Petrolina: minuta de edital de licitação sobre serviços de água e esgoto deverá ser apresentada em audiência pública

Pelo andar da carruagem a queda de braço entre prefeitura e Compesa está perto de ter um fim, pelo menos é o que deixa entender as informações que sinalizam para a realização, em breve, de uma audiência pública por parte da prefeitura, onde deverá ser apresentada a minuta do edital de licitação para contratação de uma nova empresa para gerir os serviços de água e esgotamento sanitário do município, em substituição a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A data não foi divulgada, mas provavelmente a audiência acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Petrolina.

LEIA MAIS

Miguel Coelho inaugura ruas, anuncia novas pavimentações para o João de Deus e fala sobre nova frota de ônibus

A comunidade do João de Deus terá mais sete ruas pavimentadas nos próximos meses. O anúncio foi realizado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta quinta-feira (03), durante a solenidade de inauguração de outras sete vias da localidade.
Na visita ao bairro, foram entregues as ruas 5, 6, 8, 10, 11, 56 e a avenida Antônio Estevão dos Santos. O prefeito aproveitou a ocasião para antecipar mais investimentos para o João de Deus. Até novembro, começarão as obras de pavimentação das ruas Padre Cícero, 28, 29, 43, 44, 59 e 60.
Além do anúncio de novas obras, Miguel adiantou informações sobre a nova frota de ônibus que atenderá o João de Deus e as demais comunidades de Petrolina. O prefeito confirmou que, apesar da troca dos veículos velhos por transporte com wi-fi e outros serviços, não haverá aumento da tarifa. “Muita gente ficou questionando se, por serem ônibus novos, haveria aumento na passagem. Mas nosso compromisso é manter o mesmo preço até o final deste mandato”, garantiu Miguel, informando também que os ônibus novos começam a chegar em Petrolina a partir de novembro.

Miguel Coelho anuncia novo voo da Azul entre Petrolina e Salvador

Empresa começará a operar voos entre Petrolina e Salvador.

Nesse domingo (29), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou em suas redes sociais que a companhia aérea Azul passará a ter um novo voo entre Petrolina e Salvador (BA).

Atualmente, somente a empresa Passaredo conta com voos de Petrolina para a capital baiana. Segundo o gestor municipal, a partir do dia 20 de novembro, a empresa começará a operar a nova linha, que deve funcionar de segunda a sábado.

“Todos os dias, com exceção dos domingos, vai ter voo ligando Petrolina a Salvador, como a gente já teve no passado. Vamos continuar trabalhando”, disse o prefeito no anúncio.

Petrolina ganha em novembro novo voo para Salvador

O prefeito Miguel Coelho recebeu a confirmação, neste domingo (29), de um voo novo da Azul Linhas Aéreas conectando Petrolina a Salvador. A rota começa a ser operada a partir da segunda quinzena de novembro. O serviço será oferecido de segunda a sábado, ampliando a oferta de voos para turistas, empresários e moradores de Petrolina.

A abertura da conexão da Azul para a capital baiana foi discutida pessoalmente pelo prefeito, em agosto, com o diretor-presidente da empresa aérea, John Rodgerson. Para Miguel, a notícia é importante para fortalecer a economia e o turismo da região. “Isso favorece a logística para o Sertão do São Francisco. Um voo novo desse porte é a possibilidade de negócios, mais turistas para nossa região e comodidade também para quem mora aqui e precisa ir para Salvador. Então, é uma grande notícia e agradecemos à diretoria da Azul por confiar no potencial de nossa cidade”, comemorou Miguel.

Atualmente, o voo direto de Petrolina a Salvador é oferecido apenas pela empresa Passaredo. Com a chegada da Azul, a expectativa, de acordo com o prefeito, é aumentar a concorrência e isso influenciar também nos preços das passagens para a capital baiana.

