Número de endividados e inadimplentes cresce em setembro, aponta CNC

(Foto: Internet)

O número de famílias com dívidas em atraso aumentou em setembro, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de pessoas com dívidas no país, em atraso ou não, ficou em 65,1%, acima dos 64,8% do mês de agosto e dos 60,7% de setembro do ano passado.

Já os inadimplentes, ou seja, aqueles que têm dívidas ou contas em atraso, somaram 24,5% em setembro, taxa superior aos 24,3% de agosto e aos 23,8% de setembro de 2018. As famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas chegaram a 9,6%, acima dos 9,5% de agosto, mas abaixo dos 9,9% de setembro de 2018.

LEIA MAIS

47% dos brasileiros tiveram nome negativado em 2017, afirma SPC

(Foto: Internet)

Uma pesquisa divulgada hoje (6) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que 47% da população brasileira teve seu nome incluído no programa em 2017. Consumidores das classes C, D e E são os que estão em situação mais complicada, alcançando 50% dos endividados.

Ainda segundo o SPC 70% dos brasileiros deixaram de pagar ou pagaram em atraso pelo menos uma conta no ano passado. As faturas de cartão lideraram a lista (39%), seguidas do plano de internet (28%) e celular (26%).

O SPC divulgou ainda o índice de inadimplência do brasileiro que em 2017 chegou a 39%. Por outro lado, a crise fez a população se alertar mais sobre as dívidas e oito em cada 10 consumidores passaram mudaram a maneira de administrar as finanças.

Entre as práticas mais adotadas para evitar novas dívidas estão o controle de gastos, comprar somente quando puder, evitar uso do cartão de crédito, não emprestar o nome para terceiros e cancelar o cartão de crédito.

O levantamento do SPC foi realizado com 805 consumidores maiores de 18 anos, dos sexos masculino e feminino, nas 27 capitais do Brasil. A pesquisa pode ser consultada no site da instituição e tem margem de erro de 3,5%.

Contribuintes de Juazeiro ganham incentivos para quitar dívidas com o município

(Foto: Internet)

A partir da próxima terça-feira (26), quem mora em Juazeiro (BA), e tem dívidas com o município, poderá pagá-las, em alguns casos, sem juros e multas. Quem garante é o diretor de cadastro da prefeitura, Jailson Gomes de Araújo Júnior.

“Os contribuintes poderão regularizar seus débitos com IPTU, ISS e taxas de contribuições, por exemplo, com desconto de 100% em juros, multas e honorários advocatícios no pagamento à vista e com descontos variados, no caso de parcelamento em até 60 vezes. Pessoas jurídicas da área de saúde e educação poderão quitar o seu débito em até 180 parcelas”, explicou Jailson Júnior.

A iniciativa é do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), da Secretaria da Fazenda do Município. A adesão ao programa pode ser feita até o dia 12 de março de 2018

Podem participar do programa pessoas físicas e jurídicas, com dívidas decorrentes de débitos tributários e não tributários, inclusive os inscritos em dívida ativa, ocorridos até 31 de outubro de 2017.

A Secretaria da Fazenda do Município de Juazeiro está localizada na Praça Barão do Rio Branco, Centro. O atendimento ao público acontece das 8h às 14h.

Parceria entre Agrovale e BNB liquida dívidas de 300 agricultores familiares em Juazeiro e região

(Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (11) a Agrovale fechou parceria com o Banco do Nordeste para a liquidação da dívida de 300 agricultores familiares em Juazeiro e outras quatro cidades vizinhas, na Bahia. De acordo com a gerência da entidade bancária, os beneficiários terão seus nomes tirados da lista de inadimplentes ainda nesta semana.

Na prática, a ação se antecipa ao vencimento da Lei 13.340 de 2016, que dá prazo de até o dia 28 de dezembro para agricultores e pecuaristas do Nordeste poderem liquidar as suas dívidas com bônus de até 95% ou repactuá-las para pagamento em 10 parcelas anuais e sucessivas com a primeira parcela vencendo em 30/11/2021.

Na parceria fechada com o banco, a Agrovale se dispôs a liquidar as dívidas das famílias mais carentes, produtores da Agricultura Familiar (PRONAF), contratadas até 31/12/2006. Além de Juazeiro, onde a empresa quitará as operações de crédito de 200 agricultores, também estão incluídos os municípios de Curaçá, Casa Nova, Sento Sé e Sobradinho, que terão outras 100 famílias beneficiadas.

