Evento na Facape discutirá função do assistente social na atualidade

(Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (15) a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) sediará um evento cujo tema é discutir o exercício do assistente social na atualidade. Com o título “Nossa escolha é a resistência somos classe trabalhadora”, as inscrições podem ser feitas até o dia do debate.

O público alvo, segundo a organização, são estudantes e profissionais da área de Serviço Social. Com duração de quatro horas, o evento entregará uma certificação aos participantes e para os graduandos, a carga horária poderá contar como ACC no curso.

As inscrições são gratuitas. A organização do evento está a cargo do Colegiado de Serviço Social, por meio da turma do 6º período da Facape. Os alunos convidaram a professora Marcela Mary José da Silva (UFRB) como palestrante. A discussão promovida tocará em temas importantes, como a perda de direitos dos profissionais, políticas sociais e haverá um espaço para a reflexão sobre a importância dos assistentes sociais.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento, no link a seguir: Evento de Serviços Sociais.

Hospital Regional de Juazeiro promove evento para alertar pacientes por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer

(Foto: ASCOM)

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 8 de abril, próximo domingo, mas o Hospital Regional de Juazeiro (BA) se antecipou e realizou na manhã desta sexta-feira (6), um evento para lembrar a data.  O evento organizado pela Comissão de Humanização, em parceria com a equipe da oncologia objetivou principalmente informar aos participantes sobre a prevenção e tratamento do câncer.

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde, tem o objetivo de conscientizar a população e os governos das várias nações sobre a necessidade de políticas de prevenção, de medidas para o rápido diagnóstico da doença e, ainda, de acesso aos tratamentos existentes, como forma de reduzir o grande número de mortes causadas pelo câncer em todo o mundo.

A psicóloca do Hospital, Lais Campos, falou da importância do evento: “As ações desenvolvidas  buscam  esclarecer e desmistificar  estigmas atrelados ao diagnóstico do câncer, possibilitando reflexão e busca do cuidado mostrando as formas de evitar o desenvolvimento da doença. É um espaço de troca de informação entre a comunidade e o hospital. Enriquece o trabalho da equipe pois agrega conhecimentos empíricos”.

João Henrique Araújo, enfermeiro da Comissão de Humanização, destacou que, “durante as palestras são abordados  não só a questão do diagnóstico, mas o direito deles ao tratamento. O câncer tem chances de cura, e neste dia nós procuramos mostrar isso, surgiram muitas perguntas e dúvidas, algumas pessoas ainda questionam se o câncer passa pelo contato e nós sabemos que o contato, o abraço, o afeto, hoje faz parte do tratamento”.

Vereador Osinaldo Souza celebra o centenário da igreja evangélica Assembleia de Deus

O evento foi realizado no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, bairro Cosme e Damião, zona oeste da cidade. (Foto: ASCOM)

Um evento grandioso para uma data marcante. A noite de louvor especial que abriu este ano as comemorações dos 100 anos da Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco, ocorrido no sábado (10), em Petrolina (PE), foi considerado pelo vereador Osinaldo Souza (PTB) um momento de muita emoção e também histórico para a população evangélica do município.

“Como filho de uma das primeiras famílias evangélicas aqui de Petrolina e do sertão, eu só tenho a agradecer a Deus e louvar por essa grande celebração. É sempre bom, louvar, adorar e celebrar os reis dos reis, o Nosso Senhor Jesus Cristo”, assinalou Osinaldo.

O evento foi realizado no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, bairro Cosme e Damião, zona oeste da cidade, e teve a presença de cerca de 30 mil pessoas, segundo os organizadores. Outras autoridades, como o prefeito Miguel Coelho (PSB) e deputados como Adalberto Cavalcanti e Odacy Amorim, além do ex-deputado Guilherme Coelho, e colegas de Osinaldo de parlamento municipal, também prestigiaram a festa centenária da Assembleia de Deus.

Outros seis eventos semelhantes ao de Petrolina, ocorrerão no estado para celebrar os 100 anos da igreja, encerrando em outubro num evento onde a Assembleia de Deus pretende superar as 60 mil pessoas na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Acessibilidade para pessoas com deficiência nas ruas de Petrolina será discutida em evento

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina (PE), vai realizar um evento em fevereiro para promover um debate com a sociedade sobre acessibilidade nas ruas da cidade.

