Casa Nova: mutirões de limpeza são realizados em bairros da cidade

(Foto: Ascom)

As máquinas e os funcionários da Secretaria Municipal Urbanismo continuam realizando mutirões de limpeza nos bairros de Casa Nova (BA). Esta semana, as equipes realizaram ações na Vila Massu, Cohab Velha, Residencial São Francisco, Vila Papelão, Quadra X, bairros São José e São Jerônimo, área do cemitério, Rua do Açúcar, Rua do Café, Zé da Totonha e Borges.

Durante a ação foram recolhidos diversos resíduos como pneus, galhos, resto de obra, madeira em geral, móveis e lixo doméstico. O entulho espalhado pelo local colocava a comunidade em risco, pois gera um ambiente propício a roedores e animais peçonhentos. Entre os serviços realizados estão varrição, capina e roçagem.

De acordo com o secretário de Urbanismo, o vereador licenciado Fredão de Benedito, as ações atendem a um cronograma prévio. “Seguindo a um calendário determinado por nossa equipe e com aval do prefeito Wilker Torres, o recolhimento de entulhos e o mutirão de limpeza vão acontecer em todos os bairros da cidade. As máquinas e o pessoal estarão a pleno vapor para beneficiar a população. Estamos mudando e zelando da nossa cidade”, ressaltou.

Equipe de limpeza pública recolhe sete toneladas de lixo no Carnaval de Petrolina

Mais de 40 pessoas trabalharam na limpeza e manutenção diária dos polos da folia ao longo dos quatro dias de festa. (Foto: SEINFRA)

Além dos artistas, blocos, orquestras e escolas de samba que brilharam no Carnaval de Petrolina, um outro movimento também deu show na avenida: o Bloco dos Serviços Públicos. Ao longo dos quatro dias de festa, sempre depois da folia, mais de 40 pessoas entraram em ação para deixar tudo limpo e organizado. Nesta quarta-feira de cinzas (06), o bloco saiu pela última vez neste carnaval, celebrando mais um ano de muito trabalho e dedicação, com direito à lavagem das vias ao som carnavalesco e muita animação. O resultado desse esforço foi o recolhimento de sete toneladas de lixo dos polos da folia.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) contaram com a ajuda de três caminhões caçamba, um caminhão poliguindaste, duas máquinas de varrição e três caminhões-pipa. O trabalho de limpeza e manutenção, incluindo revisão da rede de Iluminação Pública, foi realizado nos polos Orla, Multicultural, Praça 21 de Setembro e Areia Branca, este último apenas na segunda-feira já que a festa foi realizada no domingo. Os espaços, que já haviam recebido serviços de capina, varrição, pintura de meio-fio, recuperação de calçamento e calçadas com pedras portuguesas, além de pintura de estruturas como bancos e postes de iluminação, agora voltam a estar à disposição da população em geral.

O secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, lembra que mesmo com um número menor do que no ano passado, o serviço de limpeza no carnaval 2019 exigiu um grande esforço das equipes da SEINFRA. “Foram sete toneladas este ano contra 20 do ano passado. Nossa avaliação é de que o nosso folião está mais consciente e preocupado com o meio ambiente. Além disso, montamos um esquema de trabalho suficiente para atender o Carnaval de Petrolina sem prejudicar o atendimento às outras demandas do cotidiano da cidade, por isso, agradeço o empenho das nossas equipes que, mais uma vez, deram  show na avenida durante o carnaval”, destaca Oliveira.

Grupo convida voluntários para ação de limpeza no Distrito Industrial, em Petrolina

Distrito Industrial de Petrolina tem sido usado como local de despejo de lixo. (Foto: Internet)

O Grupo de Proteção Animal e Ambiental do Distrito Industrial (G-PAADI) está convidado voluntários para participarem do desenvolvimento de uma ação educativa de preservação ambiental no Distrito Industrial, em Petrolina (PE). Os interessados em participar da campanha, intitulada “Verde pra que te quero ver”, podem se inscrever clicando aqui.

A iniciativa pretende recolher grande quantidade de resíduos sólidos de todos os tipos na área do Distrito. De acordo com o grupo, “essa atividade visa a defesa da fauna e da flora nativos da região”. As ações se iniciam no dia 09 de março, sempre começando às 8h.