Empresários de Juazeiro vão poder renegociar dívidas de IPTU e ISS

Secretário Tiano Félix e representantes do setor empresarial. (Foto: ASCOM)

A prefeitura de Juazeiro elaborou um projeto de Lei que garante aos empresários do município renegociar suas dívidas relativas às taxas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ISS (Imposto Sobre Serviço).

O anúncio foi feito ontem (1/12) na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) pelo o secretário Tiano Félix, durante uma reunião com o gerente regional do Sebrae de Juazeiro, Carlos Cointeiro, o assessor de governo e vice-presidente da Associação de Empresários do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF), Carlos Neiva, o presidente da AEDISF, Nilton Sampaio dos Santos e o representante da Associação dos Contadores do Vale do São Francisco (ACONVASF), Gilvan Ribeiro de Assis.

De acordo com Tiano Félix, essa proposta municipal de renegociação de dívidas do setor empresarial de Juazeiro, está dentro do Programa de Refinanciamento de Dívidas Tributárias (Refis) do governo federal. O projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação, em seguida ele será sancionado no Paço Municipal (às 9h do dia 7 de dezembro).

“O projeto será encaminhado ao poder legislativo para garantir a renegociação das dívidas dos empresários. Isso é importante, pois há uma série de setores que possuem algum tipo de inadimplência com o município e esses seguimentos estão discutindo a sua regularidade para que possam usufruir desse benefício e tenham suas dívidas sanadas e regularizadas”, explicou Tiano.

Segundo o presidente da AEDISF, Nilton Sampaio dos Santos, toda representação presente está contribuindo para a melhoria do projeto. “Nós, enquanto empresários e atores desse setor, fomos convidados pela prefeitura para contribuir. O nosso papel é ajudar com as nossas experiências e competências para que o projeto abranja e beneficie a todos sem distinção”, observou Nilton.

Prazo para aderir o Programa de Regularização Rural termina amanhã

Os produtores rurais têm até esta quinta-feira (30) para fazer a adesão ao Programa de Regularização Rural (PRR). Com isto, os agricultores vão ter condições especiais para renegociarem as dívidas em relação às contribuições de empregadores rurais e de segurados especiais. O prazo vale para pagamentos atrasados até abril de 2017.

Os produtores que quiserem participar devem pagar, no mínimo, 4% dos débitos até dezembro. O restante pode ter abatimento de 25% sobre o total de multas e 100% dos juros.

Se a dívida for menor do que R$ 15 milhões, 96% do débito vai ser dividido em 176 parcelas de pelo menos R$ 100. Agora, se o valor for maior que R$ 15 milhões, também poderá ser parcelado em 176 vezes, só que as parcelas mínimas serão de R$ 1 mil.

Petrolina: prazo para regularização de dívidas e débitos municipais termina em dezembro

(Foto: Arquivo)

Os contribuintes em débito com a Prefeitura de Petrolina possuem prazo até 31 de dezembro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município (Refis).

O programa concede desconto de até 60%, caso o pagamento seja à vista, ou se a opção for o parcelamento, de acordo com a quantidade de parcelas, o desconto vai diminuindo, até o limite mínimo de 20%.

O desconto é em cima dos juros e multas das dívidas relacionadas ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); taxas municipais e outros impostos com vencimentos em exercícios anteriores.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Fazenda (no prédio da Prefeitura), de segunda a sexta-feira, entre 07h e 13h. É preciso levar o último carnê do IPTU ou ISS e o número da inscrição, além do CPF.

Refinanciamento de dívidas dos produtores rurais é aprovado

Deputada Tereza Cristina, relatora da MP 793/17

A comissão mista da Medida Provisória 793/17 sobre renegociação das dívidas do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) aprovou nesta terça-feira (7) o relatório da deputada Tereza Cristina (PSB-MS). A proposta facilita a renegociação e quitação de dívidas de produtores rurais junto à Previdência Social.

A MP será analisada pelos Plenários da Câmara e do Senado na forma de um projeto de lei de conversão (PLV). A relatora acolheu, total ou parcialmente, quase metade das 745 emendas apresentadas por deputados e senadores, além de incluir mudanças de sua autoria.

A MP 793/2017 instituiu o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) junto à Secretaria da Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

O PRR, que ficou conhecido como Refis Rural, tem o objetivo de facilitar a quitação de dívidas dos produtores rurais com a Previdência. A previsão é que a renúncia fiscal do governo chegue a R$ 5,5 bilhões, somados os próximos três anos. A oposição afirma que esse montante pode chegar a R$ 18 bilhões.

