Mulheres da Cadeia Feminina de Petrolina aprendem ritmos regionais em oficina do projeto “Circuito de Dança na Periferia”

(Foto: Antônio Carvalho)

Na última sexta (1º) a dança fez as reeducandas da Cadeia Feminina de Petrolina (PE) viajarem sem sair do lugar. Vestidas de todas as cores, as mulheres dançaram Maracatu, Frevo e Maculelê. Usando o movimento do próprio corpo, elas fizeram acontecer uma verdadeira folia naquele lugar que, em instantes, deixou de ser um ambiente rude e se tornou um local cheio de sorrisos. 15 detentas demonstraram os resultados da oficina realizada pelo 1º Circuito de Dança na Periferia em uma apresentação para suas colegas no pátio da colônia penal.

Durante uma semana, essas mulheres que estão cumprindo seus deveres com a justiça tiveram encontros para aprender os ritmos populares da cultura pernambucana em aulas ministradas pela bailarina Ingrid Beatriz. “Tivemos dias tristes, felizes e até envergonhados. Independente do que elas fizeram, elas merecem sorrir, dançar e serem vistas. Espero que tenha ficado um pouco da alegria da Dança Popular nelas”, afirma a instrutora de dança.

S. S. F., uma das participantes, disse que ainda não conhecia alguns ritmos apresentados nas aulas. “Achei muito bom, todos interagiram muito bem. […] Muitas pessoas ficam aqui muito reservadas e essa é uma oportunidade de aprender cada vez mais”, disse. 

LEIA MAIS

Espetáculo sobre o uso do celular é apresentado para crianças do Bairro Tabuleiro

(Foto: Ascom)

O Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU), no Bairro Tabuleiro, recebeu a apresentação do espetáculo de dança Dancidade – Tudophone, na noite desta quinta-feira (31). O espetáculo recebe apoio financeiro do programa Usina Cultural da Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA), realizado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Crianças do bairro formaram a plateia do espetáculo.

De acordo com a direção do espetáculo, a ideia era criar um trabalho falando de como o celular está presente na vida das pessoas, pensando no objeto como um problema ao se tornar dependência e mudando, devido ao uso constante do aparelho.

LEIA MAIS

“1º CERPICS no Parque” acontece nesta sábado em Petrolina

(Foto: Ilustração)

O projeto de extensão Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPICS), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o 1º CERPICS no Parque, neste sábado (2). O evento vai oferecer, gratuitamente, a toda a comunidade diversas atividades terapêuticas, entre as quais meditação e yoga. As atividades irão acontecer nas arenas 2 e 3 do Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina, das 7h20 às 12h.

Além de meditação e yoga, serão oferecidas no evento auriculoterapia, Reiki, grupo de movimento, biblioterapia, cromoterapia, massagem, ventosaterapia, Barras de Access e bioenergética. A partir das 7h30 uma equipe do projeto estará no parque para efetuar as inscrições. Cada modalidade terá uma quantidade limitada de vagas, que  varia de 2 até 35 vagas.

LEIA MAIS

Prefeitura discute com a população pontos da proposta de atualização do Plano Diretor de Petrolina

(Foto: Ascom)

A manhã desta quinta-feira (31) foi marcada pelas discussões em torno das propostas que fazem parte do processo de atualização do Plano Diretor Municipal (PDM). A Prefeitura de Petrolina realizou quatro oficinas temáticas na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), conduzidas pela equipe técnica responsável pela revisão da legislação urbanística do município.

Arquitetos, urbanistas, engenheiros civis, empresários, entidades sociais e representativas de classe, além da sociedade civil organizada, debateram os quatro grupos temáticos centrais que norteiam o trabalho de revisão do PDM: ambiência, mobilidade, parcelamento do solo, posturas e edificações. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH).

LEIA MAIS

Ação da prefeitura leva conscientização sobre violência contra a mulher em Petrolina

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Petrolina (PE) promoveu, na última segunda-feira (28),  uma roda de conversa com as mulheres assistidas pelo Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS). A ação integra a campanha ‘Basta de Violência contra a Mulher. Viver sem Violência é Direito de toda Mulher’.

Durante o debate, foram apresentadas as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), principalmente, os serviços ofertados pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). Também foram discutidas as leis que protegem a mulher agredida e a importância da formalização da denúncia.

“A Prefeitura de Petrolina trouxe até o CRELPS esta ação a fim de conscientizar as mulheres sobre a violência doméstica e familiar. A nossa palestra tem por objetivo levar essas pessoas a refletir e orientá-las como proceder no enfrentamento a esse tipo de violência,” explica a secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana.

