.707/0004-72), localizada na Rodovia GO 080 Km 26, Nerópolis-GO”. Pela decisão da Anvisa, a empresa deverá recolher todo o estoque do lote insatisfatório existente no mercado.

Com informações do NE10

Passageiros sem bagagem deve ganhar desconto em viagem aérea

(Imagem ilustrativa)

A companhia aérea Gol, anunciou que terá duas faixas diferentes de preços para suas passagens: uma, com bagagem, e outra, mais barata, sem direito a despachar malas. A medida será adotada a partir do dia 14 de março.

Segundo a norma da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a franquia mínima de bagagem gratuita, que hoje é de 23 kg para voos nacionais.

Com a nova regra, as companhias ficam livres para estipular as tarifas sobre as malas. Em dezembro, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) afirmou que as empresas diminuiriam o valor das passagens para compensar a queda da franquia.

A Gol quer incentivar, ainda, a compra antecipada da franquia de bagagem pelo site. Quem optar por despachar as malas no balcão, ao fazer o check-in, terá que pagar mais caro do que quem se antecipar e declarar a opção on-line.

Outras empresas que operam na aviação nacional, como Latam e Azul, ainda não decidiram qual será a política adotada em relação às bagagens.

Com informações do FolhaPE

FGTS: 10 mil pessoas foram atendidas neste sábado (18) em Pernambuco

(Foto: Internet)

O primeiro dia de abertura das agências da Caixa Econômica Federal aos sábados para tirar dúvidas da população sobre o saque das contas inativas do FGTS foi tranquilo. Em Pernambuco, foram realizados 10 mil atendimentos.

O governo anunciou a possibilidade do saque de contas inativas em dezembro do ano passado, em meio ao lançamento de um pacote de medidas para estimular a economia. A Caixa anunciou esta semana o calendário de saques, que leva em conta a data de aniversário do beneficiário. Antes das novas regras, o trabalhador podia ter acesso aos recursos de contas inativas do FGTS em alguns casos, como a aposentadoria ou a compra de um imóvel.

O vice-presidente de tecnologia da Caixa, José Antônio Eirado, destacou a mobilização dos funcionários do banco em um dia atípico de trabalho.

“Nós fizemos o melhor, os funcionários fizeram o melhor para ajudar. Tem funcionário que não é dessa agência, mas se dispôs a vir aqui atender espontaneamente”, disse na agência Conjunto Nacional Brasília.

Segundo Eirado, 37 agências abriram no Distrito Federal e no entorno neste sábado. Cerca de 500 funcionários estavam a postos para atendimento à população da região até as 15h. As agências estão abertas apenas para atendimento sobre as contas inativas do FGTS.

“Hoje é dia de tirar dúvidas e fazer a opção, em função da data de nascimento, de receber o dinheiro na conta-corrente ou fazer o saque direto.”

Em todo o Brasil, nos últimos três dias, foram mais de 1 milhão de atendimentos nas agências da Caixa e 60 milhões de acessos no site do banco desde o anúncio oficial do calendário de saque, na última terça-feira (14).

É caso de dúvidas, basta ligar para 0800 726 2017, além do próprio site das contas inativas, criado pela Caixa. Para ter acesso às opções da página, o trabalhador deve informar o número de inscrição do PIS e o CPF.

Com informações do Diário de Pernambuco

Sobe o valor do limite para financiar imóveis com FGTS

(Foto: Internet)

O governo pretende aumentar para R$ 1,5 milhão o limite o para financiamento habitacional com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).  A informação foi confirmada nesta quinta (16) pelo Ministério da Fazenda, que ainda não divulgou detalhes da ampliação.

Atualmente, o teto para financiamento é R$ 800 mil na maior parte do país. No Distrito Federal, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o limite é R$ 950 mil.

“A classe média vai ser extremamente beneficiada, porque não só pode sacar as contas inativas [do FGTS], mas pode usar também recursos das contas ativas para financiar e pagar a casa própria”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista.

Com informações do EBC

Prejuízo do comércio com portas fechadas pode ultrapassar R$ 300 milhões no ES

(Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)

A crise na segurança pública no Espírito Santo trouxe prejuízos que podem passar dos R$ 300 milhões aos lojistas nesses dias de portas fechadas. A estimativa é da Federação do Comércio e Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O valor não inclui as depredações e os assaltos: pelo menos 300 lojas foram saqueadas e depredadas e o prejuízo calculado nesses casos gira em torno de R$ 30 milhões. Só na capital capixaba, 200 lojas sofreram ataques desde o último dia 4. As lojas mais visadas são as que vendem eletrodomésticos, joias e roupas.

