Prefeitura de Petrolina realiza limpeza de barreiros na zona rural

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de desenvolver ações de combate à seca, a Prefeitura de Petrolina (PE) deu início, na tarde desta segunda-feira (17), aos serviços de limpeza e ampliação de barreiros na comunidade de Ponta da Serra, zona rural do município.

A primeira etapa dos serviços deve seguir pelos próximos 30 dias e vai beneficiar mais de 20 famílias que foram cadastradas pela associação de moradores da localidade.”Estamos muito felizes, fizemos o pedido e hoje estamos sendo atendidos, só temos a agradecer ao prefeito Miguel Coelho e ao secretário José Batista”, comemorou a presidente da Associação dos Produtores Rurais de Ponta da Serra, Neuza Maria de Souza.

O secretário titular da pasta, José Batista da Gama, acompanhou o início dos trabalhos e afirmou que a intenção do governo municipal é auxiliar e buscar alternativas para o homem do campo que precisa conviver com a longa estiagem.

LEIA MAIS

São Gonçalo e Dom Avelar recebem mutirão de limpeza e Mais Luz

A Prefeitura de Petrolina iniciou, na manhã dessa quarta-feira (08), um mutirão em várias ruas dos bairros São Gonçalo, Dom Avelar e São Joaquim. A operação contará com 35 trabalhadores para executar os serviços de patrolamento de vias, capinação, limpeza e pintura de meio fio.

Além disso, duas equipes do programa Mais Luz farão revisão e instalação de lâmpadas para ampliar a iluminação nessas comunidades.

O trabalho foi iniciado pela Avenida dos Minérios e nas ruas da Felicidade e dos Sentimentos. As equipes atuarão na limpeza e manutenção dessas e diversas outras vias até a próxima semana para garantir uma melhor infraestrutura na região.

LEIA MAIS

Prefeitura leva mutirão Cidade Mais Limpa para Rajada

(Foto: ASCOM)

Uma operação para melhorar a limpeza e infraestrutura do distrito de Rajada foi iniciada na última quarta-feira (25). O mutirão conta com 40 trabalhadores da Prefeitura de Petrolina para atuar em atividades de tapa-buracos, patrolamento, varrição, pintura de meio-feio, capinação, poda entre outras. A iniciativa faz parte do programa Cidade Mais Limpa, que desenvolve ações de zeladoria permanente em todo o município.

O “pente fino” em Rajada começou por cinco ruas da comunidade com o trabalho de manutenção e limpeza. O mutirão segue até o final da próxima semana. “É uma ação concentrada de zeladoria para deixar os bairros mais organizados e limpos. Neste mês, priorizamos o interior de Petrolina, com serviços em Izacolândia, Sítio Coelho e outras comunidades e, agora, chegamos à Rajada”, explica o prefeito Miguel Coelho, que acompanhou o início do mutirão.

São João: SEINFRA recolhe 50 toneladas de lixo do Pátio Ana das Carrancas

(Foto: Ascom)

Encerrados os nove dias de festa no Pátio Ana das Carrancas foi a vez da equipe de limpeza entrar em ação para recolher 50 toneladas de lixo, 5 a mais do que na edição passada. O aumento no lixo é natural, tendo em vista que o espaço mais público no São João.

Para dar conta da limpeza foram utilizados cerca de 50 trabalhadores das equipes de limpeza e manutenção da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA). Eles trabalharam na varrição, coleta de lixo, lavagem do pátio e retirada do material.

Todos os dias foram utilizados dois caminhões caçamba, um caminhão poliguindaste com caixa estacionária, uma retroescavadeira, dois caminhões pipa, uma máquina motoniveladora e um caminhão compactador para ajudar no trabalho.

Além do time da limpeza, a SEINFRA também atuou com um esquema especial de iluminação no entorno do Pátio, funcionando das 19h às 2h a fim de atender demandas emergenciais nos festejos.

“Conseguimos executar com sucesso o que estava previsto e o resultado foi o que vimos no Pátio de Eventos: as pessoas aproveitando ao máximo os festejos e recebendo um espaço limpo e organizado a cada noite. Esperamos seguir com a orientação do prefeito Miguel Coelho e também prestar um excelente serviço de zeladoria durante a Jecana do Capim que vai encerrar os festejos juninos na cidade”, disse o secretário Fred Machado.

