Final do Campeonato Interbairros acontece em Juazeiro neste sábado

Novo Encontro enfrenta Alto da Aliança na final do Campeonato Interbairros de Juazeiro. (Foto: Ascom)

A 16ª edição do Campeonato Interbairros de Futebol, competição organizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA através da Secretária de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) será finalizada no sábado (26). O palco da decisão será o campo da antiga Marvale, no Bairro Alto da Aliança, às 15h.

Graças a vantagem conseguida na partida de ida, quando derrotou o Novo Encontro por 3 a 0, o Alto da Aliança entra em campo podendo até perder por uma diferença de menos de três gols. Para reverter essa vantagem, o Novo Encontro precisa vencer por uma diferença maior que três gols. Caso vença por uma diferença igual a três gols, a decisão vai para os pênaltis.

LEIA MAIS

Balanço 2018: HDM/IMIP de Petrolina registra aumento em todos os atendimentos e serviços 

(Foto: Arquivo)

Há quase dez anos o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) aceitou o desafio de atender a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas, de mais de 50 municípios, e ser a referência em alto risco materno-infantil para a Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (PEBA). Desde então, a unidade hospitalar vem se superando nas suas lutas diárias. Prova disso é que o número de atendimentos e serviços vem aumentando gradativamente.

De acordo com os dados do balanço de 2018, os atendimentos de urgência e emergência saltaram de 111.757 em 2017 para 115.208 no ano passado. O número de partos também aumentou e chegou a 7.173, com uma média de quase 600 por mês; a oferta de consultas ambulatoriais passou de 83.419 para 86.837 em um ano; e o número de cirurgias de urgência e eletivas fechou em 6.322.

LEIA MAIS

SEGESP divulga 14ª lista de convocação do Processo Seletivo da SEDUC

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (25), o décimo quarto edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo Nº 001/2018 da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (BA).

Lista de convocados

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no setor de RH da Secretaria de Educação e Juventude, localizada na Rua Antônio Pedro, Nº139, Centro, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e 05 e 06 de fevereiro, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674 ou no site da prefeitura.

Polícia Civil de Pernambuco desarticula organização criminosa em Venturosa

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Na manhã de hoje (25), a Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito do Pacto pela Vida, deflagrou a 4ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Asfixia”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior, decorrente de investigação realizada pela 164ª Circunscrição Policial – 19ª Desec, sob a presidência do Delegado Seccional Israel Rubis.

Segundo informações da Polícia Civil, a investigação teve início em julho do ano passado, com objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante na cidade de Venturosa (PE), voltada para a prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

LEIA MAIS

Rejeito de Brumadinho ameaça um dos principais afluentes do Rio São Francisco

Usina hidrelétrica de Retiro Baixo (Foto: Google Maps)

A chegada dos rejeitos da barragem de Brumadinho (MG) na hidrelétrica Retiro Baixo, instalada no Rio Paraopeba, representa uma ameça a este, que é um dos principais afluentes do Rio São Francisco, e pode comprometer as operações da usina.

A Agência Nacional de Águas (ANA), confirmou que a barragem da usina hidrelétrica Retiro Baixo, localizada a 220 km do local do rompimento “possibilitará amortecimento da onda de rejeito”. Segundo a ANA, a estimativa é que essa onda atinja a usina dentro de dois dias.

LEIA TAMBÉM:

Barragem da empresa Vale do Rio Doce se rompe em Brumadinho (MG)

A hidrelétrica Retiro Baixo está localizada entre os municípios mineiros de Curvelo e Pompeu. A usina tem duas turbinas em operação, com capacidade instalada de 82 megawatts, energia suficiente para atender 200 mil habitantes, e opera desde 2010. Seu reservatório é de 22 quilômetros quadrados.

LEIA MAIS

Em reunião de negociação, prefeito de Juazeiro apresenta propostas para os mototaxistas legalizados

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta sexta-feira (25), o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) Damião Medrado, recebeu representantes da Associação dos Mototaxistas de Juazeiro para apresentar propostas às reivindicações da categoria. Na última quarta-feira (23) a comitiva entregou ao prefeito um ofício com algumas reivindicações e a principal delas é o aumento da fiscalização para coibir os mototaxistas clandestinos.

