I Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco terá início na segunda-feira (05)

(Foto: Internet)

Entre os dias 05 e 07 de novembro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o I Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco (CIRSQVASF). O intuito do evento é discutir as condições de saúde e a qualidade de vida de diversas populações e a teoria das representações sociais. O CIRSQVASF é gratuito e acontecerá no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais e pesquisadores das áreas de saúde, educação, meio ambiente, ciências sociais e à comunidade em geral. Participarão do CIRSQVASF cerca de 380 congressistas, vindos de instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS), Centro Universitário de Ciências e Tecnologias do Maranhão (UniFacema) e outros.

O congresso também contará com a participação de estudantes da Univasf, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Faculdade Uninassau e Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Serão apresentados 63 trabalhos, nas categorias oral e pôster, divididas em dez eixos temáticos.

As inscrições no site do CIRSQVASF já foram encerradas. As pessoas que ainda não realizaram a inscrição e têm interesse em participar, podem realizar o credenciamento, às 7h, no hall do auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina, caso haja vagas disponíveis. É preciso levar um quilo de alimento não perecível.

O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e Educação Física (PPGEF) da Univasf. A iniciativa conta também com a parceria dos Colegiados de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Clique aqui e confira a programação.

1ª Hairvale em Petrolina; estimativa é de 7 mil visitantes

A HairNor 2018 atraiu em agosto 52 mil visitantes, alcançando o resultado recorde de R$ 26 milhões em negócios. (Foto: Divulgação/ASCOM)

De olho no crescente mercado da beleza que fatura mais de R$ 38 bilhões por ano, Petrolina (PE) finalmente vai entrar para o ranking das cidades que sediam as maiores feiras do segmento no país. Entre os dias 10 e 12 de novembro, acontecerá no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, a 1ª Feira de Beleza do Vale do São Francisco – HairVale, que deve atrair cabeleireiros, manicures, maquiadores, esteticistas, consultores, lojistas, fabricantes, distribuidores, além de 150 marcas conhecidas.

Segundo a coordenação da HairVale, 7 mil pessoas visitarão os estandes durante os três dias de evento, que terá o apoio da prefeitura, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Embelleze. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético é o segundo maior em consumo no Brasil, e a cada dia ganha mais adeptos, seja feminino ou masculino. Em Recife, por exemplo, a feira mãe HairNor 2018 atraiu em agosto 52 mil visitantes, alcançando o resultado recorde de R$ 26 milhões em negócios. Petrolina segue na mesma expectativa.

“A cidade tem um raio de influência de 400km, o que dá cerca de 4,5 milhões de habitantes. Ou seja, um número de consumidores muito grande. Por isso, acreditamos que a HairVale deve gerar R$ 4,5 milhões em vendas para o município”, explica a coordenadora do evento, Bruna Miranda, ao lembrar a influência do mercado de cosmético no PIB nacional.

LEIA MAIS

OAB Petrolina promove curso sobre gerenciamento de escritório e cobrança de honorários

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de continuar colaborando na organização da carreira jurídica dos advogados da região, em especial da jovem advocacia, a Subseccional Petrolina (PE) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco , está ofertando o curso: ‘Como gerenciar meu escritório e cobrar honorários’.

O curso será ministrado pela advogada e presidente da Comissão de Empreendedorismo da OAB Pernambuco, Mirella Iglesias Coutinho. Na ocasião serão abordados assuntos relativos à gestão de escritório; precificação de honorários e  marketing jurídico. O encontro vai acontecer no dia 13 de novembro das 18h às 22h, na sede da OAB Petrolina, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba,180, Centro, próximo ao Hospital Universitário.

LEIA MAIS

Sindicato dos comerciários em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas promove encontro com empresas do comércio regional

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Para gerir um negócio é necessário uma visão sistemática e ampla das atividades desenvolvidas pela empresa, desde a etapa do contato com o fornecedor até a coordenação de seus colaboradores. Sendo assim, algumas ações podem contribuir para um ambiente de confiança interna, consequentemente driblar a crise, e caminhar rumo a  prosperidade.

Pensando nesses desafios, o Sindicato dos comerciários (SINDCOM) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas (SINTAGRO) promove uma palestra para discutir com as empresas da região formas de superar ou driblar a crise através da motivação.  A palestra será ministrada pelo coach Flavio Lyra, no auditório da FDS, em Juazeiro (BA), às 18h.

A palestra com o tema central: “Por que não?” é voltada para empresas, RH, contabilidade e administrativo. A entrada é gratuita.

