Prefeitura de Petrolina faz limpeza na Ilha do Fogo e recolhe mais de uma tonelada de lixo 

(Foto: Ascom/PMP)

A primavera chegou e quem mora em Petrolina já deve ter percebido que a temperatura aumentou. Com o calor mais intenso, a procura pelos balneários e ilhas da região cresceu. A Ilha do Fogo tem sido um dos espaços mais procurados para fugir das altas temperaturas. Pensando no bem-estar da população, a Prefeitura de Petrolina (PE) intensificou a limpeza do local esta semana.

Através do programa ‘Cidade Mais Limpa’, a equipe de Serviços Públicos retirou cerca de 1, 25 tonelada de material que deveria estar no balde do lixo. Foram latas de alumínio; garrafas pet e de vidro; sacolas; material orgânico e resíduos de diversas natureza.

O secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, frisa que a gestão tem feito sua parte, mas que os frequentadores da ilha também precisam assumir sua responsabilidade. “A prefeitura tem feito mutirões de limpeza periódicos na Ilha do fogo, além de todas às segundas-feiras recolhermos o material deixado durante o final de semana. A ilha ainda conta com lixeiras para que a população descarte o lixo de maneira correta. Vale lembrar que muito mais que o bem-estar dos banhistas, jogar lixo no lugar correto é um ato de educação e cuidado com nosso Rio São Francisco, já que qualquer resíduo na ilha pode parar diretamente em suas águas“, alerta o gestor.

SESP realiza manutenção em pontos estratégicos para o 7 de Setembro e  procissão de Nossa Senhora das Grotas

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), está executando uma operação de limpeza urbana, manutenção e poda das árvores nas vias onde percorrerão o desfile do dia 7 de Setembro e a procissão da padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, que será realizada no próximo domingo (8).

As equipes estão realizando a poda de árvores na Avenida Flaviano Guimarães (Centro), e logo após seguirão para Orla da cidade. No setor de manutenção, as equipes trabalham nas calçadas e praças substituindo as pedras portuguesas, nos calçadões a substituição das lajotas, conserto nas tampas de galerias de água pluviais, recuperação e pintura dos bancos na Praça Imaculada da Conceição (da Bandeira).

LEIA MAIS

Moradores denunciam falta de iluminação e limpeza no bairro Piranga II

Um morador do bairro Piranga II entrou em contato com o Blog Waldiney Passos, para denunciar problemas de infraestrutura que têm comprometido a qualidade de vida da população local. Segundo o denunciante, em diversas ruas do bairro falta limpeza e iluminação pública.

“Existe uma área próxima aos caminhos 01, 02 ,03, 11 e  12, que segundo o presidente do bairro, é particular, essa área esta servindo como lixão e alguns moradores ateiam fogo nessa área para acabar com o lixo, o que acaba causando problemas de saúde, pois na rua que moro tem pessoas que sofrem com falta de ar. Essa área serve de acesso ao Residencial Mairi, Residencial São Francisco, Malhada da Areia  e outros bairros. Hoje essa área se encontra sem iluminação, com um matagal alto e continua servindo de lixão”, relata o morador.

LEIA MAIS

Leitor solicita limpeza de área no Residencial Juazeiro III

Um leitor entrou em contato com o nosso blog para solicitar da prefeitura municipal de Juazeiro a limpeza de uma área do Residencial Juazeiro III, que fica no bairro Itaberaba. Segundo a denúncia, moradores têm jogado entulho e lixo nas proximidades das residências.

Em contato com a prefeitura, o leitor foi informado pelo secretário Celso Leal que, mesmo ão sendo de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a prefeitura iria proceder com a limpeza do local. No entanto, já se passou mais de uma semana e nada foi resolvido.

“Tirei fotos e levei para mostrar a situação ao secretário. Quinta-feira (15) completou uma semana e até agora nada, ninguém apareceu por aqui. A última limpeza que teve aqui foi há dois anos. ALíás, primeira e última”, disse Marcos.

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura de Juazeiro e aguarda resposta sobre o caso.

 

Cemitérios de Petrolina recebem mutirão de limpeza em preparação para Dia dos Pais

A pouco mais de 10 dias para a data em que se comemora o ‘Dia dos Pais’, 11 de agosto, a Prefeitura de Petrolina iniciou serviços de limpeza nos cemitérios da sede e interior. Equipes estão divididas entre os cemitérios Campo das Flores, no centro da cidade, Campo da Paz no bairro Henrique Leite e no KM-25 do projeto Maria Tereza.

Toda ação consiste em serviços de varrição, capina, pintura, poda, se houver necessidade e remoção de entulhos. Uma equipe de cerca de 40 trabalhadores, além de todo maquinário entre caçambas, caminhão poliguindaste, entre outros estão sendo utilizados no trabalho.

“Desde a semana passada já iniciamos a ação e acredito que vamos seguir até próximo à data. O Dia dos Pais é um dos períodos de maior movimento nos cemitérios do município e nosso trabalho é tornar esse momento de saudade para os familiares mais seguro”, observa o secretário executivo de Serviços Públicos do município, Alisson Oliveira.