Cristina Costa emplaca Requerimento pedindo informações sobre Agentes Comunitários de Saúde

Vereadora quer informações sobre as áreas descobertas em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

A vereadora Cristina Costa (PT) conseguiu emplacar o Requerimento nº 299/2019 na sessão de quinta-feira (26). Ela solicitava ao prefeito Miguel Coelho informações sobre a quantidade de vagas ociosas de Agentes Comunitários de Saúde no município.

Em sua fala, a edil lembrou que o pedido já havia sido feito em abril desse ano e devido à ausência de respostas, retornou com a cobrança. “Estou solicitando ao prefeito que possa encaminhar à essa Casa a quantidade de vagas ociosas dos agentes comunitários de saúde, bem como a quantidade de áreas descobertas por esse importante serviço”, afirmou.

O Requerimento foi aprovado por 18×0, inclusive com votos da Bancada de Situação que havia derrubado o Requerimento n° 300/2019 apresentados por Gabriel Menezes (PSL), Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro.

Prefeitura entrega 165 aparelhos auditivos a moradores de Petrolina

Prefeito Miguel Coelho esteve na entrega dos aparelhos (Foto: Ascom/PMP)

165 aparelhos auditivos foram entregues a pessoas com deficiência que moram em Petrolina na terça-feira (24). O prefeito Miguel Coelho esteve na ação, que vai proporcionar uma nova vida a crianças, adolescentes, adultos e idosos da cidade.

“É sempre emocionante ver esses pacientes receberem os aparelhos. É uma verdadeira transformação de vida para quem não ouvia ou perdeu uma parte desse sentido. Um benefício como esse, de oferecer algo tão essencial, vale todo o investimento feito no tratamento oferecido pela prefeitura”, disse o prefeito.

A entrega dos aparelhos aconteceu no Centro Auditivo Ari Brasil. A unidade atende, em média, 8 mil pacientes. A estrutura funciona em parceria da Prefeitura de Petrolina e o Governo Federal.

Petrolina ganha novo Centro Pop, localizado no Jd. São Paulo

(Foto: Ascom/PMP)

O Novo Centro POP de Petrolina foi entregue a população na noite de ontem (23). A unidade, localizada no bairro Jardim São Paulo tem capacidade de acolher 180 pessoas em situação de rua e custou R$ 35 mil para ser construído.

A unidade tem 290 m² e conta com salas de atendimento psicológico, assistência social, ambiente com TV, refeitório onde serão ofertadas três refeições, além dos vestiários para banho diário. O Centro POP do Jardim São Paulo ainda disponibilizará a pessoas em situação de rua alguns cursos de artesanato e serviços de apoio como retirada de documentos e cadastro no Bolsa Família.

“Quando pegamos essa obra em 2017, estava abandonada e até com as fundações em risco. Tivemos que refazer e colocar mais recursos da prefeitura. Portanto, deu muito trabalho, mas priorizamos porque sabemos do valor social do Centro POP. E agora, entregando um equipamento tão estruturado como esse, demonstramos a grande preocupação da prefeitura com os que menos tem ou nada tem“, disse Miguel Coelho, prefeito de Petrolina.

Agrovila Massangano ganha 19 ruas pavimentadas

(Foto: Ascom/PMP)

O domingo (22) foi de festa na Agrovila Massangano, interior de Petrolina. A Prefeitura entregou 19 ruas pavimentadas, no que foi a maior benfeitoria pública na infraestrutura da zona rural, especificamente na área ribeirinha.

A obra é resultado do investimento de R$ 1 milhão, obtido através de emenda do deputado federal Fernando Filho (DEM), que esteve na inauguração acompanhado do senador Fernando Bezerra (MDB), do deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

“A área ribeirinha sempre foi muito abandonada. Há vários anos, todos da Agrovila aguardavam por essa obra. E é preciso reconhecer que o deputado Fernando Filho foi o grande responsável junto com nossa equipe por conseguir mais de R$ 2,5 milhões para investir de uma só vez na região ribeirinha com muitas obras de pavimentação“, disse o prefeito.