Parque Lagoa de Calu, em Juazeiro, recebe mutirão de limpeza e iluminação

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro atende nesta terça-feira (05), com mutirão de limpeza toda a área do Parque Lagoa de Calu, no bairro Alto da Maravilha e na quarta-feira (06), irá realizar a manutenção na iluminação pública.

O mutirão no Parque Lagoa de Calu reforçar os trabalhos de varrição que são realizados todos os dias com valorização do local, que é um dos cartões postais da cidade e também área de esporte e lazer.

Os agentes da SESP também atuaram com serviços de varrição na Área Central, Santo Antônio, Praças do Boi, Simões Filho, Pedro Pereira Primo e da Mônica, Travessa da Maravilha e Rua 01 (Alto da Maravilha), Morada do Rio, Residenciais São Francisco e Praia do Rodeadouro, Piranga, Ruas Mosenhor Neto, Mestre Lula e Raul de Queiroz (Alagadiço), Rua 01 (São Geraldo), Avenidas Flaviano Guimarães, Adolfo Viana e Santos Dumont.

José e Maria recebe mutirão de limpeza para abertura do São João nos Bairros

(Foto: Ascom)

O bairro José e Maria recebeu nessa segunda-feira (14) equipes de limpeza da Prefeitura de Petrolina. O mutirão de serviços foi levado até a comunidade que abrirá os festejos do São João 2018, neste final de semana. Durante quatro dias, mais de 30 homens trabalharão para deixar tudo em ordem até a abertura do São João dos Bairros.

As equipes da Prefeitura iniciaram o mutirão com podas e varrição nas avenidas Francisco Coelho Amorim, José Hermano Gomes, Lili Amorim e o pátio onde serão abertas as festividades do São João. “Esse é um dos bairros mais populosos da cidade e sempre terá a prioridade da Prefeitura na limpeza e zeladoria. Depois que terminarmos o José e Maria, vamos levar o mutirão para outros pontos da cidade, garantindo mais conforto e infraestrutura para a população“, disse o prefeito Miguel Coelho.

Segundo a Prefeitura, também serão beneficiadas as transversais desses corredores nos próximos dias. O São João dos Bairros no José e Maria acontecerá na sexta-feira (18) e sábado (19), com apresentações de artistas locais e de fora, entre eles Mastruz com Leite e Iohannes. Os shows são gratuitos.

Feiras livres de Petrolina e ruas com grande circulação de pessoas estão ganhando novas lixeiras

(Foto: ASCOM)

Cem novas lixeiras devem ser instaladas ao longo deste mês em diversos locais de grande circulação de pessoas, na cidade de Petrolina (PE). O objetivo é reduzir o descarte de lixo nas vias públicas e manter a cidade mais limpa. O trabalho foi iniciado no último sábado (12) na Feira da Cohab Massangano. Também receberão lixeiras as feiras livres da Areia Branca e João de Deus.

O início da instalação dos equipamentos foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho. Na ocasião, o gestor ressaltou a importância da população contribuir para a limpeza da cidade. “Essas lixeiras ajudarão a manter as ruas mais conservadas, porém, a participação das pessoas é fundamental nesse processo, evitando descartar o lixo no chão. A responsabilidade de preservar é de todos, tanto da Prefeitura como de toda a população”, resume Miguel.

Além das feiras livres, serão beneficiadas ruas de grande circulação nos bairros João de Deus, Centro, São Gonçalo, José e Maria, Areia Branca, Balneário das Pedrinhas, Rio Corrente e comunidades da zona rural. Os cem novos equipamentos se somam a outras 60 lixeiras implantadas no primeiro trimestre. A ação faz parte do programa de zeladoria “Cidade Mais Limpa”.

Lagoa do Jatobá ganha bomba para drenar água e esgoto

O problema no esgoto do bairro Jatobá foi solucionado de maneira provisória pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM). As equipes instalaram uma bomba para drenar parte da água e esgoto acumulados na lagoa da Avenida das Madeiras, impedindo que o local transborde e invada as residências próximas.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) também esteve no bairro, para fazer a limpeza da área com o auxílio de uma escavadeira e uma retroescavadeira.

