Casa Nova: População encontra cemitérios limpos e reformados no feriado de finados

Os serviços foram realizados pela Secretaria de Urbanismo, sob a responsabilidade do Secretário Jossivaldo Rodrigues de Souza Silva. (Foto: ASCOM)

O feriado dessa quinta-feira (02), Dia de Finados, uma antiga tradição religiosa de lembranças e homenagens aos que morreram, foi de grata surpresa para as pessoas que visitam os cemitérios, pranteiam seus mortos e os homenageiam nesta data: os cemitérios Caminho Eterno do Céu e Jardim da Saudade foram inteiramente limpos, capinados, as capelas reformadas e iluminados.

“Nem parece o do ano passado. Está limpo, cuidado, os caminhos sem entulho”, comentou Dona Ana Júlia Bastos, uma senhora de quase 70 anos que religiosamente vem Caminho Eterno todos os anos.

Não apenas Dona Ana Júlia mostrou sua satisfação: Dezenas de outros visitantes externaram opiniões favoráveis e alguns, que se depararam com o prefeito Wilker Torres, quando de sua visita ao cemitério, fizeram questão de parabeniza-lo pessoalmente.

LEIA MAIS

Após pedido de comerciantes, Prefeitura inicia varrição semanal em avenida do Santa Luzia em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Os comerciantes que trabalham na Avenida Francisco Coelho, principal do bairro Santa Luzia, zona norte da cidade, estão mais felizes a partir desta quinta-feira (26). Começou nessa quinta-feira (26) o trabalho de varrição da via, conforme solicitação dos empresários. Além disso, o serviço passa a ser realizado uma vez por semana a partir de agora.

A oferta de serviços públicos foi ampliada na região após um encontro entre os donos dos estabelecimentos e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). Representando o prefeito Miguel Coelho, o secretário Eduardo Carvalho, esteve reunido com a comunidade na  última quarta-feira (25) e se comprometeu em atender as reivindicações.

Também foi acordado que uma grande limpeza na localidade será programada, de acordo com o cronograma de trabalho das equipes do programa Cidade Mais Limpa, responsáveis pelos mutirões de limpeza. Além de Eduardo, também participou do encontro idealizado pelo vereador Ronaldo Souza, o Diretor de Manutenção e Limpeza Urbana, Alisson Oliveira.

De acordo com o secretário a iniciativa mostra a importância do diálogo entre Prefeitura e comunidade. “O nosso trabalho é atender as demandas da cidade e cada comunidade sabe daquilo que precisa. Quando há esse tipo de conversa, é possível ajustar o planejamento de acordo com as necessidades da população”, destaca Carvalho.

Em Izacolândia, 30 trabalhadores foram mobilizados para mutirão de serviços da prefeitura

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (30) uma equipe com 30 trabalhadores da prefeitura de Petrolina, estiveram em um mutirão de serviços de limpeza em Izacolândia. O trabalho deve continuar durante o final de semana.

A faxina geral conta com retirada de entulhos, coleta de lixo, varrição, pintura de meio-fio e podas de árvores em 12 ruas da localidade. A operação ainda envolve limpeza de canal, ordenamento de algumas vias e a manutenção da iluminação da área.

“É um trabalho que estamos reforçando desde o início da gestão e traz benefícios imediatos para as comunidades, principalmente, no interior, que passou muito tempo desassistida e agora já percebe uma mudança de tratamento por parte da Prefeitura”, ressaltou Miguel Colho que acompanhou o primeiro dia de serviços.

Compesa conclui obras na Orla I para coibir esgotos clandestinos

A Compesa também realizou serviços de geofonagem ao longo da Avenida Cardoso de Sá. (Foto: ASCOM)

A Compesa concluiu na última sexta feira (15), a execução de mais de 500 metros de uma nova rede coletora de esgotos para atender os pontos comerciais da Orla I. A ação faz parte do Projeto Orla Nossa em parceria com a prefeitura de Petrolina.

