Juazeiro: CSTT informa sobre mudanças no trânsito da Orla 2

Condutores devem estar atentos às novas regras.

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) divulgou, nesta sexta-feira (22), algumas mudanças serão feitas no trânsito da Orla 2 de Juazeiro e nas ruas do entorno, em virtude da instalação da Vila Bossa Nova.

 As primeiras mudanças já foram implantadas e estarão em funcionamento a partir desta segunda-feira (25). De acordo com o diretor operacional da CSTT, Marcos Cardoso, o estacionamento está proibido em toda a extensão da Rua Aprígio Duarte (Orla 2). E, a partir de agora, a via se torna mão dupla.

LEIA MAIS

Após solicitação judicial da Prefeitura de Juazeiro, embarcação é retirada da orla da cidade

(Foto: Ascom)

A retirada da embarcação que estava ancorada há anos na Área de Preservação Permanente (APP) na orla de Juazeiro (BA), foi concluída nesta sexta-feira (01). O processo para remoção da embarcação foi parar na justiça, e  contou com notificações e multas lavradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, mas diante da não realização, foi necessário a Prefeitura Municipal de Juazeiro acionar o Ministério Público para que os responsáveis pudessem cumprir a determinação.

Na última quarta-feira (30) os responsáveis começaram a suspender a embarcação para lançá-la ao Rio São Francisco, mas por um erro de cálculo a embarcação ficou a menos de 2m da água. Uma equipe de fiscalização da SEMAURB realizou visita no local e em conversa com os responsáveis pela embarcação foi decidido que até este fim de semana a mesma seria retirada, ação que foi concluída na manhã de hoje.

A desocupação da área possibilitará a conclusão da obra do Parque Fluvial que teve que ser interrompida no espaço onde a barca estava. Com a retirada, a Secretaria de Obras do município poderá conduzir a construção da pista para ciclovia e caminhada, bem como dar andamento às demais fases do parque.

Guarda Civil Municipal apreende drogas na Orla de Petrolina

(Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal)

No início da manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Guarda Civil Municipal de Petrolina (PE), apreendeu drogas na Orla da cidade.

De acordo com a GCM, após denúncias de que pessoas estariam usando drogas, na Orla de Petrolina, nas proximidades da Ponte Presidente Dutra, uma guarnição de deslocou até o local e avistou três indivíduos em atitude suspeita, que ao perceber a presença do efetivo, fugiram deixando uma sacola plástica.

Ao revistar o pacote, os Guardas encontraram três petecas de uma substância esbranquiçada semelhante à cocaína e uma pedra amarelada semelhante ao crack. Todo o material foi recolhido e entregue na 213ª Delegacia de Polícia Civil, para serem tomadas as medidas cabíveis. Ninguém foi preso.

Baronesas são removidas do Rio São Francisco e mutirão intensifica limpeza na Orla de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina realiza mutirão de limpeza na Orla da cidade, durante esta semana. Cerca de 1 quilômetro de faixa do rio receberá o programa ‘Cidade Mais Limpa’. Estão sendo realizados os serviços de capina, retirada de ervas daninhas e remoção das baronesas na extensão das orlas I e II.

O trabalho está sendo executado por uma equipe composta por sete pessoas que, manualmente, irão retirar as baronesas de dentro do rio, e também com uma máquina motoniveladora.

“Estamos trabalhando intensamente para retirar as baronesas do local e possibilitar uma área de banho mais agradável e com menos plantas aquáticas. A vazão do rio tinha aumentado na última semana e com a defluência, mais plantas ficaram alojadas no local, estamos acelerando os trabalhos para que, o quanto antes, possamos concluir o trabalho”, afirma o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

Puxada em comemoração ao Aniversário de Petrolina tem Chicabana e Felipão

 

Dois trios elétricos, animados por Chicabana e Felipão, vão animar a Orla 2 de Petrolina no próximo sábado (21), a partir das 21h. A festa é gratuita e faz parte das comemorações do aniversário do município que neste ano completa 124 anos. Cerca de 40 mil pessoas são esperadas no circuito.

O percurso será entre as rotatórias localizadas em frente ao restaurante Bêra D’Água e à loja de conveniência All Time. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior, a segurança no evento será reforçada. “Contamos com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, empresa de segurança privada, além do suporte do SAMU, do Corpo de Bombeiros e da Ammpla. Assim como nos anos anteriores, queremos garantir uma festa linda e tranquila para nossa população”, informa.

A puxada em comemoração ao aniversário da cidade é realizada desde 2017 e está consolidada na gestão do prefeito Miguel Coelho. No ano passado, o evento comandado pelo saudoso Gabriel Diniz e pela banda Axé 90° teve recorde de público, atraindo 42 mil pessoas.