“A medida tomada pela Prefeitura de Petrolina é benéfica em diversas formas. Além de preservar a limpeza do Bairro Jatobá e minimizar os transtornos pós-chuvas, a drenagem da lagoa evita o despejo do esgoto no Rio São Francisco, diminuindo a poluição e retardando a reprodução de baronesas na região da orla da cidade”, disse o secretário executivo da SEINFRAHM, Anderson Freire.

Bairro Caminho do Sol, em Petrolina, é contemplado com serviços da prefeitura após reclamação de moradores

(Foto: ASCOM)

Após matérias publicadas no Blog esta semana, funcionários da prefeitura de Petrolina (PE) começaram neste sábado (21), a realizar serviços no bairro Caminho do Sol, zona norte da cidade.

Em uma das reportagens, um leitor que preferiu não se identificar, afirmou que a comunidade sofre com problemas no esgotamento sanitário e saneamento básico, bem como limpeza urbana, pavimentação asfáltica e iluminação pública.

Hoje (21), as equipes da prefeitura começaram a atuar na limpeza da localidade e desobstruir o canal da Rua Manoel Félix Borges para resolver o problema de extravasamento de esgoto no cruzamento com a Rua João B. Galvão.

Segundo a assessoria de comunicação das Secretarias de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), A medida visa atender uma reivindicação da população registrada através da Ouvidoria Municipal.

LEIA MAIS

Morador do Caminho do Sol afirma que bairro está abandonado: “não há investimentos no bairro” 

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O bairro Caminho do Sol vem sofrendo com vários problemas de infraestrutura. O relato de um morador que preferiu permanecer anônimo, circulou nas redes sociais. Segundo ele, há vários anos a comunidade não é contemplada com serviços de limpeza urbana.

“O bairro existe há quase 35 anos e de longas datas os moradores clamam ao poder público, seja aos vários prefeitos e vereadores que aqui vieram fazendo promessas. Promessas essas que nunca foram postas em prática. Nos últimos anos a situação só vem piorando, pois vários terrenos baldios no bairro tem sido local de descartes de lixos, pneus, resto de podas, entulhos e até animais mortos”, disse o morador.

Demandas antigas

Entre as principais dores de cabeça estão a falta de pavimentação das ruas do bairro e a ausência de serviços de manutenção em locais onde existe o asfalto. Problemas na iluminação pública, lixo acumulado em terrenos baldios, canal sem cobertura, saneamento básico e a presença de bichos peçonhentos também estão entre as dificuldades enfrentadas pela comunidade.

Esgoto voltando para residências

De acordo com o morador, a situação do esgotamento sanitário piorou com as obras de duplicação na Avenida Sete de Setembro, onde a água suja que deveria ser canalizada das residências para o canal, está voltando para as casas.

O leitor termina seu desabafo clamando por soluções. “Pedimos encarecidamente ao prefeito de Petrolina o senhor Miguel Coelho e aos secretários municipais, que por gentileza, cada um dentro da sua alçada que possam de forma una também fazer algo por um bairro que faz parte da cidade, pois os moradores pagam impostos, IPTUS entre outros e para onde vai ou melhor para onde foi o dinheiro, pois não há investimentos aqui no bairro a décadas”, finaliza.

Outro lado

Nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrolina e a Compesa, para saber quais medidas serão tomadas em relação aos problemas enumerados pelo morador nessa matéria. Nós estamos aguardando um posicionamento das duas instituições, para publicarmos no Blog.

Após matéria do Blog, SEDURBS realiza limpeza do bairro Atrás da Banca

O problema denunciado pelo leitor Adriano Silva Cavalcante ao nosso Blog, foi solucionado por equipes da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), na manhã dessa quinta-feira (22).

Na quarta-feira, Adriano enviou fotos da sujeira acumulada na Rua dos Operários, no bairro Atrás da Banca e relatou que a última limpeza na rua foi realizada entre 2015 e 2016, mesmo sendo uma rua com grande fluxo de pessoas, já que fica localizada próximo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do Ministério do Trabalho (MTE).

Por meio de nota enviada ontem, a SEDURBS, a secretaria havia informado que o o serviço seria executado ainda nessa semana. Na manhã de hoje, equipes da SEDURBS foram até o local recolher o lixo acumulado e fazer a limpeza da via.