Miguel assina ordem de serviço do Centro de Parto Normal, que deve ser entregue em março de 2020

Prefeito assinou ordem de serviço no aniversário de Petrolina (Foto: Ascom)

O tão esperado Centro de Parto de Petrolina vai sair do papel. O prefeito Miguel Coelho assinou a ordem de serviço para construção da unidade no aniversário da cidade (21), que terá capacidade para realizar 150 partos por mês, desafogando o Hospital Dom Malan/IMIP.

O Centro de Parto será construído em frente ao Hospital Universitário, no prédio onde deveria funcionar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Quando construída, cinco leitos ficarão disponíveis à população e funcionará todos os dias, 24h.

A previsão do prefeito é que o Centro de Parto Normal seja inaugurado em março de 2020, como forma de celebrar o mês da mulher. “As mães de Petrolina tem passado momentos de muita apreensão e medo por conta da superlotação no atendimento. Essa realidade não poderia mais esperar pelo Governo do Estado, por isso, decidimos construir uma casa de partos com recursos próprios. Dessa forma, estamos valorizando a vida das mães petrolinense a preservando o futuro de nossa cidade“, destacou.

Petrolina: obra na Bacia do Dom Avelar deve ser concluída em 10 meses

Serviço deve ser concluído em 10 meses (Foto: Ascom/PMP)

A ordem de serviço para o saneamento da Bacia do Dom Avelar foi assinada na sexta-feira (20), véspera do aniversário de Petrolina. Serão investidos R$ 4,6 milhões pela Prefeitura de Petrolina, recurso esse destinado a construção de 97 poços de visita e 846 caixas de passagem do esgoto.

Somando a tubulação toda, serão mais de 55 km de encanamento percorrendo o subsolo do Dom Avelar e bairros vizinhos. No serviço, segundo a Prefeitura de Petrolina, também está incluída a recuperação da rede atual. O recurso foi obtido através de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

O prefeito Miguel Coelho afirmou que a obra deve ser entregue em 10 meses. “Esse é um momento histórico. A comunidade do Dom Avelar aguardou muito tempo por essa obra. Estamos aqui para mostrar que o saneamento é prioridade e não apenas um jogo de empurra. Voltaremos aqui para comemorar junto com a população o saneamento tão aguardado e que outros não fizeram, mas que nós estamos construindo porque, para a gente, o que importa é serviço de qualidade e respeito à população“, disse.

Puxada de aniversário de Petrolina é marcada por tranquilidade

(Foto: Ascom/PMP)

O forró e axé foram os ritmos escolhidos para celebrar o aniversário de Petrolina na noite do sábado (21). A puxada de aniversário alegrada pelos cantores Felipão e Chicabana reuniu milhares de pessoas atrás do trio elétrico num carnaval fora de época.

Assim como nas edições anteriores, a festa ocorreu sem ocorrências graves, sendo considerada tranquila pela organização. Agentes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e de empresas privadas garantiram a segurança dos foliões.

Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) também deram suporte. “Fizemos uma noite de adoração, um belo concerto em homenagem a Geraldo Azevedo e encerramos com essa grande puxada. Portanto, agradamos a todos os públicos. Creio que essa é a melhor forma, fazendo com que todos celebrem da sua forma os 124 anos de Petrolina”, avaliou o prefeito Miguel Coelho.

Prefeitura e Codevasf firmam convênio para pavimentar 25 ruas de Petrolina

Serviço deve começar já na próxima semana (Foto: Ascom)

25 ruas de Petrolina serão pavimentadas através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolina e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro assinaram a ordem de serviço na quinta-feira (19).

Serão contemplados os bairros Vila Eduardo, Terras do Sul, São Jorge e Jardim Petrópolis e a intervenção deve começar já na próxima semana, com investimento de R$ 3 milhões. A previsão é que o serviço seja finalizado em quatro meses.