A Compesa também realizou serviços de geofonagem ao longo da Avenida Cardoso de Sá e ruas adjacentes paralelas aos canais e encontrou vários pontos clandestinos jogando esgoto nos canais de águas pluviais. Para esses casos foram realizados tamponamentos. Como resultado final de todas essas ações, a Compesa combateu todos os esgotos que antes eram despejados nessa área do rio.

“Redes de esgoto que não vão para o local adequado representam uma grave ameaça à saúde pública, pois as pessoas que têm contato com essa água poluída ficam suscetíveis a doenças”, ressalta o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael.

Ele também reforça a necessidade de preservar o rio São Francisco e a importância de se trabalhe em parceria com a gestão municipal e com a população. “As tubulações de Esgoto da Compesa são redes fechadas que levam as águas sujas para a Estação de Tratamento. As redes de Drenagem, deveriam levar apenas águas da chuva para os Rios. Trabalhando em parceria, a população sentirá os benefícios. Cidades com qualidade de vida elevada têm água tratada e rede coletora de esgoto”, finaliza.

Terreno passa por nova limpeza após blog mostrar acúmulo de sujeira na Cohab Massangano

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Após o blog Waldiney Passos mostrar a sujeira causada por carroceiros em um terreno baldio, localizado na Avenida 74 no bairro Cohab Massangano, uma retroescavadeira estava realizando a limpeza do local na tarde deste sábado (16).

Esperamos que dessa vez a população tenha um pouco mais de bom senso e não volte a jogar entulhos e lixos no terreno.

Após várias limpezas da prefeitura, população continua jogando entulho e lixo em terreno na Cohab Massangano

Sujeira toma conta de terreno na Cohab Massangano. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ao que tudo indica, parte dos petrolinense nunca vai conseguir entender e praticar o bom convívio social. Sempre reclamando dos poderes públicos, a população não consegue agir em prol da sociedade.

Mais uma vez, um terreno baldio, localizado na rua 74 do bairro Cohab Massangano, próximo à Ultragaz, que já passou por vários serviços de limpeza promovidos pela Prefeitura Municipal, está sendo palco de descarte de entulho e lixo.

Mesmo terreno no mês de julho. Um dia após limpeza da prefeitura, local já estava sujo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Sempre a mesma história! Carroceiros vão até o local e despejam suas sujeiras sem temor ou vergonha alguma. Fazem isso a qualquer hora do dia. Resto de móveis, portas velhas, sofás e, principalmente, resto de construções e de podas de árvores.

Fica a denúncia para que as autoridades públicas possam tomar as medidas cabíveis. Vale lembrar que é responsabilidade dos donos dos terrenos impedir que essas situações aconteçam, seja cercando, murando ou de qualquer outra forma que evite o descarte irregular desses materiais.

“Faxinão no Rio” acontece neste domingo em Juazeiro

(Foto: Internet)

Acontece neste domingo (10) o “Faxinão no Rio”, um evento que tem como objetivo fazer uma faxina no Rio São Francisco para ajudar na sua revitalização. O evento está marcado para acontecer às 7h, no Angari, em frente ao China Real.

Além da revitalização, o evento busca trabalhar a educação ambiental e a consciência ecológica dos participantes, de modo que eles aprendam a respeitar a importância do Velho Chico para a região.

Os organizadores pedem que os participantes levem luva, protetor solar, sacolas de lixo e que estejam com muita vontade de mudar a realidade do Rio na nossa região. Qualquer pessoa pode participar do evento.

SAAE retira ‘lixão’ no centro da cidade

(Foto: ASCOM)

Dentro da programação diária do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro foi retirado na manhã dessa segunda feira (4) o lixo acumulado por um morador da Rua Quintino Bocaiúva que vinha causando transtornos aos demais moradores.

A ação envolveu o Serviço Social do SAAE, equipe de resíduos sólidos e membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. Primeiro as assistentes sociais Marineide Alves de Macedo e Ester Soares Alves Arraes, estiveram na residência do catador Artur, explicando os riscos que aquele lixo acumulado trazia para a população.

