Árvore caída no antigo ponto final da Cohab VI causa transtornos à população

Uma árvore caída há algumas semanas, devido a chuvas e ventos, no antigo ponto final da Cohab VI, em Petrolina (PE), têm causado transtornos aos moradores do bairro. Segundo uma reclamação feita a este blog, foi realizado um mutirão de limpeza no local nesta semana, mas a árvore não foi retirada.

O leitor pede que o prefeitura volte ao local para retirar a planta. “Peço a retirada da mesma por motivos de segurança e saúde. Pois a árvore está seca e pode pegar fogo causando inúmeros transtornos e perigo as crianças da creche que fica em frente”.

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura e aguardamos resposta.

Juazeiro: secretaria de serviços públicos volta a fazer mutirão de limpeza após o Carnaval

(Foto: ASCOM)

Dentro do cronograma diário de ações da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a equipe iniciou nesta quarta-feira (31), o mutirão de limpeza nas Ruas Largo Constantino – bairro Angari e Rua do Cajueiro – bairro Cajueiro. Mais de 10 agentes atuam no local com serviços de capina, varrição e pintura de meio fio.

O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, destaca que as equipes realizam periodicamente ações de mutirão de limpeza e varrição na cidade. “Nós realizamos sempre esse serviço, mas a população também pode ajudar não jogando lixo nas ruas. O mutirão é um serviço permanente e ao mesmo tempo essencial, que tem como finalidade promover a qualidade de vida do cidadão”, afirmou Celso Leal.

Moradora do bairro Cajueiro, Luciana Alves Dias destacou que os serviços são importantes não só pela estética do bairro, mas pela saúde dos moradores, pois evita proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Ela ainda ressalta que a população deve se conscientizar quanto ao descarte irregular de lixo. “Lugar de lixo é no lixo. É preciso entender que o resultado de jogar o lixo em locais inapropriados é o pior possível para moradores e para o meio ambiente”, disse Luciana.

As demais regiões da cidade estão recebendo serviços de varrição, como os bairros Piranga, Dom José Rodrigues, Residencial Praia do Rodeadouro e Morada do Rio. Também recebem os cuidados de conservação e limpeza as avenidas Flaviano Guimarães, Adolfo Viana, Santos Dumont, Raul Alves e Travessa da Maravilha, além das Ruas José Petitinga, Princesa Isabel, do Paraíso, área central e Orla Fluvial.

Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão de limpeza no Circuito do Carnaval

(Foto: ASCOM)

Os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP) iniciaram neste domingo (21), as ações de mutirão de limpeza no circuito do carnaval de Juazeiro (BA), que acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro.

O trabalho irá garantir mais conforto aos juazeirenses e turistas que estarão nas ruas e avenidas durante a folia momesca.

Foram realizados serviços de varrição, capina, recolhimento de lixo, além de pintura de meio fio na Avenida Raul Alves, Orla II e Ponte Presidente Dutra.

Nesta segunda-feira (22), a equipe trabalhou na Avenida Adolfo Viana e Nova Juazeiro. E durante a semana os trabalhos seguirão para Avenida Santos Dumont, Orla I, Praça da Bandeira, Rua da 28, Rua da Apolo, Praça Santiago Maior e Rua Barão de Cotegipe.

Outro grupo de funcionários, continua com o trabalho de poda em toda área do circuito para melhor passagem dos trios, além de dar segurança no distanciamento da fiação.

As equipes já atuaram na Orla II, Avenida Raul Alves, Rua Barão do Rio Branco e Avenida Santos Dumont, esta semana será iniciada na Orla I – Avenida Carmela Dutra, seguindo para Avenida Adolfo Viana.

“A SESP trabalha permanentemente com o objetivo de melhorar os espaços públicos do município e com a realização do carnaval estamos intensificando ainda mais estes serviços para que os foliões possam brincar com mais tranquilidade e num espaço limpo, organizado”, ressaltou Jorge Medrado, diretor de limpeza do município.

Ilha do Fogo passa por mutirão de limpeza

(Foto: ASCOM)

Uma limpeza completa. Esta é a melhor definição para o trabalho realizado pelas equipes da Prefeitura de Petrolina na Ilha do Fogo.

Cerca de 25 trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) tiraram o sábado (13) para fazer varrição, capina, poda de árvores, catação e coleta de lixo em um dos locais mais visitados pelos banhistas da cidade e também de Juazeiro da Bahia.