Pela proposta aprovada, os produtores rurais, frigoríficos, laticínios e cooperativas têm até 20 de dezembro para aderir ao PRR, que permite o pagamento das dívidas em até 180 parcelas. A entrada, ou primeiro pagamento, gerou muita discussão: inicialmente a MP previa entrada de 4% do valor total da dívida com o Funrural; depois a relatora reduziu para 1%, mas, diante de críticas da oposição e na imprensa, prevaleceu o índice de 2,5%.

Antes da votação nesta terça, Tereza Cristina apresentou complementação de voto com três alterações. A primeira é a ausência de limitação de valores para permitir que produtores rurais com qualquer valor de dívida possam se enquadrar nas condições de parcelamento previstas na MP.

O valor das parcelas foi fixado em 0,8% da média mensal da receita bruta proveniente da comercialização da produção rural no ano imediatamente anterior ao do vencimento da parcela. O texto original da Medida Provisória estabelece que o adquirente de produção rural não poderá ter dívida total, sem reduções, superior a R$ 15 milhões.

“O valor estabelecido não reflete a realidade das dívidas da grande maioria dos adquirentes, que merecem as condições de parcelamento referidas”, argumentou a relatora.

LEIA MAIS

Codevasf convoca produtores para repactuar dívidas de lotes e K1

Para a renegociação de débitos do K1, os agricultores devem comparecer ao setor de cobranças da Superintendência Regional da Codevasf. (Foto: CODEVASF)

Termina no dia 29 de novembro o prazo para a renegociação de dívidas do crédito rural de agricultores de lotes e K1 em Petrolina. O valor da dívida chegou a chega a marca de R$ 57 milhões.

Segundo informações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), apenas 14% do valor da dívida foi quitado. “Hoje nós temos em torno de 2 mil irrigantes que estão neste processo de repactuação da dívida. O volume total dos recursos que eles deviam chega a R$ 49 milhões. Somando com os juros o valor fica em R$ 57 milhões”, explica o Superintendente da 3ª SR Codevasf, Aurivalter Cordeiro.

Para a renegociação de débitos do K1, os agricultores devem comparecer ao setor de cobranças da Superintendência Regional da Codevasf de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Feirão online para renegociar dívidas da Serasa começou hoje

A negociação será feita online, por e-mail ou chat, ou por telefone. (Cartaz Divulgação)

O feirão “Limpa Nome” da Serasa começou hoje (6) e permite, de forma online, que os consumidores revejam suas dívidas possibilitando a renegociação. As renegociações acontecerão pela internet até o dia 30 de novembro.

Para fazer isso participar do feirão, é preciso acessar o site do Serasa Consumidor e se cadastrar. Quem não sabe se está com o nome sujo pode fazer uma consulta gratuita para verificar se há pendências no CPF.

Para renegociar sua dívida no feirão, o consumidor inadimplente deve verificar se a empresa para a qual está devendo está participando do programa. A negociação será feita online, por e-mail ou chat, ou por telefone.

Ministro descarta uso de recursos públicos para socorrer a Oi

Os débitos da Oi estavam em com débitos de cerca de R$ 64 bilhões em 2016 (Foto: Ilustração)

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, descartou nesta terça-feira (31) o uso de recursos do governo federal para socorrer a empresa de telefonia Oi. O ministro fez a declaração durante a solenidade comemorativa dos 20 anos de criação da Anatel.

“Não há a menor hipótese de o governo colocar recursos públicos. Melhor será se não houver intervenção do governo. Porém, a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] está se preparando para uma possível intervenção, porque é um dever do Estado, caso seja necessário”, disse Kassab. A Oi tem dívidas acumuladas que somam cerca de R$ 65 bilhões e passa por um processo de recuperação judicial.

Petrolina: Prefeitura convoca agricultores do Pronaf para zerar dividas

O prazo para assinatura do termo vai até dezembro e o agricultor não pagará nada.

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, está convocando todos os agricultores familiares que tenham contraído empréstimos junto ao Banco do Nordeste, através das linhas de crédito PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) nas faixas A, B, C, D e Semiárido até o ano de 2011, para quitação de débitos pela Lei Federal nº 13.340/2016.

Para que a quitação seja realmente efetivada, o agricultor deve comparecer na agência do Banco do Nordeste munido dos seus documentos pessoais (RG e CPF) e assinar o termo de quitação de débito. O prazo para assinatura do termo vai até dezembro e o agricultor não pagará nada. Tudo será pago pela Prefeitura de Petrolina.

Mais informações, os agricultores devem se dirigir a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural e Irrigação que fica localizada na Avenida Honorato Viana, 980 “A”, bairro Gercino Coelho (próximo à UPA).