Polícia Militar da Bahia realiza I Fórum de Veteranos da Região Norte em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na manhã da última sexta-feira (26), o Comando de Policiamento da Região Norte realizou o I Fórum de Veteranos Policiais Militares em Juazeiro (BA), com o objetivo de enaltecer e valorizar o policial militar que se encontra na reserva remunerada ou está reformado.

O evento propôs atividades para melhorar ainda mais a vida dos policiais militares após deixarem o serviço ativo.  A intenção foi relembrar os grandes feitos da época de ativa, mas também demonstrar que todos ainda podem ter uma vida ativa e saudável, para tanto foram realizadas palestras sobre empreendedorismo e ginástica cerebral.

Além das palestras, foram ofertados serviços como: aferição de pressão arterial e taxas de glicemia, atendimento jurídico, psicológico e social, bem como atendimento das associações policiais militares. A Banda de Música da Policia Militar, Maestro Wanderley, do 3o BEIC, abrilhantou o evento pontuando-o com diversas musicas.

O coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN e idealizador do fórum, enfatizou a importância daqueles policiais que ajudaram a construir a PMBA e contribuíram com sangue e suor para melhorar o panorama da segurança publica, e que apesar de não vestirem mais a farda continuam sendo policiais. O coronel conclamou, ainda, que todos aqueles que estão no serviço ativo valorizem os veteranos e suas experiências afinal a PMBA é o que é graças a esses heróis.

Palestra sobre perspectivas climáticas e produção agrícola nesta quinta-feira (25) em Petrolina

A palestra será ministrada pelo meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion. (Foto: Divulgação/ASCOM)

Historicamente, o Vale do São Francisco registra no mês de outubro os maiores valores de radiação global com a umidade relativa do ar abaixo de 55%, em Petrolina (PE) e 51,5%, em Juazeiro (BA), sendo considerado o mês mais seco do ano. Mas em 2018, com a confirmação do fenômeno La Niña, que deve durar até 2019, a previsão é que chova, em outubro e novembro, não só no Vale, mas em todo Nordeste e nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Norte.

Para falar sobre o futuro das condições climáticas e da produção agrícola na região, o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) está promovendo gratuitamente nesta quinta-feira (25) uma palestra com o meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion.

O evento começa às 19h no auditório da Fundação Nilo Coelho, na Rua Aristarco Lopes, 330, próximo à Igreja Matriz, centro, e promete uma reflexão aprofundada com o tema ‘Perspectivas pluviométricas para o Médio São Francisco nos próximos 10 anos – vamos ver o futuro do nosso rio’.

PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, o professor Molion lembra que no Vale do São Francisco o volume de chuva é muito diverso entre as regiões oeste, noroeste e sudeste, com uma precipitação anual, em média, de 700 a 800 mm. Conhecido por pontos de vista polêmico, a exemplo da declaração que fez quando afirmou que o “Aquecimento global é mito”, Molion adianta que há boas perspectivas para o semiárido nos próximos 10 anos.

LEIA MAIS

Associação de Policiais da Bahia repudia cartaz de DCE da Univasf e UNE

Cartaz causou polêmica.

A Associação de Policiais e Bombeiros e de seus familiares do Estado da Bahia (ASPRA) emitiu uma nota, nesta terça-feira (23), em repúdio ao cartaz de um evento promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Univasf (DCE), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a organização Tempo de Mudar.

A imagem, que foi divulgada em redes sociais do DCE da Univasf, faz publicidade sobre uma roda de conversa com o título: “Democracia na berlinda: A ofensiva fascista no Brasil” e mostra uma pessoa vestida com as cores da bandeira do Brasil caída no chão algemada e um policial fardado com uma arma em punho, como se acabasse de realizar um disparo.

Segundo a nota de repúdio da ASPRA regional de Juazeiro, a comunidade policial foi surpreendida com perplexidade ao cartaz do evento. “O cartaz traz uma imagem altamente preconceituosa contra a classe de trabalhadores que mais sofre violência no Brasil”, diz a nota.

Além disso, a associação afirma que a categoria “é que garante também o cumprimento das ordens judicias e por isso, em última instância, todos os direitos fundamentais da nossa Constituição, como também, a segurança dos participantes do evento citado”.

Providências Jurídicas

A ASPRA disse ainda, no documento, que o corpo jurídico da instituição foi acionado “para tomar as medidas judiciais cabíveis, como também, para notificar os organizadores sobre as ilegalidades”.

Nosso blog entrou em contato com o DCE da Univasf e a UNE e aguarda resposta.

