Decisão do Campeonato Interbairros  de Juazeiro começa neste sábado, partida está marcada para às 15h 

Alto da Aliança enfrenta o Novo Encontro na primeira partida de decisão do campeonato. (Foto: Ascom/PMJ)

A bola volta a rolar pelo Campeonato Interbairros neste sábado (19), para a alegria dos torcedores dos bairros Novo Encontro e Alto da Aliança, que vivem desde o dia 8 de dezembro do ano passado a expectativa pela realização das partidas finais que decidirão quem será o legítimo campeão da 16ª edição da maior competição do gênero realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).

Os finalistas farão dois jogos e o título poderá ser decidido nos pênaltis caso não exista um vencedor nos confrontos. O jogo de ida está confirmado para o campo do Parque Centenário, às 15h30 e a partida de volta acontece no próximo dia 26, no campo da Aliança, às 15h.

LEIA MAIS

AIESEC no Vale do São Francisco promove 3ª edição de evento multicultural na região

Esta é a 3ª edição do evento e é a primeira vez que acontece em local aberto.

Em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, a AIESEC no Vale do São Francisco realiza no próximo sábado (26), no Vaporzinho, na Orla de Juazeiro (BA), o “Global Village” (Aldeia Global – em tradução livre), um evento aberto ao público e gratuito que contará com intercambistas da Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Itália.

O evento tem como objetivo promover o contato cultural das pessoas da região com nativos de outros países, que estão na região realizando projetos sociais em ONGs locais. A programação contará com dança, música, exposição de objetos e comidas típicas, e acontecerá das 15h às 21h.

A AIESEC promove intercâmbios na região há 5 anos, enviando e recebendo intercambistas para realizarem projetos sociais relacionados com problemas mundiais. Cada projeto é voltado para um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No evento, os intercambistas irão relatar suas experiências nos projetos e como têm sido o impacto causado nas ONGs, tirando também dúvidas para aqueles interessados em viver sua própria experiência. Além disso, intercambistas do Vale do São Francisco que foram para outros países, como Portugal e Egito, estarão presentes.

LEIA MAIS

Campanha da prefeitura reforça combate à hanseníase em Petrolina

(Foto: Ascom)

Com o intuito de conscientizar a população sobre a hanseníase, a Prefeitura de Petrolina (PE), através da Secretária de Saúde, está desenvolvendo uma série de ações durante este mês, em alusão à campanha nacional denominada “Janeiro Roxo”, que visa orientar e oferecer tratamento contra a doença, que é conhecida popularmente como lepra.

As atividades que iniciaram nesta quarta-feira (16), seguem até o final do mês em todas as unidades de saúde do município e contam com palestras, exames dermatológicos, orientação sobre transmissão e tratamento. Essa iniciativa busca conscientizar a população sobre a gravidade da doença, bem como a importância do diagnóstico precoce.

“A desinformação é o maior obstáculo no combate à doença, alertamos a população que ao sinal de manchas claras, róseas ou avermelhadas com ausência e sensibilidade ao calor, frio ou ao tato, que procure imediatamente uma de nossas unidades básicas para realizar exames. O diagnóstico precoce pode evitar sequelas irreversíveis” explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Jogos finais do Campeonato Interbairros  de Juazeiro serão realizados nos dias 19 e 26 de janeiro

(Foto: Ascom)

Em reunião realizada nesta terça-feira (15) com representantes dos bairros finalistas na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), o superintendente de esportes Gilberto Pacheco confirmou a decisão do Campeonato Interbairros para os dias 19 e 26 deste mês.

A primeira partida será realizada no campo do bairro Novo Encontro no próximo sábado (19) às 15h30. O jogo de volta acontece no campo da Marvale, às margens da BA-210, com mando de campo do Alto da Aliança às 15h, no sábado seguinte (26).

LEIA MAIS

Profissionais que trabalham com pessoas idosas participam de capacitação em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Cuidadores, familiares, estudantes e pessoas que trabalham diretamente com o idoso, em Petrolina (PE), podem participar desta terça (15) até sexta-feira (18), do ‘Ciclo de palestras para servidores e profissionais sobre a política do Idoso’. O evento está sendo realizado no auditório da Secretaria de Educação, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, a partir das 10h de cada dia.

“Estamos iniciando o ano capacitando tanto os nossos servidores que trabalham diretamente com este público quanto pessoas que lidam diretamente com ele, como familiares, por exemplo. É de compreensão da gestão e do nosso prefeito Miguel Coelho que para ofertarmos uma melhor qualidade de vida aos nossos idosos estejamos sempre nos capacitando e ofertando à comunidade o conhecimento necessário para entender os desafios da idade”, explica a secretária executiva de proteção especial e atenção à pessoa idosa,  Ana Carolina Freitas Cavalcanti.