De acordo com o catador, este é o único meio de sobrevivência e não tem outro local para armazenar o material recolhido. As equipes do SAAE estão dialogando com o senhor Artur no sentido de levá-lo para fazer parte da Cooperativa de Catadores. Todo o lixo acumulado foi levado para o galpão da cooperativa onde será feito a triagem e posteriormente a devida comercialização.

Os demais serviços oferecidos pelo SAAE seguem a rotina diária obedecendo ao cronograma estabelecido pelas equipes, e qualquer solicitação ou sugestão podem ser feitas através dos telefones: 3614 – 9800 (sede) e 3611 7611 (interior).

Confira a programação para esta terça

Secretaria realiza trabalho de poda de árvores em vários pontos de Juazeiro

O serviço faz parte de uma programação semanal. (Foto: ASCOM)

A gerência de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro realiza diariamente trabalho de poda de árvores em várias regiões do município.

Na última semana os trabalhos incluíram as Praças do Rotary Clube e Lions, praça principal do bairro Santo Antônio; Alto do Cruzeiro; Loteamento Vivendas do Pomar, bairro Pedro Raimundo; por trás da Rua 05 no bairro Lomanto Júnior e Praça Imaculada Conceição (da Catedral), Centro.

Uma equipe especializada trabalha na poda das árvores de praças e ruas da sede e interior para a retirada do excesso de galhos e folhas. Todo o serviço se baseia em uma programação semanal.

“Através de um planejamento estratégico observamos a necessidade das comunidades e também pontos específicos, como praças, avenidas e ruas de grande fluxo, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através de ofício ou pelo número de atendimento”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.

LEIA MAIS

Prefeitura e SAAE colocam novas lixeiras nas ruas de Juazeiro

Em breve os bairros da cidade serão atendidos com a ação. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), está colocando novas lixeiras em toda a cidade, para melhorar cada vez mais a limpeza nas ruas centrais e, em breve, chegando também aos bairros.

Nessa primeira etapa 300 lixeiras modernas estão sendo implantadas na orla, Praças da Misericórdia, Aprígio Duarte, Antonilio da França Cardoso, Imaculada Conceição, Dedé Caxias e nas ruas Oscar Ribeiro, Adolfo Viana, Santos Dumont, 28 de Setembro, Apolo e centro comercial.

“Começamos pelos conjuntos de lixeiras para coleta seletiva e agora estamos dando continuidade com os equipamentos para o lixo comum. Desde que o SAAE assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que estamos trabalhando para deixar a cidade cada vez mais limpa e agradável para se viver. A parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis  já começa a surtir efeitos positivos, cabendo agora a população também fazer a sua parte colocando o lixo no lugar correto”, observa Joaquim Neto, diretor do SAAE.

LEIA MAIS

Em Petrolina, canal da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio recebe equipe de limpeza

Assim que esta etapa for concluída, as equipes seguem para outros bairros como o Loteamento Recife, Dom Malan, João de Deus, além de percorrer toda a extensão da Avenida Honorato Viana. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Petrolina, iniciou nesta sexta-feira (18) o processo de limpeza dos canais da cidade na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no centro de Petrolina. O início da ação foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho (PSB) e do secretário Eduardo Carvalho.

“É um canal importante e que estava obstruído. Esta é mais uma ação de preservação da cidade, lembrando que esse trabalho só vai ter efeito com a ajuda de todos para que a gente possa fazer da nossa Petrolina uma cidade mais limpa”, reforçou Miguel Coelho.

O trabalho na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio será realizado desde as proximidades do Monumento da Integração até as imediações do River Shopping. Um caminhão caçamba e um poliguindaste ajudam no recolhimento dos resíduos. Assim que esta etapa for concluída, as equipes seguem para outros bairros como o Loteamento Recife, Dom Malan, João de Deus, além de percorrer toda a extensão da Avenida Honorato Viana.