Com a paralisação da Polícia Militar e o clima de insegurança nas ruas, estima-se prejuízo no comércio do estado em torno de R$ 45 milhões por dia com as lojas fechadas. O levantamento, realizado pela Fecomércio, considera o PIB do comércio do Espírito Santo diário como o valor máximo que poderia ser perdido em um dia parado e a quantidade de dias úteis perdidos.

Além do comércio, outros setores tiveram perdas, como serviços e turismo. Segundo a Fecomércio, no caso do turismo, houve cancelamento de reservas de hotéis e de eventos importantes, como o da 43ª Feira Internacional do Mármore e Granito que tinha expectativa de receber 25 mil visitantes.

Com informações do EBC

Servidores do Detran-PE estram em greve nesta segunda

(Foto: Ilustrativa/Internet)

Começou nesta segunda-feira (13), a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) o movimento grevista acontece por tempo indeterminado.  Em Petrolina, funciona apenas a entrega de documentos.

A greve foi decretada durante assembleia realizada na quarta-feira (8). O presidente do sindicato, Alexandre Bulhões, informou, por telefone, nesta segunda, que a categoria cobra itens pendentes da pauta de reivindicações entregue ao governo do estado em 2015 e em 2016. Um dos principais pontos é a questão relativa ao plano de saúde dos mais de 1.300 servidores.
“Durante a última greve fechamos um acordo com o governador, esperamos por um ano para que ele fosse cumprido, infelizmente isso não aconteceu e decretamos uma nova greve, até que ele (Paulo Câmara), negocie novamente”, afirmou por telefone Alexandre Bulhões.

A categoria também cobra o pagamento de uma gratificação de forma extensiva a todos os trabalhadores. “Quartenta pessoas que trabalham na sede do Detran recebem esse dinheiro e o governo tinha prometido isonomia, mas até agora estamos esperando”, comentou.

Horário de verão termina daqui a uma semana

(Foto: Internet)

O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931, e visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Com informações do EBC

Impostômetro chegou à marca de R$ 300 bilhões neste domingo (12)

(Foto: Internet)

O valor pago pelos brasileiros em impostos neste ano alcançou R$ 300 bilhões neste domingo (12), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, o mesmo montante foi registrado somente em 21 de fevereiro, o que revela crescimento da arrecadação tributária.

Há um aumento real na arrecadação, mas essa alta tem que ser vista com cautela: ela ainda não se refere a uma elevação do nível de atividade, mas sim a aumentos de alíquotas de alguns tributos”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

“A tendência, porém, é boa. Há indicadores que começam a se reequacionar, resultado das reformas do governo, que vêm produzindo os primeiros efeitos para tirar o País da recessão”, complementa.

Com informações do G1

Denúncia: Mototaxistas clandestinos preocupam o vereador Paulo Valgueiro

“É preciso intensificar fiscalização no transporte clandestino”, disse o parlamentar. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão desta terça-feira (7), na Casa Plínio Amorim, o vereador Paulo Valgueiro (PMDB) fez um alerta sobre a quantidade de mototaxistas clandestinos em Petrolina (PE).

Segundo vereador, muitos mototaxistas de Juazeiro estão prestando serviços em Petrolina. O problema é que eles estão atuando de maneira clandestina. Paulo Valgueiro cobrou da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) que a fiscalização seja intensificada para coibir esse tipo de serviço.

“É preciso intensificar fiscalização no transporte clandestino. Esse tipo de transporte não passou pelo crivo da AMMPLA e fica impossível saber quem são (os pilotos). Não tem um cadastro e apresentação de um registro junto aos órgãos competentes. Existe uma invasão de mototaxistas da cidade vizinha Juazeiro, que prestam serviço aqui no município de Petrolina”, declarou o vereador.

A clandestinidade dos mototaxistas já foi tema de entrevista aqui no blog, quando conversamos com o Presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais, Mototaxistas, Motofrentistas, Motoboys e Condutores de Motos, Motonetas e Triciclos de Petrolina (Sinpropet), Marcos Souza.

Na época, Marcos Souza fez um alerta para que a população fique atenta aos serviços clandestinos e explicou como reconhecer um mototaxista devidamente cadastrado.