Com o auxílio de dois caminhões-caçamba, foram recolhidos copos, garrafas e sacolas de plástico, restos de comida, como frutas consumidas pelos frequentadores da Ilha, entre outros tipos de resíduos. Um volume de material suficiente para fazer com que os caminhões dessem três viagens cada para levar todo o lixo para o aterro sanitário de Petrolina.

(Foto: ASCOM)

Para o secretário-executivo de Serviços Públicos de Petrolina, Fred Machado, os números registrados na ilha poderiam ser menores se todos os frequentadores fizessem a sua parte.

“Se cada um que fosse curtir um dia de lazer na Ilha do Fogo deixasse apenas o mínimo de lixo produzido no local, certamente manter a limpeza seria uma tarefa mais simples. Precisamos da ajuda de todos, já que hoje somente a Prefeitura de Petrolina dá algum tipo de atenção para a Ilha e isso representa um custo maior para os cofres do município. Por isso, novamente, pedimos a conscientização das pessoas para que colaborem em manter a Ilha sempre limpa”, destaca Machado.

SAAE intensifica trabalho das equipes no período de chuvas e pede que a população colabore

(Foto: ASCOM)

Para reduzir os transtornos provocados pela ultima chuva que caiu na cidade, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro intensificou o trabalho de manutenção nas redes coletoras de esgoto e limpeza dos Poços de Visita (PVs). De acordo com a chefe do Setor de Esgotos, Evanilda Barros, todas as equipes estão de prontidão e, como há previsão de mais chuva para o final de semana, o serviço de plantão também será ampliado.

Uma prática comum em muitas residências é a água da chuva ser ligada diretamente na rede de esgoto o que provoca o extravasamento já que a rede de esgoto não foi dimensionada para receber água de chuva. As equipes do SAAE alertam os usuários no sentido de que evitem jogar lixo dentro do PVs, pois isso acaba obstruindo a rede e dificultando o serviço de limpeza.

Para a coleta do lixo domiciliar, o roteiro permanece inalterado com todos os caminhões e as equipes fazendo diariamente a retirada de 170 toneladas de lixo que são depositados no aterro sanitário. Já as outras equipes trabalham na retirada de 100 toneladas de entulhos todos os dias, utilizando além do material humano, quatros caçambas e duas máquinas tipo patrol.

LEIA MAIS

Festa do réveillon de Petrolina deixou três toneladas de lixo espalhadas pela cidade

(Foto: ASCOM)

O primeiro dia do ano foi de muito trabalho para os agentes públicos de limpeza escalados para este feriado. 25 trabalhadores participaram do mutirão que recolheu 3 mil quilos de lixo deixados pelo o público que foi passar a virada do ano no réveillon de Petrolina.

Além da Porta do Rio, na Orla, as equipes de limpeza e manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), também recolheram resíduos das ruas do centro da cidade, como as avenidas Cardoso de Sá, Joaquim Nabuco e Guararapes.

Para auxiliar no trabalho foi usado um caminhão poliguindaste. A operação está prevista para terminar nesta terça-feira (2), com a coleta de lixo domiciliar. Enquanto isso, equipes técnicas devem desmontar a estrutura de palco e demais equipamentos utilizados para a festa da virada na orla de Petrolina.

Mercado Arnaldo Vieira, em Juazeiro, recebe mais um mutirão de limpeza

(Foto: ASCOM)

Vinte funcionários da Prefeitura de Juazeiro (BA) realizaram nesta quinta-feira (28), mais um mutirão de limpeza em um dos mercados mais tradicionais da cidade.

Com auxílio de equipamentos e máquinas, como um caminhão hidrojateador, eles varreram e lavaram toda feira livre. A medida é para garantir um ambiente mais limpo e adequado para a comercialização de alimentos neste final de ano.

A limpeza dos Mercados e feiras de Juazeiro é executada diariamente, de segunda a sábado, (manhã e tarde) e em média cerca de 20 toneladas de lixo são retiradas por dia, além dos funcionários que varrem e coletam o lixo.

Em 2017, mais de 500 mil toneladas de lixo foram retiradas pela equipe da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), nesses locais. Para melhor execução do serviço também é disponibilizado um carro coletor e um poliguindaste que retira os resíduos depositados nos contêineres distribuídos no Mercado do Produtor.