LEIA MAIS

Prefeitura leva ações de cuidado animal à zona rural de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Neste mês de janeiro, a equipe de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses estará realizando no dia 25 de janeiro, mais uma edição do projeto ‘CCZ Móvel’, que acontecerá na comunidade de Pedrinhas, ofertando os serviços de vacinação antirrábica e orientações clínicas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, após o sucesso da campanha de vacinação realizada no ano passado, o órgão vai priorizar os locais que não foram atendidos, a sua maioria na área rural. “Já iniciamos o ano com diversos projetos. Entre eles, vamos modificar a nossa forma de trabalho dentro do CCZ Móvel, a partir de agora, vamos fazer um trabalho de porta em porta na zona rural visando melhores resultados, mais segurança para o animal e mais comodidade para a população que não precisa se deslocar para um ponto fixo”, destacou.

Segundo a Graziella Correia, o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais.  Além da vacinação antirrábica, em cães e gatos, os veterinários realizarão um trabalho de conscientização e informações educativas sobre zoonoses.

I Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco está com inscrições abertas

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco (Fenovale), que vai acontecer no Auditório da Biblioteca Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no período de 30 de maio a 1º de junho. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Pesquisa em Fenomenologia (NEPFEE), pelo Laboratório de Estudos Transdisciplinares (Letrans) e pelo Núcleo de Estudos em Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE), da Univasf.

As inscrições são feitas através do Sistema de Gestão de Eventos e o primeiro lote custa de R$70,00 a R$150,00, a depender do grau de formação do participante. Após realizar o pagamento da inscrição, o comprovante deverá ser enviado para o e-mail [email protected], dentro do prazo de 48 horas. Já a submissão de trabalhos deve ser feita  seguindo as normas estabelecidas no site. As apresentações serão orais e os trabalhos submetidos deverão estar em formato de relato de pesquisa ou relato de experiência e se enquadrar em algum dos cinco eixos temáticos, que são: Fenomenologia e produção de conhecimento; Corpo, corporeidade e movimento; Clínica Fenomenológica; Fenomenologia em contextos sociais e Fenomenologia e Educação. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail [email protected] até o dia 20 de março.

LEIA MAIS

Equipe do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal de Juazeiro toma posse em reunião ordinária

(Foto: ASCOM)

Foi realizada na Casa dos Conselhos em Juazeiro (BA), uma reunião para a posse do presidente do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal – CSIM, que terá como objetivo estabelecer, acompanhar, regular e avaliar a política municipal de Inspeção Sanitária, de acordo com a Lei Orgânica do Município e da Constituição Federal.

“O CSIM tem a finalidade de aconselhar, sugerir e debater assuntos ligados à execução dos serviços de inspeção e de fiscalização sanitária e sobre a criação de regulamentos, normas, portarias e outros. Em sua composição o Conselho conta com representantes da ADEAP, Vigilância Sanitária, ADAB, sociedade civil, consumidores e agricultores”, observou o assessor interinstitucional de articulação da prefeitura, Roosevelt Duarte Mota.

Durante a reunião ordinária foi realizada a nomeação e posse da nova presidente, a médica veterinária da ADEAP, Sheina Campos; e do vice-presidente, o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Pierre Mascarenhas da Silva, bem como dos seus respectivos suplentes. Também foi aprovada por unanimidade a composição da equipe do CSIM que terá um total de 12 conselheiros, sendo 6 titulares e 6 suplentes.

LEIA MAIS

Polícia Militar da Bahia inaugura novas instalações do CPM em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A inauguração das novas instalações do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, localizado na Rua Edgard Chastinet, s/n, Bairro Horto Florestal aconteceu na manhã de quinta-feira (27). Mais uma vez a solenidade foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Coronel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da região.

Na ocasião foi destacada a importância do Colégio da Polícia Militar, na formação da juventude baiana. Pedagogicamente destacou-se o desempenho do CPM Juazeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, como o primeiro colocado entre as escolas públicas da Bahia.

LEIA MAIS

Deputado Tum defende implantação de unidade da Escola Militar em Casa Nova

(Foto: ASCOM)

O Deputado Estadual Tum, atendendo convite do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão, participou na manhã desta quinta-feira (27) da inauguração da nova sede do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana (CPM), localizada, no Horto Florestal nas dependências do antigo Colégio Polivalente em Juazeiro (BA).

Na ocasião, Tum falou sobre o trabalho para melhorar a segurança no município de Casa Nova (BA). “O prefeito Wilker Torres tem externado sua preocupação com a melhoria da segurança no município de Casa Nova e aproveito minha presença aqui para levar esta preocupação ao Comandante Geral da PM”, disse.

LEIA MAIS

Encerramento do projeto “Canções de Natal” emociona público na Praça Santiago Maior

(Foto: ASCOM)

Quem deixou as compras de Natal e final de ano para a última semana teve uma surpresa ao passar por umas das principais praças do Centro de Juazeiro (BA). A Santiago Maior foi palco das apresentações de encerramento do projeto “Canções de Natal”. Idealizado pela Prefeitura junto com CDL/Sindilojas/SEBRAE/ACIAJ, o projeto foi finalizado pelas apresentações das crianças e adolescentes do CRAS dos bairros Itaberaba e Quidé.