O secretário-executivo ainda destaca que o mutirão também atende aos cemitérios das comunidades de Rajada e Carneiros.

Serviços Públicos: programação atende novos pontos de Petrolina encerrando o mês de julho

Os mutirões de limpeza contemplam os Cemitérios Campo da Paz e o Campo das Flores onde as equipe já iniciaram os trabalhos.

A Prefeitura de Petrolina inicia esta semana com ações de limpeza, iluminação e tapa-buraco. Semanalmente, diante da demanda apresentada pela população, através das centrais de atendimento da Secretaria Executiva de Serviços Públicos e mesmo pela identificação das equipes de campo, é feito um plano de ação e definido os pontos de atendimento.

Nesta semana que encerra o mês de julho, as equipes de limpeza estarão distribuídas nas praças do bairro José e Maria, na Praça Velha e na Praça da Amizade. Já no bairro Areia Branca o local de trabalho será na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Com relação aos canais, o trabalho será executado no Parque Massangano e na Avenida da Integração.

LEIA MAIS

Comunidades das áreas ribeirinha e irrigada de Petrolina recebem mutirões de limpeza

(Foto: Arquivo/SEGOA)

Além dos serviços de patrolamento de estradas vicinais e vias internas de comunidades, que foram retomados no mês de junho, a Prefeitura de Petrolina tem disponibilizado equipes para realizar mutirões de limpeza de vilas tanto nas áreas ribeirinha e irrigada do município.

No início deste mês, trabalhadores da Secretaria de Governo e Agricultura (SEGOA) estiveram dedicados à limpeza da vila do Núcleo 5 no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho e outras demandas como feitura de drenos no Núcleo 7 e base para inserção de caixa d’água na vila nova do Núcleo 8. Nesta semana, o mutirão acontece nas vilas do Serrote do Urubu e na comunidade de Pedrinhas.

LEIA MAIS

Mais de 15 comunidades de Petrolina serão beneficiadas com mutirões de limpeza, iluminação e manutenção de pavimento; confira o cronograma

(Foto: Divulgação)

Os trabalhadores que atuam nos serviços públicos de limpeza, iluminação e tapa-buraco da Prefeitura de Petrolina terão uma semana intensa de trabalho. Durante os próximos dias, mais de 15 locais irão receber os mutirões do ‘Cidade Mais Limpa’, ‘Operação Tapa-buraco’ e ‘Mais Luz’.

O mutirão de limpeza será destinado ao Residencial Nova Petrolina; Caminho do Sol; Avenida dos Tropeiros e bairro José e Maria. O secretário de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, reforça o apoio da população para manter a cidade sempre limpa. “Nossas equipes estão diariamente atuando nos bairros da cidade, mas de nada adianta se a população não colaborar jogando lixo no lugar certo e evitando o descarte em terrenos baldios. Juntos podemos manter nosso município limpo, trazendo mais saúde pública para todos“, reforça.

LEIA MAIS

Equipes de limpeza recolhem mais de 50 toneladas de lixo no Pátio Ana das Carrancas

Equipe de limpeza trabalhou firme após último dia de festa (Foto: Ascom)

O São João no Pátio Ana das Carrancas chegou ao fim na noite de domingo (23), mas após os nove dias de muita música um time entrou em campo para fazer a limpeza do local. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, por dia 60 pessoas trabalharam para manter o pátio limpo e iluminado.

52 toneladas de lixo foram recolhidos e mais de seis carros-pipas, 90 litros de sabão e 10 de álcool perfumado por dia, além de caminhão compactador de recolhimento de lixo; caminhão guindaste e bobcat que serve para mover materiais e outros equipamentos ajudaram na limpeza.

“Entregamos todos os dias um pátio novo para mas mais 600 mil pessoas que curtiram o Melhor São João do Brasil. As pessoas aproveitaram ao máximo os festejos e receberam um espaço limpo e organizado a cada noite. Nossa equipe comprometida ainda irá fechar o ciclo junino de trabalho no Forró da Espora e Missa do Vaqueiro, onde esperamos entregar tudo com a mesma eficiência“, afirmou o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

Morador do Loteamento Eduardo reclama de falta de estrutura e cobra pavimentação e limpeza de ruas

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Por meio do WhatsApp, um morador do Loteamento Eduardo, zona leste de Petrolina (PE), entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar a falta de limpeza no bairro e cobrar a pavimentação de ruas da localidade, na esperança de que esses problemas sejam resolvidos.

De acordo com o morador os serviços foram solicitados, através da Ouvidoria do Município há mais de 40 dias, e até o momento nada foi feito. Ainda de acordo com ele, a situação das Ruas José Fernandes Teixeira e Chico Mendes é crítica.