Prefeitura realiza mutirão de limpeza e manutenção na área da festa de Réveillon em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina está contribuindo para a realização de uma grande festa da virada na cidade. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) concluíram a limpeza e a manutenção da área que vai receber os festejos de Réveillon, na Orla. Dessa forma, o local já está pronto para o grande evento que vai dar as boas vindas a 2018.

Todo o trabalho contou com o apoio de dois caminhões de coleta, um outro caçamba e uma retroescavadeira. Além disso, cerca de 20 homens realizaram a poda de árvores, capina, raspagem, catação de lixo, varrição, roçagem, remoção de pedras e areia, além de pintura de meio-fio. O pessoal que cuida da iluminação pública ainda fez uma vistoria e a revisão do sistema elétrico do local.

Este ano, a realização da festa da virada ficou a cargo da Associação dos Ambulantes de Petrolina. Em contrapartida, a Prefeitura atua como parceira do evento, como explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho.

“Nossa meta é economizar recursos públicos em um ano difícil como foi 2017. Mesmo assim o prefeito Miguel Coelho colocou â disposição toda a estrutura possível do município como é o caso das nossas equipes de manutenção e limpeza, além da instituições integrantes do nossos sistema de segurança pública municipal, a exemplo da Guarda Civil e da AMMPLA”, destaca Carvalho.

AMA retirou mais de 500 mil toneladas de lixo de feiras e mercados de Juazeiro

Mercado do produtor de Juazeiro. (Foto: ASCOM)

As faxinas realizadas nas feiras livres, camelódromo e mercado de produtor de Juazeiro, retiram mais de 500 mil quilos de lixo em 2017.

A limpeza dos mercados, feiras e camelódromo é realizada diariamente, de segunda a sábado (manhã e tarde) e em média cerca de 19 toneladas de lixo são retiradas por dia

“Lixo não se produz sozinho. Infelizmente, algumas pessoas insistem em descartar todo tipo de material em qualquer lugar, inclusive pouco tempo depois da realização da limpeza. Pedimos a conscientização dos permissionários em manter a limpeza do entreposto e feiras livres limpas”, disse o Diretor Executivo da AMA, Mitonho Vargas.

O diretor da Autarquia ainda lembrou que a colaboração dos permissionários é muito importante para o serviço ser efetivo. “Estamos conversando com os permissionários para que nos ajudem na limpeza dos nossos mercados e feiras. Se o lixo continuar sendo jogado de forma irregular o permissionário poderá ser notificado e até multado”, frisou Mitonho.

Os funcionários varrem e coletam o lixo e, para melhor execução do serviço, também é disponibilizado um carro coletor e um poliguindaste que retira os resíduos depositados nos contêineres distribuídos no entreposto.

Parque Municipal Josepha Coelho recebe Mutirão de Limpeza em Petrolina

(Foto: ASCOM)

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), que integram o programa Cidade Mais Limpa, têm trabalhado na limpeza do Parque Municipal Josepha Coelho, na região central de Petrolina.

Entre os serviços, que começaram na última sexta-feira (8), estão poda, capina, raspagem, varrição e pintura do meio-fio. Além dos serviços de limpeza, também está sendo realizado um trabalho preventivo de revisão da rede elétrica, além da retirada de árvores mortas.

A medida foi tomada após uma visita de gestores da SEDURBS ao Parque Municipal na semana passada, como lembra o secretário Eduardo Carvalho. “Verificamos que o Parque necessitava de cuidados e imediatamente fomos checar. Diante do que foi visto, imediatamente relocamos nossas equipes pra lá e estamos certos de que agora à população vai ajudar a manter tudo em ordem por lá”, destaca Carvalho.

Cidade Mais Limpa

O Parque Municipal Josepha Coelho é apenas uma das localidades contempladas pelo Cidade Mais Limpa esta semana. A região central da cidade, o bairro João de Deus e os pontos de descarte de lixo da Vila Eduardo, José e Maria, Centro, João de Deus e Quati também vão contar com os serviços de manutenção.

O Caxeado, a lagoa do São Joaquim e a Estrada da Tapera recebem a Limpeza de Canais, enquanto o ‘Cidade Mais Limpa: Interior’ chega até o Núcleo 04 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho,  a partir do dia 14.