“Entendemos que as pessoas precisam cuidar, para que amanhã nossos filhos e netos possam continuar aproveitando os recursos naturais. E nós, do G-PAADI precisamos de muitos parceiros para construir, coletivamente, essa consciência cidadã e harmônica com o meio ambiente”.

O projeto começará com o treinamento dos voluntários, posteriormente, o reconhecimento do local e contará com dois dias para limpeza, 23 e 30 de março. O foco da primeira etapa do projeto é formar uma rede de “guardiões” do Distrito.

SESP prossegue com limpeza do Parque Lagoa de Calu 

(Foto: Ascom/PMJ)

Os serviços de limpeza no Parque Lagoa de Calu, localizado no bairro Alto da Maravilha, realizados pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro (BA) continuaram nesta quinta-feira (7). O trabalho realizado consistiu na retirada da vegetação que dominava o local, também conhecida como ‘Taboa’.

“O trabalho foi iniciado manualmente, porém a equipe não conseguiu retirar toda a vegetação existente. Por esse motivo, se fez necessário esvaziar a lagoa para que a escavadeira hidráulica pudesse executar a retirada de toda a taboa, resíduos e lama”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal. Ele ressalta que após a conclusão dos serviços, a equipe vai bombear água do Rio São Francisco e encher novamente a lagoa, além de recuperar a calçada.

O secretário destaca ainda que todos os dias acontecem os trabalhos de varrição no local e periodicamente capinação, pintura do meio, poda e manutenção na iluminação pública. “Nosso objetivo é valorizar o Parque, além de manter a beleza da lagoa. Pedimos a participação da comunidade na conservação dos espaços públicos, não jogando lixo na rua, na lagoa e no parque”, finalizou Celso Leal.

A população pode tirar dúvida ou solicitar uma demanda da SESP através do telefone 3612 5411. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Leitor cobra limpeza no bairro Atrás da Banca

Mais um morador do bairro Atrás da Banca procurou a redação do Blog para solicitar a limpeza da comunidade. A queixa é a respeito da sujeira nas ruas Fernando Reis e dos Operários, locais onde há muito lixo acumulado e resto de materiais.

“As ruas estão totalmente abandonadas, lixo, mato e até animal morto foi encontrado”, disse Adriano Silva à nossa produção. Segundo Adriano, a Prefeitura já teria sido acionada, porém não havia dado previsão sobre a limpeza.

Em contato com o Blog a secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), a demanda será inserida no cronograma de trabalho das equipes de limpeza e manutenção da pasta.

Terreno utilizado como lixão tira sossego de moradores do N5

A comunidade do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 05 é obrigada a conviver com um cenário que lembra um lixão: entulho acumulado, sacos de lixo abandonados, restos de objetos e obras, mau cheiro e presença de bichos. Isso porque, segundo leitores do Blog Waldiney Passos, um morador da Rua C, na Vila Velha tem se utilizado de um terreno vizinho para depositar o lixo.

“Ele junta baldes ferro, todo tipo de lixo e com isso aparecem mosquitos, ratos e etc. Ele não tem nenhuma autorização para depositar esse lixo”, denunciou a comunidade. Nas fotos enviadas é possível ver que até eletrodomésticos velhos são jogados no local.

Procurada pela nossa produção a Prefeitura de Petrolina informou em nota que vai enviar uma equipe ao local, na tentativa de localizar o proprietário do terreno e multá-lo. “A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) informa que uma equipe de Fiscalização de Obras e Posturas da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas irá visitar o local até a semana que vem a fim de identificar o proprietário do imóvel e notificá-lo a construir muro e realizar a limpeza do espaço de acordo com o que diz a Lei 10/83 que estabelece o Código de Posturas do Município”, diz a nota.

Ainda segundo a pasta, “o prazo para regularização previsto na legislação é variável de acordo com o tamanho do imóvel. Preliminarmente, caso não atendam a notificação, os proprietários estarão sujeitos à multa que varia entre R$ 500 e R$ 1300”.

Leitor denuncia sujeira no bairro Atrás da Banca, Prefeitura de Petrolina responde

A redação do Blog foi novamente procurada por moradores do bairro Atrás da Banca, que dessa vez denunciaram o desrespeito da própria comunidade. Um terreno localizado na Rua Major Agostinho Albuquerque Cavalcanti, nas imediações do Bom Preço está servindo como depósito de lixo.