LEIA MAIS

Moradores do bairro Dom Tomaz, em Juazeiro cobram melhorias na infraestrutura

Sempre que chove, Rua Rodelas sofre com problemas na infraestrutura

Nessa semana o Blog recebeu uma demanda de moradores do bairro Dom Tomaz, em Juazeiro. Nas fotos encaminhadas à nossa produção é possível ver o lamaçal formado, consequência da chuva da última sexta-feira (17) que deixou a rua praticamente intransitável.

Segundo um leitor, sempre que chove o problema é o mesmo: as ruas Rodelas e e Macururé por não serem asfaltadas se transformam em lama, impedindo o fluxo de pedestres e veículos. “Venho através do Blog cobrar dos poderes públicos, nós moradores sofremos muito, quando chove é muita lama e fica intransitável“, desabafou Xavier, uma liderança comunitária do bairro.

Além da lama e sujeira, o morador chama atenção para outra demanda: a iluminação pública. “A Rua Rodelas está às escuras, em frente do número 847”, afirmou. Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro para pedir informações sobre as melhorias no bairro, todavia, até o encerramento da matéria não tivemos resposta.

Limpeza no Canal Malhada beneficia seis bairros de Juazeiro

(Foto: Ascom)

Dentro do cronograma permanente de limpeza de canais, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a Prefeitura de Juazeiro está executando esta semana a limpeza no Canal Malhada, no trecho que corta o bairro João XXIII. O trabalho está beneficiando também os bairros: Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar e Monte Castelo.

O objetivo do trabalho realizado com auxílio de uma máquina hidráulica é combater a proliferação de insetos, facilitar o fluxo da água, que fica comprometido por conta do acúmulo de lama e lixo domiciliar descartado de forma irregular no local.

LEIA MAIS

Garoto homenageia garis em aniversário e tem encontro com profissionais da limpeza

Um garotinho de 5 anos resolveu escolher a profissão de gari como o tema de sua festa de aniversário. O pequeno Gabriel Oliveira é apaixonado pelo trabalho realizado pelos profissionais da limpeza.

Segundo a mãe do garoto, desde quando veio morar em Petrolina (PE), Gabriel começou a se apaixonar pelo carro do lixo. “Ele brincava com os carrinhos e dizia que era o carro de coleta e sempre diz que quer ser forte igual ao pessoal que trabalha na coleta”, disse.

Ao saber do carinho de Gabriel pelos profissionais da limpeza, através das redes sociais, a prefeitura de Petrolina promoveu o encontro do garoto com a equipe que atua no município. Com direito a farda, o menino conheceu de perto a frota de garis.

Depois de conhecer as instalações da empresa que presta serviço de limpeza, o garoto ainda pode dar uma volta no ‘carro do lixo’ e ir à campo descobrir como é o trabalho dos novos amigos.

Moradores do Caminho do Sol cobram limpeza no bairro, Prefeitura iniciou serviços nessa segunda-feira

Os moradores do bairro Caminho do Sol convivem com um cenário nada agradável. Os terrenos se transformaram em lixões, servindo de depósito a materiais como galhos de árvore, sofás e até mesmo assento sanitário. Não bastasse o problema da lixeira, o canal do bairro é outra preocupação.

Através do WhatsApp do Blog um leitor relatou a situação dramática enfrentada pela comunidade.Existem várias ruas sem saneamento básico, várias casas fazem usos de fossa séptica. É um dos bairros mais sujos da cidade, carroceiros e caçambeiros fazem uso indevido dos terrenos baldios existentes no bairro e diariamente colocam lixo”, disse à nossa produção.

Procurada pelo Blog, a Prefeitura de Petrolina respondeu através de nota que uma equipe de limpeza manual começou a trabalhar no bairro nessa segunda-feira (29) e as máquinas de limpeza devem chegar ao Caminho do Sol na próxima semana.

LEIA MAIS

Depois das chuvas, prefeitura de Dormentes inicia limpeza das estradas

(Foto: Ascom)

A prefeitura de Dormentes (PE) iniciou no último fim de semana, o trabalho de roçada e limpeza das estradas que ligam o município aos distritos e ao município de Afrânio (PE). O trabalho consiste na retirada do matagal na beira da pista, e em pontos mais críticos tem como objetivo oferecer mais segurança e trafegabilidade a todos que usam as vias.

O trecho da PE-635 que liga a cidade ao distrito de Lagoas foi o primeiro a receber os serviços. “Depois das fortes chuvas na nossa região, a vegetação cresceu muito e em certos locais já estava avançando para a pista, atrapalhando a visibilidade. Estamos realizando um trabalho importante porque melhora a condição de tráfego, trazendo maior segurança aos motoristas, ciclistas e também para os pedestres”, explicou a prefeita, Josimara Cavalcanti.

Ainda esta semana as máquinas deverão iniciar a limpeza de outro trecho da PE-635, desta vez na parte que liga Dormentes a Afrânio. “Estamos fazendo um calendário de ações para levar as máquinas e fazer esse serviços nas principais vias do município”, garantiu Josimara.

34567