Descarte irregular de lixo prejudica trabalho de limpeza pública em Juazeiro

Nesses oito primeiros meses do ano, a atual gestão já realizou 179 mutirões de limpeza. (Foto: ASCOM)

O trabalho da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro é pautado numa programação diária definida pelas gerências de limpeza e iluminação pública. No entanto, o maior problema identificado continua sendo o descarte irregular do lixo, em toda cidade, por parte da população.

São sacolas de lixo doméstico, copos e garrafas plásticas descartados de forma irregular. “Isso faz com que o serviço seja mais demorado, pois o vento espalha sacos plásticos pelas ruas e o lixo acaba por entranhar no mato. Endossamos o nosso pedido de colaboração à população para mantermos as ruas limpas”, solicita o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.

Nesses oito primeiros meses do ano, a atual gestão já realizou 179 mutirões de limpeza, recolhendo mais de 39 mil toneladas de entulho e lixo. Essa estratégia adotada pela SESP visa garantir maior conforto a população. Esse serviço se utiliza também de máquinas e das equipes de varrição, capina, pintura de meio-fio, dentre outros.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inicia reparos em praças para programação em homenagem à Nossa Senhora Rainha dos Anjos

A programação de celebração a Padroeira de Petrolina, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, será iniciada no dia 5 de agosto. (Foto: Divulgação)

Diversas ações de limpeza e reparos, foram iniciados pela prefeitura de Petrolina nas praças Maria Auxiliadora e Dom Malan, no centro da cidade. A iniciativa prepara o local para receber os festejos em homenagem à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, no dia 15.

A programação de celebração a Padroeira de Petrolina, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, começa será iniciada no dia 5 de agosto, com homenagens a padroeira e no dia 6 começa a novena, que percorrerá o município.

Entre os serviços realizados estão a manutenção dos canteiros, que já estão verdes novamente, limpeza e a lavagem de toda a área da Concha Acústica, reposição do pavimento com pedras portuguesas, poda de árvores e remoção de duas palmeiras imperiais que estavam mortas e ofereciam risco à população.

6 mil toneladas lixo foram recolhidos durante mutirões de limpeza em Juazeiro

No primeiro semestre a prefeitura recolheu 39.292 toneladas de resíduos (Foto: Divulgação)

No mês de julho, equipes dos Mutirões de Limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) recolheram 6.816 toneladas de entulho e lixo na sede e zona rural de Juazeiro. Os serviços realizados são de varrição, capina, recolhimento de lixo e entulho e pintura de meio-fio.

De acordo com o secretário da SESP, Celso Leal, somente neste primeiro semestre a prefeitura já recolheu 39.292 toneladas de resíduos. “Esse tem sido um trabalho realizado constantemente pela gestão. Entendemos que isso assegura o bem-estar da população e é ela quem pode contribuir mais efetivamente para a manutenção da limpeza, não descartando lixo na rua ou em dias em que não há coleta domiciliar”, ressaltou.

Alguns bairros foram beneficiados a exemplo do Dom José Rodrigues, Alto da Aliança, Castelo Branco, Vila Auxiliar, Malhada da Areia, Vila Tiradentes, Orla Nova, Avenida da Estação-Piranga, Rua Arnaldo Vieira – Jardim Flórida, Rua Canafistula – Parque Centenário, Avenida Santos Dumont – Centro, e no interior, Mandacaru II, Projeto NH3 – Maniçoba e Projeto NH2 – Itamotinga.

Após reclamações, terreno passa por limpeza na Cohab Massangano; Carroceiros já sujaram o local

(Foto: Blog Waldiney Passos)

É impressionante como a população age na cidade de Petrolina. Várias reclamações chegaram ao blog Waldiney Passos sobre o acúmulo de lixo e entulho em um terreno baldio na rua 74 do bairro Cohab Massangano.

Após as reclamações, o terreno passou pelo processo de limpeza, mais uma vez. Contudo, carroceiros já foram até o local e começaram a sujeira novamente. No local já é possível encontrar restos de árvores podadas e até restos de armários. Infelizmente a falta de consciência de uns prejudica a todos.