A programação festiva de aniversário começa na sexta-feira (20), a partir das 19h30, na Porta do Rio, com Fernandinho, Vitor Oliver e Banda, Quarteto Smirna, Sara Reis e Neto Fernandes. As comemorações continuam logo cedo na manhã do sábado, às 5h30, com a alvorada da Philarmonica 21 de setembro, que  sai pelas ruas da Petrolina Antiga. Já às 18h, começa o desfile cívico na Avenida Guararapes. Em seguida, uma apresentação especial da Philarmonica levará ao público clássicos do cantor Geraldo Azevedo. A festa encerra com a puxada na Orla 2.

Leitor flagra animal solto na Orla de Juazeiro

Um leitor do Blog Waldiney Passos flagrou, no início da manhã desta segunda-feira (2), um cavalo solto, desfilando pela Orla de Juazeiro, nas proximidades do bairro Angari.

No vídeo, o leitor mostra o risco que os condutores correram ao passar pelo local e se depararem com o animal. De acordo com o autor das imagens, a presença de animais soltos é comum na cidade.

LEIA MAIS

AMMA identifica descarte irregular de lixo na Orla de Petrolina e autua infratores

(Foto: Ascom/PMP)

Em mais uma ação realizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina (PE) foi identificado o descarte ilegal de lixo em área de preservação ambiental, na Orla 1 da cidade.

Segundo informações da Agência, ao chegar ao local, a equipe da AMMA encontrou restos de material de construção, lixo e documentos pessoais, o que permitiu a identificação dos infratores, e consequentemente realizar a notificação.       

LEIA MAIS

Orla de Petrolina recebe requalificação no valor de R$ 2,2 milhões

Investimento faz parte do programa “Petrolina Cresce”.

Nesta terça-feira (25), o prefeito Miguel Coelho assinou a ordem de serviço para a requalificação da Orla 1 de Petrolina (PE). A intervenção receberá investimento de R$ 2,2 milhões.

A obra abrange o trecho da Ponte Presidente Dutra até próximo ao antigo Varanda. No projeto estão contemplados aspectos de embelezamento, mobilidade e conforto para os frequentadores e turistas.

Serão construídos dois blocos de banheiros, reformados bancos e guarda-corpos. Ainda serão reconstruídos o calçadão em piso intertravado, a ciclovia e instalada uma nova iluminação em LED. Por fim, lixeiras e árvores serão implantadas ao longo da orla.

LEIA MAIS

Concerto levará música instrumental à orla de Petrolina nesta quinta-feira

(Foto: Alexandre Justino)

A Philarmônica 21 de Setembro se apresenta nesta quinta-feira (23), em mais uma noite de shows do projeto Concertos Populares da Prefeitura de Petrolina. A iniciativa tem atraído petrolinenses e turistas para a orla, levando música instrumental ao ar livre para quem circula na região central da cidade.

Sempre com apresentações diferenciadas, nesta quinta-feira (23), quem for ao monumento #EuAmoPetrolina poderá assistir a uma apresentação com muita música regional e uma prévia do período junino. Regida pelo maestro Hélio Lima, a orquestra promete conquistar a atenção do público.

A iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Executiva de Cultura está promovendo uma série de apresentações gratuitas da Philarmônica e Camerata 21 de Setembro na orla da cidade. Para quem deseja conhecer o projeto, nas duas últimas quintas-feiras de cada mês, o público terá a oportunidade de prestigiar a música instrumental ao ar livre, na orla de Petrolina.

Concerto gratuito acontece nesta terça-feira na orla de Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

A véspera do feriado do ‘Dia do Trabalho’ será marcada por mais uma apresentação do projeto ‘Concertos Populares’ promovido pela prefeitura, na orla de Petrolina (PE). O evento gratuito acontecerá nesta terça-feira (30) ao lado do monumento ‘EuAmoPetrolina’, a partir das 18h. A noite será embalada pelo som da Philarmônica 21 de Setembro, regida pelo maestro convidado, Flávio Gomes.

A iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Executiva de Cultura está promovendo uma série de apresentações da Philarmônica e Camerata 21 de Setembro na orla da cidade, sem custo algum para os petrolinense e turistas. A proposta é que a partir do mês de maio, nas duas últimas quintas-feiras do mês, o público tenha a oportunidade de prestigiar o projeto de música instrumental ao ar livre.

O objetivo da prefeitura tornar a música instrumental, popular e erudita mais próxima da população, por meio do uso de equipamentos públicos, como a orla da cidade. Essa será a segunda noite de apresentações no local.

Série de concertos gratuitos será realizada na Orla de Petrolina 

(Foto: Alexandre Justino)

Nesta quarta-feira (24), a partir das 18h, quem estiver de passagem pela Porta do Rio, na Orla de Petrolina (PE), terá a oportunidade de assistir a um concerto ao ar livre apresentado pela Camerata 21 de Setembro. A iniciativa da prefeitura  municipal, através da Secretaria Executiva de Cultura, promoverá uma série de apresentações sem custo algum para os petrolinense e turistas.