Confira a nota na íntegra

NOTA DE REPÚDIO AO CARTAZ DO EVENTO DEMOCRACIA NA BERLINDA: A OFENSIVA FASCISTA DO BRASIL

Com perplexidade que a comunidade policial foi surpreendida hoje com um cartaz de evento promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Univasf – DCE, União Nacional dos Estudantes – UNE e uma organização intitulada Tempo de Mudar.

LEIA MAIS

Agência Municipal do Empreendedor levará serviços ao ‘Feirão Limpa Nome’ em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de oportunizar alternativas de negócios e fortalecer o comércio local, a Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina (AGE) participará da 1ª edição do ‘Feirão Limpa Nome’, que será realizada na quadra do Sesc, nos dias 26 e 27 de outubro.

O evento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Câmara de Conciliação e Mediação do Vale do São Francisco (CCMVASF), também visa oferecer possibilidade de quitação de dívidas já pensando nas compras e vendas para o período natalino.

De acordo com o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim, esta é uma ação positiva e necessária para que os pequenos empreendedores regularizem suas pendências e fiquem livres de restrições, tendo assim, acesso ao crédito.

“Primeiramente, parabenizo a CDL pela iniciativa e também quero convidar a todos os empreendedores que tenham alguma pendência administrativa ou judicial junto a AGE, para nos procurar nos dias do feirão. É importante também dizer que, além de oferecermos linhas de financiamento para o microempreendedor, a AGE é uma referência no atendimento direto aos informais, apoiando para a formalização com capacitações e consultorias para uma melhor administração do negócio”, disse Sebastião.

Além da ação Limpa Nome, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Sesc o feirão também vai

LEIA MAIS

Embrapa traz para Petrolina o debate da pesquisa para o desenvolvimento sustentável

(Foto: Arquivo)

O debate sobre a contribuição da ciência no contexto socioambiental está cada vez mais presente no ambiente educacional, visando sensibilizar os estudantes, considerando o ser humano como parte integrante do meio ambiente. Nessa perspectiva, a Embrapa Semiárido participa, na cidade de Petrolina (PE), das atividades locais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovidas pelo Sesc. O evento acontece no período de 16 a 19 de outubro e tem como tema a “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

A programação é voltada para o público infanto-juvenil, e conta com palestras, oficinas e exposições que buscam tratar destas questões, que estão inseridas no cenário das pesquisas. As atividades ficam concentradas no Teatro Dona Amélia, em salas de aulas, espaços diversos e no ginásio do Sesc. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site do evento.

A Embrapa contribui com a Semana mostrando o papel da pesquisa científica para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, serão apresentados conteúdos educativos no estande do programa Embrapa & Escola, que ficará disponível durante todos os dias do evento no ginásio do Sesc, com recursos audiovisuais, exposição, distribuição de folders e amostras de trabalhos da empresa especialmente voltados para o tema. Clique aqui, e confira a programação completa.

Guardas civis de Petrolina recebem serviços gratuitos de saúde

(Foto: ASCOM)

Na última quinta-feira (11), os guardas civis municipais de Petrolina (PE), tiveram a oportunidade de cuidar da saúde e ter acesso a várias dicas de alimentação. Na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) eles receberam a visita de um clínico geral da Unidade de Saúde do Servidor, puderam realizar testes rápidos de glicemia e aferição de pressão e ainda participaram de palestras ministradas por alunos e professores do curso de Nutrição da Unopar Petrolina. Eles deram dicas sobre como ter uma alimentação saudável, a importância do consumo de água ao longo do dia, além de cuidados para evitar possíveis doenças, como a obesidade.

As atividades integram um conjunto de ações em alusão ao Dia do Guarda Civil Municipal, comemorado na última quarta-feira (10). As ações, idealizadas pela Associação dos Guardas Civis Municipais de Petrolina (AGUAMP), começaram na última segunda feira (08). Até agora, os integrantes da GCM doaram sangue, tiveram acesso à serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelhas e também inauguraram o Memorial Azul Marinho, dedicado à história da corporação petrolinense.

A programação foi encerrada ontem (12), Dia das Crianças, com a distribuição de brinquedos, arrecadados pelos próprios guardas, para meninos e meninas que moram em comunidades carentes do município.

Secretaria da Saúde de Juazeiro realiza I Semana Municipal em Experiência em Saúde Bucal

(Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (10), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (BA), através do Núcleo de Apoio a Saúde Bucal, a I Semana Municipal em Experiência em Saúde Bucal, com odontólogos e auxiliares de saúde bucal, que atuam na rede municipal.  A capacitação que tem como objetivo aperfeiçoar os serviços desenvolvidos por estes profissionais faz parte da programação do Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro. O dia ‘D’ acontece na próxima segunda-feira (15) e as ações continuarão nos dias 16 e 17.