O leitor que preferiu não se identificar contou a nossa produção que o problema é antigo. “Faz tempo que existe esse lixão ai em frente a uma creche. já fizemos a cobrança à Prefeitura há muito tempo”, disse. Pelas fotos é possível perceber que há desde restos de obras e até sofá abandonado no local.

Procurada pela nossa produção, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informou em nota que “vai mandar uma equipe de Fiscalização de Obras e Posturas ao local para tentar identificar o proprietário do imóvel e notificá-lo”.

Após a notificação o dono do terreno deverá “realizar a limpeza e construção de muro estando sujeito à multa que varia de R$ 500 a R$ 1300 caso não o faça”, informa a nota.

SESP promove limpeza no Parque Lagoa de Calu em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está realizando o serviço de limpeza na lagoa do Parque de Calu, localizado no bairro Alto da Maravilha em Juazeiro (BA). A vegetação que domina o local, também conhecida como ‘Taboa’, está sendo podada pela equipe da Secretaria que ainda vai executar serviços de roçagem.

O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, explica como os serviços estão sendo realizados. “O trabalho foi iniciado manualmente, porém a equipe não conseguiu retirar toda a vegetação existente. E por esse motivo, uma parte da lagoa será esvaziada para que a escavadeira hidráulica possa executar a retirada da Taboa”, disse Celso Leal.

LEIA MAIS

SAAE intensifica trabalhos de limpeza de lagoas e canais de Casa Nova

Limpeza de córregos da cidade.

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) intensificou a limpeza dos córregos e canais de Casa Nova (BA) e iniciou a ampliação do esgotamento sanitário em bairros mais afastados e na sede dos distritos.

Segundo a diretora do órgão, Dagmar Nogueira, o trabalho de manutenção e limpeza das lagos e canais de estabilização é permanente. “Com a chegada do verão todo o SAAE está mobilizado na luta pela prevenção da dengue. É uma determinação do prefeito, solicitação da Secretaria de Saúde e de outras secretarias do governo. Nosso trabalho acontece aqui na sede e nos distritos, onde for necessário”.

A Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, que esteve nos pontos considerados críticos pelas equipes de combate às endemias, agradeceu trabalho realizado pelas equipes do SAAE. “Obrigada, Dagmar Nogueira e Cleones, pela parceria nessa ação, que dá tranquilidade à população que mais precisa”.

De acordo com o prefeito Wilker Torres, a luta contra a dengue é de responsabilidade de toda a comunidade. “Dependemos de todos para se manter fora da relação dos municípios de risco. Ano passado deu certo e agradecemos, mas a luta não para”, disse.

Após denúncia de frequentadores, Ilha do Fogo recebe ações do mutirão de limpeza comunitário

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta sexta-feira (30), o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre a falta de limpeza na Ilha do Fogo, localizada na divisa entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A denúncia partiu de pessoas que frequentam a ilha, segundo elas a ilha virou um verdadeiro depósito de lixo.

Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro, e foi informada que a Ilha é de responsabilidade da Prefeitura de Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Ilha do Fogo: frequentadores denunciam falta de limpeza no local

Em resposta a denúncia dos frequentadores do espaço, a Prefeitura de Petrolina divulgou agora há pouco, que a Ilha do Fogo recebeu hoje (30), a terceira edição do Mutirão de Limpeza Comunitário, promovido pela Prefeitura de Petrolina em parceria com a comunidade. Cerca de 50 pessoas estiveram envolvidas no trabalho.

De acordo com as informações, “equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) receberam um reforço de um grupo de frequentadores do local e realizaram uma série de melhorias na Ilha do Fogo. Dentre as ações, estão poda de árvores, capina, roçagem, coleta de lixo, restos de mato e outros materiais, limpeza dos banheiros e varrição do espaço”, diz um trecho da reportagem divulgada pela assessoria de comunicação.

Ilha do Fogo: frequentadores denunciam falta de limpeza no local

Frequentada diariamente por moradores de Petrolina e Juazeiro (BA) a Ilha do Fogo virou um verdadeiro depósito de lixo. Pelo menos é o que relatam leitores do Blog que incomodados registraram o problema e fizeram um desabafo à nossa produção.

