Copa do Mundo sub-20 começa com ausência dos principais nomes da geração

Começa hoje a disputa da Copa do Mundo sub-20, que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 20 de outubro, no Chile. O segundo torneio mais antigo organizado pela Fifa, no entanto, enfrenta um problema que vem se tornado comum na categoria: a ausência dos principais jogadores da geração. Isso acontece porque os clubes não têm obrigação de liberar os atletas para servirem às seleções nessa competição.

Endrick e Estêvão, do Brasil, Lamine Yamal, da Espanha, Claudio Echeverri e Franco Mastantuono, da Argentina, são alguns exemplos de atletas que têm a idade para participar, mas não estarão no torneio pela não liberação de seus clubes. Essas ausências, por sua vez, acabam se tornando rotineiras e os principais jogadores não passam mais por essa etapa de representar seleções de base.

“Acho que já é uma realidade hoje que o (Mundial) Sub-20 não tem os melhores jogadores. No futebol atual, os jovens dessa faixa etária já estão no profissional e são exigidos por seus clubes. Lamine Yamal, com 17 anos, é titular do Barcelona e decisivo. O Vinícius Júnior, aos 18, já estava no Real Madrid. Muitos atletas, antes mesmo de completar 20 anos, já não passam mais por essa etapa de representar seleções de base”, analisa Leonardo Bertozzi, repórter da ESPN.

Disputada desde 1977, a Copa do Mundo sub-20 sempre foi um lugar onde os grandes craques costumavam dar seus primeiros no futebol. O torneio, por exemplo, já “revelou” nomes históricos como Messi, Maradona, Iniesta, Ronaldinho e Eto’o, mas agora é cada vez mais difícil que os melhores sub-20 do mundo disputem o torneio.

“Acho natural. Muitas vezes você não vai ver esse jogador passando por essa etapa de disputar um Mundial Sub-20 como era antigamente, então, talvez, hoje você não visse mais um Maradona, um Ronaldinho, como foi em outros tempos, jogar um Mundial Sub-20. Para quem precisa, é uma vitrine interessante, mas certamente não é o lugar para você ver os melhores jogadores Sub-20 do mundo”, completou Bertozzi.

Apesar das ausências desses grandes nomes da geração, a Fifa trata a competição com seriedade. Assim como acontece no Mundial de seleções principais, o Grupo de Estudos Técnicos (TSG), liderada pelo chefe de desenvolvimento global de futebol da entidade, Arsène Wenger, acompanhará cada partida da Copa do Mundo Sub-20 em detalhes, avaliando desempenho individual e coletivo das equipes.

Como chega a seleção brasileira
A seleção brasileira, que estreia amanhã, às 21h (de Brasília), contra o México, também sofre com o problema da falta dos principais nomes. A lista dos 21 nomes que vão representar o país na competição chama mais a atenção pelas ausências do que por um grande destaque individual. Pedrinho e Wesley, revelados pelo Corinthians e atualmente no Zenit e no Al-Nassr, respectivamente, são os nomes mais badalados do time de Ramon Menezes.

No início do ano, em entrevista ao ge, Ramon Menezes lamentou a não liberação de atletas para o Sul-Americano da categoria. Vale lembrar que o Regulamento Geral de Competições prevê obrigatoriedade em convocações para todas as categorias somente nos períodos de Data Fifa, por isso os clubes não são obrigados a liberar os atletas.

“É uma geração de Estêvão, Vitor Roque, Vitor Reis, e esses jogadores não participaram do Sul-Americano. Você pega Pedro Lima, João Souza, do Flamengo, Leonardo Derik e João Cruz do Athletico-PR… Os meninos do Palmeiras, Luighi, Benedetti, estiveram em quase todas as preparações e não no Sul-Americano. O Kauã Elias… Essa é a nossa dificuldade”, lamentou Ramon Menezes.

Destes nomes, Léo Derik, João Souza, João Cruz e Luighi foram liberadores pelos seus clubes para disputar a Copa do Mundo da categoria. Por outro lado, o atacante Rayan, do Vasco, é um exemplo de um atleta que era presença constante nas listas de Ramon Menezes, sendo titular no Sul-Americano, mas ficou de fora do Mundial pela não liberação do cruz-maltino.