A série de concertos gratuitos vai acontecer sempre no final do mês com repertório renovado e com shows ao ar livre. O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, reforça o convite: “Convidamos a população para apreciar o belo trabalho dessa nova série de apresentações dos concertos populares. Um projeto democrático, com boa música e acessível a todos que transitam pela região central de Petrolina”, destaca.

Série de Concertos 

24/4 – Camerata 21 de Setembro (Porta do Rio), 18h, Maestro Maicon Novaes

30/4 – Philarmônica 21 de Setembro (Porta do Rio), 18h, Maestro Flávio Gomes

Equipamentos esportivos públicos da Orla 2 ficarão sem energia durante a noite, informa Prefeitura de Juazeiro

Serviço deixará espaços públicos sem luz (Foto: Ascom/PMJ)

Através de nota a secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) de Juazeiro (BA) informou que, durante a mudança na rede elétrica na parte inferior da Orla 2, os equipamentos esportivos públicos ficarão sem iluminação durante a noite.

Segundo a pasta, quadras e demais espaços serão prejudicados. “O serviço faz parte da mudança da rede e luminárias para o sistema de Led que compreenderá toda extensão do Parque Fluvial. O primeiro trecho, que envolve o setor que vai da ponte até a Marinha será concluído nos próximos dias”, diz a nota.

Parque Fluvial: prefeitura de Juazeiro realiza oficina sobre educação ambiental em passeio pelo Rio São Francisco

(Foto: Ascom PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), realiza, nesta sexta-feira (15), mais uma oficina da Meta 1 do Parque Fluvial, etapa voltada para a educação ambiental. Dessa vez, os participantes terão a oportunidade de contemplar a obra por outro ângulo, navegando pelo Rio São Francisco, em um passeio de barco por toda a extensão do Parque. A ação é gratuita e a saída está prevista para as 8h, na descida das barcas, na Orla da cidade.

Com o tema ‘Ação para conscientização de acessibilidade e mobilidade física’, a oficina tem como objetivo discutir o projeto de revitalização da Orla junto com a população, especialmente as pessoas com deficiência e os idosos. “Nós estamos fazendo um processo de construção coletiva. Assim como já ouvimos os skatistas e as pessoas que utilizam as quadras de futebol da Orla para adequar esses espaços, agora vamos conversar sobre acessibilidade e posteriormente adaptar a obra às necessidades daqueles que têm a mobilidade reduzida”, revela a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes.

LEIA MAIS

Juazeiro: prefeitura vai iluminar parte inferior da Orla e implementar segurança e zeladoria do Parque Fluvial

(Foto: Ascom PMJ)

O prefeito Paulo Bonfim (PCdoB) autorizou uma série de medidas que vão oferecer mais segurança, conforto e limpeza na margem do Rio Francisco, trecho que compreende toda a extensão do Parque Fluvial. Dentre elas, a iluminação em Led da área.

“Já concluímos a instalação dos eletrodutos e vamos começar ainda no mês de março a colocação das luminárias. A margem do nosso Velho Chico vai ficar iluminada, oferecendo às famílias condições de lazer e prática esportiva no período noturno”, disse o prefeito.

Paulo Bomfim também anunciou outras medidas de preservação e segurança para o parque. “A Guarda Municipal terá um destacamento exclusivo para a área, com rondas permanentes. Orientei a SESP a também dispor uma equipe de zeladoria, que ficará responsável pela limpeza e conservação do Parque Fluvial”, explicou.

LEIA MAIS

Nova rotatória da Orla é liberada nesta quarta e agiliza trânsito na Av. Cardoso de Sá

Essa nova dinâmica será monitorada por agentes da Ammpla durante 20 dais. (Foto: ASCOM)

A nova rotatória na Orla de Petrolina (PE), na Avenida Cardoso de Sá, será liberada nesta quarta-feira (30), às 10h. A obra recebeu um investimento de R$ 86 mil para ordenar e agilizar o tráfego de veículos e pedestres no local.

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) retirou os semáforos próximo ao Posto Orla e construiu uma rotatória, além da pintura de quatro faixas para a segurança dos pedestres e manutenção de trechos do calçadão e canteiro central.

Com as mudanças estruturais, espera-se que o trânsito fique mais fluido no cruzamento da orla, tendo preferência os motoristas que já estiverem em circulação na pista da rotatória.

Essa nova dinâmica será monitorada por agentes da Ammpla e uma equipe de educação de trânsito durante 20 dias para facilitar a compreensão do fluxo dos condutores de veículos particulares, ciclistas, transporte público e população em geral.

Rotatórias

Esta é a terceira rotatória implantada pela Prefeitura de Petrolina desde o ano passado como solução em locais de fluxo intenso. Já foram criados sistemas similares no cruzamento da Cardoso de Sá com a Estrada do Jatobá e próximo ao 72º Batalhão do Exército.

23456