O objetivo é que durante o encontro, as pessoas da comunidade participem da discussão e colaborem com o mapeamento dos pontos de difícil acesso nas ruas da cidade

O evento acontece no próximo dia 21 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), localizado na Av. Gilberto Freire, s/n, Vila Mocó.

Segundo a secretária executiva da mulher e acessibilidade, Talita Andrade, durante o evento, as equipes da prefeitura irão ouvir a população no intuito de identificar os locais de difícil acesso para as pessoas com deficiência.

“Nós estamos trabalhando para garantir a acessibilidade nas ruas da nossa cidade, mas para isso, nós queremos ouvir a população, saber quais são as suas reivindicações para que a partir daí, possamos construir juntos as melhorias necessárias”, disse.

As inscrições para o encontro acontecem entre os dias 29 de janeiro e 16 de fevereiro e podem ser feitas presencialmente, das 8h às 16h, no local do evento. Também é possível se inscrever através do email: [email protected] ou ainda pelo telefone: 3867-3516.

Petrolina: corrida e caminhada de natal vai arrecadar alimentos e brinquedos para doação

(Foto: Ilustração)

Com objetivo de arrecadar alimentos e brinquedos, que serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, estará promovendo uma corrida e caminhada de natal. A ação, faz parte do mutirão de natal ‘Juntos podemos fazer mais’ e acontecerá no próximo domingo, dia 17, às 8h.

As inscrições já estão abertas. Para participar, os interessados devem comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em frente ao Dom Malan, ou pelo site da prefeitura. É necessário levar um quilo de alimento não perecível e um brinquedo.

De acordo com a secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro, a intenção é, além de promover a saúde através do exercício físico, fazer o bem ao próximo. “Estamos firmando essas parcerias porque acreditamos que juntos podemos fazer um grande trabalho e realizar um natal muito melhor para quem precisa”, frisou.

Além da corrida, também está programado um culto natalino no dia 23, na praça do Bambuzinho, para as pessoas em situação de rua.

Anima Mr. Food acontece este fim de semana; confira a programação

Cosplay’s prometem movimentar o evento. (Foto: Divulgação)

O evento que movimentou a cena geek do Vale do São Francisco no 1° semestre de 2017 volta com programação dobrada em sua segunda edição. O 2° Anima Mr. Food acontecerá em 18 e 19 de novembro com atividades gratuitas, concurso de cosplay com prêmios de até R$ 1.000,00 e um evento especial de música eletrônica.

No sábado (18) a programação terá início às 15h, com um torneio do jogo online League of Legends (LoL). A premiação para o vencedor será de R$ 200 em compras na Mr. Food Store, 1 pizza pan da Mr. Food e o montante do que for arrecadado com as inscrições de todos os participantes, que podem ser feitas na hora, na própria loja. O custo será de R$ 5 por pessoa.

No mesmo dia, a partir das 22h, o BarRio receberá o Anima Mr. Food Live, com apresentação da Only2Brothers (Recife/PE). Formada pelos DJs recifenses Mostarda e DJ Nando du B, o projeto eletrônico traz execução de faixas, mixagens e samplings, criando ao vivo versões exclusivas de músicas conhecidas do grande público.

LEIA MAIS

Monumento “Eu Amo Petrolina” receberá concerto da Philarmônica 21 de Setembro com reggae e pop nesta sexta

Recentemente a Philarmônica 21 de Setembro foi reestruturada. (Foto: ASCOM)

Em comemoração ao mês da música, novembro segue com intensa programação de apresentações da Philarmônica e Camerata Jovem 21 de setembro. Depois das escadarias da Catedral, o monumento “Eu Amo Petrolina” receberá nesta sexta-feira (10), às 19h, o projeto ‘Concertos Itinerantes e Populares’.

A orquestra vai trazer um repertório diferente do último concerto. Na apresentação desta sexta, o público poderá ouvir músicas populares, reggae e até um tributo ao rei do POP, Michael Jackson.