Projeto Dancidade leva espetáculo gratuito para o bairro Quidé nesta terça-feira

(Foto: Divulgação/Ascom)

Levando atividades gratuitas de dança para as comunidades periféricas de Juazeiro (BA), o Coletivo Trippé se apresenta hoje (29) no bairro Quidé. Na comunidade, o projeto Dancidade realiza o espetáculo ‘Janelas Para Navegar Mundos’ e, logo após, uma ‘Conversa sobre dança’. A programação começa às 19h, na sede do Núcleo de Arte-Educação Nego D’água (NAENDA), a Casa da Cultura Jordélio Souza.

O espetáculo que os bailarinos encenam hoje traz como ponto de partida as poesias ribeirinhas. A partir de produções literárias locais, o coletivo construiu coreografias que falam da região do Vale do São Francisco. A conversa que acontece após o espetáculo é uma iniciativa de mediação cultural com a comunidade, um espaço onde o público pode trocar ideias com os artistas.

LEIA MAIS

Aulões Show gratuitos para as áreas de saúde e engenharia serão realizados na Faculdade UNINASSAU

(Foto: Divulgação/Ascom)

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a Faculdade UNINASSAU Petrolina está com uma programação especial, com Aulões Show gratuitos para as áreas de Biomedicina, Engenharia, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. As atividades são abertas à comunidade, bem como aos futuros alunos dos cursos e vão acontecer às 19h.

A diretora da Instituição, Profª Anna Cristina, destaca que a “intenção é apresentar as diferentes profissões e sanar aquelas últimas dúvidas antes de ingressar na universidade”. “É importante conhecer previamente a área que está se escolhendo”, alertou a gestora.

LEIA MAIS

Com aulas de zumba e cinema, prefeitura de Petrolina leva lazer ao residencial Vivendas

(Foto: Ascom)

A última sexta-feira (25) foi de muita animação no Residencial Vivendas, em Petrolina (PE): com distribuição de pipoca e picolé, cinema gratuito e zumba para para os adultos, a prefeitura garantiu diversão para todas as idades. A programação contou com a participação de mais de 300 pessoas e faz parte de uma série de ações de promoção social no bairro.

Na comunidade, a iniciativa tem sido aprovada pelos moradores, como a Josiélia Carvalho da Silva, mãe do Pedro de 4 anos, ambos aproveitaram para ver o filme juntos ‘Viva! A vida é uma festa’. “O cinema é bom porque tira mais as crianças de dentro de casa e elas brincam e se divertem um pouco, conhecem o desenho. A prefeitura tem feito um bom trabalho ao trazer pra cá muita coisa que aqui não tinha antes”, afirma a moradora.

LEIA MAIS

Feirinha de adoção de animais acontece em Petrolina neste domingo

(Imagem: Cartaz/Divulgação)

Quem deseja adotar um animal de estimação terá mais uma oportunidade em Petrolina (PE), neste domingo (27), acontece a ‘Feirinha de Adoção de Animais’, promovida pela prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a ONG Proteger.

A feirinha será realizada na Praça da Sementeira, das 8h às 12h. Os animais disponíveis para adoção são entregues vacinados, castrados, microchipados e vermifugados. Os interessados em adotar devem comparecer ao local, ser maior de 18 anos, apresentar RG e comprovante de residência, além disso, levar coleira (para cães) ou caixa de transporte (para gatos).

A coordenadora do CCZ, Graziella Correia, destaca os benefícios de adotar um animalzinho. “Estimulamos que, ao invés de comprar, as pessoas adotem esses animais, que não têm culpa de sofrerem o abandono, prática muito frequente em nosso município. Em geral, os animais adotados têm muito amor para dar aos donos”, ressalta.

Adoção responsável

O CCZ possui animais disponíveis para adoção durante todo o ano. Os requisitos para adoção são os mesmos das feiras: Ter mais de 18 anos, apresentar RG, comprovante de residência e levar coleira ou caixa de transporte, além de um pacote de ração para cães ou gatos, que é doado para ONG’s como a Proteger. O CCZ está localizado na Avenida Jatobá, Nº 01, bairro Pedra do Bode.

3º Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Juazeiro é realizado dentro da programação do “Janeiro Branco”

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria Municipal da Saúde em parceira com a UNIVASF realizou quinta-feira (24), o 3º Fórum Intersetorial de Saúde Mental e reuniu os vários dispositivos de saúde do município que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como Atenção Primária e Especializada, Centros de Referência de Assistência Social, UPA, SAMU, Promotoria, Núcleo Regional de Saúde entre outros. O objetivo é discutir os fluxos de cuidado dos usuários em sofrimento psíquico.

O evento contou com a participação de profissionais da rede de atenção básica e especializada, profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial do município, representantes da secretaria de saúde do Estado da Bahia e do Estado de Pernambuco, além da Promotora de Justiça da área de saúde e deficiência da Comarca de Juazeiro, Rita de Cássia.