Segundo um leitor, no lado de Juazeiro as caçambas de lixo já não suportam o material depositado no recipiente e vários sacos estão sendo espalhados pelo chão. “Essas fotos foram tiradas agora [tarde de quinta-feira], quanto lixo espalhado”, disse ao Blog.

Prefeitura de Juazeiro se exime de responsabilidade

Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro e fomos informados pela Assessoria de Comunicação que a responsabilidade sobre a limpeza da Ilha do Fogo é da Prefeitura de Petrolina. Entramos em contato com a Comunicação da Prefeitura Municipal e estamos aguardando um retorno.

SESP realiza mutirão de limpeza na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro (BA) iniciou a semana realizando mutirão de limpeza na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, beneficiando os bairros: Centenário, Coreia, Novo Encontro e Lomanto Júnior. Os serviços realizados são varrição, capinação, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio.

Moradora do bairro Coreia há seis anos, a dona de casa Helena Fonseca da Silva, aprova o mutirão de limpeza, mas lembra de que todo esse trabalho pode se tornar em vão, caso não haja colaboração dos próprios moradores. “Essa é uma avenida muito movimentada. Nós que residimos aqui temos que ter uma maior conscientização e entender que quando um lixo é jogado no chão, o maior prejudicado é a própria população”, finalizou.

LEIA MAIS

Terreno abandonado no Henrique Leite preocupa moradores da Avenida 1

Uma moradora do bairro Henrique Leite entrou em contato com o Blog para denunciar uma situação incômoda. Um terreno ao lado de sua residência vem juntando lixo e facilitando a proliferação de mosquitos, ratos e outros transmissores de doenças.

De acordo com a leitora, o imóvel está localizado na Avenida 1 do bairro, próximo à uma igreja evangélica e ninguém do Henrique Leite sabe quem é o proprietário do terreno. “Há tempo que o dono não aparece, se quer sabemos quem é o dono e por isso não conseguimos entrar em contato com ele. O mato tá muito alto, tá subindo pelo telhado e chegando nas casas vizinhas inclusive a minha”, disse à nossa produção.

O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina que respondeu em nota. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), uma equipe de fiscalização será enviada ao endereço para tentar identificar o proprietário. Ele poderá ser multado em R$ 500 ou R$ 1.300,00.

Confira a seguir a resposta da SEDURBS:

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina afirma que notificará responsável por entulho depositado em via pública na Vila Eduardo

(Foto: Arquivo Pessoal)30

Nessa sexta-feira (19) o Blog trouxe uma demanda de moradores do bairro Vila Eduardo, a respeito de um entulho depositado na Rua José Lins Rego, por trás da Igreja Eterna Aliança. Segundo a Prefeitura de Petrolina, uma equipe de fiscalização será enviada até o endereço para identificar o responsável pela obra e notificá-lo.

LEIA TAMBÉM:

Leitora pede limpeza na Vila Eduardo, próximo ao G Barbosa

De acordo com a leitora que denunciou a situação ao Blog, esse entulho está sendo depositado de uma obra há uma semana, mas até o momento a secretaria competente não havia tomado providências. Quanto à queixa, a Prefeitura informou que os cidadãos devem formalizar suas queixas na Ouvidoria do Município.

Confira a seguir a resposta da Prefeitura:

LEIA MAIS

Secretaria de Educação afirma que denúncia de mãe sobre CMEI no Pedra Linda será investigada

(Foto: Reprodução)

Na terça-feira (16) o Blog mostrou a denúncia de mães de alunos do CMEI Hildete Lustosa Cantarelli Cavalcanti, localizado no bairro Pedra Linda, em Petrolina. Elas relataram à nossa equipe problemas na limpeza do espaço, especialmente nas salas de aula e no refeitório.

LEIA TAMBÉM:

Mães de alunos reclamam de sujeira na CMEI do bairro Pedra Linda

Ontem ficamos no aguardo de uma resposta da Prefeitura de Petrolina, que através da Secretaria de Educação (SEDU) enviou uma nota ao Blog. De acordo com a Educação, o CMEI mencionado possuiu o número suficiente de assistentes em serviços gerais e que o fato será analisado.

LEIA MAIS
45678