A programação vai contar com minicursos, compartilhamento de experiências entre os profissionais e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso dos envolvidos, cujo tema tenha afinidade com a atenção básica. Além de palestras com temas voltados para Atendimento à Gestante, Biossegurança na Odontologia, Prevenção ao Câncer de Boca, Perspectivas do Campo de Trabalho Odontológico, Lesões Orais e curso de Teste Rápido para diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Durante os dias de atividades, os profissionais envolvidos nas atividades não estarão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde, para melhor capacitação e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvimento por eles, em especial o atendimento às gestantes que precisam de cuidado bucal diferenciado.

PROGRAMAÇÃO:

LEIA MAIS

Ouricuri: Secretaria Municipal de Assistência Social realiza programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

(Foto: ASCOM)

Na noite da última terça-feira (02) a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ouricuri (PE), realizou um evento na Praça Frei Damião, em comemoração ao Dia Internacional do idoso. Durante a programação a população participou de aulas de dança, brincadeiras, sorteio de brindes, entre outras atividades.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a proporção de idosos cresce rapidamente e nas últimas três décadas, o número dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do mundo, com consequências para todos.

A data serve para homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas; conscientizar as pessoas sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos; instituir reflexões acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, buscando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI; para que os idosos se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade.

Tum, candidato a deputado estadual, recebe apoio dos trabalhadores da fruticultura irrigada

(Foto: ASCOM)

Reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores da Bahia e na geração de emprego e renda, Tum (PSC), candidato a deputado estadual, esteve reunido com os agricultores que trabalham na fruticultura irrigada do distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova (BA). Atividade que emprega mais de cinco mil pessoas na localidade.

Na ocasião, Tum recebeu o apoio e o reconhecimento dos trabalhadores pela sua história de luta e as propostas apresentadas. “Foi um momento muito importante, pois selou, de fato, nosso compromisso com essa categoria que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento regional”, salientou o candidato.

Tum ainda garantiu que em seu mandato as suas bandeiras de luta em favor da categoria serão prioridade. “Vou trabalhar sempre por mais respeito e dignidade  nas condições de vida e de trabalho desses homens e mulheres, além de  incentivar políticas públicas de geração de emprego e renda para ampliar o número de postos de trabalho “, comentou.

73ª CIPM promove manhã de atividades físicas para policiais militares

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta sexta-feira (28) foi realizada, na Orla de Juazeiro (BA), a caminhada da 1ª Clínica de Profilaxia para Policiais Militares da Região Norte da Bahia, sob a responsabilidade do Capitão PM Alexsandro Regis de Sena.

Focando na saúde do policial, o evento contou com a colaboração de profissionais das áreas de Educação Física e Enfermagem que realizaram exercícios físicos, aferições de pressão e batimentos cardíacos respectivamente e contou também com o apoio de 01 Ambulância e de Policiais do Corpo de Bombeiros Militares de Juazeiro que monitoraram as atividades.

Ao final da Caminhada o Comandante da 73ª CIPM, Major PM Eduardo Almeida Cunha, ofereceu, na sede da Unidade, um café da manhã tropical para todos os participantes.

75ªCIPM conclui projeto voltado a prevenção a ocorrência de suicídio, em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta quinta-feira (27),  aconteceu o encerramento do projeto “Dê Uma Chance a Vida”,  promovido pela 75ª CIPM, em Juazeiro (BA). No Colégio Modelo, alunos do 2ºe 3º Anos do Ensino Médio, tiveram contato com o que há de mais atual na área de Programação Neurolingüística (PNL), incluindo conteúdos de Motivação e Automotivação; Auto Estima e Confiança e Persistência Frente a Obstáculos. Todo o conteúdo foi passado pela Doutora, Vitória Pessoa, Head Trainer do Insittuto Nacional de Excelência Humana.

Fizeram parte também deste Projeto como agentes colaboradores, profissionais voluntários do Centro de Valorização a Vida (CVV-Petrolina) e IF-Sertão-Petrolina (PE), contando com o apoio da Secretaria de Educação Municipal, Corrente do Bem, Sindilojas  e demais Entidades Religiosas, Educação e comunidade em geral.

O projeto buscou atender a preocupação contemporânea de preservação da Vida seguindo a filosofia do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, CPRN e do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).