CDL Petrolina realiza palestra gratuita sobre tecnologia para vendas e gestão

A palestra acontecerá no dia 12 de dezembro, no auditório da CDL de Petrolina (Foto: ASCOM)

Em parceria com a empresa TOTVS, a CDL Petrolina promove uma palestra gratuita para empreendedores da região. Durante o evento, empresários de Petrolina (PE) e cidades circunvizinhas vão receber o que há de melhor e mais moderno em tecnologia para alavancar os seus negócios.

O evento marcado para o dia 12 de dezembro, às 19h, no auditório da CDL Petrolina traz como tema: “Novas tecnologias para vendas e gestão do seu negócio”. A palestra será ministrada pelo Executivo de Soluções da TOTVS, Luiz Henrique Soares.

LEIA MAIS

Associação do bairro José e Maria em parceria com academia de musculação promove aulas de atividades físicas para moradores

(Foto: Ilustração)

Nesta quinta-feira (06) a partir das 18h, os moradores do bairro José e Maria em Petrolina (PE) terão a oportunidade de participar de uma aula inaugural do treinamento de execícios funcionais. O evento vai acontecer no Pátio de Eventos da comunidade.

Segundo Carlos Roberto, presidente da Associação do bairro, o evento é promovido em parceria com a academia Vale Fitnes. Na comunidade acontece aula de dança do ventre toda terça-feira, e a partir dessa semana o treinamento de exercícios funcionais vai acontecer toda quinta-feira. As aulas são gratuitas.

De acordo com o presidente do bairro, a finalidade das aulas é proporcionar qualidade de vida aos moradores da comunidade. “O objetivo é fomentar a prática de esporte em pessoas de todos os sexos e idade, e melhorar a saúde e qualidade de vida evitando doenças provenientes do sedentarismo, ” disse Carlos Roberto.

UNINASSAU Petrolina inicia projeto “Vai de Táxi” visando o aperfeiçoamento profissional dos taxistas

(Foto: Divulgação/ASCOM)

Em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Taxistas De Petrolina (Astape), a Faculdade UNINASSAU Petrolina inicia, na próxima segunda-feira (10), o projeto “Vai de Táxi”, com a finalidade de aperfeiçoamento profissional dos taxistas. O evento acontecerá no auditório da Instituição, a partir das 19h. A Faculdade fica localizada na Avenida Clementino Coelho, Nº 714, bairro Atrás da Banca.

Ao todo, 240 taxistas irão participar das palestras “Vai de Táxi: Reinvenção Profissional” e “A importância do taxista no Desenvolvimento do Turismo”, com o Profº Sério Murilo Correa e a secretária de Turismo do município, Nadja Batista, respectivamente.

De acordo com o idealizador do projeto e professor da UNINASSAU, Sérgio Murilo, “a ideia veio com a intenção de reinventar essa classe profissional com a implantação de novas estratégias que são importantes para fortalecimento profissional. É necessário acompanhar as mudanças do mercado e as necessidades do cliente”, disse.

Prefeitura intensifica combate à aids através de testes rápidos em Petrolina

Os testes serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina, das 7h às 17h (Foto: Divulgação/Ascom)

Em alusão ao “Dia Mundial de Combate à Aids “, celebrado no dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Petrolina  (PE) promove uma ação na próxima sexta-feira (30) com foco em orientações preventivas e na realização gratuita de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Os testes, que serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina, acontecerão das 7h às 17h e serão feitos de forma rápida, gratuita e com total sigilo e discrição.  O resultado sai em cerca de 30 minutos.

Entre janeiro e novembro de 2018 o CTA registrou 142 casos de HIV em Petrolina. Quando há a confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), num local anexo ao CTA.

LEIA MAIS

Plenária discute ações para o mandato do deputado estadual eleito Tum na região norte da Bahia

Tum realiza Plenária de Planejamento Estratégico do Mandato. (Foto: ASCOM)

As atividades de um legislador são inúmeras e requerem, por várias das vezes, a participação popular para seu melhor desempenho. Foi com esse objetivo que o deputado estadual eleito, Tum (PSC), realizou, no último sábado (24), em Juazeiro (BA), a Plenária de Planejamento Estratégico do Mandato. O encontro contou com a participação de representantes de mais de dez municípios da região norte da Bahia, responsáveis por dar a Tum mais de 25 mil votos no pleito desse ano.

O encontro reuniu cerca de cem participantes, como o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, o ex-prefeito e o atual vice-prefeito de Sobradinho, Genilson e Paulo Lima, respectivamente, vereadores, ex-vereadores, pré-candidatos e lideranças. “Sempre pautamos nosso projeto pelo diálogo, ouvindo a todos, e não poderia ser diferente agora, que conseguimos essa grande vitória nas urnas”, declarou Tum ao abrir o evento.

Na programação, palestras com avaliação do cenário político, das dificuldades financeiras do poder público e sobre o funcionamento do mandato de um deputado estadual, ministradas pelo executivo de marketing, Robson Hamil, por Jorge Nascimento, consultor financeiro do Governo do Estado, e Manoel Timbó, cientista político e analista do Senado federal. Ao fim, os representantes foram estimulados a apontar as principais demandas de cada município, que servirão de base para as ações do mandato.