Destaques para ficar de olho
Apesar disso, a Copa do Mundo sub-20 costuma ser o palco onde os craques dão os seus primeiros passos no futebol. Por isso, é bom ficar de olho nos jovens que disputarão a edição de 2025. O brasileiro Pedrinho, os argentinos Ian Subiabre, Álvaro Montoro e Maher Carrizo, e o espanhol Jan Virgili encabeçam a lista das promessas que devem se destacar neste Mundial.

Agência O Globo

Governo vai disponibilizar lista de quem recebeu auxílio emergencial

(Foto: Ascom/PMP)

O governo federal deve disponibilizar, nos próximos 15 dias, a lista de beneficiários do programa de auxílio emergencial de R$ 600, que está sendo pago a mais de 53 milhões de pessoas. A informação foi dada nesta terça-feira (26) pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, para atualizar ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“O ponto de destaque é que em 12 a 15 dias vamos estar colocando em transparência toda a base do recebimento do auxílio emergencial, com todas as pessoas que vem recebendo, para que o cidadão possa ele mesmo fiscalizar esses cerca de 53 milhões de pessoas que estão cadastradas com recebimento do auxílio emergencial”, disse o ministro.

Lançado em abril para assegurar uma renda para trabalhadores informais e famílias de baixa renda em meio à pandemia, o auxílio emergencial do governo federal soma cerca de R$ 123 bilhões em recursos orçamentários. O benefício será pago, inicialmente, em três parcelas. No momento, o governo executa o pagamento da segunda parcela do programa.

Pagamentos irregulares

A CGU também está monitorando, em parceria com o Ministério da Cidadania, o pagamento irregular do benefício a pessoas que não teriam o direito de receber. É o caso, por exemplo, de cerca de 74 mil sócios em empresas. A pasta também interceptou o pagamento para 86 mil pessoas físicas que doaram mais de R$ 10 mil nas últimas eleições. Proprietários de veículos de mais de R$ 60 mil também foram identificados nos cruzamentos feitos pelo governo, além de pessoas que possuem domicílio fiscal no exterior e também se cadastraram para receber o auxílio, o que é vedado.

“Em conjunto com o Ministério da Cidadania, a gente vem cortando esses benefícios para evitar a saída de recursos”, disse Rosário. Segundo o ministro, o trabalho de monitoramento está em andamento e ainda não é possível determinar o número final de pessoas que possam ter se cadastrado de forma irregular no programa.

Paulo Câmara anuncia segundo escalão do Governo de Pernambuco

(Foto: Jornal do Commercio)

Nesta segunda-feira (14) o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou os nomes que irão compor o segundo escalão do Governo do Estado. Os nomes comandarão os órgãos da estrutura descentralizada a partir deste ano. Segundo o governador, os escolhidos irão colaborar para o avanço da administração.

“São pessoas com experiência administrativa e muitos serviços prestados ao povo de Pernambuco. Tenho certeza de que vão colaborar para que a nossa administração continue avançando, reforçando nossas políticas públicas e atuando diariamente para a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos”, disse.

Confira os nomes

Governadoria do Estado

  • Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco (ARPE) – Ettore Labanca

Secretaria de Administração

  • Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) – Ila Carrazone
  • Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco (IRH) – Ruy Barbosa
  • Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape) – Tatiana Nóbrega
  • Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) – Adaílton Feitosa
LEIA MAIS

Pré-candidatos de olho nos votos do petrolinense

Façam suas apostas, a corrida está começando!

Em um ano em que o eleitor está de olho aberto, ou pelo menos deveria estar devido aos vários escândalos de corrupção que corrói o nosso país, alguns acreditam que haverá uma grande renovação nos quadros políticos, daí muitos nomes “novos” estão sendo colocados para angariar o seu voto.

Petrolina não foge a esta regra, muitos nomes já estão colocados e os pré-candidatos dando os primeiros passos em busca de apoio. É hora do abraço, do aperto de mão, do sorriso, das promessas e etc.

Em nossa cidade o eleitor já começa a se familiarizar com os postulantes a uma cadeira nos legislativos federal e estadual. Para deputado federal estão postas as pré-candidaturas à reeleição dos deputados Fernando Filho (DEM), Gonzaga Patriota (PSB) e Adalberto Cavalcante (AVANTE). Os novatos tentando uma vaga em Brasília são Josélia Maria (REDE),  Rosalvo Antônio (PSOL), Edvaldo Landim (PSOL) e Odacy Amorim (PT), claro que Odacy ainda se coloca como uma opção do partido para disputar o Palácio do Campo das Princesas, mas pelo andar da carruagem, se não decidir disputar à reeleição para deputado estadual, ele deve mesmo concorrer a Câmara Federal.