A emoção tomou conta de quem passava pelas ruas. A dona de casa Maria das Dores, foi uma das que acompanhou as apresentações de perto. Emocionada ela falou sobre a surpresa. “Achei tudo muito lindo e emocionante. Não sabia que os CRAS faziam este trabalho e fiquei realmente encantada. Parabenizo a todos os organizadores por esta iniciativa”, afirmou.

LEIA MAIS

“SAAE em Ação” leva mutirão de serviços ao bairro Tabuleiro nesta quinta-feira (27)

(Foto: Divulgação/ASCOM)

Na última atividade do ano, o “SAAE em Ação” leva todas as equipes do órgão para atender aos moradores do bairro Tabuleiro em Juazeiro (BA) nesta quinta-feira (27). Na ocasião será feita a limpeza nas redes de esgoto e Poços de Visita (PV), retirada de vazamentos, oficinas para confecção de produtos a partir de materiais recicláveis, palestras, brincadeiras com o Palhaço Pouquinho, remoção de entulhos e novas ligações.

Além dos serviços de reparação da infraestrutura, o SAAE estará com uma equipe do ‘Programa Água Legal’ fazendo a negociação de débitos das contas de água com até 70% de desconto. Oportunidade única para os usuário que desejam regularizar seus débitos.

O usuário que estiver precisando dos serviços do SAAE deve comparecer no dia da ação das 9h às 16h no prédio da Associação de Moradores do bairro Tabuleiro e fazer a sua solicitação. Além de todos os serviços o SAAE em Ação fará também uma mini gincana com estudantes e moradores da comunidade para a coleta seletiva. Os cinco primeiros colocados com a maior quantidade de papelão, ferro, plástico, garrafas pets, alumínio e outros recicláveis ganharão brindes das equipes do SAAE e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ).

UPAE/IMIP de Petrolina realiza mais um treinamento de humanização e integração

(Foto: ASCOM)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou na semana passada, mais um treinamento de humanização e integração. A ação faz parte do “Programa de Integração Funcional, Qualidade e Humanização no Atendimento”, idealizado pelo IMIP Gestão para todas as suas unidades gerenciadas em Pernambuco.

O treinamento é periódico e acontece pelo menos duas vezes ao ano. Dessa edição participaram todos os funcionários admitidos de maio a dezembro de 2018. “Foram convidados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e demais profissionais ligados às áreas administrativa, de manutenção, portaria, fisioterapia e flebotomia”, ressalta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Andreska Ferreira. 

LEIA MAIS

Equipe do Hospital Regional de Juazeiro realiza ação para idosos do Lar São Vicente de Paulo

(Foto: ASCOM)

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro (BA) proporcionaram para dezenas de idosos do Lar São Vicente de Paulo momentos de total descontração, com muita música, amor, solidariedade, ações preventivas de saúde, massoterapia e atividades recreativas.

Foi nesse clima de descontração e alegria que os idosos, receberam a equipe de humanização do HRJ composta por assistentes sociais, enfermeiros, entre outros profissionais. De acordo com João  Henrique, enfermeiro e membro da Comissão de Humanização, a ação faz parte das atividades e estratégias planejadas e executadas pelos profissionais do hospital. “Temos um calendário de datas importantes e essa faz parte de nosso cronograma de ações humanizadas fora do ambiente hospitalar. Nessa visita ao lar dos idosos desenvolvemos ações lúdicas que alegram o dia deles. Levamos alegria, mas, com certeza saímos de lá, muito mais felizes do que entramos. É uma troca maravilha de amor”, disse.

Emocionada, Maria dos Santos, de 72 anos, agradeceu a presença da equipe:“Esse dia foi muito especial, eles trouxeram muita alegria para nós, só temos a agradecer. Foi um dia diferente e muito animado. Todas às vezes que recebemos visitas ficamos felizes e nos sentimos muito bem. Que Deus abençoe cada um e que eles  possam voltar sempre que puderem”.

Prefeitura de Petrolina cria comitê para discutir estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti

(Foto: ASCOM)

Em Petrolina (PE), a prefeitura continua com uma verdadeira força-tarefa para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para isso, a Secretaria de Saúde criou o ‘Comitê Municipal de Mobilizações no Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti’ que tem como objetivo fortalecer as ações preventivas e traçar novas estratégias, envolvendo toda a sociedade.

Na última sexta-feira (21) foi realizado um encontro do comitê, no auditório da VIII Regional de Saúde, localizado na Rua Fernando Góes, onde os integrantes discutiram ações imediatas. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, Petrolina apresenta um índice de médio risco de infestação.

Segundo a gestora, a intenção é sensibilizar os moradores sobre a importância de abraçar essa luta. “Contamos com o apoio da comunidade em mais essa causa. É necessário que todos façam sua parte eliminando de suas casas qualquer tipo de material que possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito. Com essa simples contribuição da população, pode ter mudanças imediatas para a eliminação do vetor”, ressaltou.