Compesa inicia campanha para clientes regularizarem dívidas

João de Deus será o primeiro bairro a receber as ações. (Foto: Ilustração)

A partir deste sábado (28), moradores do bairro João de Deus, em Petrolina, receberão a campanha “Em Dia com a Compesa”, que tem como objetivo sensibilizar o cliente a regularizar dívidas. A empresa oferecerá condições especiais para que as dívidas sejam quitadas.

O bairro João de Deus, escolhido para o início das ações, possui em torno de 4 mil clientes que concentram mais de R$ 4 milhões em débitos. A meta da campanha é recuperar 20% dos débitos, oferecendo também vantagens para a comunidade quitar os encargos.

A ação será realizada na praça da Juventude do bairro, onde o cliente poderá realizar negociação de débitos, atualização de cadastro, segunda via da conta, inscrição na Tarifa Social, dentre outros.

Os clientes também poderão solicitar no local serviços como desobstrução de esgoto e consertos de vazamentos de água existentes no bairro.

A Compesa ressalta que ao aderir à campanha os clientes evitam penalidades como a operação de corte e negativação de crédito junto ao Serviço de Proteção ao Credito-SPC/Serasa

“A prefeitura hoje é muito melhor do ponto de equilíbrio fiscal do que a que encontramos”, afirma Miguel Coelho

Prefeito tem buscado equilíbrio financeiro do município. (Foto: Arquivo)

Ao analisar os dez primeiros meses de sua gestão, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), afirmou que a realidade é bem diferente do que a que foi encontrada no início do ano. O prefeito fez as afirmações durante entrevista ao radialista Waldiney Passos, na Rádio Jornal de Petrolina.

“A prefeitura hoje é uma prefeitura muito melhor financeiramente do ponto de vista de equilíbrio fiscal do que a que encontramos em 1º de janeiro deste ano. Assumimos a prefeitura com um debito de mais R$ 230 milhões, e que tinha um prejuízo projetado de quase R$ 80 milhões para 2017. Nós fizemos um grande corte de gastos, melhoramos as despesas”, disse.

O prefeito apontou os investimentos feitos no município, possibilitados a partir da redução de gastos, e projetou uma aplicação de mais R$ 4 milhões para o final de 2017, somando, segundo Miguel, cerca de R$ 20 milhões em investimentos na cidade.

“Só no primeiro semestre economizamos R$ 20 milhões, a nossa projeção para esse segundo semestre é uma redução em torno de R$ 15 a 20 milhões, assim sobra mais dinheiro para investimentos. Já temos em torno de R$ 7 milhões investidos, com recursos próprios. Se contar os convênios, chegamos a quase R$ 15 milhões de investimentos. E até o final do ano, queremos investir mais R$ 4 milhões”.

Olhando para o futuro, Miguel afirmou que pretende chegar em 2020 com uma prefeitura que pare de gerar dívidas e que encontre o equilíbrio de suas contas.

“A nossa meta, até o final da gestão, é que a gente tenha um prefeitura que pare de gerar dívidas. Quando a gente fala que havia essa projeção de R$ 80 milhões em dívidas, isso vira dívida acumulada e gera um passivo enorme para a cidade. Nós assumimos uma prefeitura com mais de R$ 230 milhões em dívidas de um orçamento de R$ 600 milhões, estamos falando de mais de 1/3 do orçamento da cidade só para cobrir débito. E é isso que estamos buscando, o equilíbrio das contas”, afirmou.

Reunião discute a liquidação de dívidas dos fruticultores dos perímetros irrigados em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (10) o secretário de desenvolvimento econômico, agricultura e pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, esteve em reunião na agência do Banco do Brasil em Juazeiro. Em pauta, a renegociação das dívidas dos fruticultores dos perímetros irrigados do município.

O encontro que reuniu o superintendente regional do banco, Moisés da Silva Cunha, técnicos e os representantes dos projetos irrigados (Mandacaru, Tourão, Maniçoba e Curaçá) e o vereador Reinaldo Sabino, teve como pauta principal a liquidação das dívidas através da Lei 13.340.

Segundo o superintendente regional do banco a Lei que traz excelentes oportunidades para a liquidação das dívidas dos produtores rurais do Estado da Bahia, instituiu medidas de estimulo à liquidação de operações rurais da região da SUDENE, mediante concessão de rebate governamental.

“Vale destacar, que as condições para o enquadramento dessa medida são para as dívidas contratadas até o dia 31 de dezembro de 2011, abrangendo produtores adimplentes ou não, sendo que o valor original do contratado é de até R$200 mil, com uma ou mais operações de um mesmo mutuário”, explicou Moisés. A Lei dá descontos e facilita a renegociação de dívidas de produtores rurais do Norte e Nordeste prejudicados pela seca.

12345