LEIA MAIS

Policia Militar da Bahia vai implantar Companhia Rural em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Nesta quinta-feira (22), o Major PM Irlam Gouveia de Mattos realizou uma parada com o efetivo da unidade que comanda a 74ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que brevemente se tornará uma Companhia Rural. A parada contou com a presença do Coronel José Anselmo Moreira Bispo, Comandante do Policiamento da Região Norte, e dos policiais presentes que irão compor o efetivo da Nova Companhia Rural

A Companhia Rural corresponde a uma área de atuação de 6.610 Km², com população de 57.773 mil habitantes, passando a ter a maior cobertura de abrangência das companhias da cidade de Juazeiro (BA), aglutinando toda a zona rural da cidade. Com a nova Companhia, a segurança de distritos como: Abóbora, Maniçoba, Mandacaru, Pinhões, Itamotinga e Salitre, será reforçada.

Durante a parada, o Comandante do CPRN, coronel PM Anselmo Bispo, destacou a importância da criação desta Nova Companhia Rural, que irá dar um maior suporte para a população do interior nas localidades mais distantes, preservando a segurança pública, com o policiamento preventivo e ostensivo, inibindo os delitos ou adotando as providências para a repressão imediata, uma vez que terão guarnições em todos os setores.

AFribroVasf realiza 5º encontro de portadores de Fibromialgia em Petrolina

(Imagem: Divulgação/AFibroVasf)

Na próxima quarta-feira (28), a Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AFibroVasf) realizará o 5º Encontro em favor dos portadores de Fibromialgia e Fadiga/Dor Crônica do Vale do São Francisco.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é promover troca de experiência entre os portadores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, tendo em vista a convivência com a doença.

O encontro acontecerá na Sala Azul, na Univasf, Campus Petrolina (PE), a partir das 18h30. A programação conta com uma série de palestras e rodas de conversa. O evento é gratuito e dispensa inscrições.

Campus Floresta promove 2ª Dia de Campo sobre Produção Agroecológica no Semiárido

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Dentro das Atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus Floresta do IF Sertão-PE, acontece na próxima sexta-feira (23) o “II Dia de campo sobre Produção Agroecológica no Semiárido”, organizado pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos do campus Floresta.

O evento tem início às 8h na Fazenda Escola do Campus Floresta localizada às margens da BR-316 (entre Floresta e Petrolândia). A programação é aberta para produtores rurais, alunos e servidores do campus Floresta, e público em geral interessado em saber mais sobre produção agroecológica.

Os interessados em participar poderão se dirigir diretamente à Fazenda Escola ou pegar o ônibus que sairá do campus Floresta do IF Sertão-PE às 7h40.

Programação:

LEIA MAIS

CDL Petrolina realiza palestra sobre o uso do celular e seus reflexos na aprendizagem escolar

Palestra acontecerá no Auditório da CDL Petrolina (Foto: Divulgação)

Com o intuito de fazer um alerta para o uso do celular por crianças e adolescentes, e como isso afeta direta ou indiretamente a aprendizagem escolar, a CDL Petrolina (PE) promove uma palestra direcionada para pais, responsáveis e educadores.

A palestra acontecerá no auditório da CDL Petrolina, na próxima sexta-feira (23), às 18h30, e será ministrada pela Pedagoga e Psicopedagoga, Eliete Maia. Associados CDL terão descontos na inscrição.

Informações sobre ingressos e para esclarecer dúvidas, os interessados devem entrar em contato, através do telefone (87)3862-2566.

Semana de Ciência e Tecnologia do IF Sertão-PE do campus Floresta, terá cursos, palestras, atividades culturais e esportivas gratuitas

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Entre os dias 19 e 25 de novembro acontece no campus Floresta do IF Sertão-PE a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Semana da Consciência Negra. Com o tema “ciência para a redução das desigualdades” a SNCT contará com atividades como palestras, oficinas, exposições, mostras, minicursos, dia de campo, seminários, apresentações culturais e esportivas, dentre outros.

Inserida nessas atividades a Semana da Consciência Negra completará a programação com apresentações teatrais, sendo duas peças voltadas para crianças e adolescentes, rodas de conversa, e encerrará todos os eventos com a 10ª Celebração da Consciência Negra, em parceria com o Instituto Cultural Raízes.

No campus Floresta do IF Sertão-PE serão mais de 70 atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade. Para participar, o interessado deve acessar o site de inscrições e escolher as atividades preferidas. Inscrições no momento da atividade serão aceitas apenas se houver vagas disponíveis. Clique aqui e confira a programação do evento.