LEIA TAMBÉM:

Manifestação de mototaxistas de Juazeiro paralisa trânsito na Ponte Presidente Dutra

Juazeiro: após protesto, comissão de mototaxistas se reúne com o prefeito Paulo Bomfim

O prefeito Paulo Bomfim destacou que já existe uma ação planejada com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o próximo mês. “Vamos unir forças para combater o transporte irregular em Juazeiro. Estamos comprometidos para atender todas as demandas apresentadas”, afirmou o prefeito.

LEIA MAIS

Facape prorroga inscrições para Vestibular Complementar com nota do Enem

As inscrições para o Vestibular Complementar da Facape, com ingresso por meio de nota do Enem, foram prorrogadas até o dia 29 de Janeiro. A inscrição tem o valor de R$50,00 e deve ser feita pela internet no site da Instituição.

Podem participar os candidatos que utilizarem as notas do Enem dos últimos seis anos (de 2013 a 2018) e é necessário ter obtido nota mínima de 300 pontos na redação, além de não ter zerado nenhuma prova.

LEIA MAIS

Compesa notifica proprietário de hotel em Petrolina pelo crime de furto de água

O dono do estabelecimento foi notificado e será multado pelo crime. (Foto: Divulgação/Compesa)

Após estudar o histórico do consumo mensal de um hotel localizado no bairro Vila Eduardo, Zona Leste de Petrolina (PE) e compará-lo com o perfil do estabelecimento, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conseguiu comprovar, no local, o que apontava os dados no sistema: o estabelecimento estava furtando água.

De acordo com informações da Compesa, uma equipe foi enviada ao local e constatou que o medidor do imóvel não contabilizava o consumo real da água. “O hotel pagava fatura mínima e passamos a avaliar a anormalidade do consumo até que ficou comprovada a irregularidade por meio de uma ligação clandestina ”, explicou o gerente de Unidade de Negócios, João Raphael de Queiroz.

LEIA MAIS

5º BPM alerta população e desmente realização de bingo promovido por associações militares

A autoria da nota divulgada pelo comando do 5º BPM foi confirmada pela ASCOM da PM-PE. (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Na tarde desta sexta-feira (25), a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Pernambuco, confirmou o conteúdo da nota de autoria do Tenente-coronel Antonio André Rodrigues de Souza, Comandante do 5º BPM , desmentindo a realização de um bingo promovido por associações militares. A ASCOM ainda ressaltou que “a Polícia Militar não tem qualquer relação com este bingo”. Confira a nota do 5º BPM na íntegra:

“O Comando do 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco vem esclarecer à sociedade petrolinense que a Corporação não promove a realização de nenhum tipo de atividade como SORTEIOS, BINGOS E RIFAS.

Vários comerciantes têm consultado o Comando deste Batalhão, buscando informações sobre a venda de cartelas de um BINGO, que estaria sendo promovido por Associações de Militares, com sorteios de bens de consumo de altos valores, como automóveis e motocicletas, cujo valor da cartela chega a ultrapassar valores de R$ 200,00 (duzentos Reais), alguns relatando, inclusive, a insistência, em tom de intimidação por parte de seus vendedores, o que possibilita aos que se sentirem constrangidos, procurarem a Delegacia de Polícia Civil para registro de Boletim de Ocorrência ou até mesmo o Comando deste Batalhão.

LEIA MAIS

Juazeiro: evento em alusão ao Dia da Visibilidade Trans acontece neste domingo

(Imagem: Cartaz/ Divulgação)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza no próximo domingo (27) o ‘II Entardecer Trans-corpos que transcendem’ uma celebração em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de Janeiro em todo Brasil. O evento acontece na área verde do Vaporzinho, na Orla Nova a partir das 16h.

A 2ª edição do evento em Juazeiro terá mais uma vez a parceria da Associação Sertão LGBT, movimentos sociais, Conselho Municipal de Direitos Humanos e Secretaria da Saúde. A Programação contará com uma roda de conversa sobre ‘Acolhimento e Saúde Mental da População LGBT’, com a equipe técnica do Grupo Terapêutico Colo Rir, performances de drag queens, além de muita música com as participações de Rogério Leal, DJ Pedro Granja, Andreza Santos, Letícia Galena, Mc Tai Villar e convidados.

A celebração do Dia da Visibilidade Trans teve início há 15 anos quando lideranças do movimento organizado de travestis e transexuais lançaram oficialmente a campanha ‘Travesti e Respeito’ no Congresso Nacional em Brasília. O projeto deu início à comemoração da data e marcou também a primeira política pública implantada especificamente para essa parcela da população.