Para a ALEPE a disputa é mais acirrada, além do deputado Lucas Ramos (PSB), que concorrerá à reeleição, estão colocadas as pré-candidaturas de Antônio Coelho (DEM), Dulcicleide Amorim (PT), Andrea Lossio (REDE), Socorro Lacerda (PCdoB), Cristina Costa (PT), Cícero Freire (PR), Coronel Heitor Leite (PP) e Gabriel Menezes (PSL).

Desta forma, é bom você começar a avaliar cada um pré-candidato para poder escolher aquele que aos seus olhos transmita mais confiança e seriedade para lhe representar e dar as respostas necessárias às demandas de nossa gente.

Senado: projeto de FBC prevê diminuição no prazo para retirada do nome de clientes da lista de inadimplentes

(Foto: ASCOM)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou um projeto de lei no Senado Federal que prevê a diminuição do prazo para as empresas retirarem o nome de clientes em cadastros de inadimplência após o pagamento total do débito. O novo prazo seria de dois dias.

O texto também determina o prazo de dois dias úteis para modificações em erros de dados cadastrais, quando solicitado pelo consumidor.

FBC afirmou que a intenção do projeto de lei é adequar a atualização dos dados de cadastros de consumidores à realidade digital. Para o senador, o prazo que consta na legislação, cinco dias úteis, era necessário na época em que os cadastros não eram automatizados nem online.

“O prazo merece ser ajustado para acompanhar a velocidade das relações comerciais. A redução para dois dias úteis é uma medida necessária e urgente para reamoldar a legislação protetiva dos direitos do consumidor”, disse o parlamentar.

“Seria interessante o vereador dizer os nomes dos secretários propineiros”, afirmou Paulo Valgueiro sobre declaração de Ronaldo Silva

Valgueiro pede que Ronaldo Silva aponte os secretários que recebiam propina no governo de Lossio. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Após a declaração do vereador Ronaldo Silva (PSDB), na qual afirmou que existiam secretários propineiros no governo do ex-prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lossio, o vereador Paulo Valgueiro (PMDB), que faz parte do grupo político de Lossio, pediu para que Ronaldo apontasse os secretários que teriam solicitado propinas como meio para que empresários pudessem estabelecer seus negócios na cidade.

“Eu provoquei o vereador para dizer quem eram os secretários propineiros. É preciso que a sociedade tome ciência. Então seria interessante que o vereador dissesse os nomes dos secretários. Hoje na atual gestão tem mais pessoas da gestão Júlio do que teria na gestão de Edinaldo. De repente quem recebeu a propina pode estar no atual governo e o prefeito nem sabe”.

Liderança da oposição

Sobre a liderança do grupo de oposição na Câmara de Vereadores de Petrolina, o vereador afirmou que todos têm se reunido para apreciar os nomes e que até o dia 30 deste mês o líder seria anunciado,

“A gente vai definir até o dia 30 de janeiro essa questão. Estamos nos reunindo, conversando e temos bons nomes sendo apreciados”.

Nomes dos alvos de pedidos de prisão na Operação Custo Brasil são divulgados

pf

A Polícia Federal divulgou nesta quinta-feira (23) os nomes dos alvos de pedidos de prisão no âmbito da Operação Custo Brasil, que investiga um esquema de corrupção que teria desviado R$ 100 milhões de contratos de tecnologia do Ministério do Planejamento. A operação é um desdobramento da 18ª fase da Lava Jato, a Pixuleco II, cuja investigação foi remetida à Justiça Federal em São Paulo.

Além de Paulo Bernardo, ex-titular da pasta que foi preso nesta manhã em Brasília, e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que já está detido em Curitiba por causa de envolvimento com a Lava Jato, foram alvos:

– Daisson Portanova

– Dércio Guedes de Souza

– Emanuel Dantas

– Guilherme de Sales Gonçalves

– Joaquim José Maranhão Câmara

– Nelson Luiz Oliveira Freitas

– Paulo Adalberto Alves Ferreira

– Valter Correa da Silva (já está na PF em São Paulo)

– Washington Luiz Viana (já está na PF em São Paulo)

A PF não discriminou, no entanto, quais desses alvos estariam presos, além de Bernardo, Vaccari, Valter Correia e Washington Luiz. Dois mandados de prisão não foram cumpridos porque as pessoas não foram localizadas.