“Essa parceria com a Codevasf é muito importante para Petrolina. São mais obras em comunidades que precisavam de investimento em infraestrutura e que ficarão valorizadas quando saírem da lama e poeira“, destacou Miguel.

Confira a seguir a lista das ruas contempladas:

LEIA MAIS

Miguel Coelho assinará ordem de serviço para iniciar recuperação da Bacia do Dom Avelar

(Foto: Ascom)

O bairro Dom Avelar ganhará nesta sexta-feira (20), véspera do aniversário de Petrolina, uma nova quadra poliesportiva. Além disso, o prefeito Miguel Coelho vai aproveitar a oportunidade para assinar a ordem de serviço da recuperação da bacia do bairro.

A quadra foi construída através do investimento de R$ 235 mil. Já o saneamento da comunidade custará R$ 4 milhões, obtidos através de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. Com isso a Prefeitura de Petrolina espera solucionar uma demanda antiga.

Estima-se que 40 mil pessoas nos bairros Dom Avelar, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, São Joaquim e Padre Cícero sejam beneficiadas com a obra. A ordem será assinada às 18h.

 

Com direito a bolo e “Parabéns”, moradores da Zona Norte de Petrolina cobram saneamento

Moradores de três bairros se reuniram em protesto (Foto: Reprodução/WhatsApp)

17 anos. Por pouco os moradores dos bairro São Jorge, São Joaquim e Terras do Sul não comemoravam a maioridade do saneamento básico que deveria contemplar as comunidades, através da Bacia do Dom Avelar. Nessa segunda-feira (16) eles se organizaram para protestar de forma irônica contra as autoridades.

Festa teve direito a bolo

A ideia? Fazer uma “festa” na Avenida do Petróleo com cartazes, teve direito a bolo, “Parabéns” e “Com Quem Será?”, chamando atenção da Prefeitura de Petrolina e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre a situação.

“Fizemos essa manifestação reivindicando melhorias nos bairros. A gente vê obras em outros locais como Orla e Bodódromo e aqui com essa lagoa de esgoto não tem nada. A gente pede para olhar para a Zona Norte que é esquecida“, contou Pedro Elias, morador e liderança comunitária do Terras do Sul.

LEIA MAIS

Miguel entrega centro de excelência em atendimento a dependentes de álcool e outras drogas

Um espaço humanizado, equipado e com diversos profissionais para atendimento a dependentes químicos já está em funcionamento no bairro da Vila Mocó. O prefeito Miguel Coelho inaugurou, na última sexta-feira (13), o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III. O equipamento teve mais de R$ 1,2 milhão de investimento e será uma referência em tratamento público de dependentes de álcool e outras drogas.
O espaço substituirá uma casa que era alugada e com menos estrutura. Já na entrada do novo CAPS, chama a atenção a ambientação humanizada feita a partir de desenhos nos muros e paredes pelo artista de graffiti, Alexandre Esteves. Além do cuidado com o aspecto da humanização, o Centro tem estrutura moderna, com diversos ambientes para acolhimento, tratamento, integração e lazer. Também estará disponível uma equipe multidisciplinar de profissionais para acompanhar dependentes de álcool e outras drogas.
No ato de inauguração, o prefeito ressaltou o tamanho do investimento na nova estrutura como um exemplo de que o serviço público precisa incentivar o resgate e a valorização de vidas. “Todo mundo merece uma segunda chance para ser inserido na sociedade. Todos enfrentam algum tipo de problema, alguns mais difíceis de superar e não devemos aqui fazer julgamentos, mas dar as condições para resgatar vidas. Esse novo centro é uma estrutura de excelência que nos traz orgulho e enche de esperança pelas condições de recuperar pessoas, famílias, a nossa gente”, defendeu Miguel.
O novo CAPS AD III funcionará em regime de 24h, atendendo até 300 pessoas, a partir de 18 anos, com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. A unidade presta serviços de saúde de caráter individual e coletivo, através de uma equipe formada por psicólogos, psiquiatra, enfermeiros, farmacêutico e assistente sociais.