A proposta do projeto é levar a música instrumental para vários lugares da cidade, tanto na sede, quanto no interior e descentralizar as manifestações culturais.  Dois dos locais que vão receber o projeto “Concertos Itinerantes”, serão a comunidade de Terra Nova e o bairro João de Deus.

Para o secretário Executivo de Cultura, Turismo e Esportes, Cássio Lucena, o público pode esperar surpresas a cada apresentação. “A intenção do projeto é levar a Philarmônica 21 de Setembro para tocar para o povo. Estamos levando um repertório diferente em cada apresentação para que o público possa nos acompanhar e se surpreender a cada concerto” adianta.

Programação de novembro

  • 10/11 – Philarmônica 21 de Setembro: Monumento “Eu Amo Petrolina” – Av. Cardoso de Sá, Orla – às 19h
  • 16/11 – Philarmônica 21 de Setembro: Pátio do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, Praça Maria Auxiliadora – 19h
  • 18/11 – Camerata Jovem 21 de Setembro – Praça da Juventude, bairro João de Deus – 17h
  • 26/11– Philarmônica 21 de Setembro: Povoado de Terra Nova – Zona Rural de Petrolina – 9h30

Reestruturada

Recentemente a Philarmônica 21 de Setembro foi reestruturada, por iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município, que firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nilo Coelho, garantido a ampliação do número de músicos da sinfônica.

Fundada em 1910 por Juvêncio Rodrigues Coelho, a Philarmônica 21 de Setembro foi regida inicialmente pelo maestro Ciciliano Carvalho e contou com a colaboração de figuras ilustres como a petrolinense, Adelaide Ribeiro, o  literato Cid Carvalho, entre outros.

Atualmente a orquestra está sob a regência do maestro Hélio Lima e os ensaios acontecem de segunda a quinta-feira a partir das 19h no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

Feincartes 2017 se despede de Petrolina neste final de semana

(Foto: ASCOM)

A 6ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que começou na sexta-feira (3), chega a seu último final de semana no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, com uma programação que promete surpreender os visitantes. Expondo novidades em artesanato, joias, acessórios, peças de decoração e vestuário de 11 países e 12 estados brasileiros, o evento também abre espaço para apresentações culturais e artísticas.

De acordo com a coordenadora da Feincartes, Maria Mathias, cerca de 40 mil pessoas devem interagir com os 180 expositores da feira, até este domingo (12). Para a organizadora, o sucesso de público tem a ver com a qualidade e diversidade cultural que o evento vem apresentando.

“Nosso objetivo é cada ano melhorar ainda mais, trazer atrativos diferentes para Petrolina, e que haja este intercâmbio cultural, sempre melhorando a qualidade, de expositores, produtos e dos artistas que aqui se apresentam”, ressalta ela.

Promovida em parceria com a prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura Turismo, e o Sebrae, a Feincartes traz ainda todos os dias cursos e oficinas  gratuitas de artesanato.

Nesta quinta-feira (9), das 17h às 18h, será realizada a oficina de Pintura em Telhas, e em seguida, das 19h às 20h, o curso de Renda Renascença, com a artesã de Pesqueira, Francisca Gomes da Silva. Ainda no mesmo dia, às 21h, a cantora Fabiana Santiago se apresenta ao público da feira, na Praça de Alimentação.

Na sexta (10), o evento prossegue com o curso de Renda Renascença, a partir das 17h, e Bordados Pet Aplik, às 19h. Mais tarde, no show das 21h, o cantor Dom Pilé movimenta o palco do Centro de Convenções, com toda sua sonoridade.

No sábado (11), os visitantes concluem o curso de Renda Renascença, das 17h às 18h, e a oficina de Pintura com os dedos em azulejo, que é das 19h às 20h. Em seguida, às 21h, será a vez da banda Dubaia se apresentar. No último dia (12), também às 21h, a Feincartes traz a cantora e jornalista, Joyce Guirra, para fazer a despedida com o público.

7ª Expo Rajada começou hoje no Pátio de Eventos Osvaldo Coelho, em Rajada

(Cartaz Divulgação)

A 7ª edição da Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos de Rajada (7ª Expo Rajada) começou hoje (3) no Pátio de Eventos Osvaldo Coelho, no distrito de Rajada.  A programação segue até domingo (5).