Barragem da empresa Vale do Rio Doce se rompe em Brumadinho (MG)

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Informações preliminares repassadas pela Defesa Civil, dão conta de que uma barragem se rompeu na cidade de Brumadinho, próximo a Belo Horizonte. Ainda de acordo com o órgão, uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação.

A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.

LEIA MAIS

Guarda Civil recupera moto roubada no centro de Petrolina

(Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal de Petrolina)

Na tarde de quinta-feira (24), a Guarda Civil de Petrolina (PE) recuperou uma moto roubada próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, no centro da cidade. O suspeito não conseguiu ligar a moto no local e saiu empurrando o veículo até abandoná-lo entre a Avenida Cardoso de Sá e a Rua Joaquim Nabuco.

A equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) havia sido abordada por um cidadão que informou que sua motocicleta, uma Honda/CG 125, de cor preta, havia sido furtada. Imediatamente, os guardas civis checaram as câmeras de segurança instaladas na região as quais mostraram o homem, de identidade desconhecida, empurrando o veículo na direção da rua Joaquim Nabuco.

Iniciadas as buscas pelas ruas do centro, uma moto com a mesma descrição apresentada pela vítima foi achada. Após a checagem de documentos, constatou-se que o veículo era o que havia sido furtado. Em seguida, a motocicleta foi devolvida ao proprietário. O autor do furto ainda não foi encontrado.

Prefeitura e moradores unem forças para construção de adutora de água no Mudubim

(Foto: Ascom)

A falta de água é uma das maiores queixas na comunidade do Mudubim, a 60 km do centro de Petrolina (PE). Para solucionar o problema, a Prefeitura e os próprios moradores da região fizeram um mutirão para construir uma adutora com 8 km de extensão para levar água a dezenas de casas da localidade. A ação tem também o apoio da Codevasf que liberou parte dos recursos para as obras.

Para a construção da adutora, um grupo de moradores monitorados por técnicos da prefeitura está instalando tubulações que vão permitir a captação de água no ramal principal da Adutora do Caititu. O trabalho tem também suporte de máquinas para cavar o trajeto onde os tubos estão sendo implantados.

LEIA MAIS

Jean Wyllys decide abrir mão de novo mandato em razão de ameaças

(Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)

Nesta quinta-feira (24) a assessoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) informou que o parlamentar não tomará posse para o novo mandato. Ao Portal de notícias G1, a assessoria de Jean Wyllys informou que ele tem recebido ameaças e, por isso, decidiu não assumir o terceiro mandato. A posse dos deputados federais eleitos está marcada para 1º de fevereiro. Jean Wyllys recebeu 24.295 votos na eleição de outubro, seu suplente é o vereador carioca David Miranda (PSOL-RJ).

Em uma rede social, Jean Wyllys publicou nesta quarta: “Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé!”

Mais cedo, nesta quinta, Jean Wyllys concedeu entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” na qual informou que está no exterior e não pretende voltar ao Brasil. Na entrevista, o deputado diz que tem sofrido ameaças de morte. “O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: ‘Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis’. E é isso: eu não quero me sacrificar”, disse Jean Wyllys à “Folha”.

LEIA MAIS

SESI Petrolina e Araripina estão com matrículas abertas para Ensino Fundamental e Médio até 30 de janeiro

(Foto: Ascom)

Segue até o dia 30 de janeiro o processo de matrículas das escolas do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) para o ano letivo 2019. Atualmente, o SESI-PE já conta com mais de 5 mil matriculados, restando apenas 150 vagas na unidade de Araripina (PE) e 100 vagas em Petrolina (PE).

As aulas terão início no dia 31 de janeiro e as mensalidades custam a partir de R$ 90, para os dependentes da indústria e colaboradores do Sistema FIEPE, e R$ 300, para a comunidade em geral. Além das unidades situadas no Sertão, há vagas para as escolas localizadas em Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Goiana, Ibura, Moreno, Paulista e Vasco da Gama. No total, 6448 vagas foram disponibilidades para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de 515 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para efetuar a matrícula, os interessados deverão comparecer a secretaria escolar da unidade do SESI onde deseja estudar portando RG, CPF, declaração provisória da série ou o histórico escolar, declaração de quitação anual de débitos da instituição que estudou em 2018 e exame com tipo sanguíneo e fator Rh para os alunos do Ensino Fundamental.