Deputado eleito Tum participa de evento da CODEVASF em Brasília

(Foto: ASCOM)

Atendendo ao convite de Elmo Nascimento, Superintendente da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o deputado eleito Tum (Wallison Torres – PSC), participou na manhã da última terça-feira (13),  da abertura da  mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional”, realizada no Auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

“O objetivo da mostra é dar visibilidade à CODEVASF e sua importância para o desenvolvimento regional” – explica Tum, que se diz se sentir honrado por ter sido convidado como representante da região.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro participa do projeto ‘O valente não é violento’ e promove palestras em escolas da cidade

(Foto: ASCOM)

Dentro do projeto piloto ‘O valente não é violento’ do Governo do Estado, do qual o município é parceiro, foi realizada nesta quinta-feira (08) no Colégio Agostinho Muniz, no bairro Tabuleiro, uma palestra com a diretora de Mulheres Quitéria Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). Na oportunidade, foi abordada a questão da violência no namoro.

Durante a palestra houve grande participação dos alunos que elogiaram a iniciativa. “Achei muito legal abordar esse assunto e envolver todos os alunos da turma. É um assunto que precisamos realmente discutir e espero que tenhamos outras oportunidades como esta”, afirmou a estudante Gisilaine do Nascimento. Já a aluna Lucineide Nunes acredita que falar sobre o tema serve de alerta para quem está passando por uma situação de violência e não sabe o que fazer. “Achei muito boa a palestra. Muitos vão sair daqui entendendo que para conquistar ou chamar a atenção de alguém é preciso agir com carinho e não com violência”, destacou.

LEIA MAIS

Secretário Tiano Felix participa de abertura do I Simpósio de Agricultura Orgânica e Agroecológica

(Foto: ASCOM)

Representando a Prefeitura de Juazeiro (BA), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix participou nesta quarta-feira (07), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da abertura oficial do I Simpósio de Agricultura Orgânica e Agroecológica.

O evento tem como proposta a realização de oficinas e palestras que vão abordar temas voltados para todas as etapas do desenvolvimento de um produto orgânico/agroecológico, que vai desde as experiências dos produtores de orgânicos da região do Vale do Submédio São Francisco até as formas governamentais de fomento existentes.

LEIA MAIS

Prefeito Miguel Coelho entrega Escola Social de Qualificação Profissional e amplia oportunidades para jovens petrolinenses

O Prefeito Miguel Coelho ressaltou os resultados do Programa Qualifica e anunciou mais 150 novas vagas. (Foto: ASCOM)

Atendendo a um pedido dos jovens da cidade, o prefeito Miguel Coelho inaugurou, nesta segunda-feira (05), a Escola Social de Qualificação Profissional de Petrolina (PE). O evento contou com a presença de autoridades, alunos do Programa ‘Qualifica Petrolina’ e a comunidade local. A partir de agora, os petrolinenses contam com um espaço de qualificação profissional estruturado e aberto à população beneficiária de programas sociais, com atividades em diversas áreas.

A Escola Social conta com dois laboratórios de fabricação de alimentos; sala para atividades teóricas; um Telecentro com acesso gratuito a computadores com internet para a população, das 7h às 22h, e espaços destinados ao setor administrativo. Durante a inauguração, o gestor do município ressaltou os resultados do Programa Qualifica e anunciou mais 150 novas vagas.

“Petrolina é a cidade que mais gera empregos em Pernambuco, com isso, traz desenvolvimento, mas traz também demanda, mas isso só é possível se as pessoas estiverem preparadas para pode exercer determinada função. Já capacitamos mais de 1.500 pessoas que agora estão preparadas para poder ingressar no mercado de trabalho e a partir dessa terça-feira, estamos abrindo novas oportunidades para quem deseja aprender mais, que deseja crescer com a cidade”, disse o prefeito Miguel Coelho.

Até a próxima sexta-feira (09), os jovens de Petrolina com idade igual ou superior a 14 anos, com inscrição no Cadúnico, podem se dirigir até a Secretaria de Juventude e Direitos Humanos, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho, das 7h às 12h e das 14h às 17h para garantir umas das 150 vagas ofertadas nas oficinas de alimentos. Mais informações sobre as oficinas e documentação necessária através do telefone: (87) 3862 1508.

Semana do Bebê deve mobilizar mães e crianças de Petrolina

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Com a proposta de reunir o poder público e a sociedade em torno da garantia dos direitos voltados às mães e também à primeira infância, a Prefeitura de Petrolina (PE) realiza entre os dias 5 a 9 de novembro, a Semana do Bebê 2018. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com apoio das demais secretarias municipais.

Ao longo da semana, as mães e crianças participarão de simpósio formativo sobre temas pertinentes às crianças com deficiência; oficina de massagem Shantala; além de oficinas; rodas de conversa; visitas às famílias; resgate cultural voltado à infância e ações nas ruas da cidade, entre outros serviços.

“A Semana do Bebê visa reduzir a mortalidade infantil por meio da veiculação de informações sobre os cuidados na primeira infância, priorizando os cuidados durante os primeiros dias de vida. As ações irão acontecer de forma simultânea e descentralizada, com a finalidade de atingir o maior número de pessoas possível”, pontua Jessica Richelle, diretora de Proteção Básica e coordenadora do Programa Criança Feliz no município.

LEIA MAIS