Com concursos de animais e shows musicais, Expo Rajada reúne diversos criadores que trocam experiências sobre melhoria genética no rebanho de caprinos de diversas raças.

A programação conta com shows, a partir das 22h, com a banda “Vixe Maria”, “Chamego Manhoso” e Guilherme Dantas, com participação de Danilo Lemos.

No sábado (4) tem concurso de caprinos e ovinos durante todo o dia. Os animais serão avaliados pela raça, peso e cabra de leite. A premiação é de R$ 7mil. Também haverá a comercialização dos animais. À noite tem show com “Forrozão Nova Geração”, “Adãozinho de Rajada” e o “Vaqueiro Marcelo Batista”.

No domingo (5), acontecerá a exposição de animais e entrega da premiação do concurso. São esperados cerca de 1 mil animais entre caprinos e ovinos e um público entre 3 e 5 mil pessoas.

15ª Feira da Amizade acontece no próximo final de semana em Juazeiro, promovendo projetos sociais

(Foto: Divulgação)

A Diocese de Juazeiro realizará nos próximos dias 03 a 05 de novembro a 15ª Feira da Amizade. O evento beneficente acontecerá na Orla nova de Juazeiro, com uma programação do shows musicais, barracas típicas, lazer infantil e sorteios de brindes. A renda arrecadada na festa será revertida para o Instituto Ivete Sangalo e para a criação de um projeto social da Diocese voltado para jovens em vulnerabilidade social.

“Contamos com a solidariedade de todos. Se cada um exercer o trabalho da corrente do bem, convidando mais pessoas para a visitar a Feira, as barracas de alimentos, a parte de entretenimento, vamos poder contribuir não só para o sucesso do evento, mas para ajudar a melhorar um pouco a nossa sociedade”, explicou o coordenador da Feira, o advogado Carlos Luciano.

A programação da Feira começará na sexta-feira (03) a partir das 19h, com a abertura. No sábado (04), as atividades começam às 16h. No domingo (05), bem mais cedo: às 11h. Haverá barracas de comidas para todos os apetites: portuguesa, italiana, regional, espetinho, doces e salgados e, no último dia, o tradicional boi no rolete. Diversos artistas e bandas locais também já confirmaram presença no evento.

Segundo o bispo diocesano Dom Beto Breis, a Feira será um momento de fortalecer os laços entre as pessoas, mas também de despertar para o compromisso social. “Além da ajuda ao Instituto Ivete Sangalo, que trabalha na prevenção ao câncer de mama, os recursos arrecadados no evento ajudarão na criação de um projeto social voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no bairro Piranga II. O trabalho será desenvolvido pelas Religiosas da Instrução cristã, um grupo de freiras que abrirá uma casa em Juazeiro a partir de fevereiro de 2018”, informou.

Prefeitura de Juazeiro realiza III Festival do Doce de Leite do distrito de Juremal

(Foto: Divulgação)

O distrito de Juremal, 40 km de Juazeiro, receberá entre os dias 20 e 22 de outubro, o III Festival do Doce de Leite, na Praça Manoel Gonçalves Neto.

Com a proposta de organização e padronização do produto para a comercialização, a Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), promovem mais um festival na localidade.

O doce de leite de Juremal é fabricado de forma artesanal, produzido há cerca de um século, passado de geração a geração e representa a principal fonte de renda para várias famílias.

“A realização do Festival do Doce de Leite reúne ferramentas de extrema importância para o resgate, divulgação e fortalecimento da cultura local, com a inserção de antigas tradições para as novas gerações. Além de proporcionar a abertura de outros mercados e de oportunidade de grandes negócios”, destacou José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de Pecuária da ADEAP.

O III Festival do Doce de Leite terá também a presença de outros municípios da região como Uauá, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e contará ainda com vasta programação cultural. O evento é um instrumento capaz de inserir as doceiras, os produtores de leite e outros comerciantes afins, num contexto comercial mais amplo.