Todas as discussões dentro da programação do “Janeiro Branco”, mês de cuidados e atenção com a saúde mental, são voltadas especificamente para a capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde em serviços como SAMU, UPA e Hospital Materno Infantil. Além disso, contempla os profissionais da área de segurança a exemplo dos profissionais da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Polícia Militar da Bahia e também para os Agentes de Portaria.

LEIA MAIS

Final do Campeonato Interbairros acontece em Juazeiro neste sábado

Novo Encontro enfrenta Alto da Aliança na final do Campeonato Interbairros de Juazeiro. (Foto: Ascom)

A 16ª edição do Campeonato Interbairros de Futebol, competição organizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA através da Secretária de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) será finalizada no sábado (26). O palco da decisão será o campo da antiga Marvale, no Bairro Alto da Aliança, às 15h.

Graças a vantagem conseguida na partida de ida, quando derrotou o Novo Encontro por 3 a 0, o Alto da Aliança entra em campo podendo até perder por uma diferença de menos de três gols. Para reverter essa vantagem, o Novo Encontro precisa vencer por uma diferença maior que três gols. Caso vença por uma diferença igual a três gols, a decisão vai para os pênaltis.

LEIA MAIS

Juazeiro: evento em alusão ao Dia da Visibilidade Trans acontece neste domingo

(Imagem: Cartaz/ Divulgação)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza no próximo domingo (27) o ‘II Entardecer Trans-corpos que transcendem’ uma celebração em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de Janeiro em todo Brasil. O evento acontece na área verde do Vaporzinho, na Orla Nova a partir das 16h.

A 2ª edição do evento em Juazeiro terá mais uma vez a parceria da Associação Sertão LGBT, movimentos sociais, Conselho Municipal de Direitos Humanos e Secretaria da Saúde. A Programação contará com uma roda de conversa sobre ‘Acolhimento e Saúde Mental da População LGBT’, com a equipe técnica do Grupo Terapêutico Colo Rir, performances de drag queens, além de muita música com as participações de Rogério Leal, DJ Pedro Granja, Andreza Santos, Letícia Galena, Mc Tai Villar e convidados.

A celebração do Dia da Visibilidade Trans teve início há 15 anos quando lideranças do movimento organizado de travestis e transexuais lançaram oficialmente a campanha ‘Travesti e Respeito’ no Congresso Nacional em Brasília. O projeto deu início à comemoração da data e marcou também a primeira política pública implantada especificamente para essa parcela da população.

Em comemoração ao 12º aniversário, a Igreja Evangélica Eterna Aliança promove evento

A entrada é gratuita. (Foto: Internet)

Comemorando os seus 12 anos de existência, a Igreja Evangélica Eterna Aliança, de Juazeiro (BA), realizará um evento para seus fiéis, na Avenida mestre Lula, nº 84, no bairro Alagadiço. A festa “Reconstrução” começará nesta sexta-feira (25), às 20h. Ao todo, serão três dias de comemoração.

O evento contará com a presença do ministério de louvor da igreja evangélica carismática Plenitude e com o pregador/pastor Jean. No sábado às 19h terá a presença do ministério de louvor Som de Deus e com o pregador pastor Francisco da igreja missionária de Petrolina.

No domingo às 18h o ministério de louvor da igreja evangélica Eterna Aliança Jatobá 2 de Petrolina e o pregador pastor João Evangelista farão o encerramento da festa.

A entrada é gratuita. Os interessados podem conseguir mais informações através do telefone (74) 98846-0601.

Policiais militares de Juazeiro participam de programação em alusão ao “Janeiro Branco” 

(Foto: Ascom/PMJ)

Na última terça-feira (22), a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro(BA), através da Gerência de Educação Permanente e Humanização, iniciou a formação de suporte e atendimento às pessoas com doença mental. O primeiro grupo a participar da atualização foi a Polícia Militar da Bahia. O cronograma de atividades faz parte do calendário de ações sobre o “Janeiro Branco”, mês de cuidados e atenção com a saúde mental.

O encontro com a PM-BA teve um discurso inicial sobre humanização e ações de como reconhecer, trabalhar e agir em casos de contato ou conhecimento sobre pessoas com transtornos mentais. Também foram repassados para a equipe de segurança pública os serviços de saúde municipal que estão aptos a receber estas pessoas para acompanhamento e tratamento devido.

LEIA MAIS

Miguel Coelho fará entrega de 17 novas viaturas à Guarda Municipal na tarde desta segunda-feira

(Foto: Ascom)

Nesta segunda-feira (21), o prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, faz a entrega simbólica de 17 novas viaturas da Guarda Civil. São 8 carros e 9 motos. A iniciativa faz parte de uma série de investimentos que a prefeitura vem fazendo na área da segurança pública.

O evento de entrega está marcado para às 16h, na prefeitura da cidade. Na ocasião estarão presentes diversas autoridades.