“A cor do veículo tem que ser vermelha, com faixas verdes e uma pequena faixa amarela, o número de identificação do mototaxista nas duas laterais da moto e na parte traseira, além da placa vermelha”, informou Marcos.

(Foto: Internet)

AMMPLA

A AMMPLA emitiu uma nota a pedido deste blog afirmando que está realizando fiscalizações para coibir a atuação dos mototaxistas irregulares.

A AMMPLA informa que está realizando a fiscalização para coibir os mototaxistas clandestinos e incentivar a regulamentação de profissionais com pendências. Além disso, esclarece que está apurando todas as denúncias para tomar as devidas providências“.

Para não correr o risco de usar um transporte clandestino, o ideal é que a população fique atenta as características do condutor e que utilize o serviço da Central de Mototaxistas, que conta com trabalhadores devidamente cadastrados, através dos telefones 3864 2779/ 98817 5727 / 87 9 9656 3005.

Gastos com juros do cartão de crédito podem cair pela metade

(Foto: Internet)

A economia do consumidor com a nova regra que limita a utilização do rotativo do cartão de crédito poderá chegar a quase 50% em 12 meses. Essa é a diferença que o cliente deixará de pagar ao migrar dos juros mais caros do crédito rotativo para as taxas mais baixas do crédito parcelado.

A partir de abril, as administradoras de cartão de crédito não poderão mais financiar o saldo devedor dos clientes por meio do crédito rotativo por mais de um mês, conforme decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com o levantamento mais recente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), os juros médios do crédito rotativo – cobrado de quem não paga a totalidade da fatura do cartão de crédito – chegavam a 15,33% ao mês no fim de dezembro. Para o crédito parcelado, a taxa média estava em 8% ao mês.

A diferença é maior quanto mais longo o tempo dos financiamentos. Uma dívida de R$ 1 mil na fatura do cartão sobe para R$ 1.534 no crédito rotativo ao fim de três meses. Com a nova regra, pela qual a taxa mais alta – de 15,33% ao mês – incide nos primeiros 30 dias e a taxa de 8% ao mês incide nos dois meses restantes, a dívida aumenta para R$ 1.345,20, diferença de 12,3%.

Com informações do EBC

Senado: projeto de FBC prevê diminuição no prazo para retirada do nome de clientes da lista de inadimplentes

(Foto: ASCOM)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou um projeto de lei no Senado Federal que prevê a diminuição do prazo para as empresas retirarem o nome de clientes em cadastros de inadimplência após o pagamento total do débito. O novo prazo seria de dois dias.

O texto também determina o prazo de dois dias úteis para modificações em erros de dados cadastrais, quando solicitado pelo consumidor.

FBC afirmou que a intenção do projeto de lei é adequar a atualização dos dados de cadastros de consumidores à realidade digital. Para o senador, o prazo que consta na legislação, cinco dias úteis, era necessário na época em que os cadastros não eram automatizados nem online.

“O prazo merece ser ajustado para acompanhar a velocidade das relações comerciais. A redução para dois dias úteis é uma medida necessária e urgente para reamoldar a legislação protetiva dos direitos do consumidor”, disse o parlamentar.

Boletos poderão ser pagos em qualquer banco após vencimento a partir de março

(Foto: Internet)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), desenvolveu um sistema que irá permitir que as cobranças com boleto vencidas sejam pagas em qualquer banco.

A mudança vai ser implantada de maneira gradual. A partir de março, cobranças iguais ou superiores a R$ 50 mil poderão ser pagas em qualquer banco e até o fim do ano o sistema valerá para boletos de qualquer valor.

A principal diferença do novo sistema será que todas as informações do boleto deverão estar em uma plataforma online. Dessa forma, os bancos poderão controlar melhor os boletos que foram postados e qualquer instituição poderá checar digitalmente os dados para realizar os pagamentos.

Assim que o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, fizer o pagamento de um boleto vencido, será feita uma consulta para verificar se os dados do documento coincidem com os que constam na nova plataforma. Após a confirmação, a operação será validada.

Caso haja alguma divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor deverá realizá-lo no banco que emitiu a cobrança, que terá condições de fazer as checagens necessárias.

No modelo atual, isso não acontece porque nem todos os boletos são registrados em uma base centralizada. Por isso, os emissores deverão registrá-los no seu banco de relacionamento, com as informações necessárias.

A plataforma ainda também fará o cruzamento de informações para evitar inconsistências de pagamento e identificação do CPF do pagador do boleto para fins de controle de lavagem de dinheiro.

Com informações do EM

11121314