LEIA MAIS

8º Encontro de Cuidadores de Idosos é realizado pela Unimed Vale do São Francisco

Esse evento é promovido anualmente pela Unimed Vale do São Francisco. (Foto: ASCOM)

O 8º encontro de Cuidadores da Unimed Vale do São Francisco foi realizado no último sábado (7). O evento, que aconteceu no Auditório Dr. Alírio Brandão e contou com cerca de 70 cuidadores, buscou promover conhecimentos a esse público, algo que é fundamental para uma assistência domiciliar bem sucedida. Esse evento é promovido anualmente pela Unimed Vale do São Francisco, de forma gratuita, para celebrar o Dia Mundial do Idoso.

A programação iniciou com uma encenação, onde a equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, simularam situações do dia a dia, buscando esclarecer dúvidas que ocorrem com frequência durante a realização dos cuidados. Em seguida, a médica geriatra, Dra. Isabel Ani, apresentou a aula sobre Esquecimento – o que é normal e o que é patológico.

Também foi realizado um momento conduzido pela terapeuta ocupacional Emanuela Nascimento e a enfermeira Luciana Mendonça, onde os cuidadores da plateia puderam vivenciar as limitações que ocorrem devido ao processo de envelhecimento.

LEIA MAIS

Juiz da Vara do Trabalho realiza palesta gratuita sobre reforma trabalhista nesta terça

Juiz André Luiz conduzirá palestra. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta terça-feira (3), às 18h30, o juiz André Luiz Machado, da 1ª Vara do Trabalho de Petrolina (PE), conduzirá uma palestra sobre a reforma trabalhista. O evento acontece no Sesc com entrada gratuita.

A palestra é uma oportunidade de reflexão sobre a nova legislação que altera trechos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e estabelece, entre outros pontos, a prevalência de acordos negociados entre empregadores e empregados, que, em caso de acordo coletivo, passarão a ter força de lei.

A palestra integra as atividades que o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) programou para celebrar o dia do comércio, que acontece na terceira segunda-feira de outubro.

Evento movimentou Parque Municipal com atividades físicas nesse sábado

 A proposta é adequar os exercícios para os participantes sem experiência. (Foto: ASCOM)

Exercícios físicos e muita animação marcaram a 6ª edição do “Movimente-se no Parque”. O evento, realizado pelo Studio Cintia Melo, ocorreu na manhã do último sábado (30), no Parque Municipal Josepha Coelho, e contou com aulas práticas de pilates solo, aula de dança e caminhada.

Os participantes ainda vivenciaram um momento de integração com uma dinâmica de canto, sessões de massagem e um café da manhã. O objetivo do projeto é difundir o método Pilates e oportunizar a prática dos exercícios em ambientes ao ar livre.

Esta edição contou com uma nova estrutura de organização nas aulas de Pilates, que foram segmentadas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. A proposta é adequar os exercícios para os participantes sem experiência e para aqueles que praticam exercícios físicos e têm um bom condicionamento e consciência corporal. A ação também contou com mais uma novidade ao agregar a dinâmica de canto, que envolveu a voz e o corpo, realizada pela professora de música Andrezza Santos.

LEIA MAIS

1° Caminhada Animal será realizada no dia 21 deste mês em Petrolina

(Foto: Divulgação)

No próximo dia 21 de setembro, acontecerá em Petrolina (PE), a 1ª Caminhada Animal em prol de todos os animais. O ato acontecerá durante o desfile comemorativo do aniversário da cidade. A concentração será às 17h, na Praça das Algarobas, Av. Guararapes, Centro.

O evento acontece após a repercussão de casos de maus tratos em Petrolina e Juazeiro. Segundo a organização do evento, a Caminhada Animal será uma demonstração da força da população a favor dos animais. Além disso, será proibida a participação de políticos, candidatos a cargos políticos e grupos partidários políticos, direta ou indiretamente.

A organização do evento sugeriu os participantes usem camisetas na cor branca. Os participantes poderão criar cartazes ou faixas com o tema da defesa animal, abrangendo todos os tipos de maus-tratos a toda espécie animal. Além disso, as pessoas devem evitar de levar animais para a caminhada, já que o ato levará um tempo e haverá grande movimentação de pessoas. Para evitar estresse nos animais, os organizadores pedem que não os levem. Mais informações (87) 9 9958-7380.