Assim como Adriano, você também pode denunciar os problemas do seu bairro, pelo WhatsApp do Blog: (87) 98816-1881.

Orocó: moradores sofrem com esgoto a céu aberto e leitor denuncia aparecimento de ratos nas residências

Os moradores da Rua Quirino do Nascimento, no Centro de Orocó estão convivendo com o mau cheiro, esgoto e o risco de contrair doenças. Isso porque, segundo a comunidade, o local não recebe equipes da limpeza municipal.

Em denúncia feita ao nosso blog, o leitor Ismael Lira, que também é vereador da cidade, relatou que o problema na rede de esgoto se arrasta há várias semanas e desde o domingo, atingiu um nível caótico.

LEIA MAIS

Mais de nove mil quilos de lixo foram recolhidos durante o Carnaval de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Cerca de 9 toneladas e meia de lixo foram recolhidas durante os quatro dias de Carnaval de Petrolina (PE). Parece muito, mas é bem menos que o ano passado, quando foram recolhidas 20 toneladas de sujeira durante a folia momesca.

Cerca de 50 funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), trabalharam nos cincos Polos da folia (Areia Branca, Cohab VI, Praça 21 de Setembro, Matingueiros e Porta do Rio), para deixar os espaços limpos para os foliões.

No dia 10 foram coletadas cerca de 2 toneladas de lixo. No dia 11, aproximadamente 3,5 toneladas. Já no dia 12 foram pouco mais de 2 mil, número aproximado do que foi recolhido no dia 13.

Além do trabalho manual, também foram utilizados um caminhão compactador, um caminhão de coleta e também um caminhão pipa e quase 200Kg de sabão especial para a lavagem das ruas nas áreas dos circuitos.

Para o secretário-executivo de Serviços Públicos, Fred Machado, o planejamento prévio das ações foi decisivo para o sucesso dos serviços durante o Carnaval.

“O grande desafio era garantir a limpeza e manutenção dos serviços nos circuitos da festa sem deixar de atender diariamente toda a cidade. Mas contamos com o empenho de todas as equipes da SEDURBS e também com o apoio do folião que foi mais consciente e jogou menos lixo na cidade”, afirmou o secretário.

SEDURBS afirma que equipes ainda estão executando serviços no Nova Vida 1

Na segunda-feira (12) foi publicada uma matéria onde o leitor Fabio Silva, morador do Residencial Nova Vida 1 denunciava o aparecimento de animais peçonhentos, devido ao lixo acumulado na limpeza do bairro. Segundo Fabio as equipes da limpeza encaminhadas pela secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) não concluíram o serviço e limparam apenas uma parte do residencial.

A SEDURBS enviou uma nota nessa quarta-feira (14) afirmando que os serviços de limpeza não foram concluídos e que as equipes ainda estão no local. O lixo acumulado durante a limpeza do Nova Vida 1 será removido após a conclusão de todo o trabalho.

LEIA MAIS

SEDURBS realiza limpeza no Residencial Nova Vida 1, mas comunidade critica serviço: “só empurraram o lixo”

Equipes de limpeza urbana executando o serviço no residencial (Foto: Ascom/Prefeitura de Petrolina)

Na semana passada o leitor Fabio Silva, morador do Residencial Nova Vida 1 entrou em contato com nossa equipe para denunciar a sujeira acumulada no local. Equipes da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) foram até o local e realizaram o serviço que foi concluído na última quinta-feira (8).

No entanto, segundo Fabio a limpeza não foi feita por completo. “Depois que falei com vocês eles [SEDURBS] vieram rápido, limparam e eu agradeço, mas em uma parte só empurraram o lixo” afirma.

O morador do residencial também denunciou outro problema. Segundo ele, devido ao lixo que foi empurrado para uma parte do residencial, bichos peçonhentos como cobra apareceram no Nova Vida 1. “A gente cobra, eles mandam uma limpeza que não é agradável. Se tem cobra invadindo a casa de uns, com certeza daqui a pouco vai invadir a nossa” criticou Fabio.

Nossa equipe novamente entrou em contato com a assessoria de comunicação da SEDURBS para saber quais medidas serão tomadas em relação à retirada do lixo acumulado no residencial.

56789