Prefeitura de Juazeiro prossegue com limpeza de canais

As equipes de limpeza têm encontrado muito lixo dentro e nas margens dos canais. (Foto: ASCOM)

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), mantém as ações de limpeza dos canais que cortam vários bairros do município. Nessa terça-feira (05), a escavadeira hidráulica foi utilizada no canal do Mulungu no Distrito Industrial, a pá carregadeira e caçamba atuaram na limpeza da borda do canal Mulungu Remanescente próximo ao bairro Dom Thomaz e a retroescavadeira na limpeza no canal do bairro João Paulo II.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, os canais de Juazeiro estão sendo limpos pela segunda vez, seguindo um cronograma para que todos os bairros sejam atendidos.

“A SESP tem tido a preocupação de manter os canais limpos. Porém, a equipe tem encontrado muito lixo dentro e nas margens dos canais, o que dificulta o trabalho do poder público. Pedimos a compreensão da população para não jogar lixo, pois o depósito desses materiais provoca a proliferação de muriçocas”, alertou Celso Leal.

Solicitação

Para solicitar quaisquer serviços da SESP, a população deve ligar para o telefone 3612-5411, informando o endereço, demanda e um ponto de referência. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Cidade Mais Limpa: Programação desta semana contempla oito localidades em Petrolina

Equipes de limpeza estarão em vários bairros. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina começa nesta segunda-feira (27) mais uma semana de trabalho dentro do Programa Cidade Mais Limpa. Conforme a programação prevista, oito localidades vão ser beneficiadas com os serviços de limpeza e manutenção.

Entre eles estão capina, varrição, poda de árvores, pintura do meio-fio e revisão da iluminação pública. Quem coordena as atividades é a Secretaria-executiva de Serviços Públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

LEIA MAIS

Nossa Praça: Orla e Vila Mocó ganham novos espaços revitalizados

(Foto: ASCOM)

Em Petrolina, o Projeto Nossa Praça está a todo vapor e mais dois locais serão revitalizados: a Avenida Manoel dos Arroz e a Orla da cidade, proporcionando mais conforto e beleza por quem por esses lugares.

Na Vila Mocó, antes o que era um local cheio de lixo, está se transformando em um canteiro totalmente restaurado. São 200m² cuidados pelo restaurante Point do Galego. Agora, o canteiro está limpo, com novas plantas e ainda está sendo construído um estacionamento para o público.

Já o espaço próximo ao food truck Ameggio, está sendo revitalizado e ganhará banco e piso de madeira, dando mais graça ao local. A obra tem previsão de conclusão até o dia 15 de dezembro.

O programa Nossa Praça é de realização da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

LEIA MAIS

Petrolina: Moradores do Jardim São Paulo reclamam da falta de coleta de lixo

Lixo tem acumulado em frente as casas do bairro. (Foto: WhatsApp)

Os moradores do Residencial Jardim São Paulo têm afirmado que o carro de coleta de lixo não está passando pelas ruas da comunidade. Segundo a populares, tem rua que está há mais de uma semana sem receber o serviço de limpeza.

Segundo informações, alguns moradores estão levando o lixo para bairros vizinhos para não deixar acumular em suas residências.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com a secretaria responsável para esclarecimento da situação e aguarda resposta.

Canais de Petrolina recebem limpeza em atenção ao período de chuva

O trabalho está sendo reforçado devido ao período de chuva. (Foto: ASCOM)

Atenta ao início do período chuvoso na região, que normalmente vai do fim de novembro ao início de abril, a Prefeitura de Petrolina está promovendo a limpeza dos canais da cidade.

A ideia é deixar os locais em condições ideais para receber um volume maior de água. Para isso, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) estão promovendo a retirada de mato, lixo, entulho e demais resíduos acumulados nos canais. A iniciativa faz parte do programa “Cidade Mais Limpa”.

Todo o trabalho, que é constante e realizado desde o início do ano, é feito com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. As equipes já visitaram os canais do Loteamento Eduardo, do Antônio Cassimiro, do Quati II e o que fica às margens da Avenida Ulisses Guimarães.

O próximo será o canal do Cacheado. O trabalho de manutenção também é feito onde as máquinas não podem chegar. Por isso, uma equipe especial de limpeza manual já visitou os canais do São José, da Avenida Honorato Viana, do João de Deus, do Caminho do Sol e do Loteamento Recife.

LEIA MAIS